domingo, 31 de dezembro de 2006

Quando as especulações enfraquecem

Leandro Silva

Todo final de ano surgem nomes de impacto que estão ´por detalhes' para reforçar o Flamengo. Geralmente isso acontece com o intuito de abafar crises e apaziguar os ânimos dos torcedores revoltados com anos pífios do Flamengo. Mas nesse ano não havia necessidade para isso, já que depois de muito tempo o Mengão conseguiu voltar a conquistar um título nacional e também depois de muito tempo conseguiu terminar o ano sem correr riscos de rebaixamento.

O ano tranqüilo deixou a torcida em paz com o time, e a classificação para a Libertadores já teria um efeito motivador por si só. Por isso, não haveria motivo para que nesse ano novas especulações surgissem com o intuito de apagar incêndio. Mas começaram a surgir os nomes de Adailton, Jorge Wagner, Mascherano, Maicossuel, Carlos Alberto, Tevez, Nilmar e até mesmo Seedorf. Esses nomes de peso ofuscam os reais contratados do clube e fazem com que os verdadeiros contratados pareçam piores do que a realidade.

Dos jogadores especulados apenas o atacante Nilmar parece ainda ter chances de vestir a camisa rubro-negra em 2007. E seria realmente uma ótima contratação. Acho que apenas Claiton e Juninho Paulista além de dois dos três zagueiros contratados - Irineu, Thiago e Moisés - chegam para ser titulares. Mas, para mim, apenas Claiton será um verdadeiro reforço para a equipe titular. Para mim, nenhum dos três zagueiros é melhor do que Renato Silva, mas são melhores do que Fernando. E Juninho Paulista não é mais o mesmo e pode barrar o promissor Renato Augusto apenas no nome o que seria prejudicial para o Flamengo.

Uma das melhores contratações, para mim, foi do lateral Luisinho do Ipatinga, pena que ele chega para uma posição em que o Flamengo está muito bem servido com Leonardo Moura. Jailton e Leandro Salino são bons volantes do Ipatinga e têm a vantagem de serem conhecidos do técnico Ney Franco. Eu não conheço Gerson Magrão. O meia Advaldo era muito promissor quando surgiu no Vitória e pode ser um bom reserva. O atacante Leonardo fez um bom Brasileiro pelo Paraná, mas eu ainda acho um jogador limitado para o Flamengo, pelo que conheço dele nos tempos do Vitória e pelos jogos que vi no Paraná.

Acho que a força do Flamengo em 2007 será baseada na manutenção de vários excelentes jogadores como Bruno, Leonado Moura, Paulinho, Renato Augusto, Sávio, Obina e principalmente Renato. Time-Base: Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Thiago, Juan, Paulinho, Claiton, Juninho Paulista, Renato, Sávio e Obina.

Contratações para 2007 - Rio de Janeiro

Leandro Silva

Fluminense
O time do Rio de Janeiro que tem mais motivos para torcer pela chegada do ano novo é o Fluminense que fez um péssimo campeonato brasileiro escapando do rebaixamento por pouco e, além disso, “no papel” parece ser o time carioca que melhor vem se reforçando. Apesar de que em 2006 o time “no papel” também parecia ser o melhor do Rio e naufragou. O Flu abriu mão de um símbolo, o volante Marcão que acompanha o clube desde a Série C.

O time deve ficar praticamente todo renovado. A zaga do tricolor, para mim, será uma das melhores do país, com os ex-flamenguistas Renato Silva e Luis Alberto. Para a lateral-esquerda veio Junior César, que para mim, está abaixo do nível dos outros contratados e não substitui Marcelo à altura. O time ainda deve contratar um bom lateral-direito. Para a cabeça de área o time mantém o excelente Arouca e contrata o campeão mundial pelo Inter Fabinho que substituirá Marcão.

Para as meias o Flu contratou dois canhotos, Thiago Neves, que surgiu como grande promessa no Paraná e estava bem no Japão e o ex-Bahia Cícero que teve um grande ano no Figueirense. Não acredito que o sérvio Petkovic continue no clube. Para o ataque o tricolor mantém o garoto Lenny e ainda fez três grandes contratações, Rafael Moura, o He-Man, que é um bom jogador para o elenco. Alex Dias, que se apagou no seu clube do coração, o São Paulo, mas de volta ao Rio tem tudo para retornar aos seus bons momentos e a revelação do campeonato brasileiro Soares que fez um grande campeonato pelo Figueirense. Time-Base: Ricardo Berna, Rissut*, Renato Silva, Luis Alberto, Junior César, Fabinho, Arouca, Cícero, Soares, Alex Dias, Rafael Moura.

Vasco
O Vasco que bateu na trave duas vezes em 2006 para chegar à Libertadores precisa contratar pois já perdeu o volante Andrade e ainda pode perder o meia Morais e o atacante Jean. Três peças fundamentais do time. Até agora, a única contratação de impacto é do argentino Darío Conca que deve chegar para tomar conta do meio-campo Vascaíno. A contratação mais esperada é o gênio veterano Romário.

As outras contratações já concretizadas parecem ser apenas para compor o elenco. O lateral-direito Eduardo do CRB e o atacante Marcelo do Ajjaccio, que eu não conheço, e os atacantes Alessandro, ex-Juventude, e André Dias, ex-Paraná, que eu considero muito limitados para o Vasco. Além do meia canhoto Elias do Bahia que tem uma técnica apurada mas que é muito inconstante e que no Bahia nunca conseguiu uma seqüência de partidas em decorrência das suas freqüentes contusões. Time-base: Cássio, Wagner Diniz, Fábio Brás, Dudar*, Diego, Ygor, Abedi, Darío Conca, Morais*, Jean* e Leandro Amaral.

Botafogo
A torcida do Botafogo também tem motivos para otimismo com relação a 2007, quando o clube defende o título carioca. O time que cresceu na reta final do Brasileiro fazendo um espetacular segundo turno está sendo bem reforçado e tem tudo para brilhar no novo ano. A principal contratação do clube foi do artilheiro Dodô. Um dos melhores jogadores disponíveis para a atual situação do mercado brasileiro. O problema é conseguir mantê-lo por pelo menos uma temporada completa.

Apesar da perda do volante Claiton, o alvi-negro conseguiu a grande contratação do volante, e ídolo do clube, Túlio. O lateral-esquerdo Iran também é um bom reforço, assim como o volante Leandro Guerreiro que fez uma grande Série C pelo Criciúma. Os atacantes Jorge Henrique e Luis Mário são boas opções para o elenco. Os outros contratados – os zagueiros Rogério Correia e Igor, o lateral Xavier e o atacante André Lima - devem ser apenas para compor elenco.

A manutenção do zagueiro Juninho, dos meias Lúcio Flávio e Zé Roberto também são grandes notícias. Se o atacante Reinaldo permanecer no clube também será um grande reforço. Time-base: Lopes, Joilson, Rafael Marques, Juninho, Iran, Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio, Zé Roberto, Reinaldo* e Dodô.

Falarei do Flamengo em outro texto.

*Os jogadores com situação ainda indefinida.

Contratações para 2007 - Bahia

Leandro Silva
Hoje é aquele tradicional dia do ano em que as pessoas costumam projetar todas suas expectativas e esperanças para o ano seguinte em todos os campos de suas vidas. No futebol acontece o mesmo. E hoje é um bom dia para tentar analisar as principais contratações dos clubes no Brasil.

Começando pela Bahia. Já fiz uma análise do elenco do Tricolor Baiano antes das contratações do volante Humberto e dos atacantes Diogo e Amauri. Diogo, por conhecer, e Amauri, pelas referências, acredito que venham acrescentar muito ao elenco. Até o momento, o time-base deve ter: Gessé, Carlos Alberto, Emerson, Josemar, Célio, Jairo, Williames, Rafael Bastos, Da Silva, Ednei e Diogo.

Mesmo sem conhecer Hebert, Célio e Da Silva.Comparando com o time que terminou 2006 acredito que o time esteja enfraquecido pelas saídas de Pereira, Guilherme e Paulo César. Mas me parece um elenco muito mais forte do que o do início de 2006. Espera-se que a margem de erros nas contratações no próximo ano seja menor e que cheguem mais peças certas para somar.

O Vitória também me parece enfraquecido com relação ao final de 2006, pois perdeu seu melhor jogador, Leandro Domingues, e deve perder um outro jogador importantíssimo, Pretto Casagrande, que colaborava com sua qualidade e com sua experiência. As melhores contratações do clube até o momento, além do meia Capixaba , que não é mais o mesmo dos tempos de Bahia, São Caetano e Coritiba, mas ainda é um bom jogador, são os jogadores do Cruzeiro, o volante Guilherme e o lateral-esquerdo Anderson.

O problema é que os dois vêm para posições em que o time já parecia bem servido com Vanderson e Alysson. Não conheço o futebol de Pantico. E quanto a Joãozinho não acredito que tenha sido uma boa contratação. O time-base deve ser: Emerson, Apodi, Sandro, Davi Luís, Anderson, Guilherme, Vanderson, Luis Carlos Capixaba, Índio, Pantico, Marcelo Moreno.

No interior o Colo-Colo, atual campeão, vai defender o título apostando na manutenção de alguns jogadores importantes para o título como o goleiro Marcelo e o volante Juninho e nas novas contratações como o meia Ancelmo, e o atacante Kena revelados pelo Bahia. O atacante Guga que fez um grande Baiano do ano passado pelo Itabuna e disputou a Série C pelo Tigre ilheense.

O Atlético de Alagoinhas contratou o atacante Renna, um jogador que eu gostaria de ver novamente no Bahia. O Fluminense de Feira deve apostar na equipe campeã do “Nordestinho” e o Ipitanga deve apostar no técnico Rodrigo e na descoberta de novos talentos, o que já é tradição no Tucano.

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Hoje começa o ano de 2007 para o Bahia

Leandro Silva

O ano de 2007 começa hoje, no Fazendão, para o Bahia, com a reapresentação do grupo profissional e o primeiro contato com o novo comandante Arthurzinho. Sobraram poucos remanescentes do último campeonato brasileiro da Série C. A renovação com o zagueiro Emerson deverá ser de fundamental importância para o novo time tricolor, já que poderá contribuir com sua experiência e com a sua qualidade.

O zagueiro Josemar que fez um bom campeonato baiano no ano de 2006 caindo de produção na Série C permanece no grupo e espera-se que recupere seu bom futebol. Para a zaga chega também o zagueiro baiano Hebert com passagem pela seleção da Guiné Equatoriana. A contratação de Hebert já causou polêmica depois das informações de que o atleta estaria disputando um campeonato interno de um clube social de Salvador. O que, para mim, não representa nem a sua qualidade nem mesmo a sua falta de qualidade. Só vendo em campo.

Para o gol, chegou Gessé do Ipitanga. Consegui algumas informações sobre a sua passagem pelo Passo Fundo, com o assessor de imprensa do clube, e fiquei com uma boa impressão. Espero que seja titular e que corresponda às minhas expectativas. O clube estaria trazendo, também, o goleiro Luis Muller que estava no Vila Nova de Goiás, lembro dele no Internacional e no Paysandu e acredito que pode ser um bom reserva para Gessé, talvez desnecessário. Poderia ser contratado algum outro goleiro do futebol baiano ou da própria divisão de base tricolor.

Nas laterais as disputas parecem abertas. A melhor contratação até o momento, para mim, foi do lateral-direito Carlos Alberto do Atlético-PR, que fez um grande campeonato baiano em 2006 pelo Itabuna. Mas o ala deverá ter uma disputa acirrada com Maricá que estava no Brasiliense e foi revelado pelo Vasco. Só o acompanhei no Vasco e o achava muito limitado, se não tiver evoluído não deve ser titular. Na esquerda a briga será entre o novo contratado Célio, ex-Ipitanga, que eu não conheço, e o criticado Ávine que espera-se que consiga melhor aproveitar o seu potencial em 2007.

No meio de campo chegam dois "cães de guarda", o baiano Fausto que era pretendido pelo América-RN, clube da primeira divisão, e Jairo, com passagem pelo Vitória, jogador que Arthurzinho gosta muito. Além deles, dois volantes da base esperam se firmar na equipe profissional no próximo ano, Williames e Marcone que demonstraram um bom potencial na base. Para as meias ofensivas ficam dois "pratas-da-casa" que carregam grande parte da esperança da torcida tricolor: Rafael Bastos e Danilo Rios. E o meia Gil que ainda deverá ficar algum tempo afastado dos campos.

No ataque, até o momento, permanecem Charles e Ednei. Achei muito acertada a manutenção desses dois atacantes que fizeram um grande campeonato baiano em 2006 e que não tiveram uma continuidade na equipe tricolor na Série C. O único reforço confirmado para o setor, até o momento, é Fábio Saci, ex-jogador do Vitória, que tem a confiança do técnico Arthurzinho. O atacante Deon que fez grandes campeonatos pela equipe B e sub-20 também deveria ter uma chance na equipe principal.

Estou achando as contratações para a próxima temporada mais criteriosas do que nos últimos anos no clube. Os próximos possíveis reforços, os atacantes Diogo e Caboré e o volante Rogério também me agradam. Espero que tudo dê certo. Gostaria que o clube apostasse na volta de Paulo Cezar. Se não for possível, tentaria a volta de Neto Potiguar, agora mais experiente, ou tentaria buscar Renna que já acertou com o Atlético de Alagoinhas.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Grupos da Libertadores 2007

Leandro Silva


Já estão definidos, os grupos da Libertadores da América 2007. O São Paulo no grupo 2 não deve ter dificuldades para se classificar, seu maior adversário pelo primeiro lugar no grupo deverá ser o segundo representante mexicano, ainda indefinido. Alianza Lima e Audax Italiano não devem complicar para o tricolor paulista.

O Grêmio está no Grupo 3 que aparenta ser mais complicado. Além do Cerro Porteño, de "El Tigre" Ramirez, o grupo pode contar com dois times colombianos que costumam surpreender na Libertadores. O Internacional, atual campeão da América, não deverá ter dificuldades com Emelec e Nacional do Uruguai. Mas a briga deve ser boa com o Velez Sarsfield - se conseguir passar pelo Danúbio - pelo primeiro lugar do grupo.

O Flamengo já tem dois adversários definidos. O Real Potosi da Bolívia e o Maracaibo da Venezuela. Espera-se que o rubro-negro carioca não tenha dificuldades para se classificar. O outro adversário sairá do confronto entre Paraná e Cobreloa. Um reencontro com o time chileno - adversário do Mengo na final da Libertadores de 1981 - teria clima de "flashback" para os flamenguistas.

O Paraná costuma complicar a vida do Flamengo. Se passar pelo Cobreloa tem boas chances de chegar à próxima fase. O Santos disputa a Pré-Libertadores e se passar pelo Blooming da Bolívia terá um adversário argentino, o Gimnasia y Esgrima. Além do Deportivo Pasto da Colombia e do Defensor Sporting do Uruguai.

Pré-Libertadores:
1 - Santos x Blooming (BOL)
2 - Vélez Sársfield (ARG) x Danúbio (URU)
3 - Colombia 3 x Deportivo Tachira (VEN)
4 - Tacuary (PAR) x LDU- Quito (EQU)
5 - Paraná x Cobreloa (CHI)
6 - México 3 x Sporting Cristal (PER)


Fase de Grupos:

Grupo 1: Banfield (ARG), Libertad (PAR), El Nacional (EQU), vencedor do jogo 6
Grupo 2: São Paulo, Audax Italiano (CHI), Alianza de Lima (PER), México 2
Grupo 3: Grêmio, Cerro Porteño (PAR), Colômbia 2, vencedor do jogo 3
Grupo 4: Internacional, Nacional (URU), Emelec (EQU), vencedor do jogo 2
Grupo 5: Flamengo, Real Potosi (BOL), Maracaibo (VEN), vencedor do jogo 5
Grupo 6: River Plate, Colo Colo, Caracas (VEN), vencedor do jogo 4
Grupo 7: Boca Juniors, Bolivar (BOL), Peru 2, Toluca
Grupo 8: Gimnasia y Esgrima (ARG), Defensor Sporting (URU), Deportivo Pasto (COL), vencedor do jogo 1

O Melhor do Mundo para a FIFA


Leandro Silva

Nesta segunda-feira a FIFA entregou o prêmio de melhor jogador do mundo no ano de 2006. O vencedor foi zagueiro italiano Fabio Cannavaro. Muita gente discute esse prêmio por dizer que um zagueiro não pode ser o melhor jogador do mundo. Eu discordo. Acredito que o melhor jogador tem que ser de qualquer posição, o que importa é o seu desempenho, qualidades para o grupo, qualidades técnicas.

Eu só não concordo que Cannavaro tenha sido o melhor do ano. Ele fez uma Copa maravilhosa, poderia ter ganho como melhor da Copa, mas não venceu - o prêmio foi para Zidane, segundo no prêmio do ano da FIFA - Ele mereceria muito mais o prêmio pela Copa do que pelo ano.

Já Ronaldinho não mereceria prêmio na Copa, mas sim pelo ano. Por tudo que fez nas duas temporadas de UCL e de Espanhol. Para mim, Henry e Eto´o estiveram mais próximos de Ronaldinho que Cannavaro ou Zidane. Para mim, Cannavaro ficaria bem com o prêmio de melhor zagueiro do ano.

Parabéns ao Inter Campeão Mundial


Leandro Silva

O Brasil mantém a hegemonia dos mundiais de clubes que foram disputados com mais que uma partida, seguindo o feito de Corinthians e São Paulo. Li uma coluna de Tostão, antes do jogo, em que ele dizia que se o Internacional vencesse o Barcelona não deixaria de ser o melhor time do mundo, eu concordo e acho que justamente pelo Barça ser o melhor time do mundo isso valoriza ainda mais a vitória do Colorado.

Mas quem poderá ostentar agora o título oficial de melhor do mundo é o time gaúcho. E no próximo ano todos os seus adversários tentarão "tirar uma casquinha" do melhor time do planeta. Quanto ao jogo, para mim, o Barcelona jogou melhor ofensivamente e teve muito mais chances reais de gol, mas o sistema defensivo do Inter fez uma partida memorável e conseguiu resistir ao Barcelona e quando tudo caminhava para um 0 x 0 ainda conseguiu aproveitar uma das únicas chances que teve no jogo.

sábado, 16 de dezembro de 2006

Jogo de despedida do lateral Rodrigo parte 2

Leandro Silva
Como havia planejado, fui a Camaçari, ao estádio Armando Oliveira, ontem à tarde para prestigiar o jogo de despedida do lateral-direito Rodrigo, revelado pelo Bahia e com passagens pelo Vitória, Corinthians, Cruzeiro, Bayer Leverkusen e seleção brasileira.

Ele conseguiu reunir outros grandes jogadores e ex-atletas no seu jogo de despedida da carreira de jogador profissional. O atual técnico do Ipitanga de 33 anos resolveu encerrar a carreira prematuramente em decorrência de um acidente de carro que o deixou afastado dos campos por muito tempo.

Os torcedores do Vitória presentes ao estádio devem ter sentido uma grande emoção ao ver em campo jogando juntos Rodrigo, Vampeta, Paulo Isidoro, Alex Alves. Jogaram também Leilton, Mendes, Oséas e alguns ex-tricolores como Gil Baiano, Marcelo Ramos, Reinaldo Aleluia - Neinha -, o zagueiro Emerson que disputou a Série C pelo Tricolor.

Para mim, o mais emocionante, além da despedida de Rodrigo que deu lugar a seu filho Felipe, foi poder rever o ex-tricolor Bebeto Campos, que teve que abandonar a carreira por problemas cardíacos, em campo novamente, demonstrando a sua característica garra. Um verdadeiro ídolo.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Confrontos da próxima fase da UCL definidos

Leandro Silva

Chelsea x Porto
Milan x Celtic
Arsenal x PSV Eindhoven
Manchester United x Lille
Lyon x Roma
Liverpool x Barcelona
Bayern Munique x Real Madrid
Valencia x Internazionale

A UCL - Liga dos Campeões da Europa - chega a sua fase de mata-mata e acho que o sorteio proporcionou confrontos em que se pode visualizar um certo favoritismo de uma das partes. Não acho que vai haver nenhum confronto de equílibrio extremo, por exemplo, entre dois favoritos ao título.

Acredito que o equílibrio estará mais presente em dois confrontos. No Lyon e Roma, duas equipes na ascendente. Tá certo que a Roma levou três da Lazio, mas era clássico. Acho que se o Lyon contar com Fred passa com mais tranqüilidade do que se não puder utilizá-lo. O outro confronto do equílibrio, para mim, será Valencia e Inter. Apesar do Valencia estar mal no Espanhol, conta com bons valores - se puder utilizá-los - e pode complicar a vida da Inter que acredito que se classifique.

Acredito que o Chelsea elimina o Porto sem problemas. O Arsenal deve ter problemas mas acaba eliminando o PSV. O Manchester United passa bem pelo Lille, e o Barcelona atropela o Liverpool. Acho que o Real Madrid elimina o Bayern em jogos duríssimos. E acho que o japonês Nakamura pregará uma peça no poderoso Milan, a não ser que a janela de transferências dê um novo gás ao time de Milão. Vamos ver depois quantos acertos.

Confrontos da próxima fase da UEFA definidos

Leandro Silva

JOGO 1 - Zulte-Waregem (Bélgica) x Newcastle United (Inglaterra)
JOGO 8 - Fenerbahçe (Turquia) x AZ Alkmaar (Holanda)
JOGO 11 - CSKA Moscou (Rússia) x Maccabi Haifa (Israel)
JOGO 6 - Livorno (Itália) x Espanyol (Espanha)
JOGO 5 - Hapoel Tel-Aviv (Israel) x Rangers (Escócia)
JOGO 16 - Bordeaux (França) x Osasuna (Espanha)
JOGO 2 - Braga (Portugal) x Parma (Itália)
JOGO 7 - Feyenoord (Holanda) x Tottenham Hotspur (Inglaterra)
JOGO 14 - Steaua Bucareste (Romênia) x Sevilla (Espanha)
JOGO 15 - Shakhtar Donetsk (Ucrânia) x Nancy (França)
JOGO 3 - Lens (França) x Panathinaikos (Grécia)
JOGO 4 - Bayer Leverkusen (Alemanha) x Blackburn(Inglaterra)
JOGO 12 - AEK (Grécia) x Paris Saint-Germain (França)
JOGO 13 - Benfica (Portugal) x Dinamo Bucareste (Romênia)
JOGO 10 - Spartak Moscou (Rússia) x Celta de Vigo (Espanha)
JOGO 9 - Werder Bremen (Alemanha) x Ajax (Holanda)

Considero que a Copa da UEFA começa para valer a partir dessa fase, com a incorporação das terceiras colocadas da fase de grupos da UCL. O Werder Bremen parece não estar dando sorte com sorteios nesta temporada e enfrenta o Ajax. Mas, na verdade, Huntelaar e sua turma é que devem se preocupar com o sorteio já que enfrentarão o fortíssimo Werder. Colocarei a seguir as minhas projeções de classificados, veremos os acertos quando restarem oito times brigando pelo título.

Acredito que o Fenerbahce enfrente o Newcastle na próxima fase e se classifique entre os oito. Acredito que CSKA Moscou, de Vagner Love, e Espanyol, de Jonatas, passem sem problemas por seus adversários - Maccabi Haifa e Livorno - nesta fase, mas espero um confronto equilibradíssimo entre os dois na fase seguinte com o CSKA levando a melhor.

No outro agrupamento acredito que o Bordeaux seja o sobrevivente, disputando a vaga contra o Rangers para as quartas-de-final. Acho que o sobrevivente destes quatro será dos mais fracos entre os oito que disputarão as quartas, juntamente com o sobrevivente dos jogos 3 e 4, que acredito ser o Bayer Leverkusen batendo o Lens.

Acredito que Braga e Tottenham disputarão uma vaga e o time inglês levará a melhor. Espero, também, um confronto entre Sevilla e Shakhtar Donetsk e que o Sevilla passe e continue buscando a defesa do título. Acredito que Benfica e AEK se enfrentarão e o time português ficará com a vaga. E acredito que o Werder passará pelo Celta de Vigo, com dificuldades, no agrupamento mais equilibrado da competição.

Jogo de despedida do lateral Rodrigo

Leandro Silva

Hoje, pretendo ir prestigiar, em Camaçari, ao jogo de despedida do ex-lateral direito da seleção brasileira Rodrigo. Jogador revelado pelo Bahia, com grandes passagens por Corinthians e Cruzeiro e com forte identificação com o Vitória onde foi vice-campeão brasileiro em 93 e chegou entre os quatro do Brasileiro de 99.

A partida de despedida da sua carreira como jogador profissional deve contar com a presença dos seus amigos dos tempos de futebol. Rodrigo agora tentará fazer sucesso em outra função, treinador de futebol. Desejo sorte e sucesso na nova carreira de Rodrigo que estréia como técnico no Ipitanga.

J-League - Campeonato Japonês

Leandro Silva

No dia 2 desse mês, encerrou-se a J-League, o campeonato japonês, com o título do Urawa Red Diamonds dos brasileiros Nenê, ex-Corinthians e Bahia, Alex Santos, da seleção japonesa, Robson Ponte, ex-Bayer Leverkusen e Washington, ex-Atlético-PR. Washington foi o artilheiro da primeira divisão com 26 gols ao lado de Magno Alves. Na segunda divisão, o artilheiro também é brasileiro, Borges, ex-Paraná.

Comecei a gostar e acompanhar o campeonato japonês na época em que a TVE/Cultura transmitia os tapes dos jogos. As pessoas não acreditavam que eu realmente gostasse daqueles jogos do desconhecido Kashima Antlers, mas eu assistia a todos, para ver o ídolo Zico ensinando os japoneses a arte do futebol. Gostava de ver também Alcindo do próprio Kashima, o zagueiro Pereira do Verdy e o goleiro Sidmar do Schimizu que haviam sido campeões brasileiros com o Bahia. Se o campeonato ainda fosse transmitido teria um telespectador garantido em Salvador.

O campeonato conta com muitos brasileiros. Na atual temporada, apenas dois times da primeira divisão não contavam com nenhum brasileiro em seus elencos. Um dos melhores jogadores do campeonato foi o meia-atacante Juninho, revelado pelo Bahia, e com passagem pelo Palmeiras. Juninho é irmão do meia Zé Carlos, Campeão Brasileiro pelo Bahia. Na próxima temporada outros jogadores como Fabão e Danilo jogarão pelo campeonato que deverá perder jogadores que devem voltar ao Brasil.

Contando com o goleiro japonês Kawaguchi, já que não há goleiro brasileiro na primeira divisão do país, e com poucas improvisações daria para juntar um bom time de brasileiros que disputam a J-League. Kawaguchi, Bruno Quadros, Jean Witte, Nenê, Alex Santos, Fabrício, Túlio, Fernando, Juninho, Uéslei, Washington(ex-atlético-PR).

Jogadores brasileiros na primeira divisão japonesa em 2006

Veja lista atualizada de 2015 aqui
 
Leandro Silva

Kashima Antlers: Alex Mineiro, Fernando(ex-Vitória), Da Silva(Chumbinho)(ex-São Paulo), Fábio Santos(ex-são Paulo)

Urawa: Nenê, Alex Santos, Robson Ponte, Washington

Sanfrecce Hiroshima: Uéslei(ex-Bahia)

Gamba Osaka: Sidclei(zagueiro), Fernandinho(meia ex-Figueirense), Magno Alves, Lucas(meia)

F.C.Tokyo: Jean Witte, Lucas(ex-Atlético-PR), Washington(ex-Palmeiras), Rychely(atacante)

Yokohama Marinos: Dutra(ex-Santos), Marques

Kawasaki Frontale: Marcão(ex-Atlético-PR), Juninho(ex-Bahia e Palmeiras), Magnum(ex-Vitória e Santos)

Omyia Ardija: Toninho(zagueiro), Alison(atacante)

Ichihara Jef United: Nenhum

Ventforet Kofu: Alair(defensor), Baré(Atacante), Biju(meia), Neto(meia), Josimar(atacante)

Albirex Niigata: Silvinho(ex-atlético-pr), Fabinho(ex-coritiba), Edmilson(ex-palmeiras)

Schimizu S-Pulse: Marquinhos cambalhota(ex-coritiba), Alexandre(atacante)

Jubilo Iwata: Fabrício(ex-corinthians)

Nagoya Grampus: Nenhum

Kyoto Purple Sanga: Julio César(meia ex-guarani e Ponte preta), André(atacante), Paulinho(ex-atlético-mg), Diego(atacante)

Cerezo Osaka:Bruno Quadros, Zé Carlos(ex-corinthians), Pingo(ex-corinthians), Japa(atacante)

Avispa Fukuoka: Alex(defensor), Roberto(volante ex-ponte preta), Marcelo Baron(atacante) Alexandre(atacante)

Oita Trinita: Edmilson(volante ex-Fortaleza), Rafael Silva(atacante ex-Corinthians), Túlio(volante ex-botafogo), Platini(meia)

Veja a lista de 2016

Deu a lógica: Barça e Inter na final do Mundial

Leandro Silva

No domingo, o planeta acompanhará mais um duelo entre um time europeu e outro sul-americano pelo título Mundial de Clubes. Reeditando o antigo Intercontinental que envolvia apenas o campeão sul-americano e o europeu. Apenas um título mundial de clubes não foi disputado, na final, por países dos dois continentes. Foi em 2.000 no primeiro torneio organizado pela FIFA que foi decidido por Corinthians e Vasco. Real Madrid e Manchester United ficaram pelo caminho. Mas naquele ano também houve o torneio Intercontinental.

Acredito que o Mundial como um todo pegará para valer quando a final não for mais tão previsível. Quando equipes de outros continentes tiverem mais chances de roubar a cena. Mas por enquanto o melhor mesmo para o Mundial é que, pelo menos, tenha uma final de ótimo nível e muito equilibrada, como foi a decisão passada entre Liverpool e São Paulo. A classificação de uma equipe como a do Al Ahly para a final tiraria um pouco o brilho.

Todos sabemos dos problemas de datas principalmente para os europeus, mas talvez a participação de dois representantes da América do Sul e dois da Europa elevassem o nível do Mundial e acabassem com a previsibilidade da final. Que o Mundial passasse a ser o grande objetivo da temporada dos europeus. Será muita utopia?

Quantos aos times, o Barcelona é o grande favorito deu show contra o América do México, vencendo por 4 a 0, aliando eficiência e espetáculo. O Inter passou com dificuldades pelo Al Ahly.
O Inter tem condições de vencer, precisa conseguir anular o Barça e não se anular para conseguir êxito. Acho que Iarley deveria inverter com Fernandão para a final.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Argentino com direito a final. Que final!

Leandro Silva
O campeonato argentino teve ontem uma final emocionante. Sim, uma final que os argentinos deverão levar muito tempo para esquecer. Mesmo com a fórmula dos pontos corridos o campeonato argentino teve que ser decidido em um jogo extra e o Estudiantes de La Plata conseguiu o improvável, vencer o poderoso Boca Juniors que já era tido como campeão dos pontos corridos há várias rodadas.

Mas o Estudiantes demonstrou força na reta final com grandes vitórias e contou com a queda de ritmo do Boca que acabou deixando de garantir o título. Na final, o Estudiantes demonstrou novamente poder de reação e virou o jogo.

Melhor para o craque Verón que deixou o futebol europeu para voltar a seu país e foi coroado com o título do seu time do coração que já havia sido defendido por seu pai. Méritos também para o técnico Simeone que demonstra que terá uma nova carreira de muito sucesso.

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Sevilla

Leandro Silva

Neste final de semana, o Sevilla conseguiu um grande resultado vencendo o Real Madrid por 2 a 1 de virada com um golaço do atacante uruguaio Chevantón. Com a vitória a equipe ultrapassou o Real e chegou à segunda colocação do campeonato espanhol, atrás apenas do Barcelona. O Sevilla tem a chance de aproveitar a folga do Barcelona, que está no Japão para disputar o Mundial, e recuperar, provisoriamente, a liderança.

Na atual temporada, já é possível imaginar o time alçando vôos mais altos. A equipe é considerada a melhor do ano no mundo pela IFFHS, Federação Internacional de história e estatística de futebol, e vem muito bem no espanhol e na Copa da Uefa. Mas o sucesso dessa equipe está sendo construído degrau por degrau, sem pressa.

Acredito que o Sevilla conte com ótimos olheiros e organização, que me parece ter sido pensada a médio e longo prazo, e não apenas em uma temporada, tanto que a alguns anos o clube vem batendo na trave para se classificar para a UCL - Liga dos Campeões da Europa - mas como a formação desse time foi feita com muitos jogadores jovens, promissores, o time pegou um bom estágio na Copa da Uefa, com o título, e conseguiu amadurecer e se sentir vencedor.

É de fundamental importancia, na minha opinião, para um time, que seus jogadores acreditem que podem vencer. Nos últimos anos eu via um Sevilla muito forte, decidido, contra Real e Barcelona, mas que as vezes se descuidava contra equipes menores. Este ano, acredito que eles fiquem mais ligados contra os times menores e mantenham a determinação nos jogos contra os grandes.

O Sevilla está na briga pelo título espanhol, mas eu acredito mais na tão esperada classificação para a UCL. Do time, eu sou fã de Daniel, que para mim deveria ter disputado a Copa do Mundo, e acho que Adriano também é muito bom, gosto muito de Renato, acho que ele é aquele tipo de jogador que precisa se sentir a vontade, prestigiado, para começar a se destacar.

As pessoas só notam seu futebol com o passar do tempo por causa da sua regularidade, e foi mais um que achei que fez falta na Copa. Acredito que se Luis Fabiano voltar a engrenar o time será ainda mais forte, porque eu não gosto muito do estilo de jogo de Kanouté, apesar de reconhecer a sua eficiência. E um dos pontos fortes do time é Jesus Navas. É um time que não deve ter sido muito caro. É a idéia valendo mais que dinheiro.

Essien

Leandro Silva

Na semana passada, escrevi neste blog sobre a minha seleção da Europa no ano. E disse, rapidamente, que se Michael Essien estivesse entre os indicados eu o escalaria no lugar de Cesc Fábregas. Neste domingo, assisti ao duelo entre os dois, no jogo Chelsea 1 x 1 Arsenal, e me convenci, ainda mais, sobre isso.

O jogador de Gana, que teve uma ótima Copa, fez muita falta no jogo de oitavas de final contra o Brasil e vive um grande ano. Principalmente na atual temporada. Nesta partida de domingo, o meio-campista fez um GOLAÇO, em caixa alta mesmo, um chute que foi uma verdadeira pintura. E não foi "só" isso. Mostrou toda a sua disposição e entrega ao seu time ao terminar a partida jogando, e muito bem, como lateral-direito. Ainda acertou uma bola na trave que viraria o placar do jogo.

Confira o golaço de Essien: http://www.youtube.com/watch?v=ZrGnGvXInug

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

As Feras Olímpicas



Leandro Silva

Este ano de 2006 se encerra e os brasileiros, depois de uma grande decepção com a quinta colocação na Copa da Alemanha, ainda parecem estar desconfiados com a seleção principal e com o trabalho de Dunga, apesar dos bons resultados, e já fazem projeções para a seleção da próxima Copa em 2010. Mas antes disso o Brasil tem um outro grande desafio: as Olimpíadas de Pequim em 2008. Surge mais uma chance de chegar à inédita medalha de ouro olímpica no futebol.

O Brasil tentará no pré-olímpico e nas Olimpíadas apagar a má imagem deixada pela seleção de Parreira e pela seleção de Ricardo Gomes que fracassou no último pré-olímpico, mesmo contando com uma geração privilegiada.

O próximo pré-olímpico contará apenas com jogadores sub-23. Nascidos a partir do ano de 1985. A nova geração ainda não está sendo tão badalada quanto a anterior de Adriano e Kaká, que não puderam disputar o pré-olímpico, e Robinho e Diego.

Além da seleção, quem tem a grande oportunidade de dar a volta por cima é o meia Diego do Werder Bremen, da Alemanha, que recuperou o bom futebol da época do Santos e deve ser o camisa 10 desta nova seleção, e com sua experiência deverá comandar as novas promessas.

Neste texto, você conhecerá mais sobre as opções que o técnico da seleção olímpica – que ainda não está definido - terá a sua disposição para formar a sua equipe. Mesmo sabendo que até 2008 muitas outras jovens promessas surgirão e outros jogadores citados agora terão sua qualidade questionada. Outra dificuldade é que até lá muitos desses jogadores já deverão ter se transferido para a Europa, o que dificultará a liberação para o pré-olímpico.

GOL

No gol, posição em que geralmente a experiência conta muito, o país ainda não conta com muitos destaques. A maioria dos goleiros titulares dos principais clubes do país não tem idade para a competição. Deve haver uma aposta em goleiros com passagens pela seleção brasileira de base como Felipe, do Santos, que teve algumas chances no BR06 e apesar de ter falhado feio em um gol que sofreu fez outras boas apresentações.

Marcelo Grohe, do Grêmio, é forte concorrente, depois de ter conseguido barrar o herói Gallatto no seu clube. Diego do Atlético-MG, titular na volta do Galo para a Série A e Renan do Internacional que já teve boas chances na equipe principal também têm boas chances.

ZAGA

Para a zaga, o Brasil terá que escolher bem para manter a boa impressão deixada por Lúcio e Juan na Copa do Mundo. Gladstone do Cruzeiro parece ser o grande favorito a uma das vagas, com passagens pela seleção sub-20 e pela Juventus de Turim, já conta com experiência internacional, além de já ter sido convocado por Dunga para seleção principal.

Leonardo do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, e ex-Santos, também deve ser um dos favoritos. O Cruzeiro conta ainda com Luisão e Thiago Heleno que já pintaram na equipe principal do Cruzeiro neste ano. O zagueiro Marcos Vinicius, do Corinthians, chegou a ser titular da equipe mas perdeu espaço com Leão que acabou dando preferência à zaga formada por Marinho e Betão. Poderia ser testado.

Edcarlos, do São Paulo, com passagem pela sub-20 perdeu espaço na equipe do São Paulo depois da chegada de Miranda e da mudança de esquema. Antes de sair da equipe, apesar das críticas, estava fazendo gols importantes pelo tricolor. Outro zagueiro são paulino pode seguir os passos do irmão Luisão da seleção principal. É Alex Silva, revelado pelo Vitória da Bahia, que teve boas chances na equipe principal do São Paulo.

Também revelado pelo Vitória, o zagueiro Alcides, do Benfica, campeão Mundial sub-20 em 2003, deverá ter sua chance. Se o técnico olhar para o Nordeste deverá dar chances para Breno do Náutico e mais uma revelação do Vitória, David Luiz, que possui um categoria e habilidade raras entre os zagueiros, e costuma levantar a torcida inclusive com pedaladas.

LATERAIS

Na lateral-direita, o principal favorito é Ilsinho do São Paulo, Bola de Prata da Placar no BR06. Revelado pelo Palmeiras o lateral foi buscar seu espaço no São Paulo e ajudou na conquista do título nacional. Seus dribles chamam a atenção. Rafinha do Schalke 04, revelado pelo Coritiba e com passagem pela sub-20. Também é favorito. Correndo por fora estão Eduardo Ratinho do Corinthians e Amaral do Palmeiras.

Já a lateral-esquerda, já parece ter dono, já que Marcelo, negociado pelo Fluminense com o Real Madrid, já tem algumas convocações para a seleção principal e se voltar a se concentrar totalmente no futebol deve tomar conta da posição. Outro favorito para estar no grupo é Carlinhos, do Santos, já convocado por Dunga para a seleção principal, mesmo sendo reserva de Kleber na equipe santista. Filipe do Deportivo La Coruña deve brigar por uma vaga.

VOLANTES

O grande dono de uma das posições de volante deve ser o Bola de Ouro da Placar, Lucas Leiva, do Grêmio, que foi o grande nome da equipe gremista na surpreendente classificação para a Libertadores. Até a época do pré-olímpico o meio campista já deverá estar brilhando pelos gramados da Europa.

Dois grandes destaques dessa geração foram revelados pelo Fluminense, Diego Souza, ex-Flamengo, atualmente no Benfica, que tem um chute fortíssimo e Arouca, que afundou em 2006 junto com a equipe do Fluminense, mas tem um grande potencial e pode ser um dos titulares dessa seleção. Denílson do Arsenal, revelado pelo São Paulo também seria uma boa aposta. Três outros jogadores do Flu podem ser testados: Romeu, Radamés e Fernando, irmão de Carlos Alberto.

MEIAS

Entre os meias uma vaga praticamente certa deve ser de Diego do Werder Bremen. Um outro grande destaque da atual geração é Anderson, do Porto, revelado pelo Grêmio, com passagem pela sub-17 e sub-20, é apontado por muitos como sucessor de Ronaldinho Gaúcho, o canhotinho precisa alcançar uma regularidade.

Fernandinho do Shakhtar Donetsk, revelado pelo Atlético-PR, é um jogador que deve ser muito importante para o técnico da sub-23 pela sua qualidade técnica, habilidade e também pela sua versatilidade, já que também atuava como lateral-direito no Furacão. Numa competição onde não é possível convocar dois jogadores para cada posição jogadores versáteis são importantíssimos.

Wagner do Cruzeiro, presente na primeira convocação de Dunga, foi destaque da Raposa no Brasileiro. Renato Augusto surgiu como grande revelação do Flamengo nos últimos anos e ainda pode crescer. Outro destaque é o baixinho Elton, grande promessa do Corinthians, que se destacou no rebaixamento do São Caetano para a Série B em 2006. Kerlon do Cruzeiro e Ramon que disputou o BR06 pelo Corinthians pintaram como grandes promessas mas estão em baixa.

Três jogadores revelados pelo Bahia deveriam ser observados. Ernane, atualmente no Vasco, com passagem destacada no último Mundial sub-20 era conhecido como “Kaká do Nordeste”. O meia estava ganhando espaço no Vasco quando seguidas lesões o afastaram dos gramados. Se recuperar o bom futebol pode brigar por uma vaga. Os outros dois ainda jogam no Bahia. Danilo Rios, meia-esquerda canhoto de muita técnica e com grande qualidade de passe já foi convocado para seleção sub-20 depois de se destacar na Copa São Paulo e no Brasileiro sub-20 em 2006. Rafael Bastos também é um jogador diferenciado, foi titular durante boa parte do ano no Bahia, perdendo a posição depois de um desentendimento com um técnico. Depois uma contusão o tirou dos campos no octogonal final.

ATAQUE

Entre os atacantes acho que a grande vantagem é de Rafael Sóbis, do Bétis, ex-Internacional. O atacante se destacou no BR05 e no título da Libertadores em 2006, além de estar sendo constantemente convocado por Dunga para seleção principal. Soares do Figueirense que fez um grande campeonato brasileiro neste ano figurando em várias seleções da competição é um grande nome para o ataque brasileiro.

A bola da vez é o atacante Alexandre Pato do Internacional, grande esperança dos colorados no Mundial de clubes do Japão. A sua sensacional estréia na equipe principal do Inter contra o Palmeiras chamou a atenção de todos. O grande medo é que ele possa seguir os passos de Lenny, do Fluminense, que foi endeusado, e hoje é muito criticado. Acredito que Lenny é um dos principais nomes dessa geração se conseguir recuperar o bom futebol.

Danilinho do Atlético-MG, com passagem pelo Santos, também parece ter um grande futuro, e viveu um grande ano em 2006. Jô, do CSKA Moscou, revelado pelo Corinthians pode ter chances. O atacante Marcelinho, do São Caetano, revelado pelo Grêmio, também merece ser observado, além de Celsinho do Lokomotiv Moscou, ex-Portuguesa.

Jogadores brasileiros com idade olímpica

Leandro Silva

LISTA DOS CANDIDATOS:

GOLEIROS:
Jogador - Time
Marcelo Grohe - Grêmio
Felipe - Santos
Diego - Atlético-MG
Renan - Internacional
Muriel - Internacional

ZAGUEIROS:
Jogador - Time
Leonardo - Shakhtar Donetsk – Ucrânia
Gladstone - Cruzeiro
David Luiz - Vitória
Alcides - Benfica – Portugal
Marcos Vinicius - Corinthians
Luisão - Cruzeiro
Thiago Heleno - Cruzeiro
Edcarlos - São Paulo
Alex Silva - São Paulo
Breno - Náutico
Henrique - Coritiba
Domingos - Santos
Lima - Atlético-MG
Alex - Atlético-PR
João Leonardo - Atlético-PR
Anderson - Fluminense
David - Palmeiras
Eliézio - Cruzeiro

LATERAIS-DIREITOS:
Jogador - Time
Ilsinho - São Paulo
Rafinha - Schalke 04 – Alemanha
Eduardo Ratinho - Corinthians
Amaral - Palmeiras
Fagner - Corinthians
Leyrielton - Goiás
Apodi - Vitória
Nei - Ponte Preta
Jonathan - Cruzeiro
Edílson - Avaí

LATERAIS-ESQUERDOS:
Jogador - Time
Marcelo - Real Madrid – Espanha
Carlinhos - Santos
Filipe - Deportivo La Coruña – Espanha
Fábio Santos - Kashima Antlers - Japão
Márcio Azevedo - Juventude
Ramon - Internacional

VOLANTES:
Jogador - Time
Lucas Leiva - Grêmio
Arouca - Fluminense
Diego Souza - Benfica – Portugal
Denilson - Arsenal – Inglaterra
Roberto - Salamanca – Espanha
Romeu - Fluminense
Fernando Gomes - Fluminense
Ji-Paraná - Corinthians
Alê - Botafogo
Renan - Juventude
Junior - Flamengo

MEIAS:
Jogador - Time
Diego - Werder Bremen – Alemanha
Anderson - Porto - Portugal
Fernandinho - Shakhtar Donetsk – Ucrânia
Wagner - Cruzeiro
Elton - São Caetano
Renato Augusto - Flamengo
Ernane - Vasco
Rafael Bastos - Bahia
Danilo Rios - Bahia
William - Corinthians
Leandro Lima - São Caetano
Maicossuel - Paraná
Toró - Flamengo
Vinicius Pacheco - Flamengo
Ramon - Corinthians
Kerlon - Cruzeiro
Evandro - Atlético-PR

ATACANTES:
Jogador - Time
Rafael Sóbis - Real Bétis – Espanha
Soares - Figueirense
Alexandre Pato - Internacional
Lenny - Fluminense
Danilinho - Atlético-MG
Marcelinho - São Caetano
Jô - CSKA Moscou – Rússia
Celsinho - Lokomotiv Moscou – Rússia
Wellitton - Goiás
Diego Tardelli - PSV – Holanda
Thiago Ribeiro - São Paulo
Edgar - São Paulo
Fabiano Oliveira - Flamengo
Rodrigo Tiuí - Santos

domingo, 10 de dezembro de 2006

Grande Mauro

Leandro Silva
Um dos jornalistas esportivos mais respeitados do país, Mauro Beting, publicou, neste domingo, em seu blag - http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/mauro/default.asp) - que faz parte das minhas leituras diárias, um texto de minha autoria, com as devidas adaptações, publicado neste blog na última sexta-feira. Esse tipo de atitude deste conceituadíssimo jornalista nos incentiva a continuar buscando o nosso espaço. Um profundo agradecimento a um dos grandes mestres do Jornalismo Esportivo.

Segue o texto:
Revelações e renovações

postado por Mauro Beting

Não estou propondo nenhuma escolha da revelação do BR-06 ou algo parecido, porque esse tipo de escolha eu acho muito relativo. Por exemplo: para muitos, Cícero é uma grande revelação em 2006, mas eu já o conhecia, aqui na Bahia. Para outros, Lucas Leiva é a grande novidade da competição, mas para quem acompanhou a Série B do ano passado, o BR-06 foi apenas da sua afirmação. Para mim, o atacante Soares foi uma grata surpresa, mas para os torcedores do Londrina, por exemplo, ele já deveria ser uma realidade.

Luxemburgo disse que o baixo nível técnico do Brasileirão poderia ser medido pela dificuldade em escolher o craque e a revelação da competição.

Discordo.

É justamente o contrário. O êxodo dos grandes craques para outros países cria um cenário propício para o surgimento de promessas. O problema é que as revelações atuais já precisam assumir papel decisivo, não podem mais ser meros coadjuvantes. Precisam ser estrelas.

Lucas, além de revelação, foi Bola de Ouro da "Placar". Soares esteve em várias seleções de melhores do ano.

Outro problema é que muitos não conseguem ser mantidos nem até o fim do campeonato, como o lateral Marcelo. Na Série C, o zagueiro David Luiz, do Vitória, se destacou e logo surgiu o boato de que o Real Madrid B, ou Castilla, estaria interessado no seu futebol.

Falou e disse Leandro Silva.Agora, pergunto eu: estamos criando uma geração precocemente crescida e compromissada, ou pulando perigosamente etapas naturais do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional?

sábado, 9 de dezembro de 2006

Seleções de Bahia e Vitória no ano de 2006


Leandro Silva

Estou publicando a seleção do Bahia no ano para os leitores do site www.ecbahia.com.br, do qual eu sou plantonista. Segue a nota:

Leandro Silva
Salvador - Os leitores do ecbahia.com.br, como nos últimos anos, puderam avaliar as atuações dos jogadores do Tricolor durante todo o ano, através da seção Dê a nota!, nas partidas realizadas na Fonte Nova ou transmitidas pela TV. O jogador que ficou com a melhor média entre todos os 67 atletas que receberam nota foi o atacante Paulo Cezar Spírito, com média de 7,79.

A seleção do ano do Bahia, usando o esquema 4-4-2 tradicional, com apenas dois volantes (algo raro ultimamente no Fazendão), ficou assim: França (7,25/1J) [Darci (7,16/16J)], Luciano Baiano (7,3/6J), Pereira (6,64/24J), Emerson (7,71/4J) e Galego (6,19/12J); Guilherme (6,73/30J), Luiz Alberto (6,74/3J), Rafael Bastos (6,97/24J) e Esquerdinha (7,65, 6J); Spirito (7,79/13J) e Sorato (7,57/19). Técnico: Mauro Fernandes (7,13/9J).

O goleiro França ficou com uma média um pouco superior a Darci, mas atuou em apenas um jogo pelo Bahia e depois se transferiu para o Náutico. Além dele, Galego e Esquerdinha também não terminaram o ano no Bahia.

Vitória

O site barradaoonline, sobre o Vitória, possui um espaço semelhante, o Ranking. David Luiz foi escolhido como melhor jogador do rubro-negro no ano. Alguns jogadores que não jogaram pelo menos metade das partidas do atleta que mais atuou no ano, Alysson, foram descartados para efeito do prêmio de melhor jogador.

A seleção não foi escolhida pelo site, eu estou pegando por média independente deste mínimo de participações, tendo pelo menos mais de 10% dos jogos de Alysson. A seleção ficaria assim:Victor, Apodi, Sandro, David Luiz, Alysson, Vanderson, Preto Casagrande, Índio, Leandro Domingues, Bida, Marcelo Moreno. Praticamente o time titular do Vitória com a troca apenas do goleiro.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

O Brasileiro não teve revelações?

Leandro Silva

Nesse post não estou propondo nenhuma escolha da revelação do brasileiro ou algo parecido, porque esse tipo de escolha eu acho muito relativo. Por exemplo, para muitos, Cícero é uma grande revelação do Brasileiro deste ano, mas eu já conhecia. Para outros, Lucas Leiva é a grande novidade da competição, mas para quem acompanhou a Série B do ano passado esse ano foi apenas da sua afirmação. Por outro lado, para mim o atacante Soares foi uma grata surpresa, mas para os torcedores do Londrina, por exemplo, ele já deveria ser uma realidade.

Na verdade, esse post foi inspirado em uma declaração do técnico Luxemburgo de que o baixo nível técnico do campeonato brasileiro poderia ser medido pelo fato da atual competição não ter revelado nenhum grande jogador, ao contrário dos últimos anos. Ele disse que se alguém fizesse a pergunta de qual tinha sido a grande revelação do campeonato, ninguém conseguiria citar qualquer nome. O técnico santista pode ter se expressado mal, mas não concordo com a sua declaração.

Acho que o que ocorre, no momento, no futebol brasileiro é justamente o contrário. O êxodo dos grandes craques para outros países cria um cenário propício para o surgimento de novas promessas. O grande problema é que as revelações atuais já precisam assumir papel decisivo, não podem mais ser meros coadjuvantes. Precisam estrelar o grande campeonato brasileiro. Por exemplo, o jogador Soares, que considero a grande revelação, esteve em várias seleções do brasileiro, inclusive na eleição feita com notáveis por este blog. Lucas citado por muitos como revelação do campeonato também foi considerado melhor jogador da competição pela revista Placar e a sua Bola de Prata.

Outro problema é que muitos não conseguem ser mantidos nem até o fim do campeonato, como o lateral Marcelo que sofreu um enorme assédio do Real Madrid, ou do volante Lucas que passou boa parte do campeonato envolvido em especulações de interesse de clubes europeus. Na Série C, o zagueiro David Luiz, do Vitória, se destacou e logo surgiu o boato de que o Real Madrid B, ou Castilla, estaria interessado no seu futebol. O diretor Sinval Vieira disse que teve trabalho para conseguir manter o jogador concentrado na Série C.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Já pensaram em um Campeonato Brasileiro desses?

Leandro Silva

Muito tem se falado, no decorrer e, agora no final do Campeonato Brasileiro em uma decadência técnica do nosso principal campeonato. É difícil para os clubes, até mesmo, conseguirem manter os seus destaques até o final do Campeonato Brasileiro, quando as propostas do exterior começam a surgir. Todos sabem que isso acontece por causa da dificuldade do Brasil como um todo competir com mercados de países mais desenvolvidos. E no futebol, essa disparidade financeira provoca esse exôdo dos jogadores brasileiros.

Mas esse exôdo tem um certo lado bom, que é o de promover novas revelações a cada campeonato, que teriam muito mais dificuldade para encontrar seus espaços se todos os craques estivessem por aqui, e aí acabariam ficando muito tempo na reserva das suas equipes de origem ou acabariam emprestados para equipes menores ou, mesmo, dispensados e comprometendo as suas carreiras. Mas não precisava ser uma fuga em massa tão exagerada como ocorre no Brasil.

Pensando nisso, resolvi fazer um excercício de abstração e tentar imaginar um campeonato Brasileiro da Série A, com as equipes tradicionais, em que estas equipes teriam condições de atrair novamente todos nossos grandes craques e também os estrangeiros que por aqui passaram. Procurei colocar os jogadores naquelas equipes que acredito que tenham ficado mais marcadas em sua carreira, sei que essa escolha é polêmica, e queria saber, de vocês leitores, quem está no time errado. Procurei arranjar equipe para alguns jogadores que saíram daqui sem se destacar em um dos clubes relacionados, ou aqueles em que o time em que mais se destacou já contava com outros jogadores para a posição.

Opinem. Digam o que acharam das escolhas dos times, quais seriam os favoritos, o que aconteceria se nossos clubes tivessem esse poder de fogo. Podem criticar a "contratação" de algum jogador por algum desses clubes. Segue a lista das equipes e de seus elencos imaginários:

Corinthians: Dida, Rosinei, Fábio Luciano, Anderson Cleber(Benfica), César, Mascherano, Magrão, Edu(Valencia), Deco, Tevez, Liédson; Marcelo, Eduardo Ratinho, Betão, Marcos Vinicius, Sylvinho, Marcelo Mattos, Marcos Senna, Ricardinho, Edílson,Ewerthon, Wilson, Amoroso.

São Paulo: Rogério Ceni, Cicinho, Rodrigo, Lugano, Serginho(Milan), Fábio Simplício, Mineiro, Julio Baptista, Kaká, Luis Fabiano, Ricardo Oliveira; Roger, Ilsinho, Alex Silva, Bordon, Júnior, Edmilson(Barcelona), Josué, Edu(Bétis), Denílson (penta), Grafite, França.

Palmeiras: Marcos, Cafu, Hilton(Lens)(improviso), Roque Júnior, Roberto Carlos, Paulo Assunção(Porto), Taddei, Juninho Paulista, Nenê(Celta), Edmundo, Vagner Love; Diego Cavallieri, Amaral, Daniel, Nem, Lúcio, Marcinho Guerreiro, Correia, Diego Souza, Rivaldo,Enilton, Luizão, Edmilson;

Santos: Fábio Costa, Dênis, Alex, Luis Alberto, Kleber, Renato, Zé Roberto, Elano, Diego, Robinho, Deivid; Felipe, Maurinho, Leonardo(Shaktar), Manzur, Léo, Paulo Almeida, Ricardo Bóvio, Cleber Santana, Rodrigo Tabata, Giovanni, Reinaldo

Flamengo: Julio César, Leonardo Moura, Renato Silva, Juan(Bayer), Athirson, Marcos Assunção, Jonatas, Ibson, Renato, Sávio, Ronaldo; Diego, Rafael(Messina), Henrique(Bordeaux), Ronaldo Angelim, Juan, Paulinho, Diego Souza, Felipe Melo, Renato Augusto, Kuranyi, Adriano, Obina;

Fluminense: Marcelo Moretto(Benfica, improviso), Gabriel, Tiago Silva, Fabiano Eller, Paulo Cesar(PSG), Marcão, Arouca, Carlos Alberto, Roger, Magno Alves, Tuta; Fernando Henrique, Rogério, Antonio Carlos, Rodolpho, Jean, Fabinho(ex-Corinthians e Santos, improviso),Radamés, Juliano, Pedrinho, Lenny, Leandro(São Paulo)

Botafogo: Jéferson, Cesar Prates, Rafael Marques, Juninho, Gustavo Nery(improviso), Túlio, Claiton, Souza(São Paulo),Zé Roberto, Leandrão e Dodô; Lopes, Ruy, Asprilla, Scheidt, Junior César, Leandro Carvalho, Diguinho, Almir, Lucio Flávio, Alex Alves, Reinaldo, Zé Carlos

Vasco: Hélton, Zé Maria, Fábio Brás, Pepe(Porto, improviso), Adriano Correia(Sevilla, improviso), Ygor, Juninho Pernambucano, Morais, Felipe, Petkovic, Romário; Cássio, Wagner Diniz, Jorge Luís, Dudar, Diego Andrade,Abedi, Léo Lima, Jean, Reginaldo(Fiorentina, improviso)

Cruzeiro: Gomes, Maicon, Edu Dracena, Luisão, Cris, Sorin, Fábio Santos, Maldonado, Alex, Kelly, Fred; Lauro, Jonathan, André Luís, Gladstone, Maxwell, Jardel, Wendell, Wagner, Jussiê, Gil,Motta;

Atlético-MG: Bruno, Mancini, Caçapa, Felipe(Udinese improviso), Dedê, Gilberto Silva, Marcio Araújo, Ramon(Vasco), Lincoln, Marques, Amauri(Palermo, improviso); Diego, Luisinho Neto, Lima, Reginaldo Nascimento, Renato(Corinthians), Ramon(Corinthians), Danilinho, Rony, Rafael Moura, Marinho Alex Mineiro

Internacional: Clemer, Elder Granja, Lúcio(Bayern), Bolívar, Fábio Aurélio(improviso), Fabio Rochemback, Tinga, Daniel Carvalho, Fernandão, Rafael Sóbis, Nilmar; Renan, Ceará, Índio, Vinicius, Alex Raphael, Fabinho, Marcio Mossoró, Diogo Rincón, Iarley, Renteria, Alexandre Pato;

Grêmio: Fábio(Cruzeiro), Rafinha(improviso), Polga, William, Gilberto(Hertha), Eduardo Costa, Emerson(Real Madrid), Anderson(Porto), Ronaldinho Gaúcho, Marcelinho Paraíba, Rômulo; Marcelo Grohe, George Lucas(Celta), Evaldo, Domingos, Wellington, Sandro Goiano, Tcheco, Hugo, Marcelinho(São Caetano), Jardel

Bahia: Jean, Daniel Alves, Fabão, Leonardo Silva, Calisto, Zé Luís(ex-são Caetano), Cícero, Juninho(Kawasaki), Jorge Wagner, Danilo Vergne(Cruz Azul) e Uéslei; Márcio, Etto, Pereira, Jean Witte, Bruno, Ari, Luis Alberto, Ernane, Igor, Neto Potiguar, Nonato

Vitória: Emerson, Apodi, Adailton, David Luiz , Leandro Silva, Dudu Cearense, Pretto Casagrande, Leandro Bonfim, Leandro Domingues, Nádson, Alecsandro; Juninho, Carlinhos(Avaí), Alcides(Benfica), Nenê(Urawa), Leilton, Vanderson, Xavier, Fernando(Kashima), Magnum, Índio, Marcelo Moreno

Atlético-PR: Diego, Fernandinho,Marinho, Marcão , Michel Bastos, Erandir, Kleberson, David Ferreira, Jadson, Dênis Marques, Washington; Cleber, Jancarlos, Paulo André, Danilo, Ivan, Allan Bahia, Cristhian, Fabrício, Dagoberto, Marcos Aurélio, Lucas

Paraná: Flávio, Ângelo, Neguete, Edmilson, Edinho, Beto, Fredson, Cristhian(Coritiba) , Fernandinho(Criciúma), Maicossuel, Borges; Darci, Peter, Gustavo, Vicente, Pierre, Caio(Coritiba), Canindé, Cristiano, Wellington Paulista, Galvão

Goiás: Harley, Paulo Baier, Rogério Correia, André Dias, Jadilson, Thiago Motta(Barcelona, improviso), Danilo Portugal, Danilo(São Paulo), Araújo, Alex Dias e Aloísio; Rodrigo Calaça, Vítor, Julio Santos, Aldo, Luciano Almeida, Galeano, Robson Luís, Dill, Dimba, Souza

Juventude: Doni, Alberto(Siena, improviso), Antonio Carlos, Naldo, Zé Rodolpho, Fernando Menegazzo, Marcelo Costa(Palmeiras), , Michel(Internacional), Jô(improviso), Cláudio Pitbull, Cristhian; André, Éderson, Edu Silva, Daniel, Marcio, Jorginho(Porto, improviso)Marcel, Luciano(Chievo, improviso), Cacau(Stuttgart, improviso), Bruno Moraes(Porto, improviso)

São Caetano: Sílvio Luiz, Anderson Lima, Gustavo, Dininho, Zé Carlos, Paulo Miranda, Marcinho, Elton, Robert(Bétis), Diego Tardelli(Bétis), Fernando Baiano(Celta); Mauro, Alessandro, Cleber, Neto, Triguinho, Rafael Muçamba, Pingo, Douglas, Robert(ex-Santos), Adhemar,

Náutico ou Sport: Bosco(improviso), Beletti(improviso), Batata, Crbari(Lazio, improviso), Ronny(Sporting, improviso), , Denílson(Arsenal, improviso), Cleysson, Netinho, Thiago Gentil, Carlinhos Bala, Kuki; Nilson,Sidny, Sandro(Vitória, improviso), Breno, Richarlyson(improviso), Beto(Benfica, improviso), Bobô(improviso) Alberto(Coritiba) , Fumagalli(improviso)

Minha Seleção da Europa em 2006

Leandro Silva
Seguindo a série de seleções de final de ano, resolvi publicar a seleção que eu votei no site da UEFA - www.uefa.com - para ajudar a escolher a seleção do ano no futebol europeu. Diante das opções e das concorrências disponibilizadas, o meu time ficou assim: Petr Cech(Chelsea), Daniel Alves(Sevilla), Kolo Touré(Arsenal), Carles Puyol(Barcelona), Phillip Lahm(Bayern de Munique), Cesc Fabregas (Arsenal), Juan Román Riquelme(Villarreal), Ronaldinho Gaúcho(Barcelona), Didier Drogba(Chelsea), Samuel Eto´o (Barcelona).

Goleiro: Petr Cech(Chelsea - República Tcheca)
Votei no goleiro tcheco pelo que fez no primeiro semestre do ano e por ser o melhor goleiro dos disponibilizados, na minha opinião, além de ter feito uma boa Copa, mesmo com o fracasso da Républica Tcheca. O melhor ano, por completo, para mim foi de Lehman do Arsenal que fez uma UCL da temporada passada perfeita, e fez também uma excelente Copa, e vem mantendo o nível. Buffon fez uma Copa fantástica, mas não o acompanhei muito na Juventus e resolvi não votar. Coupet e Palop também tiveram um grande ano e mereceram a indicação.

Lateral-Direito: Daniel Alves (Sevilla - Brasil)
Apesar do bom nível de concorrência, este voto eu não tive a menor dúvida, Daniel Alves, fácil. Mas gosto muito do futebol de Eboué. E Zambrotta teve um grande ano, e uma grande Copa. Não admiro muito o futebol de Sagnol e Beletti.

Zagueiros: Kolo Touré (Arsenal - Costa do Marfim) e Carles Puyol(Barcelona - Espanha)
Votei nos dois zagueiros que eu gosto muito de ver jogar, principalmente pela disposição e pelo estilo aguerrido dos dois. Sempre fui fã de Cannavaro, e acredito que ele mereça o prêmio de melhor zagueiro pela fantástica Copa que ele fez, no Real Madrid, nas partidas que eu pude assistir, o achei muito inseguro ainda. Gosto muito também do futebol de Rafael Marquez, Thuram, John Terry e Ayala. Quanto à Materazzi, antes da Copa eu só via violência no seu futebol e não conseguia entender porque ele continuava sendo convocado para seleção italiana. Mas na Copa consegui ver qualidades no seu futebol. Não acho que Cris e Gallas estejam no mesmo nível dos demais. Senti falta de Lúcio, principalmente, apesar de não ser um de seus maiores admiradores, e também de Alex, Naldo e Juan.

Lateral-Esquerdo: Phillip Lahm (Bayern de Munique - Alemanha)
Para mim, o destro Lahm é o melhor lateral-esquerdo do Mundo, e fez uma ótima Copa. Grosso, Van Bronkhorst, Abidal e Arruabarrena, nesta ordem, para mim, estão um degrau abaixo. Acho que Ashley Cole e Riise poderiam ter sido indicados e Adriano do Sevilla teria mais chances como lateral-esquerdo.

Volante Central: Cesc Fábregas (Arsenal - Espanha)
Diante dos indicados o espanhol é o que mais gosto de ver jogar. Não sei se essa seria a posição mais indicada mas o trocaria por Essien. Também gosto dos outros indicados: Makelele, Pirlo, Torsten Frings e Mahamadou Diarra. Pirlo e Frings foram muito bem na Copa do Mundo.

Meia-Direita: Cristiano Ronaldo (Manchester United - Portugal)
Fez um grande ano, ótima Copa do Mundo, e talvez, o melhor segundo semestre do ano. Gerrard, Messi, Ribery deram azar de ter um concorrente como esse. Gattuso apesar de jogar mais pela direita é totalmente o oposto dos outros indicados. Deveria ter sido deslocado para volante central, onde foram indicados volantes mais marcadores como ele.

Meia-Esquerda: Ronaldinho Gaúcho (Barcelona - Brasil)
É o melhor. Está muito acima dos outros indicados Malouda, Schweinsteiger e ainda mais de Sorin e Adriano do Sevilla.

Meia Ofensivo: Riquelme (Villarreal - Argentina)
Talvez seja a posição mais concorrida e com o melhor nível dos concorrentes. Kaká, Ballack, Juninho Pernambucano e Deco são ótimos, e todos, merecem a indicação e até o prêmio. Votei em Riquelme por ser um daqueles jogadores que vou ter orgulho de poder falar para os meus filhos, quando os tiver, que eu vi jogar. As vezes dizem que ele se apaga, mas para quem presta atenção nele, ele nunca está apagado, sempre com simplicidade e elegância em todos os passes.

Atacantes: Didier Drogba(Chelsea - Costa do Marfim) e Samuel Eto´o (Barcelona - Camarões)
Sei que estou cometendo a mesma injustiça que a FIFA que não colocou Thierry Henry entre os três melhores do mundo, mas acredito que se deixasse os africanos Eto´o e Drogba de fora, também estaria cometendo uma injustiça. Os dois me encheram os olhos neste ano. Os outros indicados também tiveram merecimento principalmente Klose, Luca Toni, Huntelaar e David Villa. Kanouté está numa ótima fase. Trocaria Shevchenko e Larson por Fred e Crespo.

Liga dos Campeões - Que venha o mata-mata

Leandro Silva


Ontem aconteceu o encerramento da última rodada da fase de grupos da UCL - Liga dos Campeões da Europa - e eu, como convicto defensor dos campeonatos com mata-mata, já fico na expectativa da fase de oitavas de final, quando começa a fase eliminatória em que a emoção assume o papel principal.

A grande surpresa, para mim, foi a classificação do Lille, não pelo seu time, que era realmente a segunda força do grupo, mas pelos tropeços que os colocaram nesta última rodada a depender de uma vitória contra o Milan na Itália e de um tropeço do AEK contra o Anderlecht, e deu tudo certo para os franceses que venceram o Milan por 2 a 0 com gols de Kader Keita(foto) e Odemwingie). E o empate entre gregos e belgas garantiu a segunda colocação do grupo H ao Lille, atrás do líder Milan.

No grupo G, o resultado de empate entre Porto e Arsenal, que classificaria os dois times, já era esperado, mas a derrota do CSKA Moscou para o Hamburgo evitou com que houvesse uma polêmica de um possível "empate arranjado" entre ingleses e portugueses. Com isso o Arsenal terminou em primeiro e o Porto em segundo. O CSKA Moscou, dos brasileiros Vagner Love, Daniel Carvalho, Dudu Cearense e Jô terá que se contentar com a Copa da UEFA, pois os jogadores, que tinham tudo para levar o CSKA mais longe na UCL depois de um bom início de competição, parece que entraram de férias após o título russo e perderam os dois jogos seguintes. Uma pena!

No grupo F, o Manchester conseguiu, além da classificação, o primeiro lugar do grupo após a virada contra o Benfica. O Celtic que já estava classificado perdeu para o Copenhagem e terminou em segundo. O grupo E já estava definido, e terminou com 2 empates. O Lyon terminou em primeiro e o Real Madrid, com Ronaldo marcando 2 gols, em segundo.

No Grupo D, a Roma venceu o desfalcadíssimo Valencia por 1 a 0, em casa, e se garantiu na próxima fase em segundo. O Valencia terminou em primeiro. No outro jogo do grupo o Shakthar Donetsk se classificou para a Copa da UEFA com gol do brasileiro Matuzalém, revelado pelo Vitória, no empate com o Olympiakos, em 1 a 1.

O grupo C já estava definido e os dois times classificados, Liverpool e PSV, perderam para o Galatasaray e o Bordeaux, respectivamente. O Liverpool terminou em primeiro. No grupo B, o Bayern de Munique confirmou a primeira colocação com um empate com a Internazionale que terminou em segundo. Outra zebra foi a eliminação do Sporting Lisboa da Copa da UEFA, ao perder em casa por 3 a 1 para o Spartak Moscou.

No grupo A, o Chelsea classificado jogou para o gasto e venceu o Levski Sofia, garantindo a primeira colocação. No grande mata-mata da rodada, o Barcelona conseguiu a classificação ao vencer o Werder Bremen, por 2 a 0. Ronaldinho foi o grande destaque da partida, para variar, com um gol de falta de muita inteligência, cobrando a falta por baixo da barreira, e enganando os jogadores e o goleiro Tim Wiese, e descobrindo Giuly livre, com um lindo lançamento, no segundo gol do time quando Giuly completou o lancçamento cruzando na medida para Gudjohnsen soube finalizar.

O Barcelona entrou em campo em um ritmo alucinante, pressionando desde o início. Um dos grandes momentos da partida foi a arrancada que o meia Deco deu do seu campo de defesa até pouco antes da intermediária adversária quando tocou para Gudjohnsen que fez uma jogada maravilhosa driblando os adversários e chutando na trave, na volta Giuly perdeu um gol incrível. Esse lance merecia gol!

Confira o lance de Deco e Gudjohnsen: http://www.youtube.com/watch?v=PkJkQ_3c9-0

Seleção escolhida por notáveis

Leandro Silva
Já publiquei a minha Seleção da Série A, e agora resolvi juntar a minha com as seleções escolhidas por notáveis, em minha opinião. Pessoas que eu acredito que entendem demais de futebol, veículos como a Placar e o seu tradicional prêmio da Bola de Prata e o blog do Juca Kfouri e a seleção escolhida pelos notáveis da CBF.
Somei os votos de cada um, e a seleção vencedora seria: Rogério Ceni, Ilsinho, Fabão, Fabiano Eller, Kleber, Lucas Leiva, Mineiro, Zé Roberto(Botafogo), Renato, Soares, Fernandão.
Confira as seleções de cada um dos notáveis:
Leandro Silva:
Diego Cavalieri(Palmeiras), Ângelo(Paraná), Fabão(São Paulo), Luis Alberto(Santos), Marcelo(Fluminense), Lucas Leiva(Grêmio), Cícero(Figueirense), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Dodô(Botafogo), Obina(Flamengo)

Bola de Prata da Placar:
Rogério Ceni(São Paulo), Ilsinho(São Paulo), Índio(Internacional), Fabão(São Paulo), Kleber(Santos), Lucas Leiva(Grêmio), Mineiro(São Paulo), Zé Roberto(Botafogo), Wagner(Cruzeiro), Fernandão (Internacional), Aloísio(São Paulo)

CBF:
Rogério Ceni(São Paulo), Souza(São Paulo), Fabão(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional), Marcelo(Fluminense), Lucas Leiva(Grêmio), Mineiro(São Paulo), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Fernandão(Internacional), Souza(Goiás)

Mauro Beting:
Diego Cavalieri(Palmeiras), Ilsinho(São Paulo), Miranda(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional), Kleber(Santos), Mineiro(São Paulo), Lucas Leiva(Grêmio), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Soares(Figueirense) e Fernandão(Internacional)

Paulo Vínicius Coelho:
Rogério Ceni(São Paulo), Dênis(Santos), Danilo(Atlético-PR), Fabiano Eller(Internacional), Kleber(Santos), Mineiro(São Paulo), Lucas Leiva(Grêmio), Zé Roberto(Botafogo), Hugo(Grêmio), Soares(Figueirense), Fernandão(Internacional)

Blog do Juca Kfouri:
Rogério Ceni(São Paulo), Ilsinho(São Paulo), Miranda(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional) e Kleber(Santos); Josué(São Paulo), Mineiro(São Paulo), Fernandão(Internacional) e Zé Roberto (Santos); Souza(Goiás) e Soares(Figueirense).

Leonardo Bertozzi(do futeboleuropeu.com.br):
Rogério Ceni(São Paulo); Ilsinho(São Paulo), Fabão(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional), Kleber(Santos); Mineiro(São Paulo), Lucas Leiva(Grêmio), Zé Roberto (Botafogo), Cícero(Figueirense); Fernandão(Internacional), Soares(Figueirense).

Ergos:(do ErgosBlog)
Rogério Ceni (São Paulo), Ilsinho (São Paulo), Fabão (São Paulo), Fabiano Eller (Internacional), Kléber (Santos), Lucas Leiva (Grêmio), Josué (São Paulo), Zé Roberto (Botafogo), Cícero (Figueirense), Fernandão (Internacional), Aloísio (São Paulo)

Dassler Marques(do Fotolog Craques):
Diego Cavalieri(Palmeiras), Ilsinho(São Paulo), Fabão(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional), e Kleber(Santos); Lucas Leiva(Grêmio), Mineiro(São Paulo), Hugo(Grêmio) e Morais(Vasco); Aloísio(São Paulo) e Fernandão(Internacional)

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Minha seleção do Brasileiro da Série A em 2006

Leandro Silva

Essa época de fim de ano é repleta de seleções de campeonatos, temporadas, do ano, de continente, país, mundo ou universo. É aquele técnico de futebol que existe dentro de todos apaixonados pelo esporte que aflora, ainda mais, nesse período. E eu, para não fugir à regra, resolvi escalar a minha seleção do Campeonato Brasileiro da Série A de 2006.

Meu time seria formado por Diego Cavalieri(Palmeiras), Angelo(ex-Paraná), Fabão(São Paulo), Luiz Alberto(Santos), Marcelo(Fluminense), Lucas Leiva(Grêmio), Cícero(Figueirense), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Obina(Flamengo), Dodô (ex-Botafogo).

Goleiro: Diego Cavalieri(Palmeiras)
Escolhi Diego por ter sido para mim o melhor goleiro do campeonato, cumprindo a principal função de um goleiro que é defender. Rogério Ceni, para mim, fez um grande brasileiro como líder e como artilheiro, mas como defensor acredito que tenha ficado abaixo de pelo menos quatro goleiros: Cavalieri, Bruno do Flamengo, Jean da Ponte Preta e Harley do Goiás.

Lateral-Direito: Angelo(ex-Paraná)
O lateral foi o melhor que eu vi jogar neste brasileiro, nas partidas que eu assisti, gostaria de tê-lo visto jogar mais vezes, antes da sua saída do futebol brasileiro. Outros destaques foram Leonardo Moura do Flamengo, Paulo Baier do Palmeiras, Ilsinho e Souza do São Paulo e Dênis do Santos.

Zagueiros: Fabão(São Paulo) e Luiz Alberto(Santos)
Os dois zagueiros que já formaram dupla de zaga no Flamengo, para mim, foram os grandes destaques da posição no campeonato. Destaco também Marinho do Corinthians, que deu a volta por cima neste campeonato depois da chegada do técnico Leão. Escolhi os outros dois por achar que eles apresentaram um bom futebol mais tempo do que o zagueiro corinthiano.

Lateral-Esquerdo: Marcelo(Fluminense)
Para mim, Marcelo, enquanto esteve com a cabeça no Fluminense, foi o melhor lateral do campeonato. Conseguindo por méritos uma vaga na Seleção Brasileira. É um jogador de muito futuro. Kleber do Santos também fez um grande campeonato.

Volante: Lucas Leiva(Grêmio)
Na minha opinião, foi o melhor volante do campeonato, um dos grandes sustentáculos do Grêmio em sua excelente campanha, e assim como Marcelo conseguiu por merecimento uma vaga na Seleção Brasileira. Escalei o time com apenas um volante para dar vaga para os três melhores meias na minha opinião. Se eu fosse colocar mais um volante seria Jonatas pelo que jogou pelo Flamengo antes de se transferir para o Espanyol. Destaco também Mineiro do São Paulo , Claiton do Botafogo e Zé Roberto e Maldonado do Santos.

Meias: Cícero(Figueirense), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo)
No meu time, coloco Cícero como volante, função que ele desempenhava no Bahia, para arranjar uma vaga para o grande destaque da ótima campanha do Figueirense. Os dois meias do futebol carioca Zé Roberto e, principalmente, Renato, que eu achava um jogador limitado, foram os maiores destaques da posição, na minha opinião. Também considero que outros jogadores se destacaram muito, como Cleber Santana do santos, Carlos Alberto do Corinthians, Morais do Vasco, Wagner do Cruzeiro e Sandro e Maicossuel do Paraná.

Atacantes: Dodô(ex-Botafogo) e Obina(Flamengo)
Para mim foram os dois maiores destaques da posição. Dodô era para mim o grande destaque do Campeonato no momento em que resolveu deixar o Botafogo. E Obina, mesmo em meio a todo um folclore conseguiu recuperar o seu ótimo futebol dos tempos de Vitória e fez um grande campeonato brasileiro. Bastou entrar em forma e se sentir querido pela torcida do Flamengo para recuperar a sua força.
Nesta posição destaco também Soares do Figueirense, Dênis Marques do Atlético-PR, Souza do Goiás, Leandro, Aloísio e Ricardo Oliveira do São Paulo e Marcelinho do São Caetano.

Daniel Alves indicado para seleção da Europa em 2006



Leandro Silva

A Uefa revelou o nome dos indicados para seleção do ano de 2006 no continente Europeu e o baiano Daniel Alves, revelado pelo Bahia e negociado com o seu atual clube o Sevilla da Espanha, foi indicado para seleção da Europa no ano de 2006, em prêmio organizado pela UEFA, a federação de futebol no continente.

Daniel disputa o prêmio de melhor lateral-direito da Europa em 2006 com Eboué do Arsenal, Zambrotta do Barcelona, Beletti também do Barcelona e Sagnol do Bayern de Munique. Acredito que o brasileiro tenha boas chances de vencer o prêmio, mas Zambrotta por ter vencido a Copa do Mundo e ter jogado muito bem a competição leva uma certa vantagem. Eboué também vem jogando demais pelo Arsenal e fez ótima Copa pela Costa do Marfim. Não acredito que Sagnol e Beletti tenham futebol a altura dos 3 primeiros.

Este prêmio pode coroar um ano muito feliz para o lateral Daniel, que já conquistou o título da Copa e da SuperCopa da UEFA, sendo considerado o melhor jogador das duas competições, foi eleito melhor lateral-direito do Campeonato Espanhol 2005/2006 e conseguiu chegar à seleção brasileira principal onde fez falta na Copa do Mundo. Resta convencer o técnico Dunga que o melhor lateral-direito do mundo não deve ser reserva da seleção brasileira.

Confira o que aconteceu com os jogadores do Bahia do último título da Taça Estado

Leandro Silva

Hoje começa a decisão da Taça Estado da Bahia, competição de profissionais que Bahia e Vitória disputam com suas equipes B, formadas em sua maioria por jogadores de suas divisões de base. A última vez que o Bahia conquistou esse título foi em 2002. Estou publicando aqui a matéria que coloquei no www.ecbahia.com.br falando sobre o paradeiro dos tricolores campeões daquele ano.

Salvador - O Bahia tenta, depois de quatro anos, voltar a conquistar a Taça Estado da Bahia. O maior destaque daquela geração que chegou ao título do torneio ao bater o arqui-rival (que contava com atletas como Juninho, Adailton, Alcides, Leilton, Gilmar e Nádson) era o atacante Marcelo Nicácio, artilheiro da competição e torcedor declarado do Esquadrão de Aço. Fazia inclusive parte da banda de uma torcida organizada que embalava os jogos na Fonte Nova.


Em 2003, a torcida clamava pela utilização dos garotos no time principal, principalmente após um vexatório nono lugar no Campeonato Baiano, e aí não teve jeito: os juniores foram subindo para os profissionais e ganhando posição. Porém a torcida tricolor ao mesmo tempo que no início incentiva os “pratas-da-casa”, parece ter pouca paciência com os recém-promovidos quando estes assumem uma condição de titular.


O maior problema da transição é exatamente esse: a necessidade de lidar com a pressão externa, quase ausente nas competições da base. Talvez sentindo essa pressão, a grande maioria destes jogadores passou a ser criticada pela torcida, especialmente depois de dois rebaixamentos. Sendo assim, daquela safra promissora de quatro temporadas atrás, restou apenas um único representante para contar história. Confira as suas trajetórias:


Márcio: o goleiro subiu aos profissionais durante o ano de 2003 e se destacou muito nas partidas em que teve chance de atuar, caindo nas graças da torcida. Em 2004 ganhou a posição de Emerson e teve um grande ano, mas desde aquele fatídico jogo contra o Brasiliense passou a lidar com críticas, principalmente após a ida de Emerson para o Vitória. No início de 2006 pediu para sair do clube insatisfeito com a cobrança. Depois de um tempo parado foi para o Fortaleza e acabou dispensado da equipe que viria a cair para a Série B.


Fabiano: o lateral chegou a ser titular durante o Brasileiro de 2003. Depois do rebaixamento, foi emprestado ao Botafogo da Paraíba e desapareceu.


Gustavo Castro: o zagueiro teve poucas chances no profissional do Bahia, já rodou por clubes do interior do Estado e, em 2005, fez parte da campanha que levou o Bahia à Série C. Hoje está no Votoraty, time do interior paulista.


Luiz Fernando: o beque chegou a ser titular do Bahia no Brasileiro de 2003, principalmente na época de Evaristo de Macedo, depois caiu no ostracismo até ser dispensado.

Bruno: o ala canhoto foi titular no Brasileiro de 2004, na “quase volta” do Bahia à elite. Ganhou a simpatia da torcida tricolor tão rápido quanto conheceu a ira. Sem espaço no clube, foi emprestado à Ponte Preta e se destacou no Brasileiro de 2005. Em 2006 foi para o Sport e conseguiu subir para a Série A.

Neto Apolônio: o volante virou titular em 2003 e se manteve como tal durante 3 anos, não importando o técnico que assumisse o comando. Sua determinação tática era elogiada por técnicos e torcedores, até que atuações ruins no rebaixamento para a Série C prejudicaram a sua imagem com a torcida. Algumas atitudes suas de cobrança de atrasados fizeram com que fosse descartado pela diretoria. Acabou emprestado ao Bragantino para a disputa do Campeonato Paulista, e depois foi dispensado.

Cícero: o meio-campista sempre foi muito criticado pela torcida principalmente pela sua lentidão em campo. Mas foi titular com muitos técnicos que passaram pelo Bahia, desde 2003. Depois do rebaixamento para a Série C, foi negociado com o Figueirense e se tornou um dos grandes destaques da Série A, na premiação da CBF, foi eleito terceiro melhor meia-direita do campeonato.

Luiz Alberto: foi titular várias vezes desde 2003, contava inclusive com o apoio da torcida pelo seu estilo de jogo aguerrido, mas foi justamente essa sua característica que fez com que as críticas aparecessem graças a seguidas expulsões em momentos importantes. Depois do rebaixamento para a Série C, foi para o Oriente Médio e voltou para disputar a Série C. Em 2006 sofreu com seguidas lesões que atrapalharam a sua continuidade no time titular. É o único campeão que ainda permanece no Bahia.

Danilo: era o mais habilidoso daquela geração, se tivesse a cabeça no lugar seria com certeza um grande ídolo para a massa tricolor, mas seguidos casos de indisciplina fizeram com que o meia vivesse um caso de amor e ódio com a torcida. Durante a Série B de 2004 foi negociado com o Internacional de Porto Alegre, onde se destacou pelos mesmos motivos, habilidade e indisciplina. Em seguida foi vendido para o futebol japonês e atualmente é destaque do futebol mexicano, no Cruz Azul.

Gilberto: o atacante tinha destaque naquele time, mas nunca conseguiu muita oportunidade na equipe profissional, rodando por alguns clubes como Camaçari e ASA de Arapiraca. Fez parte da campanha que levou o Votoraty em 2006 à Série A 3 do campeonato paulista.

Marcelo Nicácio: foi artilheiro da Taça Estado e chegou inclusive à Seleção Brasileira Sub-20 que disputou o Pan-Americano de 2003. Contava com todo apoio da torcida, mas depois de muitas atuações improdutivas passou a ser motivo de piada e acabou sendo negociado com o futebol grego. Em 2006, parece estar dando a volta por cima, depois de ser artilheiro da Segundona Paulista, com 24 gols, jogando pelo Votoraty, Nicácio chamou a atenção do São Paulo e pode ser aproveitado pelo Campeão brasileiro na próxima temporada.

Glauciano: o frente-de-zaga era reserva desse time e nunca conseguiu se firmar nos profissionais, acabando dispensado.

Paulinho: era reserva de Fabiano, nos profissionais chegou a cair nas graças da torcida, que sempre gritava seu nome na época em que o técnico Vadão preferia o criticado lateral Neném. Mas depois de assumir a posição de titular, passou a ser duramente criticado principalmente depois de ter protagonizado o lamentável episódio “André Cunha”, ficando com fama de “chorão”. Após o rebaixamento para a Série C, foi negociado com o Juventus de São Paulo.

Marquinhos Alagoano: era reserva daquela equipe, porém foi fundamental na virada do Tricolor na final da Taça Estado contra o Vitória. Foi o grande destaque do Bahia na Copa São Paulo de 2003, mas inexplicavelmente nunca teve chance nos profissionais. Viveu uma boa fase no Mogi-Mirim, em 2006.

Neto Potiguar: foi destaque do Bahia na Copa São Paulo de 2003, equipe que só não se classificou porque enfrentou o Palmeiras de Vagner Love na primeira fase e, mesmo empatando em pontos com o Verdão, acabou eliminado pelo saldo de gols. Foi o grande destaque do Bahia na Série B de 2004 e grande xodó da torcida até a fase final da competição, quando seu futebol desapareceu e passou a ser duramente criticado. Depois de passagem pelo futebol japonês e pelo São Caetano, disputou a Série B pelo Marília, em 2006.