sábado, 30 de junho de 2007

Pela segunda vitória

Leandro Silva

No principal jogo de hoje, Peru e Venezuela se enfrentam, às 19h20, em San Cristóbal, com um objetivo parecido: a segunda vitória. Mas, enquanto a seleção peruana busca o segundo resultado positivo na atual edição da Copa América, a Venezuela tenta conseguir vencer o segundo adversário em toda a história do torneio.

A seleção peruana joga para evitar fortes emoções na rodada final em que enfrentará a Bolívia. Os três pontos classificam matematicamente o Peru para as quartas-de-finais.

A equipe chegou sem muita badalação e surpreendeu na estréia impondo uma goleada de 3 a 0 sobre os uruguaios.

Para tentar a classificação antecipada, a seleção conta com atacantes de clubes europeus como José Paolo Guerrero, do Bayern de Munique, seu ex-companheiro Pizarro, agora no Chelsea e Farfán do PSV Eindhoven. Na primeira rodada, apenas Guerrero deixou a sua marca com o segundo gol. O meia Mariño, que marcou um golaço, pode substituir Pedro Díaz.

Momento histórico- Por outro lado, a Venezuela pode alcançar sua segunda vitória na história da competição, 40 anos depois da primeira. Se conseguir o resultado positivo, a equipe alcançará os 4 pontos e ficará muito próxima de passar, pela primeira vez, de fase.

A Copa América começou a ser disputada no formato atual, em 1995, com 12 equipes divididas em três grupos, a vitória valendo três pontos, e a classificação dos dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.

Nas cinco edições que tiveram essa fórmula de disputa, as seleções que chegaram aos 4 pontos conseguiram a classificação para as quartas-de-finais.

O lateral-esquerdo Jorge Rojas está fora da partida de hoje por causa de uma contratura muscular na perna direita. Em seu lugar, deve entrar Andrés Rouga. Essa é a única modificação confirmada na seleção venezuelana.

Pela reabilitação- Na preliminar da rodada dupla, no mesmo estádio Pueblo Nuevo, às 17h05, o Uruguai enfrenta a Bolívia. Os uruguaios ainda devem estar atônitos com a goleada sofrida na estréia para os peruanos por 3 a 0.

O meia-atacante Recoba, da Internazionale de Milão, ficou de fora do vexame da estréia, por causa de uma lesão na coxa esquerda. Ele é uma das esperanças do técnico Oscar Tabárez e da torcida uruguaia para uma recuperação na competição.
Sua volta ao time ainda é incerta e depende de novos exames médicos. Se continuar sem condições de jogo, Vicente Sanchez deve ficar novamente com a vaga. Apesar da vergonhosa derrota, o técnico não promete mudanças na equipe que estreou terça-feira.

Pé-de-coelho- A Bolívia conseguiu buscar o placar duas vezes e evitar a derrota para Venezuela, na estréia. A dupla de ataque escalada pelo técnico Erwin Sanchez funcionou bem e os atacantes Juan Carlos Arce e Jaime Moreno não passaram em branco.

Coelho é o apelido do atacante Arce do Corinthians, e ele deu sorte aos bolivianos. Foi do seu pé que saiu o segundo gol da Bolívia.

Apesar das pancadas que levou na estréia, Arce joga hoje. O atacante declarou, antes do início da Copa América, que esperava que uma boa participação na Copa América pudesse aumentar o seu espaço no clube brasileiro. Uma vitória hoje aproxima a Bolívia da classificação.

Essa matéria foi originalmente publicada no jornal A Tarde do dia 30/6/2007

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Aflitos na Ilha do Retiro

Leandro Silva

O mandante do clássico nordestino de hoje à noite é o Sport. Por isso, a partida será realizada na Ilha do Retiro. Mas devido à situação que os dois clubes estão passando na Série A do Campeonato Brasileiro, o melhor palco para o jogo de hoje seria mesmo o estádio do visitante Náutico, os Aflitos.

Os rivais Sport e Náutico subiram juntos para a primeira divisão, como segundo e terceiro, respectivamente, da última Segundona. O primeiro clássico pernambucano na volta à Série A tinha tudo para ser uma grande festa. Mas os rivais estão na zona de rebaixamento. Atrás deles, apenas outro nordestino, o América de Natal. Os clubes pernambucanos não estão bem. Têm apenas 5 pontos. Estão empatados em quase tudo. A única diferença é que o Sport levou 13 gols, enquanto o Náutico sofreu 15.

Problemas – Para piorar a situação do Leão, Geninho não deverá contar com o meia Rosembrik e o atacante Weldon, contundidos. A dupla de ataque deverá ser formada por Carlinhos Bala e Washington. Evanilson deve ganhar vaga na lateral-direita, pois o volante Diogo não agradou como improvisado na posição.
Para tentar acalmar a torcida, o Sport acenou, esta semana, com a possibilidade de contratar o pentacampeão mundial Juninho Paulista, e mais quatro jogadores. Até agora, o único que chegou foi Bilica. Não é o zagueiro revelado pelo Vitória, e sim o volante do catarinense Chapecoense.

Apesar da má campanha do Náutico, o técnico Paulo César Gusmão permanece no cargo. O atacante Kuki ainda não deixou a sua marca na Série A. O meia Marcel e o zagueiro Cris estão à disposição para voltar ao time.

1992 foi o ano do último clássico entre Sport e Náutico válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo aconteceu no dia 26 de janeiro e terminou em 0 a 0 .

Matéria originalmente publicada no Jornal A Tarde de 28/6/2007

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Ídolo rubro-negro já chegou perto

Leandro Silva

O atacante nigeriano Ricky, ídolo do Vitória na década de 80 chegou muito perto de conquistar a Chuteira de Ouro da Europa, na temporada 1991/92. Ricky ficou com a Chuteira de Prata, com seus 30 gols marcados. Naquele ano, ainda não existiam pesos diferentes para os gols, e apenas o escocês Ally McCoist, do Glasgow Rangers, marcou mais gols do que Ricky no continente. “Ele marcou quatro gols a mais, só que jogou 8 partidas a mais também”, justifica o atacante.


A Chuteira de Prata também foi motivo de orgulho para o nigeriano. “Aquilo representou muita coisa. Lá, onde estão os melhores, ser vice-artilheiro não acontece toda hora”,diz. Ele foi artilheiro do Campeonato Português desta mesma temporada com a camisa do Boavista, da cidade do Porto. Foi a única vez que um jogador do clube conseguiu ser artilheiro do Nacional, o que aumenta a importância da sua façanha. Ele conta ainda que foi artilheiro também no Oriente Médio.


Seleção- Na Copa de 94, a Nigéria encantou o mundo com um futebol alegre e perigoso. Ricky foi um dos responsáveis pela classificação do país para aquela Copa, sendo fundamental nas eliminatórias, mas não foi convocado para o Mundial.“O técnico alemão estava cobrando, queria que nós jogadores pagássemos para sermos convocados, eu não aceitei e fiquei de fora.

Matéria originalmente publicada no Jornal A Tarde de 20/6/2007

Totti e a Chuteira de Ouro

Leandro Silva

A sua posição originalmente não teria como função primordial balançar as redes, e sim proporcionar passes para que os seus companheiros marcarem. Mas na atual temporada, o meia italiano, da Roma, Totti inverteu os papéis e balançou as redes 26 vezes. Conquistou a Chuteira de Ouro da Europa, superando os especialistas da função de matador. Nas duas últimas rodadas, precisava marcar 4 gols contra Cagliari e Messina para passar Afonso, e conseguiu. Foram dois gols em cada um dos jogos.

O capitano é um verdadeiro símbolo do clube da capital, único que já defendeu na carreira, desde a sua primeira chance na equipe principal com apenas 16 anos. Virou capitão em 99, quando Aldair lhe passou a braçadeira.

O Prêmio- Desde a temporada 1968/1969, a Chuteira é dada ao maior goleador da temporada no continente europeu. Mas a partir de 1996/1997, a ESM (European Sports Magazines) passou a organizar a premiação e mudou o regulamento. Passou a atribuir valores diferentes para os gols marcados em cada uma das ligas nacionais.

A diferença de peso dos gols varia de acordo com o ranking da Uefa. O mesmo utilizado para definir quantas vagas cada liga terá nas competições européias.
Valem dois pontos, apenas os gols marcados na Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra, os cinco primeiros do Ranking.

Mais gols- Na temporada 1999/2000, o atacante Jardel, com a camisa do Porto, marcou 8 gols a mais que Kevin Phillips do Sunderland. Porém, em decorrência do maior peso para os gols marcados na Liga Inglesa, o brasileiro ficou descalço da Chuteira.

Dois brasileiros passaram pela mesma situação na atual temporada. Afonso Alves, do Heerenveen da Holanda, chegou à seleção brasileira graças ao fato de estar liderando a Chuteira de Ouro, mas acabou sendo ultrapassado por Totti, na última rodada do Italiano, e acabou ficando com a Chuteira de Prata, mesmo tendo marcado, assim como Jardel, 8 gols a mais. Os gols na Liga Holandesa valem 1,5 pontos. Pior ainda, para o atacante Eduardo da Silva, brasileiro do Dínamo Zagreb que defende a seleção da Croácia. Ele marcou o mesmo número de gols de Afonso, mas os gols na Liga Croata valem ainda menos, apenas 1 ponto. Com isso, ele figura apenas na 16ª colocação do prêmio.

Quase– O holandês Nistelrooy era tido como acabado para o futebol após perder a posição de titular no Manchester United e na seleção holandesa. Mas o atacante se encaixou bem no Real Madrid e esteve muito próximo de superar Totti na liderança da Chuteira.

Chegou à ultima partida precisando de um gol para empatar com o italiano, ou dois para superá-lo, mas aos 30 minutos do jogo contra o Mallorca teve que deixar o campo, e o sonho, por causa de uma contusão. Por causa disso, terminou com a Chuteira de Bronze. O site da Liga Espanhola, dá 26 gols para o holandês, mas a Uefa reconheceu apenas 25.

Outros brasileiros- Ronaldinho Gaúcho surpreendeu na atual temporada, apesar das críticas ao seu futebol, jamais o craque fez tantos gols em uma temporada. Foram 21, que valeram a quinta colocação da Chuteira de Ouro. Kaká foi artilheiro da Liga dos Campeões, mas no Campeonato Italiano conseguiu marcar apenas 8 gols, e não aparece nem entre os 45 primeiros.

Matéria originalmente publicada no Jornal A Tarde de 20/6/2007

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Los Reyes de España

Leandro Silva

Os torcedores do Real Madrid são os Reis da Espanha, já que o seu clube tem o maior número de títulos no país. Mas desde a última conquista, na temporada 2002/2003, os merengues viram o Valencia campeão e seu maior rival, Barcelona, conquistar o bi.

A reconquista do trono aconteceu ontem. O time terminou com os mesmos 76 pontos do Barça, mas levou vantagem no confronto direto. Se o primeiro critério de desempate fosse o maior número de vitórias, os merengues também levariam vantagem, por uma vitória a mais. Caso fosse o saldo de gols, os torcedores do Barcelona estariam comemorando, pois tiveram 19 gols a mais de saldo. Fruto do melhor ataque e melhor defesa da Liga Espanhola.

Emoção – A rodada foi eletrizante. No início da partida, Varela, do Mallorca, abriu o marcador contra o Real, e logo em seguida, o capitão do Barça, Puyol, fez o gol contra o Gimnàstic.
As coisas complicaram demais para os galácticos aos 30 minutos, quando perderam o seu artilheiro Nistelrooy por contusão. Para piorar, o argentino Messi ampliou para o Barcelona, e Ronaldinho, de falta, marcou seu 21° gol na Liga. O Barcelona continuou esbanjando bom futebol e Messi fez o quarto. No Bernabéu, sobrava drama.

Herói – Aos 20 minutos, o inglês David Beckham se despediu do Real, ao ser substituído por Reyes, e o jogador mostrou ter estrela. Em sua primeira participação, empatou a partida.
A partir daí, o Real sobrou no jogo. Robinho disparou um chute perigoso que parou na linda defesa de Moyá, o goleiro com nome de tenista, que teve atuação destacada. Mas no escanteio, não houve jeito. O malinês Diarra, que assim como Robinho, não se apresentou à sua seleção, marcou de cabeça, aos 34 minutos. E aos 38, foi a vez de Reyes marcar um golaço.

Rebaixamento – O Athletic Bilbao manteve a escrita de ser o único clube, além de Real Madrid e Barcelona, que jamais amargou uma queda para a segundona.
A disputa para não fazer companhia ao Gimnàstic na próxima temporada foi acirrada.
A Real Sociedad empatou com o Valencia e caiu. O Celta venceu o Getafe por 2 a 1 e estava escapando. Mas o brasileiro Edu, ex-jogador do clube, marcou os dois gols do Betis, contra o Racing, que livraram o clube do rebaixamento.
Matéria originalmente publicada no jornal A Tarde de 18/06/2007

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Duelo de líderes esquenta Brasileirão

Leandro Silva

Não adianta. O gol mil já passou, mas Romário continua sendo o centro das atenções no clássico de hoje entre Vasco e Botafogo, que reúne as duas equipes cariocas que lideram o Brasileiro.

Na rodada passada, ele deixou a sua marca duas vezes na vitória do Vasco sobre o Grêmio, por 4 a 0, e chegou ao 15º gol no ano, em igual número de partidas. E todo mundo sabe que o baixinho sempre teve um gosto especial por marcar contra o Fogão, foram 31 dos 1.002 gols da sua carreira.

Mas neste ano, em sua incansável busca pelo milésimo gol, Romário passou em branco duas vezes contra o goleiro Júlio César. Mas o time da Estrela Solitária não confia apenas em seu goleiro, irmão do ex-tricolor Darci, para tentar superar o Vasco.
O principal destaque da equipe é o veterano atacante Dodô. Ele foi considerado por Romário, novamente, nesta semana, o melhor atacante em atividade no futebol brasileiro.

Ele conta com Lúcio Flávio, Zé Roberto e Jorge Henrique para servi-lo. Enquanto isso, Romário não deve contar com os passes de Morais e Leandro Amaral, que são dúvidas e não devem começar a partida. Além da liderança, o confronto pode derrubar mais um invicto no campeonato. Além dos dois, só resta o Corinthians.

Matéria originalmente publicada no jornal A Tarde de 14/06/2007

Cabo de Guerra

Leandro Silva

Ontem pela manhã, enquanto os jogadores da Seleção Brasileira realizavam exames médicos na Granja Comary, o atacante Robinho treinava pelo seu clube, o Real Madrid. Pode até parecer notícia velha, mas a verdade é que o assunto do dia de ontem na Seleção continuou o mesmo do dia anterior: o cabo-de-guerra entre CBF e Real.

Algum tempo atrás, ninguém imaginaria que o Real fosse comprar uma briga com a CBF por um jogador que freqüentava mais o banco de reservas do que os gramados espanhóis.

Mas o atacante cresceu de produção na segunda metade da temporada, junto com o time, e tornou-se peça fundamental na equipe de Capello, que antes não confiava no seu futebol.

Por isso mesmo, o Real Madrid não pretende abrir mão de seu destaque justamente na partida mais importante da temporada para o clube. Vencendo, o Real garante o título. O clube garante que terá o aval da Fifa e poderá utilizar o atacante domingo.

A CBF se sustenta na norma da Fifa que obriga os clubes a liberarem seus jogadores para competições oficiais de seleções com pelo menos 14 dias de antecedência e ameaça denunciar o clube à Fifa. Mas se esquece que o jogo é importante não só para o clube, mas também para o atacante.

Primeira vez – O baiano Daniel Alves já se apresentou à Seleção e não poderá ajudar seu Sevilla a tentar tirar o título do Real. A Copa América será a primeira competição oficial disputada pelo lateral-direito com a camisa da seleção principal.

Em 2003, quando ainda defendia o Bahia, Daniel foi campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira da categoria.

Enquanto seu ex-parceiro de Santos não sabe quando chega, o meia Diego já está treinando em Teresópolis e pode aproveitar as ausências de Kaká e Ronaldinho para tentar se firmar na Seleção.

O atacante Vagner Love também busca aafirmação. Na última Copa América, o atacante chegou cheio de moral, mas acabou sendo ofuscado por Adriano e Luís Fabiano e não conseguiu uma vaga como titular.

Matéria publicada originalmente no jornal A Tarde de 14/06/2007

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Os craques da dupla Ba-vi no controle

Leandro Silva
O Winning Eleven faz sucesso também entre os jogadores de futebol profissional. No Bahia, as concentrações são animadas pelo jogo eletrônico. Os craques do joystick no clube são Rafael Bastos e Danilo Rios. Rafael não gosta de outros games. Começou a jogar com 12 anos, ainda no antigo Super Star Soccer, o embrião do Winning Eleven. “É bom para passar o tempo e é muito bem feito”, elogia.

Rafael luta para jogar com o Manchester United. “Por causa do Cristiano Ronaldo”, explica. O atacante português faz sucesso no Fazendão. Danilo e Ávine também têm preferência pelo Manchester. “Cristiano Ronaldo é o cara”, conta, em tietagem explícita, o lateral.

Coincidência ou não, essa foi a mesma frase utilizada pelo rubro-negro Apodi, para justificar a sua preferência pelo Manchester, quando enfrenta seus companheiros. Mas na verdade, o lateral-direito conta que joga mais sozinho porque o joguinho não faz tanto sucesso, na Toca. O lateral Alysson, por exemplo, não se interessa. “Não sei nem pra onde vai o vídeogame”.

Master Liga – O jeito, para Apodi, é jogar a Master Liga. Nesse campeonato, ele joga com a Juventus, da Itália. “Eu sou um bom negociador. Só tem fera no meu clube”, gaba-se Apodi. No seu time, que conta com Henry, Adriano, Nedved, Vieira, Roberto Carlos e Ferdinand, ele fica no banco de reservas. O titular da lateral é o, hoje, meia-atacante da Roma, Mancine. “Quando eu entro em campo, é lá na ponta direita, pra não marcar ninguém”, conta.

Márcio, campeão goiano deste ano pelo Atlético Goianiense, é outro fã da Master Liga. A sua Internazionale é escalada com Toldo, Zanetti, Thuram, Puyol, Serginho, Makelele, Vieira, Totti, Ronaldinho, Ibrahimovic e Adriano. Nos seus tempos de Bahia, o goleiro conta que Cícero era o seu maior rival. “Ele dava testa mesmo. O cara é bom”.

Representação – Apodi reclama que suas qualidades vieram muito fracas no jogo. Mas fisicamente estava bem parecido. “Eu só dei uma subida no meião para cima do joelho e coloquei uma chuteira vermelha, ficou igualzinho”.

No Fazendão, os jogadores também já se viram dentro do jogo, na equipe do Bahia. “É uma sensação muito legal poder jogar comigo mesmo”, diz Danilo. “Rola muita gozação com os colegas por causa de algumas características que vêm no jogo”, conta Rafael, que diz também que, assim como Apodi, os jogadores ficaram na bronca com as suas qualidades representadas. “Fizeram a gente muito fraquinho. Mas as características físicas ficaram legais”. Danilo Rios também encontrou defeitos em sua cópia. “O problema foi que me colocaram destro”.

A disputa é forte no Fazendão. “A rivalidade é grande porque o nível é muito bom”, afirma Rafael. Danilo faz uma ressalva. “Ávine é o mais fraquinho”. Mas o lateral se defende. “O mais fraco não sou eu, não. Pra ganhar de mim, dá trabalho”.

Brincadeira de gente grande


Leandro Silva

Em seus sonhos, você já deve ter imaginado comandar um timaço com Buffon no gol, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho, Robinho e Drogba no ataque. Poderia até colocar Henry e Ronaldo no banco que eles não fariam cara feia.

Pois é, esse é um privilégio que nem mesmo Mourinho, técnico do milionário Chelsea, e muito menos Dunga, da Seleção Brasileira, têm. Mas se você costuma se divertir com algum dos jogos de futebol digital, já deve ter montado um time com algumas dessas feras.

Para os torcedores tricolores é possível formar um time com Daniel Alves, Fabão, Jorge Wagner e Uéslei, por exemplo. Já os rubro-negros podem recrutar antigos destaques que hoje brilham em outros clubes pelo mundo, como Dida, Adailton, David Luiz, Dudu Cearense e Obina para jogar ao lado de Índio e Apodi.

Prática antiga – As pessoas que jogam futebol de mesa já formavam seus times com os jogadores preferidos há muitas décadas. Mas o exercício era totalmente de imaginação, já que quase todos os botões são iguais, sem recursos para diferenciar um Pelé de algum jogador sem qualidade. A saída, para muitos, era colar a foto dos seus ídolos nos botões.

No futebol digital, essas alternativas não são necessárias, os jogadores possuem características físicas e, até mesmo, o estilo de jogo semelhantes ao jogador representado. Inclusive, as comemorações de gol são simuladas.

No Winning Eleven, jogo de futebol digital mais popular no Brasil, existe a Master Liga, uma opção que permite que você faça a função de presidente do clube, contratando e dispensando jogadores, e, até mesmo, negociando salários.

Mesmo que a fabricante Konami não tivesse disponibilizado essa opção, os amantes do jogo dariam um jeito. Como Lucas Sampaio, 26 anos, e seus sete amigos, que criaram a Liga Lomanto para praticar Winning Eleven todas as segundas-feiras à noite. “Teve uma época em que o vício estava tão grande que a gente marcava outro dia da semana também”, diz.

Na Liga, cada um é dono de um clube e a troca de jogadores entre os times é freqüente, o que anima, ainda mais, o campeonato que é fechado. “Só entra se tiver intimidade com todos”, explica Lucas.

Campeonatos – Existem também campeonatos oficiais e abertos ao público. O goleiro Márcio, revelado pelo Bahia, é sergipano, mas representou a Bahia no Nacional do ano passado, em Brasília. “Eu tinha acabado de sair do Bahia, aí fui convidado pra participar e fui com muito orgulho”, conta Márcio, que ficou em 20º de um total de 160 competidores de todo o país.

A CBFDV foi registrada oficialmente em janeiro de 2006 pelo atual presidente, Edivaldo dos Santos Júnior, para poder organizar o primeiro Nacional. Abrange os jogos de Winning Eleven e Fifa Soccer. “Estamos dando muito mais ênfase ao WE por causa do número muito maior de adeptos no Brasil”, explica Edivaldo.

Ele já era presidente da Federação do Distrito Federal, e conta que, em outros estados, as federações estão mais adiantadas do que na Bahia. “Aí está apenas começando”.

O estado vizinho Sergipe já possui uma federação mais atuante. É de lá o campeão brasileiro de Winning Eleven deste ano, Gustavo Moura. Ele é conhecido no meio como “Kabeça” e pretende chegar ao mundial. “A expectativa é de chegar mais longe do que qualquer brasileiro já chegou”, revela.

Título esteve na mão

Leandro Silva

A penúltima rodada do Campeonato Espanhol foi encerrada ontem, com dois jogos. Mas todos os fatos mais importantes aconteceram no sábado. O título que já pulou de mão em mão durante toda a Liga teve mais uma oportunidade de mudar de mãos. Barcelona e Sevilla não aproveitaram o tropeço do Real Madrid, que empatou com o Zaragoza em 2 a 2. O Sevilla deu mais uma amarelada e empatou com o Mallorca.

O título esteve literalmente na mão do Barcelona, depois de dois gols do argentino Lionel Messi no clássico local contra o Espanyol. O Real perdia seu jogo, e o Barcelona vencia. Se a situação se mantivesse assim, um empate na última rodada, contra o rebaixado Gimnastic, bastaria ao Barça para conquistar o título, mas, em um intervalo de apenas 18 segundos, tudo mudou. O Real conseguiu empatar com o Zaragoza com um gol de Nistelrooy no finalzinho da partida, e o Barcelona cedeu o empate.

Herdeiro – O meia Diego Maradona é o maior ídolo da história do futebol argentino e desde a sua aposentadoria, os torcedores argentinos, carentes, passaram a eleger vários possíveis herdeiros de Maradona: Riquelme, Aimar, Gallardo, Ortega, todos estes meias já tiveram seus momentos de ´Novo Maradona´.

Mas tal qual um jovem pintor que se espelha em um grande mestre consagrado, Lionel Messi já conseguiu, só esse ano, copiar duas das mais famosas obras de Maradona. O jovem aprendiz ainda não era nascido quando o mestre marcou os dois gols contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. Nasceu no ano seguinte.

No dia 18 de abril, Messi realizou a sua primeira cópia. Na partida de ida da semifinal da Copa do Rei, contra o Getafe, ele driblou cinco adversários incluindo o goleiro e marcou um golaço.

O outro gol inesquecível de Maradona naquela partida foi marcado, segundo ele, com a mão de Deus. Messi também teve o seu momento de jogador de vôlei contra o Espanyol, no último sábado e marcou o primeiro gol do Barcelona com a mão.

E não pára por aí. A comparação entre os dois é cada vez mais inevitável. Os dois conquistaram o Mundial sub-20 e trocaram a Argentina pelo Barcelona.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Rodada explosiva do Espanhol

Leandro Silva

O Campeonato Espanhol chega à sua penúltima rodada ainda emocionante. Os três postulantes ao título entram em campo amanhã. O líder Real Madrid visita o Zaragoza, 5° colocado. O adversário ainda tem motivação pois luta por uma vaga na Copa da Uefa. Essa é a esperança de Barça e Sevilla que torcem por tropeço do Real.

O Barcelona tem os mesmos 72 pontos do Real, mas perdeu um jogo para o rival e empatou o outro. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto, o Barça só poderá ser campeão se o Real perder ou empatar algum dos dois jogos finais.

O time catalão joga em casa contra Espanyol, no clássico local. O time é apenas o 11° colocado, apesar de ter sido finalista da Copa da Uefa.
O algoz do Espanyol na final foi o Sevilla, que ainda briga por mais dois títulos na temporada. A Copa do Rei cuja final será disputada no dia 23, contra o Getafe. E o Campeonato Espanhol.

O time visita hoje o Mallorca, 12° colocado, e tenta vencer para chegar vivo à última rodada. Se Barcelona e Real Madrid perderem seus jogos e o time andaluz conseguir a vitória, chegará à última rodada como líder.

O que aumenta a emoção da rodada é o chamado ‘Vírus Fifa’, em referência aos desfalques causados pelas seleções nacionais.

Um dos principais responsáveis pela recuperação do Real no campeonato, o inglês David Beckham se contundiu a serviço da seleção e pode não jogar hoje.

No Barcelona, a única certeza é que Ronaldinho não poderá jogar, por ter sido expulso contra o Getafe. No Sevilla, o português Duda e o sérvio Dragutinovic retornaram contundidos de suas seleções.