segunda-feira, 9 de julho de 2007

Brasil agradece classificação à Costa Rica no Mundial sub-20

Leandro Silva

A Seleção Brasileira, considerada favorita ao título do Mundial sub-20, antes do início da competição, teve que contar com a ajuda da Costa Rica para continuar viva no torneio.

Depois de uma péssima primeira fase com duas derrotas, para Polônia e Estados Unidos e uma vitória dramática contra a Coréia do Sul, a seleção foi beneficiada pelo regulamento da competição que previa a classificação das quatro melhores terceiras colocadas.

Após a derrota para os Estados Unidos, o Brasil ainda não tinha vaga garantida. Essa confirmação só veio com a vitóriada Costa Rica por 2 a 1 sobre a Escócia.

Nas oitavas-de-finais, o técnico Nélson Rodrigues continuará sem poder contar com o ex-zagueiro rubro-negro David Luiz, que cumpriu apenas a primeira partida da sua suspensão de quatro jogos contra os Estados Unidos.O zagueiro, atualmente no Benfica, era um dos poucos destaques do time brasileiro até a cotovelada contra um coreano.

Essa matéria foi publicada originalmente no jornal A Tarde do dia 09/07/2007

Transpiração exaltada

Leandro Silva

O técnico Dunga exaltou o futebol coletivo da Seleção. Essa coletividade pode ser representada pelos autores dos gols da partida. Representantes dos três setores: Juan, da defesa, Josué e Julio Baptista do meio e Robinho e Vagner Love, do ataque.

Apesar da inegável superioridade técnica do lateral Daniel Alves, Maicon deve continuar como titular, graças a sua luta para poder substituir o baiano, suspenso.
Aliás, superioridade técnica definitivamente não garante titularidade. O que mais vale é vontade.
O Brasil mais uma vez venceu o Chile com facilidade. Resta saber se a evolução será mantida contra outros adversários mais fortes. Nas semifinais, o Brasil enfrenta o tradicional Uruguai, amanhã.

Vagner Love – Na derrota vergonhosa da estréia da Copa América contra o México, o atacante Vagner Love foi colocado entre aqueles que não teriam condições de vestir a camisa da Seleção Brasileira, do atual grupo convocado pelo técnico Dunga.

Mas o atacante do CSKA, de Moscou, foi crescendo nos dois jogos seguintes, mesmo sem fazer gol e no primeiro jogo do mata-mata, contra o Chile, depois de mais uma grande atuação foi presenteado com o seu primeiro gol na competição, o sexto do Brasil na goleada de 6 a 1.

Vale lembrar que ao contrário do que aconteceu com o meio de campo, desfalcado de Ronaldinho e Kaká, ou a defesa, sem Lúcio, o ataque tinha todos os principais jogadores à disposição de Dunga. E ele preferiu confiar em Love.

Apesar dos bons passes, Vagner deve saber que eles não serão suficientes para agradar aos torcedores brasileiros, acostumados com os gols de seus antecessores Ronaldo e Romário, por exemplo.

Os atacantes da Seleção parecem ter sofrido algum tipo de troca de personalidade futebolística. Vagner Love trocou os gols pelas assistências, na Copa América, enquanto Robinho fez o inverso.

O atacante marcou 6 gols na Copa e tem boas chances de conquistar a primeira artilharia da sua carreira profissional.

Essa matéria foi publicada originalmente no jornal A Tarde do dia 09/07/2007

sábado, 7 de julho de 2007

O time do Bahia para Série C

Leandro Silva

Goleiros:
A irregularidade de Paulo Musse assustava a torcida no primeiro semestre. Ainda no Campeonato Baiano, o goleiro Marcio Angonese chegou, mas teve poucas oportunidades de mostrar que poderia ser O goleiro titular. Para a Série C, chegou o experiente goleiro Sérgio, com muitos anos de Palmeiras. Sérgio pode ser muito importante nessa Série C.

Zagueiros:
O grande problema do Bahia no primeiro semestre foi a sua defesa, ou a falta dela. Apenas um zagueiro se destacou: Rogério, e na verdade ele atuou improvisado durante todo o primeiro semestre, pois a sua posição real é a cabeça da área. O veterano Emerson, com passagens por Vitória e Grêmio, foi bem na Série C do ano passado, mas ainda não conseguiu se destacar neste ano. Mas foi mantido no elenco.

O Bahia contratou dois zagueiros para a disputa da Série C, para tentar resolver esse problema. Alisson e Cleber Carioca. Alisson parece ser o novo dono da posição e vem agradando nos primeiros amistosos. Cleber Carioca chegou cercado de muita expectativa mas já perdeu a posição de titular nos amistosos por não agradar.
Quem pode ser titular, enfim, é o garoto Eduardo, que se destacou na Taça São Paulo deste ano. Na competição, o garoto jogou como volante e foi um dos grandes destaques do time na competição. Esteve envolvido numa possível negociação para a Holanda e talvez por isso não tenha sido aproveitado no time principal.

Lateral-direita:
O lateral Carlos Alberto, ex-Atlético-PR, foi uma das melhores peças do Bahia no primeiro semestre. Mas acabou se envolvendo em casos de indisciplina e foi afastado do grupo principal, duas vezes. O segundo afastamento parecia definitivo, por isso o Bahia trouxe de volta Luciano Baiano que fez uma ótima Série C pelo clube em 2006. Depois, o lateral pediu desculpas e voltou à titularidade

Lateral-esquerda:
O lateral Ávine era tido como uma das principais promessas do clube. Mas o excesso de dribles e uma certa falta de compromisso fizeram com que perdesse a posição de titular e a paciência da torcida na última Série C. No Campeonato Baiano foi reserva de Victor Boleta, mas atuou bem quando teve chances. Nos amistosos de preparação para a Série C jogou na meia esquerda e teve atuações elogiadas.
Para brigar pela posição, chegou Adilson, ex-Marília. Também teve boas atuações nos amistosos

Volantes:
Na maior parte do primeiro semestre dois volantes foram titulares: Humberto e Fausto. O primeiro teve uma queda de nível no final do Campeonato Baiano e pode começar a Série C sem a posição de titular. Fausto chama pouca atenção mas teve grandes atuações no ano. Emerson Cris parece ser o homem de confiança do técnico Arturzinho e deve ser o dono de uma das duas, ou três, posições de volantes.

Marcone está disputando o Mundial sub-20 pela seleção brasileira e é um jogador que Arturzinho parece confiar. É o coringa do elenco. Já jogou de lateral-direito e zagueiro mas a sua praia mesmo é a cabeça de área onde teve a melhor atuação do ano, no Maracanã, contra o Fluminense. Foi um dos principais destaques do Bahia no Brasileiro sub-20 do ano passado, em que o Bahia foi eliminado nas semifinais pelo Grêmio.

Dudu, também, sempre é utilizado durante as partidas, também já atuou como lateral-direito. Se a zaga conseguir se acertar sem Rogério, um dos melhores jogadores do elenco tricolor, ele pode ganhar a titularidade na sua posição de origem.

Meias:
Alguns destaques do time jogam nessa posição. Principalmente os dois Danilos. Danilo Rios, de 19 anos, é o xodó da torcida tricolor. Sua habilidade com a perna esquerda chama atenção e ele deve, enfim, se firmar com a camisa 10. Na direita, Danilo Gomes deve ser o dono da posição.

Quando subiu para o time profissional, em 2003, tudo indicava que Danilo seria um dos grandes nomes do futebol brasileiro. Por causa de excesso de individualismo, e alguns casos de indisciplina, se queimou no clube, mas acabou se transferindo para o Internacional. Foi bem, no início por lá e acabou indo para o Japão, logo depois foi para o México, onde se tornou ídolo do Atlas. Depois foi para o Cruz Azul e neste ano retornou ao Bahia. Desde que voltou, não repetiu os casos de disciplina. A torcida espera que tenha colocado a cabeça no lugar. Deve ter uma seqüência maior como titular depois da saída de Rafael Bastos.

O meia canhoto Cléber chegou com moral ao Vitória, mas não conseguiu repetir as boas atuações dos tempos de Portuguesa. Confiando no seu passado, o Bahia resolveu contratá-lo. Terá que lutar pela posição com o xodó da torcida, Danilo Rios.

Para completar, ainda tem pela direita, Inho Baiano, revelação do Campeonato Baiano deste ano pelo Poções, e Ananias, que teve destaque na Copa São Paulo deste ano. Pela esquerda, ainda tem Tiago Neiva, de 19 anos, com passagem pelo Benfica, que teve boas atuações no Campeonato Baiano de profissionais e de juniores, além de Elias, que não renovou o empréstimo ao Vasco.

Atacantes:
O paraense Nonato é o maior artilheiro do século XXI pelo Bahia, com mais de 100 gols. Depois do Bahia teve destaque na Coréia do Sul, uma passagem um pouco apagada pelo Goiás e uma conturbada e rápida passagem pelo Fortaleza. Ele é o típico jogador que divide a torcida. Boa parte o adorava pelos seus gols. Outra parte reclamava dos seus gols perdidos ou da sua indisciplina. Nessa sua volta, uma nova preocupação: o seu peso. Mas seu faro de gol permaneceu afiado nos amistosos e na final da Taça Estado da Bahia.

Neto Potiguar é outro revelado pelo Bahia que correu o mundo e volta para tentar subir o Bahia. Jogou no Japão, São Caetano, Marília e Gama. Teve destaque no Gama e muito se espera dele nessa volta. Se repetir as suas grandes atuações da primeira fase da Série B de 2004, o Bahia terá feito um grande negócio em apostar na sua volta.

Moré foi o principal jogador do Bahia em boa parte do primeiro semestre. Depois de um suposto interesse de Goiás e Santos no seu futebol, não conseguiu repetir mais as grandes atuações. Está machucado. Se voltar à boa fase dará dor de cabeça para Arturzinho escalar o time titular.

Ednei virou ídolo do Bahia pelo que fez com outra camisa: do Colo Colo, de Ilhéus, no Campeonato Baiano do ano passado, em que virou carrasco do Vitória. No Bahia, sofre com seguidas lesões desde a primeira fase da Série C do ano passado. Mas a torcida demonstra continuar torcendo e confiando no seu futebol.

Harley foi contratado pelo Bahia depois de duas grandes atuações pelo Itabaiana contra o clube na Copa do Brasil. Já teve boas atuações com a camisa tricolor no Campeonato Baiano e é uma importante peça no elenco.

Amauri é o velocista do time. Arma importante para os segundos tempos, Amauri já conseguiu mudar algumas partidas com seu futebol voluntarioso. Técnica não é o seu forte. Tenta compensar com entrega total. Deve ser presença constante no banco. Charles não deve ter tantas chances por conta da forte concorrência.

Hoje começa a Série C

Leandro Silva

Neste sábado, começa mais um capítulo da tortuosa tentativa do Bahia de retornar à elite nacional. Desde os 7 a 0 contra o Cruzeiro em 2003 que tiraram o Bahia da Série A, já se passaram 3 campeonatos em divisões inferiores. Dois na segunda, e iniciará o segundo campeonato da terceirona.

O Bahia estréia fora de casa contra um adversário de nome sugestivo: Confiança. Uma vitória pode devolver a confiança da torcida no time. A estréia será fora de casa, o que costuma complicar para o Bahia. Mas na atual temporada, o Bahia só perdeu uma partida fora de casa. Foi no primeiro jogo do ano, contra o Vitória da Conquista.

Os outros dois integrantes do Grupo 7 são ASA de Arapiraca, ASA negra do Palmeiras, e o América de Propriá, de Sergipe, atual campeão estadual. Tudo indica que o Tricolor de Aço não deverá ter maiores problemas para ficar com uma das duas vagas do grupo.

Primeiro semestre
Não se pode dizer que o primeiro semestre do Bahia tenha sido de todo ruim. Ao contrário do ano passado, quando ficou de fora das finais de turno do Campeonato Baiano, conquistado pelo Colo Colo. Neste ano, o clube conseguiu terminar a primeira fase empatado em pontos com o Vitória e no quadrangular final acabou ficando para trás, com 5 pontos a menos.

Poucas derrotas
O time perdeu apenas 4 partidas no primeiro semestre. Duas para o rival Vitória, uma contra o Itabaiana, na Fonte Nova, e o primeiro jogo do ano contra o Vitória da Conquista.

Nível
É bem verdade que o nível do Campeonato Baiano não dá uma boa base para analisar a qualidade da equipe, mas o Bahia também não fez feio na Copa do Brasil, ficando entre os 16 melhores. Enfrentou duas equipes da Série A e não perdeu (também não venceu). Eliminou o Goiás por causa do maior número de gols fora e foi eliminado pelo Fluminense pelo mesmo motivo.

Manutenção da base:
Da equipe que jogou o primeiro semestre poucos titulares deixaram o clube. Suas saídas não parecem preocupar. O goleiro Paulo Musse foi para o Gama, sua titularidade já parecia estar com os dias contados por conta de sua irregularidade.

O zagueiro Hebert não conseguiu agradar, mas pela falta de opções foi titular em boa parte do Campeonato Baiano. O lateral-esquerdo Victor Boleta também não caiu nas graças da torcida, apesar do belo gol de falta no primeiro Ba-Vi do ano. Além do artilheiro Fábio Saci que deixou o clube rumo ao Náutico, pelo número, e qualidade, de atacantes no elenco o jogador que chamou a atenção do país por conta da sua comemoração não deve fazer falta. Por último, a saída do meia Rafael Bastos para o Belenenses. Esse sim pode ser um grande desfalque. Mas desde que foi negociado com o Cruzeiro, o jogador alternava grandes partidas, como o jogo no Serra Dourada que marcou dois gols, com outras apagadas.

Reforços:
Depois do Baiano, chegaram: Sérgio (goleiro ex-Palmeiras), Luciano Baiano (lateral-direito, ex-Flamengo e Ponte Preta). Cleber Carioca (zagueiro, ex-Gama), Alisson (zagueiro, ex-Treze-PB), Adilson (lateral-esquerdo, ex-Marília), Cleber (meia, ex-Vitória e Portuguesa), Neto Potiguar (atacante, ex-Gama e São Caetano), Nonato (atacante, ex-Goiás)

A Invencível Armada

Leandro Silva

A imensa frota de 130 navios que os espanhóis formaram para tentar invadir a Inglaterra em 1588 ficou conhecida como Invencível Armada. A Espanha se julgava imbatível mas as tempestades e os ingleses derrotaram os espanhóis e contribuíram para decadência do império marítimo ibérico.

No Campeonato Brasileiro, o Botafogo segue invencível. Lidera a competição sob as ordens do comandante Cuca, mas tem pela frente, hoje, às 18h10, o Atlético Paranaense, um adversário com apelido de um temido fenômeno da natureza, Furacão.

O Botafogo é o último invicto do Brasileirão e esteve próximo de perder essa condição na última rodada, quando foi buscar o empate contra o Goiás, graças a uma de suas maiores armas na atual temporada, o canhão das cobranças de falta do zagueiro Juninho. Jorge Henrique é dúvida. Asprilla entra na zaga no lugar de Alex.

O jogo acontece em Brasília no estádio que tem o nome do maior ídolo da história do clube da Estrela Solitária: Mané Garrincha.

Para complicar a missão de tentar acabar com a invencibilidade do clube alvinegro, o Furacão tem os desfalques do artilheiro Alex Mineiro, expulso contra o Náutico, do lateral-direito Jancarlos e do volante colombiano Valencia, contundidos. Além disso, o atacante Dênis Marques deixou o clube durante essa semana.

Outros jogos- No mesmo horário, o São Paulo, 4 pontos atrás do líder, recebe o Flamengo, na busca por diminuir a vantagem carioca ou pelo menos mantê-la. Nas últimas quatro partidas, o tricolor paulista venceu três e empatou a outra. Além dos desfalques de jogadores que estão em suas seleções, o volante Hernanes está suspenso e Fernando Gomes, irmão de Carlos Alberto, pode estrear. No Flamengo, Egídio deve entrar no lugar de Juan, suspenso e Souza deve voltar ao ataque.

Outro jogo entre cariocas e paulistas, acontece mais cedo, às 16h. O Corinthians, vindo de duas derrotas, recebe o Fluminense. O atacante Finazzi retorna ao time. Carlos Alberto e Bruno Octávio disputam a vaga de Marcelo Mattos, que está indo para o Panathinaikos.

Enquanto o irmão pode estrear pelo São Paulo, o meia Carlos Alberto se despediu do Fluminense na última quinta-feira.

O Palmeiras visita o Náutico, às 18h10, tentando a terceira vitória consecutiva. O volante Pierre está suspenso e desfalca o Verdão.

Essa matéria foi originalmente publicada no jornal A Tarde de 7/7/2007

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Baianos do interior tentam chegar mais longe na Série C

Leandro Silva

Desde a Série C de 2003, quando o Juazeiro conseguiu chegar à segunda fase, nenhum outro clube do interior baiano conseguiu a classificação na primeira fase da competição nacional. Em 2001, o Juazeiro conseguiu terminar em oitavo.

Este ano, Atlético de Alagoinhas e Poções, que conseguiram a vaga, por méritos, depois da boa campanha no Estadual, se preparam para tentar quebrar esta escrita. As duas equipes fazem parte do Grupo 8, junto com Coruripe e Linhares.

Atlético – Além de manter a base do time que terminou em terceiro no Baiano, o Carcará se reforçou com ex-jogadores de Bahia, Ipitanga e, principalmente, do Vitória, graças à parceria firmada com o rubro-negro.

O atacante Diogo e o lateral-esquerdo Célio iniciaram o ano no Bahia e, agora, se juntaram aos destaques do time: Márcio Carioca e Renna. Do Bahia, também chegou o lateral-direito Henrique. Vieram, do parceiro Vitória, os zagueiros Murilo Tuchê e Vitor Ramos, o lateral-direito Ademir, os volantes Neto e Elton, os meias Narcízio e Carlos Magno e Willians.

A base do Carcará na Série C deve ser formada por: Alan, Ademir, Murilo Tuchê, Ricardo e Célio; Neto, Elton, Narcízio e Márcio Carioca; Renna e Diogo. Célio e Narcízio não foram regularizados e ficam de fora da estréia. Em seus lugares, jogam Gustavo e Ueider.

Poções – A Raposa terminou o Estadual acreditando que contaria com importantes reforços cedidos pelo parceiro Atlético Mineiro para a disputa da Série C. Mas ficou apenas na ilusão. Por isso, o clube teve que garimpar jogadores de outras equipes do Campeonato Baiano, predominantemente do Vitória da Conquista, além de segurar alguns atletas importantes do time no Estadual, como o goleiro Ewerton.

Chegaram, do Colo-Colo, o lateral-esquerdo Wescley e o atacante Kena, revelado pelo Bahia. Artur, Sílvio, Éder, Rafael e Diego são provenientes do Vitória da Conquista. A Raposa perdeu seu principal jogador no Estadual, o meia Inho, que foi para o Bahia. Segundo o técnico Davi Chaves, o time da estréia é Ewerton, Marlon, Silvinho, Marivaldo e Wescley; Eder, Edimar, Rafael e Luizinho; Diogo e Cafu.

Essa matéria foi originalmente publicada no Jornal A Tarde do dia 6/7/2007