sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Caso Coelho: Houve exagero?


Leandro Silva

Os atos são diversos: chute no rosto, cotovelada, doping, trombada forte e até cusparada. A conseqüência? Punição de 120 dias.

O lateral-direito Coelho, do Atlético/MG, é o quinto jogador a receber esta pena durante a Série A do Brasileirão deste ano.

O lateral foi punido pela falta cometida em Kérlon, do Cruzeiro, depois do ´drible da foca´ do atleta cruzeirense, durante o clássico do último dia 15, no Mineirão.

Personagem principal da confusão, Coelho, falou com a reportagem do ATEC, por telefone, e acredita que a imprensa contribuiu para sua punição. “A maioria das pessoas que me criticou nunca chutou uma bola na vida e nem sabe o que é um clássico”, desabafa.

Para o vice-presidente Jurídico do Atlético/MG, Roberto Vasconcellos, a repercussão do lance na mídia prejudicou o atleta.

“Eu acho que os auditores que votaram pela pena de 360 ou 120 dias perderam o foco da questão, deixaram de julgar a falta de Coelho e fizeram uma defesa da jogada de Kérlon”, reclama Vasconcellos, contactado pela reportagem do ATEC, ontem, quando estava no Rio de Janeiro entrando com um recurso contra a decisão do STJD.

Vasconcellos informou que o recurso já está protocolado e pode entrar na pauta do órgão até mesmo na próxima semana. O atleta fica sem atuar, pelo menos, até novo julgamento. “Agora, é aguardar.

Lógico que espero voltar a jogar o mais rapidamente possível”, declara Coelho.

SEVERA – Os chamados defensores do futebol-arte se apressaram em condenar a atitude de Coelho logo em seguida ao lance, mas a punição severa não foi muito comemorada em Belo Horizonte.

As opiniões na capital mineira, ontem, eram, em sua grande maioria, contrárias à decisão.

Segundo o jornalista mineiro Clésio Giovani, a punição foi considerada exagerada até mesmo pelos cruzeirenses. A rivalidade foi deixada de lado até pelo vice-presidente da Raposa, Zezé Perrela, que estava participando do programa B astidores da Rádio Itatiaia, durante o julgamento, e teria dito que uma suspensão por quatro jogos estaria de bom tamanho.

OUTROS CASOS – Antes de Coelho, quatro jogadores já tinham sofrido a mesma pena. Dodô, flagrado no exame anti-doping, já conseguiu se safar da punição, mesmo sem uma comprovação de inocência, o que irritou a Fifa.

Os outros continuam cumprindo pena. Túlio está atuando apenas pela Copa Sul-Americana depois que acertou um chute no rosto de Leandro, do São Paulo.

O baiano Obina só voltará a jogar em 2008, depois de dar uma cotovelada em Índio, do Inter/RS. Já o meia Hugo, do São Paulo, foi suspenso depois de cuspir no volante Goiano, do Paraná Clube.

O zagueiro Eduardo, do Bahia, também já foi suspenso este ano, pelo mesmo período, por agredir um jogador do Galícia durante o Baiano de Juniores. Cumpriu 70.

Roberto Vasconcellos credita o aumento de suspensões à tecnologia.“Hoje, é muito mais fácil flagrar lances polêmicos”.

O lateral diz que teria nova atitude se Kérlon voltasse a tentar o drible em sua frente. “Hoje, eu iria tentar um jeito de tirar a bola sem acertar ele”, garante.


Texto publicado originalmente no Jornal A Tarde do dia 28/09/2007

Tropeços?

Leandro Silva

O Sevilla começou a semana bem, goleando o Recreativo Huelva e mantendo os 100% de aproveitamento na Liga Espanhola. Em dois jogos, é verdade. Mas no meio da semana, diante do Arsenal, sensação da atual Liga Inglesa, pela tão sonhada Liga dos Campeões, a aparente força do time andaluz ruiu diante do time de Fàbregas.

Uma derrota deveria ser considerada normal, o jeito é garantir a classificação nos jogos contra os outros dois coadjuvantes Slavia e Steaua e tentar devolver o resultado contra o Arsenal em casa para buscar o primeiro lugar. Mas o placar de 3 a 0 lançou uma nuvem de pessimismo sobre Sevilla.

Não quanto à classificação, afinal ainda se espera que o Sevilla consiga uma das vagas do Grupo H com tranqüilidade. O problema são as ambições maiores de chegar longe na Liga dos Campeões depois de dois títulos da Copa da Uefa. Depois dos 3 a 0 fica aquela pergunta no ar: Será que o clube está no mesmo nível dos gigantes europeus?

No final da semana, o time teve mais um encontro contra um dos tais gigantes, o Barcelona. Dessa vez, o jogo foi mais duro e o placar por 2 a 1 pode ser considerado normalíssimo. A questão é que uma vitória poderia servir como uma injeção de otimismo nos torcedores e no próprio clube que precisa mostrar, nos próximos jogos, quais as reais ambições e condições na temporada.

Texto publicado no www.futeboleuropeu.com.br

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Liga dos Importadores

Leandro Silva e Eliano Jorge

Pela primeira vez, todos os 96 jogos da primeira fase da Liga dos Campeões Europeus envolvem equipes de jogadores brasileiros. É o resultado mais claro do êxodo que empobrece os gramados daqui. Estas exportações, hoje, abrem a etapa de grupos da melhor competição interclubes do planeta.

Lá, entre os maiores craques, estão 103 atletas do Brasil. Em 27 dos 32 clubes (veja quadro abaixo). É um recorde impressionante.

E ainda não foram inscritos Alexandre Pato e Digão, do Milan, e Adriano e César, da Internazionale. São quase dez times inteiros. Outro produto nacional é Zico, treinador do Fenerbahçe.

Dida é o único baiano campeão em 52 edições da Liga dos Campeões. Com o Milan, festejou em 2003 e 2007. Além dele, três conterrâneos seus perseguem inédito título nesta temporada: Daniel Alves, Liedson e Edcarlos.

Com passagem por clubes baianos, há 11 boleiros: seis do Vitória, três do Bahia, um do Real Salvador, e outro do Poções. Dá uma escalação completa: Dida, Pedro, Alcides, David Luiz e Lino; Dudu Cearense, Daniel Alves, Serginho e Leandro Lima; Liedson e Adriano.

O lateral Fagner, do PSV, treinou por alguns meses no Vitória, este ano, mas não jogou.

Mudança – Somente cinco times não contam com brasileiros: os escoceses Celtic e Glasgow Rangers, o francês Olympique de Marselha, o norueguês Rosenborg e o romeno Steaua Bucareste.

Mas engana-se quem pensa que os europeus continuam valorizando só o talento ofensivo deles. O sucesso de Dida abriu portas para os goleiros compatriotas. Agora, há sete inscritos. Cinco, titulares. As exceções, Júlio Sérgio e Cássio, são reservas de brasileiros.

O número de laterais, 23, perde apenas por dois para a quantidade de atacantes. Tudo bem que os alas brasileiros se destacam pelo apoio ao ataque. Entretanto, há também 18 zagueiros.

A DISPUTA – Passam ao mata-mata das oitavas-de-final dois clubes de cada um dos oito grupos formados por quatro equipes.

Antes, já houve três etapas seletivas em eliminatórias simples, entre campeões de países menos tradicionais e representantes de nações melhor ranqueadas.

O Milan, atual dono do troféu, começa a defesa do título hoje, em casa, contra o Benfica, reeditando as finais de 1963 e 90. O rubro-negro venceu por 2 a 1, na Inglaterra, e depois por 1 a 0, na Áustria.

A Bahia se faz presente no duelo, com Dida e Edcarlos. Os armadores também travarão confronto interessante. Foi Kaká, artilheiro e craque da última edição, quem desbancou o português Rui Costa da condição de titular no Milan.

A outra partida do Grupo D será entre o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Celtic, da Escócia.

AMIGOS E RIVAIS – A dupla Robinho e Diego se enfrenta pela primeira vez, hoje, na abertura do Grupo C, atuando por Real Madrid e Werder Bremen. Eles se destacaram juntos, no Santos, e se reencontraram na Seleção, mas só agora se opõem oficialmente.

No outro embate da chave, a Lazio visita o Olympiacos, que perdeu Rivaldo para o inimigo AEK.

Pelo Grupo A, chama a atenção o confronto entre Porto e Liverpool, dois dos quatro últimos campeões da Liga. Entre os brasileiros portistas, apenas Leandro Lima e Paulo Assunção estão relacionados. Os Reds foram vices em 2007.

Favorito do Grupo B, o Chelsea, sem os destaques Drogba e Lampard, recebe o Rosenborg. Com mais equilíbrio, Schalke e Valencia iniciam a briga pela outra vaga.

Texto originalmente publicado no jornal A Tarde do dia 19/09/2007

103 Brasileiros na Liga dos Campeões

Leandro Silva

ARSENAL, Inglaterra (3)
Denilson (V, ex-São Paulo)
Gilberto Silva (V, ex-Atlético/MG)
Eduardo da Silva (A, Croácia)

BARCELONA, Espanha (4)
Edmilson (V, ex-São Paulo)
Sylvinho (LE, ex-Corinthians)
Ronaldinho Gaúcho (M, ex-Grêmio)
Deco (M, Portugal)

BENFICA, Portugal (4)
Edcarlos (Z, ex-São Paulo) Lauro de Freitas, 22 anos
David Luiz (Z, ex-Vitória)
Luisão (Z, ex-Cruzeiro)
Léo (LE, ex-Santos)

BESIKTAS, Turquia (3)
Ricardinho (M, ex-Corinthians)
Bobô (A, ex-Corinthians)
Márcio Nobre (A, ex-Cruzeiro)

CHELSEA, Inglaterra (2)
Alex (Z, ex-Santos)
Belletti (LD, ex-Atlético/MG)

CSKA MOSCOU, Rússia (6)
Eduardo Ratinho (LD, ex-Corinthians)
Dudu Cearense (V, ex-Vitória)
Ramon (M, ex-Atlético/MG)
Daniel Carvalho (M, ex-Inter)
Vagner Love (A, ex-Palmeiras)
Jô (A, ex-Corinthians)

DYNAMO KIEV, Ucrânia (5)
Rodrigo (Z, ex-São Paulo)
Corrêa (V, ex-Palmeiras)
Diogo Rincón (M, ex-Inter)
Michael (M, ex-Palmeiras)
Kléber (A, ex-São Paulo)

FENERBAHÇE, Turquia (6)
Edu Dracena (Z, ex-Cruzeiro)
Roberto Carlos (LE, ex-Palmeiras)
Marco Aurélio (V, Turquia)
Alex (M, ex-Cruzeiro)
Deivid (A, ex-Santos)
Wederson (LE, ex-Ituano)

INTERNAZIONALE, Itália (3)
Julio Cesar (G, ex-Flamengo)
Maxwell (LE, ex-Cruzeiro)
Maicon (LD, ex-Cruzeiro)

LAZIO, Itália (1)
Emílson Cribari (Z, ex-Londrina)

LIVERPOOL, Inglaterra (2)
Lucas (V, ex-Grêmio)
Fábio Aurélio (LE, ex-São Paulo)

LYON, França (5)
Anderson (Z, ex-Corinthians)
Cris (Z, ex-Cruzeiro)
Fábio Santos (V, ex-Cruzeiro)
Juninho Pernambucano (M, ex-Vasco)
Fred (A, ex-Cruzeiro)

MANCHESTER UNITED, Inglaterra (1)
Anderson (M, ex-Grêmio)

MILAN, Itália (6)
Dida (G, ex-Vitória) Irará, 33 anos
Serginho (LE, ex-Bahia)
Cafu (LD, ex-Palmeiras)
Emerson (V, ex-Grêmio)
Kaká (M, ex-São Paulo)
Ronaldo (A, ex-Cruzeiro)

OLYMPIACOS, Grécia (1)
Júlio César (Z, ex-América-RN)

PORTO, Portugal (6)
Helton (G, ex-Vasco)
Lino (LE, ex-Bahia)
Paulo Assunção (V, ex-Palmeiras)
Leandro Lima (M, ex-Real Salvador)
Edgar (A, ex-São Paulo)
Adriano Louzada (A, ex-Vitória)

PSV, Holanda (5)
Gomes (G, ex-Cruzeiro)
Cássio (G, ex-Grêmio)
Fagner (LD, ex-Corinthians)
Alcides Eduardo (Z, ex-Vitória)
Jonathan Reis (A, ex-Atlético/MG)

REAL MADRID, Espanha (4)
Pepe (Z, Portugal)
Marcelo (LE, ex-Fluminense)
Júlio Baptista (M, ex-São Paulo)
Robinho (A, ex-Santos)

ROMA, Itália (6)
Doni (G, ex-Corinthians)
Júlio Sérgio (G, ex-Santos)
Juan (Z, ex-Flamengo)
Cicinho (LD, ex-São Paulo)
Mancini (LD, ex-Atlético Mineiro)
Taddei (M, ex-Palmeiras)

SCHALKE, Alemanha (3)
Rafinha (LD, ex-Coritiba)
Bordon (Z, ex-São Paulo)
Kuranyi (A, Alemanha)

SEVILLA, Espanha (4)
Daniel Alves (LD, ex-Bahia) Juazeiro, 24 anos
Adriano (LE, ex-Coritiba)
Renato (V, ex-Santos)
Luís Fabiano (A, ex-São Paulo)

SHAKHTAR DONETSK, Ucrânia (6)
Ilsinho (LD, ex-São Paulo)
Jadson (M, ex-Atlético/PR)
Fernandinho (M, ex-Atlético/PR)
Willian (M, ex-Corinthians)
Luiz Adriano (A, ex-Inter)
Brandão (A, ex-São Caetano)

SPORTING LISBOA, Portugal (7)
Anderson Polga (Z, ex-Grêmio)
Gladstone (Z, ex-Cruzeiro)
Ronny (LE, ex-Corinthians)
Pedro (LD, ex-Vitória)
Celsinho (M, ex-Portuguesa)
Liedson (A, ex-Poções) Cairu, 29 anos
Derlei (A, ex-Guarani)

SLAVIA PRAGA, Rep. Tcheca (2)
Michel Costa (M, ex-Barueri)
Gaúcho (A, ex-União Barbarense)

STUTTGART, Alemanha (4)
Gledson (Z, ex-Tubarão/SC)
Antônio da Silva (M, ex-Flamengo)
Ewerthon (A, ex-Corinthians)
Cacau (A, carreira alemã)

VALENCIA, Espanha (1)
Edu (V, ex-Corinthians)

WERDER BREMEN, Alemanha (3)
Naldo (Z, ex-Juventude)
Diego (M, ex-Santos)
Carlos Alberto (M, ex-Fluminense)

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Guia da Liga dos Campeões - Grupo A

Leandro Silva

Liverpool

Destaques: Gerrard e Fernando Torres
Brasileiros: Lucas e Fabio Aurélio
Time-base: 25 Reina, 3 Finnam, 23 Carragher, 5 Agger, 17 Arbeloa; 14 Xabi Alonso, 20 Mascherano, 8 Gerrard, 6 Riise; 18 Kuyt, 9 Fernando Torres

Elenco:

Goleiros:
25 Pepe Reina
30 Charles Itandje
40 David Martin

Defensores:
3 Steve Finnan
4 Sami Hyypiä
5 Daniel Agger
6 John Arne Riise
12 Fabio Aurelio
17 Álvaro Arbeloa
23 Jamie Carragher

Meio-campistas
7 Harry Kewell
8 Steven Gerrard
11 Yossi Benayoun
14 Xabi Alonso
16 Jermaine Pennant
20 Javier Mascherano
21 Lucas Leiva
22 Mohamed Sissoko
33 Sebastian Leto

Atacantes:
9 Fernando Torres
10 Andriy Voronin
15 Peter Crouch
18 Dirk Kuyt
19 Ryan Babel


Porto

Destaques: Quaresma
Brasileiros: Helton, Lino, Paulo Assunção, Leandro Lima, Adriano Louzada, Edgar
Time-base: 1 Helton, 12 Bosingwa, 14 João Paulo, 2 Bruno Alves e 13 Fucile; 6 Paulo Assunção, 16 Raul Meireles, 8 Lucho Gonzales, 20 Leandro Lima; 7 Quaresma, 9 Lopez
Elenco:

Goleiros:
1 Helton
24 Hugo Ventura
33 Nuno

Defensores:
2 Bruno Alves
3 Pedro Emanuel
4 Milan Stepanov
5 Marek Cech
12 Bosingwa
13 Fucile
14 João Paulo
15 Lino

Meio-campistas
6 Paulo Assunção
7 Ricardo Quaresma
8 Lucho González
11 Mariano González
16 Raúl Meireles
17 Tarik Sektioui
18 Mario Ariel Bolatti
20 Leandro Lima
25 Kazmierczak

Atacantes:
9 Lisandro López
19 Ernesto António Farías
23 Hélder Postiga
28 Adriano
29 Edgar


Olympique de Marseille

Destaques: Nasri e Cissé
Brasileiros: Não tem
Time-base: 1 Carrasso, 24 Bonnart, 32 Givet, 4 J.Rodriguez, 3 Taiwo; 19 Caña, 6 Ziani, 20 Nasri, 10 Zenden; 9 Cissé e 11 Niang

Elenco:

Goleiros:
1 Cédric Carrasso
16 Sébastien Hamel
30 Steve Mandanda
40 Sébastien Mate

Defensores
3 Taye Taiwo
4 Julien Rodriguez
5 Jacques Faty
15 Ronald Zubar
24 Laurent Bonnart
32 Gaël Givet

Meio-campistas
6 Karim Ziani
7 Benoît Cheyrou
8 Wilson Oruma
17 Modeste M'Bami
18 Vincent Gragnic
19 Lorik Cana
22 Samir Nasri
28 Mathieu Valbuena

Atacantes:
9 Djibril Cissé
10 Boudewijn Zenden
11 Mamadou Niang
12 Fabrice Fiorèse
13 Salim Arrache
21 Matt Moussilou
37 Guy Gnabouyou


Besiktas

Destaques: Ricardinho e Rustu
Brasileiros: Ricardinho, Bobô, Márcio Nobre
Time-base: 1 Rustu, 2 Kurtulu, 15 Diatta, 58 Toraman, 19 Uzulmez; 18 Cissé, 17 Ricardinho, 21 Ozkan, 14 Tello; 10 Matías Delgado, 13 Bobô
Elenco:

Goleiros:
1 Rustu Reçber
35 Atilla Özmen
84 Hakan Arkan

Defensores
2 Serdar Kurtulu
3 Mehmet Sedef
5 Gökhan Zan
8 Baki Mercimek
15 Lamine Diatta
58 Ibrahim Toraman

Meio-campistas
6 Mehmet Yozgatli
7 Burak Ylmaz
10 Matías Delgado
14 Rodrigo Tello
17 Ricardinho
18 Edouard Cissé
19 Ibrahim Üzülmez
21 Serdar Özkan
22 Ali Tandokan

Atacantes
9 Federico Higuaín
11 Márcio Nobre
13 Bobo
99 Batuhan Karadeniz

Guia da Liga dos Campeões - Grupo B

Leandro Silva

Chelsea

Destaques: Drogba e Lampard
Brasileiros: Alex, Beletti
Time-base: 1 Cech, 35 Beletti, 33 Alex, 26 John Terry, 3 Asley Cole; 12 Mikel, 5 Essien, 8 Lampard, 15 Malouda; 7 Shevchenko, 11 Drogba

Elenco:

Goleiros:
1 Petr Cech
23 Carlo Cudicini
40 Hilário

Defensores
3 Ashley Cole
6 Ricardo Carvalho
18 Wayne Bridge
20 Paulo Ferreira
22 Tal Ben Haim
26 John Terry
33 Alex
35 Juliano Belletti

Meio-campistas
4 Claude Makelele
5 Michael Essien
8 Frank Lampard
9 Steven Sidwell
10 Joe Cole
12 John Obi Mikel
15 Florent Malouda
24 Shaun Wright-Phillips

Atacantes:
7 Andriy Shevchenko
11 Didier Drogba
14 Claudio Pizarro
21 Salomon Kalou


Valencia

Destaques: Villa
Brasileiros: Edu
Time-base: 1 Canizares, 23 Miguel, 5 Marchena, 15 Helguera, 24 Moretti; 6 Albelda, 8 Baraja, 17 Joaquin, 21 David Silva; 7 David Villa, 9 Morientes


Elenco:

Goleiros:
1 Santiago Cañizares
13 Timo Hildebrand
25 Juan Luis Mora

Defensores
4 Raúl Albiol
5 Carlos Marchena
12 Marco Caneira
15 Iván Helguera
20 Alexis
23 Luis Miguel
24 Emiliano Moretti

Meio-campistas
3 Manuel Fernandes
2 Sunny
6 David Albelda
8 Rubén Baraja
11 Jaime Gavilán
14 Vicente Rodríguez
16 Juan M. Mata
17 Joaquín
22 Edu

Atacantes:7 David Villa
9 Fernando Morientes
10 Miguel Ángel Angulo
18 Nikola Zigic
19 Javier Arizmendi
21 David Silva


Schalke 04

Destaques: Kuranyi,
Brasileiros: Kuranyi, Bordon, Rafinha
Time-base: 1 Neuer, 18 Rafinha, 5 Bordon, 20 Krstajic, 24 Pander; 8 Ernst, 13 Jones, 10 Rakitic, 14 Asamoah; 19 Altintop, 22 Kuranyi


Elenco:

Goleiros:
1 Manuel Neuer
34 Toni Tapalovic

Defensores
4 Mathias Abel
5 Marcelo Bordon
16 Darío Rodríguez
18 Rafinha
20 Mladen Krstajic
24 Christian Pander

Meio-campistas
3 Levan Kobiashvili
7 Gustavo Varela
8 Fabian Ernst
10 Ivan Rakitic
13 Jermaine Jones
17 Mesut Özil
21 Carlos Grossmüller
25 Zlatan Bajramovic
26 Mimoun Azaouagh
28 Markus Heppke

Atacantes:
9 Søren Larsen
11 Peter Løvenkrands
14 Gerald Asamoah
19 Halil Altintop
22 Kevin Kuranyi

Rosenborg

Destaques: Iversen
Brasileiros: Não tem
Time-base: 1 Hirschfeld, 6 Strand, 2 Koppinen, 5 Basma, 33 Dorsin; 10 Riseth, 27 Sapara, 14 Iversen, 15 Skjelbred, 20 Traoré; 7 Koné

Elenco:

Goleiros:
1 Ole Lilleås Næss
13 Lars Hirschfeld
28 Alexander Lund Hansen

Defensores
2 Miika Koppinen
4 Fredrik Stoor
5 Christer Basma
10 Vidar Riseth
11 Andreas Nordvik
18 Alejandro Lago
26 Bjørn Tore Kvarme
33 Mikael Dorsin

Meio-campistas
6 Roar Strand
15 Per Ciljan Skjelbred
16 Albert Berbatovci
19 Alexander Tettey
27 Marek Sapara

Atacantes
7 Yssouf Kone
8 Didier Konan Ya
9 Thomas Valø
11 Jo Sondre Aas
14 Steffen Iversen
17 Øyvind Storflor
20 Abdou Razack Traoré
23 Michael Jamtfal

Guia da Liga dos Campeões - Grupo C

Leandro Silva

Real Madrid

Destaques: Robinho e Nistelrooy
Brasileiros: Pepe, Marcelo, Julio Baptista e Robinho
Time-base: 1 Casillas, 4 Sergio Ramos, 3 Pepe, 5 Cannavaro, 16 Heinze; 8 Gago, 14 Guti, 23 Sneidjer; 10 Robinho, 7 Raul, 17 Nistelrooy

Elenco:

Goleiros
1 Iker Casillas
25 Jerzy Dudek

Defensores:
2 Míchel Salgado
3 Pepe
4 Sergio Ramos
5 Fabio Cannavaro
12 Marcelo
15 Royston Drenthe
16 Gabriel Heinze
21 Christoph Metzelder
22 Miguel Torres

Meio-campistas
6 Mahamadou Diarra
8 Fernando Gago
11 Arjen Robben
14 Guti
19 Julio Baptista
23 Wesley Sneijder
24 Javier Ángel Balboa

Atacantes:
10 Robinho
17 Ruud van Nistelrooy
7 Raúl González
9 Roberto Soldado
18 Javier Saviola
20 Gonzalo Higuaín

Werder Bremen

Destaques: Diego
Brasileiros: Naldo, Diego, Carlos Alberto
Time-base: 1 Wiese, 8 Fritz, 4 Naldo, 29 Mertesacker, 13 Tosic; 6 Baumman, 22 Frings, 24 Borowski, 10 Diego; 18 Sanogo, 9 Rosenberg

Elenco:

Goleiros:
1 Tim Wiese
33 Christian Vander
40 Nico Pellatz

Defensores
2 Sebastian Boenisch
3 Petri Pasanen
4 Naldo
5 Pierre Womé
8 Clemens Fritz
13 Duško Tošic
15 Patrick Owomoyela
16 Leon Andreasen
29 Per Mertesacker

Meio-campistas6 Frank Baumann
7 Jurica Vranješ
10 Diego
19 Carlos Alberto
20 Daniel Jensen
22 Torsten Frings
24 Tim Borowski
31 Kevin Artmann

Atacantes
9 Markus Rosenberg
14 Aaron Hunt
18 Boubacar Sanogo
23 Hugo Almeida
34 Martin Harnik


Lazio

Destaques: Rocchi
Brasileiros: Crbari
Time-base: 1 Muslera, 6 Scaloni, 2 Stendardo, 25 Crbari, 8 Zauri; 24 Ledesma, 5 Mutarelli, 26 Mundigayi, 11 Mauri; 18 Rocchi, 19 Pandev

Elenco:

Goleiros:
1 Nestor Fernando Muslera
32 Marco Ballotta

Defensores
2 Guglielmo Stendardo
3 Aleksandar Kolarov
6 Lionel Scaloni
8 Luciano Zauri
13 Sebastiano Siviglia
25 Emilson Cribari
29 Lorenzo De Silvestri
86 Simone Sannibale

Meio-campistas
4 Fabio Firmani
5 Massimo Mutarelli
10 Roberto Baronio
11 Stefano Mauri
23 Mourad Meghni
24 Cristian Ledesma
26 Gaby Mudingayi
40 Fabio Casini
85 Valon Behrami
88 Christian Manfredini

Atacantes:
17 Igli Tare
18 Tommaso Rocchi
19 Goran Pandev
20 Stephen Makinwa
81 Simone Del Nero


Olympiakos

Destaques: Galetti, Kovacevic
Brasileiros: Julio Cesar
Time-base: 71 Nikopolidis, 2 Patsatzoglu, 5 Julio César, 14 Zewlakov, 15 Raul Bravo; Stoltidis, Torossidis, Ledesma, Djordjevic; Galetti e Lua Lua

Elenco:

Goleiros:
1 Leonidas Panagopoulos
71 Antonios Nikopolidis
74 Tomislav Butina

Defensores:
2 Christos Patsatzoglou
3 Didier Domi
5 Júlio César
14 Michal Zewlakow
15 Raúl Bravo
18 Paraskevas Antzas
30 Anastasios Pantos
35 Vassilis Torossidis
92 Kyriakos Papadopoulos

Meio-campistas
6 Ieroklis Stoltidis
8 Rodrigo Javier Archubi
11 Predrag Djordjevic
16 Marco Né
19 Konstantinos Mendrinos
22 Konstantinos Mitroglou
28 Cristian Raúl Ledesma

Atacantes
7 Luciano Galletti
9 Darko Kovacevic
32 Lua Lua
10 Leonel Núñez
23 Michalis Konstantinou

Guia da Liga dos Campeões - Grupo D

Leandro Silva

Milan
Com a responsabilidade de defender o título da competição, o Milan não deverá ter dificuldades para passar da primeira fase e, como quase sempre, é um dos grandes favoritos ao título da competição. Poderia ser o time mais brasileiro da competição, mas não pôde inscrever o atacante Alexandre Pato e não inscreveu o zagueiro Digão, irmão de Kaká.

Destaques: Kaká e Ronaldo
Brasileiros: Dida, Cafu, Serginho, Emerson, Kaká e Ronaldo
Time-base: 1 Dida, 44 Oddo, 13 Nesta, 3 Maldini, 18 Jankulovski; 8 Gattuso, 21 Pirlo, 23 Ambrosini, 10 Seedorf, 22 Kaká; 99 Ronaldo

Elenco:

Goleiros:
1 Dida
16 Zeljko Kalac
29 Valerio Fiori

Defensores
2 Cafu
3 Paolo Maldini
4 Kakha Kaladze
13 Alessandro Nesta
17 Dario Simic
18 Marek Jankulovski
19 Giuseppe Favalli
25 Daniele Bonera
27 Serginho
44 Massimo Oddo

Meio-campistas
21 Andrea Pirlo
8 Gennaro Gattuso
10 Clarence Seedorf
22 Kaká
20 Yoann Gourcuff
23 Massimo Ambrosini
5 Emerson
32 Cristian Brocchi

Atacantes
99 Ronaldo
9 Filippo Inzaghi
11 Alberto Gilardino
84 Willy Aubameyang

Benfica
O time do ex-rubro-negro David Luiz é o favorito a ficar com a segunda vaga do grupo, mas não será tão fácil.

Destaques: Oscar Cardozo e Rui Costa
Brasileiros: Edcarlos, Luisão, David Luiz, Léo
Time-base: 24 Butt, 22 Nélson, 4 Luisão, 23 David Luiz, 5 Léo; 6 Petit, 26 Cristian Rodriguez, 14 Maxi Pereira, 10 Rui Costa, 20 Di Maria; 7 Oscar Cardozo

Elenco:

Goleiros:
1 José Moreira
12 Quim
24 Jörg Butt

Defensores:
2 Luís Filipe
3 Edcarlos
4 Luisão
5 Léo
11 Miguelito
17 Marc Zoro
22 Nélson
23 David Luiz

Meio-campistas
6 Petit
8 Konstantinos Katsouranis
10 Rui Costa
14 Maxi Pereira
18 Augustin Gilles Binya
25 Nuno Assis
26 Cristián Rodríguez

Atacantes:
7 Óscar Cardozo
16 Fábio Coentrão
19 Gonzalo Bergessio
20 Angel Di María
21 Nuno Gomes
30 Freddy Adu

Shakhtar

Foi um dos times que mais investiram para a atual temporada. Conta com seis brasileiros em seu elenco. Elano e Matuzalém foram embora, mas chegaram Ilsinho e Willian. A contratação de Lucarelli é um grande reforço para que o time ucraniano consiga chegar mais longe na competição. A tendência é que brigue com o Benfica pela segunda vaga.

Destaques: Lucarelli, Nery Castillo e Jadson
Brasileiros: Ilsinho, Jadson, Fernandinho, Willian, Luiz Adriano, Brandão
Time-base: 1 Shust, 11 Ilsinho, 3 Hubschman, 5 Kucher, 26 Rat; 4 Duljaj, 7 Fernandinho, 8 Jadson, 22 Willian; 9 Nery Castillo, 99 Cristiano Lucarelli

Elenco:

Goleiros:
1 Bohdan Shust
30 Andriy Pyatov
35 Yuriy Virt

Defensores
Dmytro Chygrynskiy *
3 Tomáš Hübschman
5 Olexandr Kucher
11 Ilsinho
13 Vyacheslav Shevchuk
26 Rat
55 Volodymyr Yezerskiy

Meio-campistas
4 Igor Duljaj
7 Fernandinho
8 Jadson
9 Nery Castillo
10 Zvonimir Vukic
14 Evgen Bredun
15 Volodymyr Priyomov
18 Mariusz Lewandowski
19 Olexiy Gay
22 Willian
33 Darijo Srna

Atacantes
17 Luiz Adriano
20 Olexiy Bielik
21 Olexandr Gladkiy
25 Brandão
99 Cristiano Lucarelli

Celtic

É um time forte mas sem brilho. O grande destaque é o japonês Nakamura. Principalmente nos jogos na Escócia, costuma complicar a vida dos adversários.

Destaques: Nakamura e Boruc
Brasileiros: Não tem
Time-base: 1 Boruc, 12 Mark Wilson, 6 Baldé, 5 Caldwell, 3 Lee Naylor; 8 Brown, 11 Hartley, 25 Nakamura, 18 Donati; 7 Zurawski, 10 Hesselink

Elenco:

Goleiros
1 Artur Boruc
21 Mark Brown
47 Michael McGovern

Defensores
3 Lee Naylor
5 Gary Caldwell
6 Dianbobo Baldé
12 Mark Wilson
17 Steven Pressley
24 Jean-Joël Doumbé
41 John Kennedy
44 Stephen McManus
48 Darren O'Dea *
49 Scott Cuthbert *
52 Paul Caddis *

Meio-campistas
8 Scott Brown
11 Paul Hartley
15 Evander Sno
18 Massimo Donati
20 Jarošík
25 Shunsuke Nakamura

Atacantes
7 Maciej Zurawski
10 Jan Vennegoor of Hesselink
14 Derek Riordan
27 Scott McDonald
33 Chris Killen
55 Paul McGowan

domingo, 16 de setembro de 2007

Guia da Liga dos Campeões - Grupo E

Leandro Silva

Barcelona

Campeão da Liga dos Campeões na temporada 2005/2006, o Barcelona não foi feliz na defesa do título e acabou sucumbindo diante do Liverpool nas oitavas-de-finais. Para a nova edição da Liga, o clube conta com importantes reforços, principalmente de Thierry Henry. A contusão de Eto´o terrível para qualquer time do mundo pode ter tirado a responsabilidade do técnico Rijkaard de dar um jeito para montar o “Quarteto Fantástico” ou de mandar algum dos principais destaques do time para o banco de reservas. O Barcelona é o grande favorito à primeira vaga do grupo E.

Destaques: Ronaldinho, Henry, Messi e Eto´o
Brasileiros: Edmilson, Sylvinho, Deco, Ronaldinho
Time-base: 1 Valdés, 11 Zambrotta, 5 Puyol, 12 Gabriel Milito, 22 Abidal; 6 Xavi, 24 Yaya Touré, 20 Deco; 10 Ronaldinho, 19 Messi, 14 Henry


Elenco:

Goleiros:
1 Víctor Valdés
25 Albert Jorquera

Zagueiros:
4 Rafael Márquez
5 Carles Puyol
12 Gabriel Milito
21 Lilian Thuram
23 Oleguer Presas
15 Edmílson

Laterais:
11 Gianluca Zambrotta
22 Eric Abidal
16 Sylvinho

Meio-campistas:
6 Xavi Hernández
8 Andrés Iniesta
24 Yaya Touré
20 Deco

Atacantes:
10 Ronaldinho
9 Samuel Eto'o
14 Thierry Henry
19 Lionel Messi
7 Eidur Gudjohnsen
17 Giovani Dos Santos
27 Bojan Krkić
18 Santiago Ezquerro

Lyon

O Lyon ficou marcado por fazer ótimas campanhas na primeira fase da Liga dos Campeões nos últimos anos e acabar decepcionando no mata-mata. Soberano na França nos últimos anos, dessa vez o Lyon ainda não conseguiu engrenar no campeonato nacional. Juninho Pernambucano continua sendo a grande arma do time que é favorito para ficar com a segunda vaga do grupo.

Destaques: Juninho Pernambucano, Fred
Brasileiros: Anderson, Cris, Fábio Santos, Juninho Pernambucano, Fred
Time-base: 30 Vercoutre, 2 Clerc, 29 Squilacci, 22 Anderson, 21 Belhadj; 28 Toulalan, 6 Kallstrom, 5 Bodmer, 8 Juninho; 10 Benzema e 9 Fred

Elenco:

Goleiros:
1 Grégory Coupet
30 Rémy Vercoutre
25 Joan Hartock

Zagueiros:
22 Anderson
3 Cris
29 Sébastien Squillaci
4 Patrick Muller

Laterais:
2 François Clerc
20 Anthony Réveillère
11 Fabio Grosso
21 Nadir Belhadj

Meio-campistas
8 Juninho Pernambucano
6 Kim Källström
5 Mathieu Bodmer
26 Fábio Santos
28 Jérémy Toulalan
18 Hatem Ben Arfa

Atacantes:
9 Fred
7 Milan Baroš
10 Karim Benzema
14 Sidney Govou
23 Kader Keita


Stuttgart
O atual campeão alemão não deverá ter vida fácil para conseguir uma vaga na segunda fase. O principal adversário por uma vaga deverá ser o Lyon. O alemão Mario Gómez é o grande destaque da equipe

Destaques: Ewerthon, Pardo, Mario Gómez
Brasileiros: Gledson, Ewerthon, Cacau, Antonio Da Silva
Time-base: 1 Schafer, 5 Tasci, 3 Osório, 6 Fernando Meira, 15 Boka; 19 Hilbert, 13 Pardo, 25 Antonio; 9 Ewerthon, 18 Cacau, 33 Mario Gómez


Elenco:

Goleiros:
1 Raphael Schäfer
12 Michael Langer
31 Alexander Stolz


Defensores:

3 Ricardo Osório
4 Gledson
5 Tasci
6 Fernando Meira
21 Ludovic Magnin
15 Arthur Boka
17 Matthieu Delpierre

Meio-campistas:
11 Thomas Hitzlsperger
13 Pável Pardo
10 Yıldıray Baştürk
7 Silvio Meissner
19 Roberto Hilbert
25 Antonio Da Silva
8 Alexander Farnerud

Atacantes:
9 Ewerthon
33 Mario Gómez
18 Cacau
20 Ciprian Marica
27 Johannes Rahn

Rangers

A simples classificação do time escocês para a Copa da Uefa já pode ser considerada uma grande zebra. O time não conta com nenhum brasileiro em seu elenco.

Destaques: Beasley, e Boyd
Brasileiros: Não tem
Time-base: 1 McGregor, 2 Hutton, 24, Cuellar, 5 Papac, 3 Weir; 39 Amdy Faye, 6 Ferguson, 7 Hemdani, 8 Thomson, 20 Beasley; 9 Boyd, 19 Darcheville

Elenco:

Goleiros:
25 Roy Carroll
1 Allan McGregor
16 Graeme Smith

Defensores:
2 Alan Hutton
3 David Weir
5 Saša Papac
21 Kirk Broadfoot
22 Andy Webster
24 Carlos Cuéllar
28 Steven Whittaker

Meio-campistas:
6 Barry Ferguson
7 Brahim Hemdani
8 Kevin Thomson
11 Charles Adam
15 Alan Gow
17 Chris Burke
20 DaMarcus Beasley
27 Lee McCulloch
39 Amdy Faye

Atacantes:
4 Thomas Buffel
9 Kris Boyd
10 Nacho Novo
19 Jean-Claude Darcheville
29 Daniel Cousin
38 Steven Naismith

Guia da Liga dos Campeões - Grupo F

Leandro Silva

Manchester United

O Manchester parou nas semifinais da edição passada da Liga dos Campeões diante do campeão Milan. O time está ainda mais forte na atual temporada, com as contratações, principalmente de Tevez. Nani, Hargreaves, Anderson deixam o elenco com mais qualidade para suportar uma temporada inteira em alto nível. É favorito ao primeiro lugar do grupo F.

Destaques: Cristiano Ronaldo, Rooney e Tevez
Brasileiro: Anderson
Time-base: 1 Van Der Sar, 2 Gary Neville, 5 Rio Ferdinand, 15 Vidic, 3 Evra; 16 Carrick, 18 Scholes, 11 Ryan Giggs, 7 Cristiano Ronaldo; 32 Tevez, 10 Rooney

Elenco:

Goleiros:
1 Van der Sar
29 Tomasz Kuszczak

Zagueiros:
5 Rio Ferdinand
15 Nemanja Vidić
6 Wes Brown
19 Gerard Pique

Laterais:
2 Gary Neville
3 Patrice Evra
22 John O'Shea
27 Mikaël Silvestre

Meio-campistas:
4 Hargreaves
16 Carrick
18 Scholes
8 Anderson
11 Ryan Giggs
17 Nani
24 Fletcher
33 Eagles

Atacantes:
7 Cristiano Ronaldo
32 Tevez
10 Rooney
9 Louis Saha
21 Dong Fangzhuo


Roma

A Roma é favorita a uma das duas vagas do grupo junto com o Manchester United. O destino colocou novamente o Manchester no caminho da Roma. O que traz à lembrança de todos a goleada de 7 sofrida nas quartas-de-finais da edição passada da Liga dos Campeões. As contratações feitas na atual temporada fortalecem a equipe. Principalmente a chegada de Juan. O maior destaque da equipe continua sendo o capitão Totti, maior artilheiro da Europa na temporada passada, segundo os critérios da Chuteira de Ouro.

Destaques: Totti e Juan
Brasileiros: Doni, Julio Sérgio, Juan, Cicinho, Taddei, Mancini
Time-base: 32 Doni, 2 Panucci, 4 Juan, 5 Mexés, 22 Tonetto; 16 De Rossi, 8 Aquilani, 11 Taddei, 30 Mancini, 14 Giuly; 10 Totti

Elenco:

Goleiros:
32 Doni
27 Julio Sergio
1 Gianluca Curci

Zagueiros:
4 Juan
5 Philippe Mexes
21 Matteo Ferrari

Laterais:
3 Cicinho
2 Christian Panucci
77 Marco Cassetti
22 Max Tonetto
13 Andreolli
15 Antunes

Meio-campistas:
16 Daniele De Rossi
8 Alberto Aquilani
11 Taddei
30 Mancini
14 Ludovic Giuly
7 David Pizarro
20 Simone Perrotta
29 Barusso
33 Brighi

Atacantes:
10 Francesco Totti
9 Mirko Vučinić
18 Mauro Espósito


Sporting Lisboa

O Sporting chama a atenção por contar com 7 brasileiros em seu elenco. O atual vicecampeão português deve lutar por uma vaga na segunda fase da Liga dos Campeões, mas o mais provável é que termine com uma vaga na Copa da Uefa como terceiro colocado do grupo. O grande destaque da equipe é o atual artilheiro do Campeonato Português, o baiano Liedson. O time se reforçou bastante, mas pode sentir falta de alguns destaques da equipe que foram embora como o goleiro Ricardo e o meia Nani.

Destaques: Liedson, Romagnoli
Brasileiros: Pedro Silva, Polga, Gladstone, Ronny, Celsinho, Derlei, Liedson
Time-base: 34 Stojkovic, 78 Abel, 4 Polga, 13 Tonel, 8 Ronny; 24 Miguel Veloso, 28 João Moutinho, 30 Romagnoli, 7 Izmailov, 20 Djaló; 31 Liedson

Elenco

Goleiros:
34 Vladimir Stojković
1 Rui Patrício
16 Tiago

Defensores:
2 Pedro Silva
3 Marian Had
4 Polga
8 Ronny
13 Tonel
26 Gladstone
44 Paulo Renato
78 Abel

Meio-campistas
5 Paredes
6 Adrien Silva
7 Izmailov
10 Vukcevic
21 Pontus Farnerud
24 Miguel Veloso
28 João Moutinho
30 Leandro Romagnoli
88 Celsinho

Atacantes:
31 Liedson
11 Derlei
9 Milan Purovic
20 Yannick Djaló


Dynamo de Kiev

O time ucraniano é o grande azarão do grupo. Dificilmente deve ficar com uma das duas vagas para a segunda fase. A tendência é que dispute uma vaga na Copa da Uefa.
O ex-palmeirense Corrêa é um dos maiores destaques do time que conta 5 brasileiros em seu elenco.

Destaque: Corrêa
Brasileiros: Rodrigo, Corrêa, Diogo Rincon, Michael, Kleber
Time-base: 1 Shovkovskiy, 7 Corrêa, 3 Diakhate, 32 Gavrancic, 30 El Kaddouri; 4 Ghioane, 20 Gusev, 81 Markovic, 11 Michael; 10 Bangoura, 9 Kleber


Elenco:

Goleiros:
1 Olexandr Shovkovskiy
55 Olexandr Rybka

Defensores:
44 Rodrigo
2 Fedorov
3 Diakhate
7 Corrêa
26 Nesmachniy
32 Gavrancic
27 Vaschuk
81 Markovic

Meio-campistas:
4 Tiberiu Ghioane
8 Valentin Belkevich
14 Ruslan Rotan
15 Diogo Rincón
11 Michael
20 Oleh Gusev
30 Badr El Kaddouri
17 Taras Mikhalik

Atacantes:
5 Serhiy Rebrov
9 Kleber
10 Ismaël Bangoura
16 Maksim Shatskikh
25 Artem Milevskiy

sábado, 15 de setembro de 2007

Guia da Liga dos Campeões - Grupo G

Leandro Silva

Internazionale

A atual campeã italiana Internazionale de Milão tem time para liderar o grupo G, mas pode se complicar. Os três adversários parecem estar um nível abaixo do time italiano. Conseguiu manter a base da última temporada. E ainda se reforçou com o romeno Chivu. Chama a atenção a não inscrição do atacante brasileiro Adriano no elenco da Liga dos Campeões. Desde a Copa do Mundo do ano passado, e do naufrágio do Quadrado Mágico, o atacante não conseguiu mais repetir as suas grandes atuações e acaba ficando de fora da primeira fase de grupos da Liga.

Destaques: Ibrahimovic, Crespo, Vieira
Brasileiros: Julio César. Maicon, Maxwell
Time-base: 12 Julio Cesar, 13 Maicon, 2 Cordoba, 25 Samuel, 26 Chivu; 14 Vieira, 19 Cambiasso, 7 Figo, 5 Stankovic; 8 Ibrahimovic, 18 Crespo
Treinador: Mancini

Elenco:

Goleiros:
12 Júlio César
1 Francesco Toldo

Zagueiros:
26 Cristian Chivu
25 Walter Samuel
23 Marco Materazzi
2 Iván Córdoba
16 Nicolás Burdisso

Laterais:
4 Javier Zanetti
13 Maicon
6 Maxwell

Meio-campistas:
14 Patrick Vieira
19 Esteban Cambiasso
15 Olivier Dacourt
7 Luís Figo
5 Dejan Stanković
11 Luis Antonio Jimenez
21 Santiago Solari

Atacantes:
8 Zlatan Ibrahimović
18 Hernán Crespo
29 David Suazo
9 Julio Cruz


PSV Eindhoven

O atual tricampeão holandês deve brigar pela segunda colocação do grupo com CSKA e Fenerbahçe. A equipe, se comparada à última temporada, está enfraquecida, principalmente pela perda do zagueiro brasileiro Alex. Tem 5 brasileiros no elenco, mas apenas Gomes e Alcides devem ser titulares.

Destaques: Edison Mendez
Brasileiros: Gomes, Cássio, Alcides, Fagner, Jonathan Reis
Time-base: 1 Gomes, 2 Kromkamp, 13 Alcides, 4 Manuel da Costa, 3 Salcido; 6 Simons, 15 Culina, 20 Afellay, 8 Edison Mendez; 11 Kenneth Perez, 10 Danny Koevermans
Treinador: Ronald Koeman

Elenco:

Goleiros:
1 Gomes
31 Cássio

Zagueiros:
13 Alcides
14 Rajkovic
18 Eric Addo
4 Manuel da Costa

Laterais:
2 Kromkamp
23 Fagner
3 Salcido

Meio-campistas:
6 Simons
7 Vayrinen
20 Afellay
8 Edison Mendez
16 Aissatti
5 Zonneveld
25 John de Jong
15 Jason Culina

Atacantes:
17 Jefferson Farfán
11 Kenneth Perez
10 Danny Koevermans
19 Jonathan Reis
9 Danko Lazović


Fenerbahçe

Pode-se dizer que o time turco é um dos mais brasileiros da Europa. Além de contar com 6 jogadores brasileiros, o técnico da equipe é o Galinho Zico. Um outro destaque da equipe é o uruguaio Lugano que fez sucesso no Brasil atuando pelo São Paulo. O time depende muito do meia brasileiro Alex para tentar brigar por uma das duas vagas do Grupo G.

Destaques: Alex, Lugano
Brasileiros: Edu Dracena, Roberto Carlos, Gokçek Vederson, Mehmet Aurélio, Alex e Deivid
Time-base: 1 Demirel, 24 Deniz Bariz, 2 Lugano, 36 Edu Dracena, 3 Roberto Carlos; 4 Appiah, 15 Mehmet Aurélio, 20 Alex, 6 Wederson; 99 Deivid e 9 Kezman.
Treinador: Zico

Elenco:

Goleiros:
1 Volkan Demirel
22 Serdar Kulbilge

Defensores:
2 Lugano
36 Edu Dracena
24 Deniz Barış
3 Roberto Carlos
6 Gökçek Vederson
19 Önder Turacı
17 Can Arat
5 Yasin Çakmak

Meio-campistas:
4 Stephen Appiah
15 Mehmet Aurélio
20 Alex
11 Tümer Metin
7 Kemal Aslan
21 Selçuk Şahin

Atacantes:
99 Deivid
9 Mateja Kežman
8 Colin Kazım-Richards
23 Semih Şentürk


CSKA Moscou

Assim como o Fenerbahçe, o time russo também conta com 6 brasileiros em seu elenco. Quatro deles já foram chamados por Dunga para a seleção brasileira principal. E os outros dois já fizeram parte das seleções de base. O time conta principalmente com os gols do titular da seleção brasileira Vagner Love para conseguir uma das duas vagas do grupo G.

Destaques: Vagner Love, Daniel Carvalho, Akinfeev
Brasileiros: Eduardo Ratinho, Dudu Cearense, Daniel Carvalho, Ramon, Vagner Love, Jô
Time-base: 25 Akinfeev, 15 Odiah, 4 Ignashevic, 6 A. Berezustki, 24 V. Berezutski; 22 Aldonin, 20 Dudu Cearense, 17 Krasic, 7 Daniel Carvalho; 9 Vagner Love, 10 Jô

Elenco:

Goleiros
25 Igor Akinfeev
1 Veniamin Mandrykin

Defensores:
15 Chidi Odiah
2 Deividas Šemberas
4 Sergei Ignashevich
6 Aleksei Berezutski
24 Vasili Berezutski
21 Eduardo Ratinho

Meio-campistas:
20 Dudu Cearense
22 Evgeni Aldonin
7 Daniel Carvalho
8 Rolan Gusev
5 Ramón
17 Miloš Krasić
18 Yuri Zhirkov
11 Pavel Mamaev
25 Elvir Rahimić

Atacantes:
9 Vagner Love
10 Jô
19 Janczyk

Guia da Liga dos Campeões - Grupo H

Leandro Silva

Arsenal

A perda de Henry, maior ídolo do clube, para essa temporada era um forte indício de que a temporada não seria das melhores para o Arsenal. Mas o clube resolveu contrariar essa lógica e lidera o Campeonato Inglês depois de 5 rodadas, com 4 vitórias e apenas 1 empate. Beneficiado por cair em um grupo fácil em que deve apenas brigar pela primeira colocação com o Sevilla, o Arsenal pode chegar longe na Liga dos campeões se manter o ritmo do campeonato nacional.

Destaques: Van Persie, Fabregas
Brasileiros: Gilberto Silva, Denílson, Eduardo da Silva
Time-base: 1 Lehman, 27 Eboué, 5 Kolo Touré, 10 Gallas, 22 Clichy; 19 Gilberto Silva, 4 Fabregas, 7 Rosicky, 13 Hleb; 11 Van Persie e 25 Adebayor
Treinador: Arsene Wenger

Elenco:
Goleiros:
1 Jens Lehmann
21 Lukasz Fabiański
24 Almunia

Zagueiros:
5 Kolo Touré
6 Senderos
10 Gallas

Laterais
27 Emmanuel Eboué
3 Bacary Sagna
22 Clichy
31 Hoyte

Meio-campistas
19 Gilberto Silva
4 Cesc Fabregas
15 Denilson
8 Lassana Diarra
2 Abou Diaby
17 Song
16 Mathieu Flamini
7 Rosicky
13 Hleb

Atacantes:
11 Robin van Persie
25 Emmanuel Adebayor
9 Eduardo da Silva
32 Theo Walcott
26 Nicklas Bendtner

Sevilla

O Sevilla é um dos clubes que mais cresceu na Europa nos últimos anos, e depois de dois títulos da Copa da Uefa, agora a meta é chegar longe na Liga dos Campeões. Na fase preliminar, não deu chances para o AEK do brasileiro Rivaldo.
A força do time está no conjunto que já está junto a muitas temporadas. A permanência de Daniel Alves, depois do assédio de outros grandes clubes do continente, mostra que o clube tem grande pretensão. No elenco, Luis Fabiano e o grandalhão Kanouté são os especialistas em empurrar a bola para as redes.

Destaques: Daniel Alves, Kanouté e Luis Fabiano
Brasileiros: Daniel Alves, Adriano, Renato, Luis Fabiano
Time-base: 1 Palop, 4 Daniel Alves, 23, Boulahrouz, 2 Navarro, 3 Dragutinovic; 8 Poulsen, 11 Renato, 7 Navas, 6 Adriano; 10 Luis Fabiano e 12 Kanouté.
Treinador: Juande Ramos

Elenco:
Goleiros:
1Palop
Morgan de Sanctis

Laterais:
4 Daniel Alves
24 Hinkel
6 Adriano Correia
3 Dragutinovic

Zagueiros:
2 Javi Navarro
14 Escudé
15 Mosquera
23 Boulahrouz

Meio-campistas:
8 Poulsen
11 Renato
7 Jesus Navas
17 Capel
25 Maresca
21 Seydou Keita
18 Marti
5 Duda
20 Tom de Mul

Atacantes:
10 Luis Fabiano
12 Kanouté
9 Kerzhakov
22 Arouna Koné

Steaua Bucareste

O Steaua Bucareste tem 7 jogadores da seleção romena, líder do Grupo G das eliminatórias da Eurocopa 2008, à frente da Holanda. São eles: Petre Marin, Ghionea, Badoi, Goian, Ovidiu Petre, Banel Nicolita e Nicolae Dica.
Além disso, tem o goleiro Robinson Zapata, da seleção colombiana, destaque da Libertadores da América pelo Cúcuta. O treinador da equipe é o grande ídolo do país no futebol, Georghe Hagi.

Destaques: Robinson Zapata e Nicolae Dica
Brasileiros: Não tem
Time-base: 1 Robinson Zapata , 18 Petre Marin, 3 Dorin Goian, 5 Ionut Rada, 15 Mihai Nesu ; 20 Florin Lovin, 8 Petre Ovidiu, 16 Banel Nicolita, ; 10 Nicolae Dica, 25 Adrian Neaga, 30 Dorel Zaharia.
Treinador: Gheorghe Hagi

Elenco:
Goleiros:
Robinson Zapata
Cornel cernea

Defensores:
Petre Marin (seleção)
Sorin Ghionea (seleção)
Golanski
Ionut Rada
Mihai Nesu
Badoi (seleção)
Dorin Goian (seleção)
Emeghara
Baciu

Meio-campistas
Croitoru
Ovidiu Petre (seleção)
Banel Nicolita (seleção)
Lovin
Cristocea
Bicfalvi

Atacantes:
Nicolae Dica (seleção)
Neaga
Iacob
Surdu
Zaharia
Badea

Slavia Praga

O Slavia Praga surpreendeu e conseguiu eliminar o Ajax e garantiu uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. O time conta com 3 jogadores que já foram convocados pela seleção tcheca nas eliminatórias da Euro, Vaniak, Pudil e Vlcek. O veterano Smicer é um dos destaques do clube

Destaques: Vlcek e Smicer
Brasileiros: Michel Fernando Costa, Gaúcho
Time-base: 28 Martin Vaniak, 3 Erich Brabec, 12 Drizdal, 17 Suchy, 5 Svec, 8 Janda, 19 Krajcik, 16 Pudil. 2 Mickael Tavares, 11 Smicer e Vlcek;
Treinador: Karel Jarolim

Goleiros:
1 Michal Vorel
28 Vaniak

Defensores
3 Brabec
4 D.Hubacek
6 Martin Latka
12 Drizdal
13 Sourek

Meio-campistas
2 Mickael Tavares
5 Svec
8 Petr janda
11 Smicer
15 Michel Fernando Costa
16 Pudil
17 Suchy
18 Svento
19 Krajcik
20 Ivana
23 Volesak

Atacantes
7 Vlcek
10 Gaúcho
14 Senkerik

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Por que não antes?




Leandro Silva

Por que o Flamengo não fez certas contratações no início da temporada? Essa é uma pergunta recorrente nas últimas temporadas do clube de maior torcida do Brasil. Por que deixar para se reforçar depois que a briga pelo título de Campeão Brasileiro já não existe mais?

Tudo bem que muitos planejamentos vão por água abaixo porque o futebol não é uma ciência exata e muitos grandes jogadores acabam não dando certo em seus novos clubes, principalmente no Flamengo onde a pressão é muito grande. Mas é difícil de imaginar que alguém acreditasse que uma zaga formada por Irineu e Moisés ou Thiago Gossling seria adequada para um time pentacampeão brasileiro iniciar o ano.

E o ano não era qualquer um. O Flamengo disputava a Libertadores. Por que não investir em contratar um jogador como Fábio Luciano desde o início? Talvez até Irineu ou Moisés tivessem se saído melhor caso tivessem do lado um zagueiro com maior qualidade como o ex-corinthiano.

Alguns contratados têm importância mesmo quando não estão em campo. Como na grande vitória sobre o Cruzeiro. A contratação de Ibson, um jogador com grande identificação com o clube é importante até para a confiança de outros garotos que estão começando agora como o bom volante Rômulo. Méritos para Joel Santana em explorar melhor alguns jogadores esquecidos no elenco rubro-negro como Toró e o próprio Rômulo.

Um outro ponto a se destacar é que a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro por pontos corridos tirou uma importante característica do Flamengo. O fato de crescer nas horas decisivas. Era natural o Flamengo até capengar nas fases classificatórias, muitas vezes acertando o time durante a disputa e crescer na hora da decisão.

Como a fórmula de disputa não parece que vai mudar mais, pelo menos por um bom tempo, cabe ao Flamengo perceber que não dá mais para ficar mais forte apenas no meio ou no final do Campeonato. Caso ainda sonhe com o sexto título brasileiro da sua história.

Um time com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Juan, Ibson, Maxi e Obina jogando apenas para evitar o rebaixamento é um grande desperdício. Pode não ter, hoje, a mesma consistência que o São Paulo, mas se Ney Franco ou o próprio Joel Santana tivessem em suas mãos esse elenco desde o início do ano poderiam alcançar a mesma regularidade do tricolor paulista. Por que não?

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Convocados da Nova Era Dunga


Leandro Silva

Hoje tem mais um jogo da Seleção Brasileira. O adversário é o México. É a preparação final para as Eliminatórias. Aproveito para colocar a lista dos jogadores que já foram convocados (ou pré-convocados) por Dunga nos amistosos e na Copa América.

GOLEIROS:
Doni - Roma
Júlio César - Internazionale
Hélton - Porto
Gomes - PSV
Fábio - Cruzeiro
Cássio - Grêmio
Diego - Almeria

ZAGUEIROS:
Juan - Roma
Lúcio - Bayern de Munique
Alex - Chelsea
Naldo - Werder Bremen
Thiago Silva - Fluminense
Miranda - São Paulo
Alex Silva - São Paulo
Edu Dracena - Fenerbahçe
Gladstone - Sporting Lisboa
Luisão - Benfica

LATERAIS-DIREITOS:
Daniel Alves - Sevilla
Maicon - Internazionale
Cicinho - Roma
Ilsinho - Shakhtar

LATERAIS-ESQUERDOS:
Gilberto - Hertha Berlim
Kléber - Santos
Marcelo - Real Madrid
Adriano - Sevilla
Carlinhos - Santos

VOLANTES:
Gilberto Silva - Arsenal
Elano - Manchester City
Mineiro - Hertha Berlim
Josué - Wolfsburg
Lucas Leiva - Liverpool
Dudu Cearense - CSKA Moscou
Jonatas - Espanyol
Denilson - Arsenal
Tinga - Borussia Dortmund
Edmilson - Barcelona
Fernando Menegazzo - Bordeaux

MEIAS:
Ronaldinho - Barcelona
Kaká - Milan
Diego - Werder Bremen
Anderson - Manchester United
Daniel Carvalho - CSKA Moscou
Julio Baptista - Real Madrid
Wagner - Cruzeiro
Morais - Vasco
Zé Roberto - Bayern de Munique
Lincoln - Galatasaray

ATACANTES:
Robinho - Real Madrid
Vagner Love - CSKA Moscou
Fred - Lyon
Adriano - Internazionale
Rafael Sóbis - Bétis
Afonso Alves - Heerenveen
Ricardo Oliveira - Zaragoza
Jô - CSKA Moscou
Carlos Eduardo - Hoffenhein

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Fuga dos ídolos



Leandro Silva

Na semana passada, li um ótimo texto, de Ivan Marques, para o ecbahia.com.br, sobre a saída precoce dos ídolos do Bahia, motivada pela transferência do xodó da torcida tricolor Danilo Rios para o Grêmio.

O texto está muito bem escrito, mas não podemos tirar o Bahia do contexto do futebol brasileiro. Esse não é um fenômeno isolado. Basta ver que o próprio Grêmio contratou Danilo Rios para tentar suprir a ausência de Carlos Eduardo, jovem revelação gremista, que já foi negociada para um clube da 2ª divisão alemã.

O que se pode questionar são os valores das transferências. Mas aí, também, vale uma outra lembrança. O Bahia está na Série C. Claro que ninguém garante que seria diferente caso o Baia estivesse na Primeira Divisão, já que a venda de Daniel Alves para o Sevilla aconteceu quando o Bahia ainda estava na elite do futebol nacional.

Um exercício de futurologia nos leva a crer que essa saída dos ídolos da torcida tricolor seriam ainda maiores com o Bahia na primeira divisão, pois estariam muito mais expostos.

Para os torcedores do Bahia, resta a alternativa de torcer por seus antigos ídolos, mesmo que passageiros, em seus novos clubes.

Vale torcer por Danilo Rios, no Grêmio, Jorge Wagner, no São Paulo, Luís Alberto, no Cruzeiro, Daniel Alves, no Sevilla, Fabão, no Kashima Antlers, Uéslei, no Sanfrecce Hiroshima e Marcelo Ramos, rumo ao 400º gol da carreira, no Santa Cruz, entre outros.

Veja lista de ex-jogadores do Bahia no post abaixo

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

São Caetano - Quem te viu, quem te vê...


Leandro Silva

Quem viu o São Caetano no Campeonato Paulista desse ano, dava como certa, uma vaga na primeira divisão do próximo ano para o Azulão. No entanto, o clube decepciona e até o momento, depois de 24 rodadas, está na 11ª colocação, nove pontos atrás da zona de acesso à primeira divisão.

A explicação para essa queda de rendimento? Basta olhar a escalação da equipe que jogou e perdeu a final do estadual para o Santos. Luiz Silva, Paulo Sérgio, Maurício,
Thiago Martinelli, Triguinho; Luís Alberto, Glaydson, Canindé, Douglas; Luiz Henrique
e Somália. Destes, apenas Luiz Silva, Maurício, Glaydson e Douglas permanecem no clube.

Paulo Sérgio foi para o Palmeiras onde não conseguiu se firmar como titular. Thiago Martinelli foi para o vice-líder do Brasileiro, Cruzeiro. Triguinho foi para o exterior. Luis Alberto também foi para o Cruzeiro, mas ainda não conseguiu uma posição de titular. Luiz Henrique está no Palmeiras e Somália fez dois gols pelo Fluminense na partida do final de semana, contra o Atlético Paranaense. Além de Leandro Lima que foi para o Porto de Portugal.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Sevilla - Nada como uma semana após a outra

Leandro Silva

A fase não poderia ser pior para o Sevilla até o final da semana passada. Além da tragédia que se abateu sobre o clube andaluz após a morte de Puerta, a derrota, até normal, para o Milan, na final da Supercopa, trazia mais tristeza e preocupações diversas para o clube de Sevilha.

O time se comportou muito bem no primeiro tempo contra os atuais campeões europeus. Poderia ter tratado de matar logo o jogo e garantir mais uma Copa para o clube. O gol perdido pelo volante Renato após bela jogada de Kanouté acabaria com as pretensões do clube italiano. Mas, até pelo momento que atravessava o clube, foi compreensível a queda do rendimento no segundo tempo.

Nessa segunda-feira, o astral mudou. O time comandado por Luis Fabiano, que fez dois gols, não deu chances para o AEK, de Rivaldo, vencendo por 4 a 1, e consolidou o grande sonho dos últimos anos: chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Daniel Alves

O lateral brasileiro Daniel Alves teve a sua imagem arranhada por sua insistência em deixar o clube. Precisará provar em campo que continuará defendendo as cores do clube com a mesma dedicação de sempre. Se mantiver o nível, terá sido uma ótima notícia a sua permanência. Deve ser de fundamental importância para que o Sevilla consiga chegar longe na competição.

Sorteio

O sorteio das chaves da primeira fase da Liga dos Campeões parece ter sido feito sob encomenda para o Sevilla que ficou no Grupo H. Esse seria o grupo dos sonhos para qualquer equipe que estivesse no segundo pote. Conseguiu ficar no mesmo grupo que as equipes mais fracas dos outros três potes. Slavia e Steaua não metem medo. A classificação não deverá ser complicada. Resta lutar pelo primeiro lugar contra o Arsenal.


Texto publicado originalmente no site www.futeboleuropeu.com.br

Fim de Liquidação - como ficam os clubes brasileiros depois da janela de transferências


Leandro Silva

Você torce por algum time da Série A e seu ídolo continua no seu clube? Pode respirar aliviado. A janela de transferências de jogadores para a Europa se encerrou na última sexta-feira e, com isso, se interrompe a saída desenfreada dos talentos brasileiros para os gramados europeus.

Diego, Ilsinho, Lima, Edcarlos, Lúcio, Josué, Lucas Leiva, Cléber Santana, Zé Roberto, Willian e Pato formam um bom time que foi todo exportado, para o Velho Continente, após o início do Brasileiro. Além de Carlos Alberto, Carlos Eduardo, Welliton, André Lima e outros.

Preocupação- Se o seu time está nas Séries B e C, como o Vitória e Bahia, ainda não é o momento de ficar tranqüilo quanto à permanência dos seus destaques. Na realidade, esta agora é a época mais perigosa.

Como os times da Série A perderam peças importantes para o exterior e não podem mais buscar substitutos fora do país o jeito é garimpar talentos na segunda e até na terceira divisão.

Por isso, Danilo Rios, destaque do Bahia na Série C, pode ir para o Grêmio, e clubes como o Cruzeiro estão de olho em destaques do Vitória como Apodi, Bida e Índio.

Favoritos- O São Paulo, líder do Brasileiro perdeu dois titulares importantes como Ilsinho e Josué para Ucrânia e Alemanha, respectivamente. Para o lugar de Josué, chegou o volante Zé Luís, revelado pelo Bahia, que estava no Japão. O atacante Diego Tardelli também voltou depois de passagem pelo PSV. Apesar das perdas, o São Paulo manteve o nível do elenco depois das transferências.

O Cruzeiro, principal adversário do São Paulo na luta pelo título, perdeu Araújo, que foi para o Oriente Médio. Em compensação, conta com a volta de alguns ex-jogadores do clube. Como o artilheiro Alecsandro, que estava no Sporting Lisboa, o zagueiro Emerson, que estava em Portugal, e o meia Wagner que estava no Oriente Médio.

Da mesma região, ainda trouxe o lateral Ângelo, que foi um dos destaques do último brasileiro pelo Paraná. Ainda contratou os destaques do São Caetano, Thiago Martinelli e Luis Alberto.

A Raposa termina a janela de transferências para a Europa mais forte do que no início da Série A.

Correndo por fora- Os cariocas Vasco e Botafogo estão em momentos bem distintos. O Vasco em crescimento constante e o Botafogo em queda livre. Mas não se pode responsabilizar somente as transferências pela fase dos clubes.

O Vasco perdeu Abedi, Renato, André Dias e Martin Garcia, mas trouxe, de fora do país, Xavier, Andrade, Leandro Bomfim, Abuda e Enilton. Além de Luizão, do Cruzeiro, e Perdigão, do Inter. Com isso, o clube fica com um elenco melhor em quantidade e qualidade.

O Fogão perdeu apenas o reserva de luxo André Lima e trouxe de volta o atacante Reinaldo destaque do clube na última temporada. De fora do país, ainda chegaram Athirson e Alberoni. Rafael, Coutinho e Marcos Leandro já estavam no Brasil. Teoricamente o clube deveria estar ainda mais forte.

O Santos perdeu Zé Roberto e Cléber Santana, mas o time não estava bem quando eles jogavam. Apesar do inegável prejuízo técnico que a saída deles causou, o time se acertou depois.

Poucas contratações na temporada foram tão corretas quanto a chegada do atacante Kléber Pereira, que estava no México. Ainda contratou Petkovic, que estava sem clube.

O Palmeiras mudou pouco. Perdeu Michael para a Ucrânia e trouxe reforços pouco expressivos como Luis Henrique, Deyvid e Rodrigão. O Grêmio foi um dos times que mais mudou. Perdeu Lucas, Carlos Eduardo, Cássio, Lúcio e Schiavi. Se reforçou com Eduardo Costa, Marcel, Ruben Bustos, Rodrigo Mendes e Hidalgo. Não parece o suficiente para compensar as perdas.

O rival Inter perdeu Pato, Ceará e Vargas. E se reforçou com Sorondo, Orozco, Magrão, Guinazu e Gil.

Bons reforços- O Flamengo talvez tenha sido o time que mais saiu ganhando ao final da janela de transferências. É bem verdade que ainda está na zona de rebaixamento, mas é inegável a ascensão do time. Perdeu o ídolo Renato mas soube buscar no exterior peças importantes como Fábio Luciano, Ibson, Maxi, além de Roger, que estava encostado no Corinthians.

O Timão perdeu Willian, Marcelo Mattos, Pedro Silva e Eduardo Ratinho. Se reforçou com a volta de Gustavo Nery, a chegada do meia Aílton, do futebol mexicano, e Ricardinho, ex-Cruzeiro.

Outros - O Goiás perdeu apenas um jogador para o exterior, Welliton. Foi o bastante para cair o rendimento. Se reforçou com o lateral Chiquinho e os atacantes Cristiano e Rinaldo. O Figueirense perdeu apenas Victor Simões e Henrique.

O Atlético Mineiro perdeu Lima, Diego e Paulo Henrique para a Europa. Não contratou ninguém de fora do país. O xará paranaense perdeu o goleiro Guilherme para a Rússia e Dênis Marques para o Japão. Contratou Antônio Carlos, do futebol francês, e Geilson, do Santos e três ex-jogadores do Bahia, Claiton, Ramon e Tailson.

O Náutico perdeu apenas o zagueiro Alysson, ex-jogador do Bahia. Do rival Sport, o exterior levou Washington, Weldon, Fumagalli e Gabriel Santos.
O Fluminense perdeu apenas Carlos Alberto e Rafael Moura. Paraná e América não tiveram perdas para o exterior.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 04/09/2007

Europa com mais novidades depois do mercado


Leandro Silva

O mercado europeu da atual temporada teve um ritmo diferente. Ao contrário das temporadas passadas, em que muitos clubes deixavam para fazer as contratações de maior impacto perto do final da janela de transferências, na 2007/2008, os times contrataram com antecedência.

O Bayern foi o time que mais chamou atenção pelas contratações, principalmente Zé Roberto, Toni, Ribery e Klose.

Na espanha, o Barcelona apostou na qualidade ao invés da quantidade e contratou Henry, Touré, Milito e Abidal.

O Real contratou Metzelder, Pepe, Heinze, Drenthe, Sneidjer, Saviola e Dudek, além da principal contratação Robben.

Na Inglaterra, o Liverpool contratou Voronin, Lucas, Ryan Babel, Benayoun e ao principal contratado Fernando Torres.

O Manchester contratou Tevez, Anderson, Nani e Hargreaves. O Chelsea se reforçou com Alex, Beletti, Malouda e Pizarro.

O enfraquecido Arsenal contratou Eduardo da Silva, Sagna e Lassana Diarra.
O Shakhtar, da Ucrânia, roubou a cena com as chegadas do italiano Lucarelli, do mexicano Nery Castillo e dos brasileiros Willian e Ilsinho.

No final da janela de transferências, o que mais chamou a atenção não foi nenhuma contratação, mas a permanência de alguns jogadores que pareciam não ter mais clima para continuar em seus clubes, como Daniel Alves, no Sevilla, Riquelme, no Villarreal e Adriano, na Internazionale.


Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 04/09/2007