terça-feira, 1 de maio de 2012

Canhão do Fazendão e Ramon dividem a artilharia dos Ba-Vis no Barradão


Lima Sergipano, pelo lado do Bahia, e Ramon Menezes, pelo lado do Vitória, travavam duelos memoráveis nas cobranças de falta e na marcação individual durante os Ba-Vis, dividem também a artilharia dos clássicos disputados no Barradão, com seis gols marcados.  Resgato, abaixo, uma matéria que fiz para o Jornal A Tarde, em 2008, sobre os artilheiros do clássico no estádio rubro-negro. Na ocasião, Ramon ainda não tinha se igualado a Lima na artilharia. Estava um gol atrás.

Leandro Silva (matéria do dia 20/04/2008)

Ele não é atacante, mas gosta tanto de balançar as redes que é o maior artilheiro nos Ba-Vis do Barradão, com seis gols, todos em partidas válidas pelo campeonato Baiano. Essa é a marca de Lima Sergipano, o antigo canhão do Fazendão, que fez 84 gols com a camisa tricolor e é o 15° maior artilheiro da história do clube. Quase sempre se valendo da força dos seus potentes chutes de longa distância.

E ele desconhecia essa sua marca. “Não sabia, não. Coisa boa, né? Pra mim representa muita coisa ser o maior artilheiro dos Ba-Vis no Barradão. É motivo de muito orgulho pra mim. Principalmente, pelo tempo que eu passei no Bahia”, diz.

Cabo Lima, como era conhecido na época do tricolor, está com 41 anos. completados em março, mas ainda não pendurou as chuteiras. Ainda joga profissionalmente pelo Confiança do seu estado natal, e também está disputando o quadrangular final do estadual. “Acredito que até o ano que vem eu devo estar parando. Porque daqui a pouco vou estar jogando contra meu filho. Que já tá com 11 anos”, diz, rindo, Lima Sergipano.

Mas como não defende mais o Bahia, o canhão do Fazendão tem o seu reinado como maior artilheiro dos clássicos no Barradão ameaçado.

É que um dos vice-artilheiros estará em campo hoje, para preocupação do volante e dos torcedores do Bahia. É o meia Ramon Menezes, do Vitória, conhecido como Reizinho do Barradão e considerado um dos grandes carrascos do tricolor.

Ramon, que fez cinco gols, todos pelo Campeonato Baiano, garante que o Barradão lhe traz sorte. E realmente os números comprovam isso.

“Vou secar. Pra ele não fazer gol e não me passar. Principalmente, porque ele tá no Vitória. Para não fazer gol no meu Bahia”, diz o ´ainda tricolor´ Lima.

Apesar de torcer contra Ramon hoje, Lima fala sobre a sua relação com o meia na época em que atuavam no Bahia. “Era muito boa. Ramon é uma pessoa maravilhosa que eu respeito muito, mas domingo (hoje) eu vou secar ele”, diz rindo.

O cabeça de área ainda guarda nas lembranças os tempos em que defendia as três cores nos Ba-Vis. “Tenho muita saudade. Principalmente quando eu vejo na televisão, a Fonte Nova sempre lotada, na minha época. Participei de Ba-Vis decisivos. Queria poder estar aí ajudando o Bahia. Mas eu tô de longe torcendo para o Bahia alcançar bons resultados. Tenho uma pequena mágoa do Bahia porque não fui reconhecido no final por tudo que eu fiz e ainda ficaram me devendo. A dívida acho que não chega nem a 25 mil (reais). Pra o Bahia é muito pouco. Mas eu adoro a torcida do Bahia. Quando eu vestia a camisa era de corpo e alma”.

Lima ainda arrisca um placar para hoje. “Vai ser 2 a 0 para o Bahia”, chuta com força o volante.

Outros Artilheiros– Também meia, Adoilson ainda divide com Ramon a vice-artilharia dos clássicos disputados no habitat natural do Leão.

Já no elenco atual do Bahia, quem mais marcou neste estádio em clássicos foi Elias, com dois gols. Ele inclusive fez o tento que fechou a vitória por 2 a 0 no primeiro Ba-Vi deste ano.

A lista dos maiores artilheiros do clássico no Barradão, fornecida por um dos escritores do livro sobre o estádio, Alexandro Ribeiro, guarda algumas curiosidades. Por exemplo, o pitbull Uéslei foi o único que conseguiu fazer gols no Barradão com a camisa dos dois rivais. Ele marcou três pelo Bahia e um pelo Vitória.

Mas não foi o único a fazer as duas torcidas comemorarem. Já que o zagueiro Marcelo Heleno fez a alegria da torcida do Vitória com um gol a favor e fez a festa da torcida tricolor com dois gols contra na mesma partida.

Outra artilharia– Neste ano, Ramon pode alcançar uma outra marca no estádio. Atualmente terceiro na escala dos artilheiros em partidas oficiais no estádio, com 28 gols, o meia está 12 gols atrás de Allan Dellon, o primeiro. E o meia está confiante em entrar para a história também por este motivo.

Índio, com 34 gols, chegou perto, mas partiu para o Gyeongnam FC, do futebol coreano, antes de chegar aos 40 gols com a camisa rubro-negra. Além de Ramon, o volante Fernando e o meia Adoilson também já balançaram as redes do Barradão 28 vezes.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 20/04/2008

Um comentário:

  1. Grande Lima!Foi meu ídolo de infância,nunca vou esquecer seus golaços do meio da rua,bons tempos!

    ResponderExcluir