quinta-feira, 31 de março de 2011

Decisão ficou para Pituaçu - Paysandu 0x0 Bahia

Guardo na lembrança vários confrontos dramáticos entre o Bahia e o Paysandu, em Belém. Esperava que o tricolor fosse sofrer uma pressão daquelas no jogo desta quarta-feira pela segunda fase da Copa do Brasil, mas não foi isso que aconteceu. O time foi melhor desde o início, mas esbarrou nos erros de finalização para poder fazer a partida de volta com a vantagem, ou até alcançar a classificação direta.

No primeiro tempo, o Bahia estava melhor e ficou com um jogador a mais depois da expulsão de Mendes, que deu um tapa no zagueiro Titi. A vantagem numérica, entretanto, não durou muito já que o árbitro expulsou depois o meia Ramon. Acredito que o jogador merecesse no máximo um cartão amarelo pelo lance. Depois disso, o time se desencontrou na primeira etapa.

No segundo tempo, Benazzi insistiu com o mesmo time que estava sem ligação alguma com o ataque, formado por dois jogadores lentos, Robert e Souza. O time só melhorou quando Zezinho entrou no lugar de Robert. O camisa 10 passou a trabalhar as jogadas junto com Dodô, que cresceu de produção e levou perigo algumas vezes para o Papão. Só que as oportunidades mais claras de gol surgiam pelo outro lado, com Marcos. Na maior delas, o camisa 2 roubou uma bola, ficou sozinho com o goleiro, bastava rolar para o lado que Souza ficaria livre para tocar para as redes, mas preferiu chutar e perdeu. Rafael também deu maior movimentação ao setor de ataque e teve uma oportunidade clara de gol depois de receber um ótimo lançamento de Camacho, que merecia mais chances na equipe tricolor.

Na Copa do Brasil, empate de 0 a 0 no jogo de ida nunca pode ser comemorado. O time da casa percebe que perdeu a chance de vencer em seus domínios e o time visitante sabe que será eliminado se empatar com gols na partida seguinte. Essa é a situação do Bahia. Precisa vencer nos 90 minutos. Pelo que jogou em Belém, é provável que isso aconteça.

LEANDRO SILVA
No twitter @leandrosilva81

segunda-feira, 28 de março de 2011

Quando a rivalidade atrapalha

Sou um dos maiores fãs do atacante Adriano. Escrevi, há pouco tempo, um texto aqui, defendendo a necessidade de sua contratação pelo Flamengo. Era a peça que faltava. Mas faltava essa peça no Corinthians? Não. Isso também não quer dizer que sua contratação tenha sido errada, mas a sua motivação foi. A justificativa de que a diretoria do Corinthians fechou com Adriano para dar uma resposta à contratação de Luis Fabiano pelo São Paulo foi das piores. E o alvinegro perdeu uma grande chance de valorizar o melhor jogador do seu elenco: o atacante Liedson, que já fez 10 gols pelo clube neste ano.

O Corinthians poderia até ter provocado o rival, dizendo que a contratação de Luis Fabiano poderia ser uma resposta para a chegada de Liedson, que hoje, na minha opinião, é o melhor centroavante em atividade no futebol brasileiro. Mais produtivo que os dois envolvidos nessa provocação. Adriano em campo é um monstro, mas terá que estar focado no futebol e Luis Fabiano vinha jogando mal nas vezes mais recentes que o vi com a camisa do Sevilla. Hoje, se só pudesse escolher um dos três, escoheria Liedson.

domingo, 27 de março de 2011

Pra dar moral - Bahia 3 x 0 Bahia de Feira

O triunfo deste domingo do Bahia sobre o Bahia de Feira, por 3 a 0, mantém o time na liderança do grupo, agora com 7 pontos e serve também para dar moral. Não só à equipe que vinha jogando mal nas últimas partidas e voltou a apresentar um bom futebol, mas também para alguns jogadores que vinham precisando. Jones empolgou no início, mas vinha fazendo péssimas partidas. Dessa vez, fez o gol que abriu o placar, melhorando a sua imagem. O problema é que no lance do gol, lesionou o rosto e ficará algum tempo fora.

O lateral-esquerdo Dodô, que já tinha feito uma ótima partida contra o Atético, quinta-feira, mostra que está ganhando confiança. Com isso, o seu ótimo futebol dos tempos da base do Corinthians e da Seleção vai aparecendo. Fez um ótimo cruzamento para o gol de Jones e ainda fez um golaço, passando pelos adversários e acertando um bonito chute. Foi o segundo do tricolor no jogo, ainda no primeiro tempo. 

O atacante Robert ainda não tinha balançado as redes com a camisa do Bahia. Com o nervosismo, fazia péssimas partidas, querendo chutar tudo que vinha pela frente. Dessa forma, deixava de lado a sua característica que me fez gostar do seu futebol, preparar os lances para os seus companheiros de ataque. Robert não me parece ser um autêntico goleador, mas sempre foi um atacante muito útil. Perde gols muito feitos, é verdade, mas faz os seus gols e ainda serve bem seus companheiros. 

Robert começou no banco, entrou no lugar de Jones e perdeu um gol inacreditável no primeiro tempo. No segundo, porém, fez um bonito gol. Teve calma para finalizar no canto. O principal destaque do jogo, para mim, não precisava de mais moral. Já tem sido o principal jogador do time e tem feito a diferença: Ramon. Quem jogava Winning Eleen no Playstation 2 sabe, Ramon joga sempre como se estivesse pressionando o botão do triângulo, para dar os passes no espaço vazio. Aqueles que conseguem entender os seus passes só ficam de cara. O melhor é que o Bahia retomou o bom futebol contra o adversário mais forte do grupo: o Bahia de Feira, que fez apenas 3 pontos no primeiro turno desta segunda fase, mas segue na briga por vaga.

sábado, 26 de março de 2011

Colo-Colo se complica e pode ser rebaixado mesmo com boa campanha

O regulamento e a divisão mal feita dos grupos da primeira fase não cansa de proporcionar injustiças no Campeonato Baiano de 2011. Depois de ser eliminado da disputa pelo título por ter sido quinto colocado de um grupo, mesmo tendo pontuação suficiente para ser segundo colocado do outro, o Colo-Colo corre o risco de ser rebaixado, mesmo tendo apenas três times (de 12) com mais pontos do que ele em toda competição até o momento - Vitória, Bahia de Feira e Bahia. 

Com os critérios de desempate, o Colo-Colo tem a sexta colocação na pontuação geral do campeonato, mas, com a derrota deste sábado para o Fluminense de Feira, por 1 a 0, corre sérios riscos de cair para a segunda divisão, pois tem apenas 3 pontos, depois de 3 rodadas no quadrangular que define os dois rebaixados. Com o triunfo, o Fluminense chegou aos 7 pontos e estána liderança. O Ipitanga pode assumir a segunda colocação isolada, chegando aos 6 pontos, se vencer o lanterna Juazeiro, que tem apenas 1 ponto, neste domingo.

A divisão das chaves na primeira fase foi tão desequilibrada que nos confrontos entre os oponentes de lados opostos, os times do Grupo A marcaram 18 pontos a mais do que os do Grupo B (108 contra 90). E a injustiça acabou comprometendo a segunda fase, pois qualquer um de Bahia, Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista passariapara a semifinal, pelo menos como segundo colocado da outra chave. 

No entanto, dois deles serão eliminados, enquanto Feirense, Serrano ou Camaçari seguirá na competição ao lado do Vitória que é muito superior aos adversários da chave.

Campeões do interior duelam de olho na permanência na elite


Fluminense, de Feira de Santana, e Colo-Colo, de Ilhéus, são os dois únicos clubes do interior do Estado que já sentiram o gosto de dar uma volta olímpica como campeões baianos, o Flu em 1963 e 1969 e o Colo-Colo em 2006. Neste sábado (26/3), entretanto, os dois clubes não duelam pelo título, mas sim para permanecerem na primeira divisão do Baiano. A partida acontecerá às 17 horas.

O Fluminense, que joga em casa, tem quatro pontos e lidera o quadrangular. O Colo-Colo é o segundo, com 3, mas está empatado com o Ipitanga e corre o risco de ficar para trás, já que nas duas próximas rodadas o time de Senhor do Bonfim enfrenta o lanterna Juazeiro, enquanto o Colo-Colo terá os duelos contra o Flu.

Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram duas vezes e o Colo-Colo está levando vantagem. Na segunda rodada, em Ilhéus, aconteceu um empate, por 1 a 1. Já em Feira de Santana, o Colo-Colo levou a melhor e venceu por 3 a 2, na penúltima rodada da primeira fase. 

No início, era difícil prever que os dois clubes lutariam contra o rebaixamento Ao final da primeira rodada da primeira fase, os líderes dos dois grupos eram justamente os dois. O Colo-Colo, inclusive, estreou vencendo o Vitória, no Barradão. O interessante é que apenas três times têm mais pontos no geral que o Tigre: o Vitória, o Bahia de Feira e o Bahia. O Fluminense também chegou a vencer um dos grandes, o Bahia, em Salvador, mas perdeu grande parte de sua força com a saída de Danilo Gomes.

Neste domingo, também às 17 horas, o Juazeiro recebe o Ipitanga, completando a terceira rodada do quadrangular.

LEANDRO SILVA
No twitter @leandrosilva81

sexta-feira, 25 de março de 2011

Jogador de segundo tempo

Um atleta passa a ser conhecido como "jogador de segundo tempo" , normalmente, quando ele só consegue jogar bem e fazer gols quando sai do banco de reservas durante uma partida. Exemplos para isso são inúmeros, como Tupãnzinho, no Corinthians, Dimba, no Botafogo, Iranildo, no Flamengo, e o próprio Raudinei, no Bahia. São aqueles considerados talismãs. No caso do atacante Rafael, do Bahia, ele não precisa começar na reserva para assumir tal fama. Mesmo quando começou jogando, como na partida de quinta, contra o Atlético de Alagoinhas, o garoto só fez os gols depois do intervalo. 

E já são cinco no profissional. Primeiro foram dois contra o São Domingos, quando começou jogando, fez um primeiro tempo discreto e deslanchou na segunda etapa com os dois gols e arrancadas perigosas, que levantavam a torcida. Ele fez o quarto e o quinto da goleada por 5 a 1. Um de rebote e um golaço. Era apenas o segundo jogo do Gladiador na equipe principal, depois de ter estreado com triunfo no Ba-Vi.

Depois, veio um gol contra o Fluminense de Feira, de cabeça, o terceiro da goleada por 4 a 0, saindo do banco de reservas. Na sequência, o garoto entrou em campo no segundo tempo do jogo contra o Serrano para cabecear de modo certeiro e classificar o Bahia para a segunda fase. Por fim, teve o bonito gol do triunfo sobre o Atlético, quando começou jogando.Quando tentou fazer um gol antes do intervalo, Rafael não teve sucesso e até perdeu um pênalti na vitória sobre o Ipitanga, por 3 a 0.

Rafael é o artilheiro do time na temporada, com cinco gols em oito partidas, sendo apenas cinco desde o início, e salvou o time em duas oportunidades (nas outras três o time já estava vencendo bem), ainda não é um jogador pronto, mas já é muito mais do que eu esperava que fosse na época da Copa São Paulo.

Agora com o contrato renovado tem tudo para dar muitas alegrias para a torcida tricolor. Não tem pressa para ser titular absoluto. Sem pressão para ter que resolver, o garoto está indo muito bem, já virou xodó e já mostrou que tem muita estrela, lembrando até Nonato.

Lideranças na capital


A torcido do Bahia ficou na bronca por causa da má atuação no triunfo, por 1 a 0, contra o Atlético. A do Vitória também reclamou da partida contra o Serrano, quando venceu de virada, por 2 a 1, mas os dois clubes da capital estão agora na liderança de seus grupos. O tricolor foi salvo pelo oportunismo e boa finalização do garoto Rafael e pela inteligência do meia Ramon, que o encotrou sozinho. O time não foi bem e poucos se salvaram. Pelo menos, com o resultado, o time pulou para a ponta da chave, com quatro pontos, contra 3 de Atlético e Bahia de Feira, que goleou o Vitória da Conquista, por 4 a 1, mostrando que está na briga. O Bode tem apenas 1 ponto dos seis disputados.

No Barradão, Vitória e Serrano entraram em campo com os mesmos três pontos e o time de Conquista chegou a assustar com um gol de Carlos, de pênalti. O rubro-negro, entretanto, conseguiu a virada graças ao meia Nikão, que fez seu quinto gol no Campeonato Baiano e cobrou falta na cabeça de Uelliton que deu números finais ao jogo. O Camaçari se complicou ao perder a segunda consecutiva, dessa vez para o Feirense, por 2 a 0. Agora, o rubro-negro da capital é o líder, com seis pontos, Feirense e Serrano dividem a segunda colocação com três, e o Camaçari é o único time sem ponto nesta segunda fase. Ainda está tudo indefinido.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Preocupação só aumenta - Bahia 1x0 Atlético de Alagoinhas

Um time está há nove jogos sem perder, com 6 vitórias e 3 empates. Lidera o seu grupo no Campeonato Estadual. Passou de fase na Copa do Brasil e seu treinador comandou o time em oito oportunidades sem saber o que é derrota. A torcida deste clube só deveria ter motivos para comemorar, não? Pior que não. O Bahia apresentou um ótimo futebol em três partidas consecutivas (Vitória, São Domingos e Fluminense). Fez o suficiente para se recuperar de um péssimo início de campeonato, mas caiu de produção contra o Ipitanga, e depois do Carnaval ainda não conseguiu se encontrar. Foram quatro jogos, com dois empates e duas vitórias. E a preocupação com as finais e com a Série A só aumenta.

No jogo desta quinta-feira,contra o Atlético, o Bahia não conseguiu jogar bem e quase se complica. O garoto Rafael salvou o time com um bonito gol depois de grande passe de Ramon,  sem o rastafari, a principal arma ofensiva do tricolor. Tressor Moreno voltou a jogar mal, Robert também. Jones, que entrou no segundo tempo, foi pior ainda. Foram muitos destaques negativos. Até Omar, que foi mal em todas as saídas de bola e acabou falhando em um lance que, para muitos, foi gol do Atlético. No estádio, tive a impressão de que a bola teria cruzado a linha do gol, mas ainda não vi pela TV.

Os destaques positivos foram Ramon, a dupla de zaga, com Titi e, principalmente, Thiego e o lateral-esquerdo Dodô, que fez sua melhor partida com a camisa do Bahia. Vaiado no início do jogo, o garoto parece ter se motivado e deu mostras de que tem muito para mostrar por aqui. Zezinho, que entrou no intervalo, teve alguns bons momentos. Precisa de uma chance como titular para provar sua qualidade técnica. 

O Atlético tem um bom time até. Fausto, Robert, Carlos Alberto jogaram bem, mas não parece que o jogo tenha sido equilibrado apenas por méritos do time de Alagoinhas. Domingo, tem Bahia de Feira.

Por que é tão importante ter craques no elenco?

Eram 36 minutos do segundo tempo e o Fluminense perdia, por 2 a 1, para o América do México e estava sendo eliminado da Libertadores da América, quando o camisa 20 do tricolor fez um cruzamento perfeito na cabeça de Araújo, que tinha saído do banco, e empatou. Seis minutos depois, Fred cabeceou de qualquer jeito para dentro da área, o zagueiro do América cortou errado e a bola sobrou dividida na área, o mesmo jogador número 20 esticou o pé e conseguiu ganhar do beque e tocar para as redes. O placar vira para 3 a 2 e a esperança é renovada graças à força de vontade do time e a um craque.

Este craque é o camisa 20 Deco. Ele saiu do banco de reservas para decidir a partida e talvez fazer mudar a sorte do Fluminense no ano. Sofrendo com seguidas lesões desde que chegou ao tricolor, Deco ainda não tinha conseguido ser tão útil no clube que o recebeu no ano passado depois da Copa do Mundo e já começava a dar sinais que poderia seguiros passos de Beletti, que também veio do Chelsea, e já rescindiu com o Flu. No entanto, ele ficou e mostrou a importância de manter um craque no elenco mesmo que não esteja sempre disponível. O craque tem o dom de decidir quando é mais importante.

Deco provou que era craque quando levou o Porto ao título da Liga dos Campeões da Europa. Depois se destacou em um ótimo time do Barcelona, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, e formou grandes linhas ofensivas na seleção portuguesa, com Figo e Cristiano Ronaldo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Para mostrar a que veio

Ao final da noite desta quinta-feira (24/3), um terço dos jogos da segunda fase do Campeonato Baiano estarão encerrados e as verdadeiras ambições dos clubes com relação à competição já devem estar mais claras, restando quatro partidas para cada equipe. Vitória e Serrano, por exemplo, venceram na primeira rodada e dividem a liderança do grupo. Se houver vencer, portanto, no embate desta quarta-feira entre os dois clubes, no Barradão, este ficará em uma situação bastante confortável na tabela. Quinta-feira, a situação se inverte e Feirense e Camaçari se enfrentam em Feira. Aquele que perder fica se complica.

O Vitória busca manter a boa fase, atuando sem um centroavante de ofício, sem perder o poder de fogo. Os meias Nikão, Elkeson e Geovanni são os responsáveis pelas jogadas ofensivas do Leão, que tem a melhor campanha da competição.  

A rodada do grupo 4 também começa na quarta, com o confronto entre Bahia de Feira e Vitória da Conquista. O time de Feira, líder de sua chave no primeiro turno precisa se recuperar logo do tropeço da estreia contra o Atlético. O Bode empatou em casa contra o Bahia e tenta um bom resultado longe de casa. Na quinta, o líder Atlético visita o Bahia, em Pituaçu, buscando manter a ponta.

O tricolor da capital não pode perder pontos em casa para não passar o sufoco da primeira fase, quando só se classificou na rodada final. O técnico Vagner Benazzi permanece invicto, entretanto, o time teve dois empates nas três partidas mais recentes e alguns jogadores passaram a receber críticas, como o atacante Robert, que ainda não fez nenhum gol pelo Bahia. O meia Ramon é um dos destaques do time, que melhorou após a sua entrada.  

A segunda rodada já começou para as equipes da chave da luta contra o rebaixamento. O Fluminense derrotou o Ipitanga, em casa, por 3 a 1, depois de ter empatado com o Juazeiro fora e chegou aos 4 pontos. Já o Ipitanga, que largou na ponta com o triunfo sobre o Colo-Colo caiu para a segunda colocação com a derrota e pode ainda ser ultrapassado nesta quarta pelo Juazeiro, que tem 1 ponto e visita o Colo-Colo. Na partida desta quarta, empate ou derrota podem complicar bastante a vida de qualquer uma das equipes. Lembrando que apenas os dois primeiros colocados sobrevivem.

domingo, 20 de março de 2011

Queda preocupante - Conquista 2x2 Bahia

Termina o jogo e o Vitória da Conquista consegue marcar o gol do empate, de 2 a 2, já nos acréscimos. O meio-campista Lei fez os dois gols do Bode, enquanto Marcos e Ramon fizeram para o Bahia. O resultado, embora a partida tenha sido realizada na casa do adversário, e a atuação, demonstram uma involução preocupante. 

Depois de um péssimo início de estadual, o Bahia iniciou uma recuperação exatamente um mês atrás, com um triunfo no Ba-Vi. A partir de então, o time venceu mais três partidas seguidas, uma pela Copa do Brasil. O time começou a empolgar, com a entrada de alguns jogadores como Ramon, Tressor Moreno, Omar e Thiego. A má fase foi chutada para longe, mas aí veio o carnaval. 

Desde então, foram três jogos. Uma vitória e dois empates, mas as atuações começaram a lembrar as do início da competição. E essa segunda fase não permite outra série de insucessos. O Atlético largou na ponta do grupo, vencendo o favorito Bahia de Feira, por 2 a 0. Na outra chave, o Vitória venceu o Camaçari, por 2 a 0, e lidera. O Serrano também tem 3 pontos por ter superado o Feirense, por 1 a 0.

sábado, 19 de março de 2011

Baiano vai começar pra valer

Depois de 72 partidas, o Campeonato Baiano irá começar, para valer, neste sábado (19/3). Agora é que os 12 times irão lutar, de fato, pelos seus reais objetivos na competição. O Vitória, que passeou na primeira fase, busca o penta, enquanto o Bahia, que tropeçou muito no primeiro turno, e recuperou-se no segundo, tenta acabar com o jejum de títulos. Das equipes do interior, apenas o Bahia de Feira mostrou qualidade, na primeira fase, para chegar ao troféu. 

O Vitória da Conquista deve entrar de sola na briga com Bahia e Bahia de Feira por vaga nas semifinais, em uma chave muito equilibrada, enquanto o Atlético corre por fora. Já o Vitória não deverá ter problema com seus adversários. Feirense, Camaçari e Serrano brigam por uma segunda vaga, mas podem se dar por satisfeitos por não estarem lutando contra o rebaixamento. 

Neste outro quadrangular, a briga vai ser forte. Os dois clubes do interior que já conquistaram o título estadual, Colo-Colo (com campanha de classificado, se fosse da outra chave) e o Fluminense, terão a companhia de Ipitanga e Juazeiro. Os dois melhores se salvam, os dois piores caem. 

Nesta fase, tropeços iniciais como os do Bahia na primeira fase não serão tolerados, pois são apenas seis rodadas, metade dos times é eliminado e oequilíbrio é maior. Por isso, os jogos tendem a ter uma carga dramática maior a partir de então. Hora de os principais jogadores das suas equipes, jovens ou experientes, chamarem a responsabilidade. 

LEANDRO SILVA
No twitter @leandrosilva81

sexta-feira, 18 de março de 2011

Torcedor irá casar vestido com camisa do Bahia

Bobô e o fã Diogo. Foto: Paulo Neves
Nesta sexta-feira (18/3), o torcedor tricolor Diogo Grisi, prestes a completar três décadas de vida e de se casar, entrou em um túnel do tempo e teve um dia muito especial. "Eu tenho uma admiração muito grande por Bobô. Tinha sete pra oito anos quando o Bahia foi campeão brasileiro (em 1989). Ele dividia um apartamento com Sandro (ex-atacante), na Rua Bahia, na Pituba. Eu morava perto e sempre que ele passava em um carro conversível eu ficava gritando: 'Bobô, Bobô'. E ele me caregava, falava comigo. Até hoje tenho os autógrafos que ele me deu naquela época", dizia Diogo, antes de rever o ídolo.

Por falar em autógrafo, foi esse o motivo do reencontro justamente no 'dia do fã'. Diogo, que hoje mora em Santo Antônio de Jesus, irá casar no início de abril e, por causa do seu fanatismo, irá entrar na igreja ao som do hino do Esporte Clube Bahia, com a camisa do tricolor por baixo da roupa de gala. Mas ainda faltava um importante detalhe. A assinatura do seu maior ídolo na camisa, para dar sorte. "Tinha que ser o autógrafo dele. Para mim, Bobô foi para agente em 1988 o que Romário foi para a Seleção em 1994 (na conquista da Copa do Mundo). Aquilo foi um divisor de águas até para a auto-estima dos tricolores e dos baianos", disse.

Durante o encontro, Diogo parecia não acreditar no que estava acontecendo. Bobô também estava emocionado e lembrou dos passeios com o parceiro Sandro, no carro conversível, pela Rua Bahia. Para completar, Diogo ganhou uma camisa retrô do ídolo, recém lançada pela Liga Retrô.Um presente muito especial para o casamento.

Além de casar vestido com o manto tricolor, Diogo teve uma outra ideia. "Minha noiva, Maria Fernanda, queria que eu jogasse um whisky para os convidados, porque disse que agora os noivos estão fazendo isso. Mas não tinha a minha cara, enão eu resolvi jogar uma camisa do Bahia, autografada por Bobô porque eu sou fanático e minha família toda também é", explicou Diogo.

E qual a reação da noiva? "Ela achou a ideia original e está me apoiando bastante", disse. A seu favor conta o fato de que Maria Fernanda também é tricolor. Ele garante, entretanto, que não foi coincidência. "Era condição eliminatória, sem dúvida. Ela já torcia para o Bahia e tem um padrinho que também é fanático". Ao final do encontro, Diogo se dizia "em órbita" e não cansava de agradecer. Que ele e Maria Fernanda tenham muita sorte no casamento.

Bobô autografando as camisas de Diogo. Foto: Paulo Neves

LEANDRO SILVA
No twitter @leandrosilva81

Promessa de grandes jogos na Liga dos Campeões

E não é que os opostos se atraíram? No sorteio das finais da Liga dos Campeões, o time mais temido, Barcelona, caiu no caminho da grande zebra da competição, o Shakhtar Donetsk. Péssima notícia para os ucranianos, que poderiam ter melhor sorte contra outros adversários, mas parecem não ter força para passar pelos espanhóis, que podem cruzar com o Real Madrid na semifinal.

O Real também é favorito no seu confronto contra o Tottenham, mas se os ingleses seguirem na competição não será tão surpreendente. Surpresa maior será se a atual campeã Inter, que encara o terceiro duelo de mata-mata consecutivo da Liga dos Campeões contra alemães, cair diante do Schalke 04. Na fase seguinte, entretanto, seja qual for o adversário a Inter não terá vida fácil. Manchester United e Chelsea prometem fazer o confronto mais equilibrado desta fase. Mais um clássico decisivo entre os dois times.

Para conhecer mais sobre cada um dos oito finalistas clique aqui.

Confrontos:
Barcelona x Shakhtar Donetsk
Real Madrid x Tottenham
Manchester United x Chelsea
Internazionale x Schalke 04

quinta-feira, 17 de março de 2011

Chega de ser o patinho feio

O Fluminense é o atual campeão brasileiro, o Botafogo é o atual campeão carioca, o Flamengo ganhou o Brasileiro em 2009, é campeão da Taça Guanabara e conta com Ronaldinho Gaúcho. O Vasco, como vem sendo nos últimos anos, veste a fantasia de Patinho Feio dos grandes do Rio de Janeiro e não lembra nem de longe o grande clube que é e a grande potência nacional que foi na década de 1990. No entanto, o clube parece estar realmente incomodado com essa fantasia e está lutando para mudar essa história.

Quem também deve estar louco para deixar de ser o Patinho Feio é a mais nova contratação do alvinegro carioca. Alecsandro, revelado pelo Vitória, é um dos melhores centroavantes disponíveis para o mercado brasileiro, mas não teve o devido reconhecimento no Inter e busca ser ídolo no Rio de Janeiro e resgatar os bons tempos do Cruzeiro.Se antes Richarlyson era conhecido como irmão de Alecsandro, hoje a referência parece ter se invertido.

Alecsandro e Vasco podem mostrar juntos as suas reais qualidades. E o ano é de retomada para outros nomes importantes do clube, como: Leandro, Diego Souza, Felipe e Bernardo Leandro teve inúmeros problemas na sua volta ao Brasil para defender o Grêmio. Deixou o país como um jogador de ponta e chegou ao Rio, onde já foi muito bem pelo Fluminense, sem nenhum alarde. Diego Souza também não foi bem no Atlético e tenta retomar o grande futebol que o levou até para a Seleção Brasileira. Felipe é ídolo no clube, mas chegou a ser afastado durante a Taça Guanabara.

Por fim, Bernardo, uma das maiores revelações da base cruzeirense, que foi bem no Goiás no Brasileiro passado, mesmo sem conseguir evitar o rebaixamento do clube esmeraldino. O meia ambicionava ser aproveitado pela Raposa neste ano, mas terminou saindo para  alvinegro. E está roubando a cena, mesmo com a presença de tantos medalhões. Deve causar desconforto por deixar jogadores tarimbados no banco, mas é uma das principais armas ofensivas do alvinegro. E o time carioca ainda tem outros jogadores que eu gosto, como Élton, Dedé, Misael e Éder Luís.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Conheça os oito finalistas da Liga dos Campeões da Europa

Nesta sexta-feira (18/3),  sorteio dos cruzamentos das quartas-de-finais da Liga dos Campeões da Europa atrairá a atenção em várias partes do mundo e não só no Velho Continente. A despeito da ótima campanha, arrisco dizer que o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, está sendo o adversário dos sonhos dos outros sete concorrentes ao título. Por outro lado, sete times devem estar tendo pesadelos com a possibilidade de bater de frente com Lionel Messi e o Barcelona já na próxima fase. Conheça um pouco mais dos oito finalistas:

Barcelona (Espanha):
Time da moda, melhor futebol do mundo, três melhores jogadores do mundo no ano passado. São credenciais que colocam o Barcelona como o principal favorito ao título da Liga dos Campeões nesta temporada. O Barcelona sempre tem muito mais posse de bola do que os seus adversários.
Time-base: Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Maxwell (Adriano); Busquets (Mascherano), Xavi, Iniesta; Pedro, David Villa e Lionel Messi.
Goleadores na Liga dos Campeões: Lionel Messi 8 gols (artilheiro da competição), David Villa e Pedro 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Lionel Messi 27 gols (artilheiro da competição), David Villa 17 gols, Pedro 13 gols.
Brasileiros do elenco: Daniel Alves (lateral-direito, ex-Bahia), Adriano Correia (lateral-esquerdo, ex-Coritiba), Maxwell (lateral-esquerdo, ex-Internazionale), Thiago Alcântara (meia, filho do tetracampeão Mazinho).
Colocação no campeonato nacional: líder
Campanha na Liga dos Campeões: 17 pontos, 5 vitórias, dois empates e 1 derrota. Passou pelo Arsenal nas oitavas-de-final.

Real Madrid (Espanha):
O Real Madrid conseguiu voltar ao convívio dos oito melhores do continente depois de bater a trave sempre nas oitavas-de-final. Com Mourinho no comando, tem chances de chegar ao título da competição. O francês Benzema que já era tratado como piada passou a fazer os gols que o time merengue precisava. Cristiano Ronaldo,Özil e Di Maria são alguns dos destaques ofensivos do time. Se Kaká recuperar o bom futebol e entrar no time nas fases finais será um importante reforço.Entre os finalistas, o Real Madrid tem o ataque mais positivo, junto com o Tottenham, com 19 gols.
Time-base:Casillas, Sérgio Ramos, Ricardo Carvalho, Pepe e Marcelo; Xabi Alonso, Khedira, (Lassana Diarra), Özil, Di Maria e Cristiano Ronaldo; Benzema.
Goleadores na Liga dos Campeões:Benzema 6 gols, Cristiano Ronaldo 4 gols, Di Maria e Higuain 2 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Cristiano Ronaldo 27 gols (artilheiro da competição), Benzema 9 gols.
Brasileiros do elenco: Kaká (meia, ex-Milan), Marcelo (lateral-esquerdo, ex-Fluminense), Pepe (zagueiro naturalizado português).
Colocação no campeonato nacional: segundo colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 20 pontos, 6 vitórias, 2 empates. Passou pelo Lyon nas oitavas.

Internazionale de Milão (Itália):
Atual campeã, a Internazionale ressurgiu das cinzas no duelo de oitavas-de-final contra o Bayern. Se o time não faz uma grande temporada e corre o risco de perder a hegemonia nacional para o rival Milan, e vem aos trancos e barrancos na Champions, o poder de superação demonstrado na Alemanha, o peso da camisa, e o talento de Sneijder e Eto'o mantém vivas as esperanças do bi.
Time-base:Julio César, Maicon, Lúcio, Ranocchia e Chivu; Thiago Motta, Cambiasso, Stankovic (Zanetti) e Sneijder; Pandev e Eto'o.
Goleadores na Liga dos Campeões: Samuel Eto'o 8 gols (artilheiro da competição), Sneijder 3 gols
Goleadores no campeonato nacional: Samuel Eto'o 19 gols
Brasileiros do elenco: Maicon (lateral-direito), Lúcio (zagueiro), Thiago Motta (volante), Philipe Coutinho (atacante)
Colocação no campeonato nacional: segundo colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 13 pontos  4 vitórias 1 empate e 3 derrotas, passando pelo Bayern nas oitavas.

Manchester United (Inglaterra):
O Manchester United faz uma campanha ótima no campeonato inglês e vai seguindo na Liga dos Campeões. Mas falta brilho ao time vermelho. Rooney ainda não voltou aos seus melhores momentos no futebol e o seu despertar pode fazer a diferença nessa reta decisiva. Por enquanto, o mexicano Hernandez e o português Nani vão sendo as maiores armas ofensivas. O artilheiro do nacional, Berbatov, não atravessa um bom momento, ao contrário do mexicano, e está perdendo espaço.
Time-base: Van der Sar, O'Shea (Rafael), Smalling (Rio Ferdinand), Vidic e Evra; Carrick, Fletcher, Nani e Giggs (Valencia, Scholes); Rooney e Hernandez (Berbatov).
Goleadores na Liga dos Campeões: Javier Hernandez 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Berbatov 19 gols (artilheiro da competição), Javier "Chicharito" Hernandez 10 gols e Nani 9 gols.
Brasileiros do elenco: Rafael (lateral-direito), Fábio (lateral-esquerdo), Anderson (meio-campista)
Colocação no campeonato nacional: líder
Campanha na Liga dos Campeões: 18 pontos. 5 vitórias e 3 empates.Passou pelo Olympique nas oitavas.

Chelsea (Inglaterra):
Outro time muito forte que não faz uma das melhores temporadas. Quarto colocado no inglês, o time faz boa campanha na Chapions League, sem empolgar. Tem dois dos melhores atacantes do mundo à sua disposição, Drogba e Fernando Torres, mas não consegue utilizá-los como dupla. Pelas qualidades individuais é um forte candidato ao título.
Time-base: Cech, Bosingwa, Ivanovic, John Terry e Ashley Cole; Essien (Obi Mikel), Ramires, Lampard e Malouda; Anelka e Fernando Torres (Drogba).
Goleadores na Liga dos Campeões:Anelka 7 gols. Ivanovic 2 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Drogba 10 gols, Fernando Torres e Malouda 9 gols.
Brasileiros do elenco:Alex (zagueiro) e Ramires (volante)
Colocação no campeonato nacional: quarto colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 19 pontos. 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 
Tottenham (Inglaterra):
Faz uma campanha dos sonhos. Passou de fase na liderança de um grupo que contava com a Internazionale e logo depois eliminou o Milan da competição. A passagem de fase foi merecida pelo triunfo em Milão, mas a atuação em casa no jogo de volta deixou a desejar. Apenas assistiu ao Milan jogar. Tem ótimos valores individuais e o conjunto é forte mesmo com as trocas de jogadores. Van der Vaart é outro holandês rejeitado pelo Real, assim como Sneijder e Robben, que vai se destacando na Liga dos Campeões e no campeonato nacional. O volante Sandro, em sua primeira temporada no futebol inglês vem se destacando. Não fo inscrito para a primeira fase, mas entrou as oitavas-de-final e teve importante participação. Tem o ataque mais positivo entre os finalistas, junto com o Real Madrid, com 19 gols marcados.
Time-base:Gomes, Corluka, Dawson, Gallas e Ekotto; Sandro, Modric (Palacios ou Jenas), Lennon, Van der Vaart e Bale (Pienaar); Crouch.
Goleadores na Liga dos Campeões: Bale e Crouch 4 gols. Pavlyuchenko 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Van der Vaart 10 gols, Pavlyuchenko 7 gols.
Brasileiros do elenco: Gomes (goleiro) Sandro (volante)
Colocação no campeonato nacional: quinto colocado.
Campanha na Liga dos Campeões: 15 pontos. 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Eliminou o Milan.

Schalke 04 (Alemanha):
O Schalke 04 é apenas o décimo colocado no campeonato alemão, mas os investimentos em contratações como Raul e Huntelaar vai dando resultado na Liga dos Campeões. O peruano Farfan, o goleiro Neuer e a experiência e qualidade do veterano Raul são as principais esperanças do Schalke, que deve ser o segundo,ou talvez o primeiro, adversário mais desejado na próxima fase.
Time-base:Neuer, Uchida, Howedes, Metzelder e Escudero (Sarpei); Matip, Kluge, Jurado; Farfan, Raul e Huntelaar.
Goleadores na Liga dos Campeões:Farfan 4 gols. Raul e Huntelaar 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Raul 11 gols, Huntelaar 7 gols.
Brasileiros do elenco:Edu (atacante)
Colocação no campeonato nacional: décimo colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 17 pontos. 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Passou pelo Valencia.

Shakhtar Donetsk (Ucrânia):
Grande zebra da competição, o Shakhtar não está entre os oito melhores por acaso. O time ucraniano sabe garimpar jovens talentos, principalmente no Brasil, e faz uma ótima campanha, desbancando Arsenal e Roma. É a equipe com mais pontos e mais vitórias nesta edição. Perdeu apenas uma vez e venceu todas as outras oito partidas.
Time-base:Pyatov, Rakitskiy, Hübschman, Chygrynskiy, Rat; Srna, Jadson, Douglas Costa eWillian;  Mkhitaryan (Eduardo da Silva) e Luiz Adriano.
Goleadores na Liga dos Campeões: Eduardo da Silva e Luiz Adriano 4 gols. Willian, Jadson e Douglas Costa 2 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Luiz Adriano 8 gols, Eduardo da Silva 5 gols.
Brasileiros do elenco:  Jadson (meia), Willian (meia), Douglas Costa (meia), Alex Teixeira (meia), Fernandinho (meia), Eduardo da Silva (atacante naturalizado croata), Luiz Adriano (atacante), Marcelo Moreno (atacante boliviano com cidadania brasileira).
Colocação no campeonato nacional: líder
Campanha na Liga dos Campeões: 21 pontos. 7 vitórias e 1 derrota. Eliminou a Roma.



No twitter @leandrosilva81

terça-feira, 15 de março de 2011

Jogaço

Sorte de quem viu. E a falta de sorte foi do Bayern. O time alemão foi muito superior à Internazionale de Milão nos dois confrontos das oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. Pecou, entretanto, ao não acabar com as chances do time alemão quando vencia por 2 a 1, em seus domínios, e tinha o controle completo do jogo, ainda no primeiro tempo. Poderia ter massacrado, mas desperdiçou as chances. Uma após a outra. 

Essa vantagem foi construída após o time não se abater com o gol de Eto'o, que estava impedido, e que levaria a partida para a prorrogação. O Bayern chegou à virada com Mario Gomez, aproveitando mais uma falha de Julio César, e Thomas Müller em um golaço. Na segunda etapa, o time alemã recuou, perdeu seu melhor jogador, Robben, substituído, e abdicou do jogo. A Interacreditou, não desistiu, e chegou ao empate com o ótimo Sneijder, em um belo chute. 

Quando tudo parecia caminhar para a eliminação precoce da atual campeã, eis que Samuel Eto'o, um monstro com a camisa da Internazionale, fez uma ótima jogada e deu um passe perfeito para o apagado Pandev se consagrar com um belo chute, sem chances para Kraft. Golaço e festa da Inter. Tristeza dos bávaros, que já tinham lamentado a derrota na decisão da temporada passada para os mesmos italianos.

Quanto ótimo jogador em campo. O volante Luiz Gustavo é cotado para a seleção alemã, mas acredito que tivesse condições de defender a Seleção Brasileira. Robben, Ribery, Sneijder e, principalmente Eto'o.

Melhor jogo que eu vi no ano. Sorte de quem viu.

Bonde do Mengão tem freio

A torcida do Flamengo não tem do que reclamar até o momento em 2011. Invicto, o time rubro-negro já está na final do estadual e está na segunda fase da Copa do Brasil, sem precisar de jogo de volta.  Os números empolgam e levam a torcida a segir atrás do bonde do Mengão sem freio, mas o pior é que tem.

No ano, o Flamengo tem 11 vitórias e dois empates, tendo marcado 24 gols e sofrido 8. Ótimo, não? Nem tanto. O time rubro-negro tem o pior ataque entre os quatro grandes no estadual e venceu apenas um dos três confrontos oficiais contra equipes da Série A no ano (sem contar um amistoso contra o América Mineiro). Foram empates contra Botafogo e Fluminense e um triunfo, por 2 a 1, quando poderia ter goleado o Vasco, que estava envolto em uma grande crise.

O calcanhar de aquiles do Flamengo em 2011 tem sido encontrar o homem gol. Deivid, que tem o melhor currículo para assumir tal função, custa a decolar com a camisa rubro-negra. E Adriano, o Imperador, ídolo do clube, está dando sopa, mas o treinador não quer contar com ele. É mais do que compreensível que Luxemburgo não queira arriscar o trabalho que está tentando recuperar sua carreira, com os problemas extra-campo de Adriano, mas a sua contratação está longe de ser supérflua.

Luxemburgo usa o exemplo do Barcelona, que joga sem um centroavante de ofício, para poder desdenhar da necessidade de contratar o Imperador. O time catalão atua sem um jogador de área, mas tem dois homens gol. Messi fez 34 gols na temporada passada em que Villa fez 21, pelo Valencia. Jogando juntos, na atual temporada, Messi é artilheiro do Espanhol, com 27 gols, Villa tem 17 e Pedro já ez 13. O Flamengo tem muitos garçons, mas falta definidores e quando os adversários forem mais fortes isso pode fazer falta. 

Por isso, a contratação de Adriano deveria ser tratada como prioridade, além da busca por um lateral-esquerdo, e talvez um zagueiro. Ronaldinho poderia cumprir um papel importante, tentando convencer Luxemburgo a topar comandar o Imperador. O atacante também precisaria entender que não será mais a estrela da companhia e tem que seguir os exemplos do camisa 10. Se tudo isso der certo, o Flamengo só tem a ganhar.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Clássicos na última rodada da Série A prometem

A rodada final da Série A de 2011 terá oito clássicos estaduais, um regional, entre Bahia e Ceará, e apenas um jogo entre clubes de diferentes regiões, Atlético Goianiense e América Mineiro. A rodada promete muita emoção, ainda mais do que nos últimos anos por causa da rivalidade, mas não garante um final de competição sem entregas, porque as rodadas anteriores estarão descobertas e não custa lembrar que algumas das supostas entregadas em 2010 aconceteram antes da rodada decisiva.

Os clássicos estaduais:
Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Internacional x Grêmio
Cruzeiro x Atlético-MG
Atlético-PR x Coritiba
Avaí x Figueirense
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo

domingo, 13 de março de 2011

Restam 8 no Baiano

Rafael comemora o gol do triunfo contra o Serrano
O Gladiador Rafael saiu do banco, meteu a cabeça na bola, depois de ótimo cruzamento do colombiano Moreno, e garantiu o triunfo tricolor sobre o Serrano, por 1 a 0, e a vaga na segunda fase. A classificação era apenas obrigação para Bahia e Vitória. O rubro-negro passeou, tranquilamente, mas o tricolor se complicou no primeiro turno e correu o risco de ficar de fora mesmo tendo recuperado no segundo, com apenas um empate, contra o Feirense, e uma derrota, contra o Camaçari. Neste domingo,o Vitória não teve o menor trabalho pra vencer o Colo-Colo, algoz a estreia, por 3 a 1, com três tentos de Elkeson.

Na segunda fase, o Bahia irá enfrentar um grupo mais difícil, embora não tenha conseguido vencer nenhum adversário por duas vezes na primeira fase. Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Atlético de Alagoinhas são mais fortes do que os outros integrantes do grupo rubro-negro e a luta deve ser grande pelas vagas, que imagino fiquem com os dois 'Bahias'. O Vitória irá enfrentar o Feirense, o Camaçari e o Serrano. A briga pela segunda vaga da chave deve ser equilibrada, mas apostaria no Camaçari que cresceu no final.

sábado, 12 de março de 2011

Wesley é a peça que falta ao Peixe em 2011?

Em 2010, o time do Santos, comandando por Dorival Júnior, encantou o País com muitas goleadas e verdadeiras aulas de futebol coletivo, alegre, moleque e objetivo. Em 2011, o time no papel é até superior, principalmente com a volta de Ganso no jogode hoje. Mas um jogador do ano passado pode fazer falta para que os shows reapareçam. Não estou falando de Robinho e sim de Wesley.

O meio-campista foi recuado por Dorival para fazer a função de segundo volante e, por vezes, de lateral-direito, e era um dos maiores responsáveis pela velocidade e pela movimentação do Peixe. Hoje, ele está no Werder Bremen, da Alemanha, e sua ausência talvez seja um dos únicos pontos negativos com relação ao elenco campeão paulista e da Copa do Brasil. Possebon é um ótimo jogador, mas suas características são diferentes.

No restante, o goleiro Rafael, que era reserva em 2010, é muito superior a Felipe, que agora está lesionado; Jonathan é mais jogador que Pará; Elano parece muito mais focado e decisivo do que Robinho no ano passado, embora não possamos esquecer que Robinho assumiu muito bem a função de coadjuvante de Ganso e Neymar e foi fundamental por passar experiência e confiança para que os companheiros voassem. Zé Love, que era reserva em 2010, é melhor do que André, que hoje está no Bordeaux. 

Ganso deu mostras em seu retorno que deve continuar o mesmo depois da lesão e Neymar está mais experiente, mais calejado depois de tantos elogios e críticas em 2010. Com a volta de Ganso, o ano começa para valer para o Peixe.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Classificação adiada - Feirense 0x0 Bahia

O carnaval interrompeu o embalo do Bahia, que acumulava quatro triunfos consecutivos e adiou a classificação para a próxima fase do Baiano, depois do empate sem gols com o Feirense. O jogo foi muito fraco. Com a cara de uma quarta-feira de cinzas. No próximo domingo, o tricolor encerrará sua participação na primeira fase, tentando devolver a derrota da estreia para o Serrano, dessa vez em Pituaçu, para permanecer vivo sem depender de outros resultados.

O time não foi bem. Gostei da atuação de Thiego, com várias roubadas de bola importantes. Não gostei do posicionamento de Ramon, muito recuado, longe do gol. E acredito que Robert tenha que formar dupla de ataque com um jogador de área, que saiba fazer gols, senão está arriscado a se queimar no Bahia.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Michael Jackson arrebentando de novo

Com Adriano é assim. Quando desanda a fazer gol, já era. Nesta noite, contra o Comercial, do Piauí, ele fez quatro na goleada de 5 a 1. Teve um gol anulado e o gol marcado pelo lateral Gabriel Silva foi em rebote de um chute seu. Quase um quarto dos tentos marcados com a camisa da equipe profissional do Bahia. Claro que os times da Série B do ano passado eram mais fortes que o Comercial. Mesmo assim, em três jogos consecutivos, Michael Jackson balançou as redes, chegando a seis com a camisa alviverde. Desde o ano 2000, com Euller, nenhum jogador tinha feito quatro gols pelo Palmeiras.

Talvez agora a diretoria, comissão técnica e até os jogadores do Palmeiras se convençam de que podem até buscar um atacante de área, pela diferença de características com relação a Adriano, mas não por necessidade desesperada de ter alguém para fazer gol porque Adriano e Kléber, embora não sejam centroavantes já provaram ter o dom de fazer gol.

No Bahia, o primeiro tento marcado foi no Campeonato do Nordeste. Depois, eles vinham devagarinho até o jogo contra o Náutico, quando fez três. A partir dali, ninguém mais segurou, nem mesmo Jael que era o centroavante e artilheiro do time no campeonato e acabou superado. Espero que ele continue bem, brilhando, e com a cabeça no lugar.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Atuação inferior, colocação superior - Bahia 3x0 Ipitanga

O Bahia não jogou tão bem quanto nas três partidas anteriores (contra Vitória, São Domingos e Fluminense de Feira), mas, ao contrário dos jogos contra Vitória e Flu, quando o time teve uma ótima atuação, mas não conseguiu entrar no G-4 da primeira fase do Baiano, desta vez o clube fez o suficiente para ganhar e conseguiu subir na tabela, chegando à segunda colocação no grupo, faltando apenas duas rodadas.

Ramon, Bruno Paulo e Tressor Moreno fizeram os gols do triunfo contra o Ipitanga, que levou o placar sem gols para o vestiário ao fim do primeiro tempo, depois que o garoto Rafael perdeu um pênalti. Na segunda etapa, Ramon e Tressor Moreno não desperdiçaram suas cobranças de pênalti. E Bruno Paulo fez um bonito gol.

Gostei da reutilização do camisa 90, Bruno Paulo. Era um dos jogadores que eu acreditava que iriam se dar bem no Bahia, mas prejudicado pela improvisação nos primeiros jogos e pela fama (infundada ou não) de baladeiro passou a ser criticado e nem estava mais sendo relacionado. Agora talvez se motive e volte a ser útil, mesmo que como reserva, já que têm outros jogadores à frente dele na luta pelas vagas de titular.

Vale o registro de uma defesa espetacular de Omar depois de rebote proporcionado por ele. Após a defesa, ao invés de vibrar, o jovem arqueiro preferiu pedir desculpas por ter soltado a bola. Humildade e perfeccionismo é isso aí.

Raio-x do Campeonato Inglês 2011

Eles já dividiram o ataque do Manchester United, ou se revezaram como parceiros de Wayne Rooney, mas agora estão disputando a artilharia do Campeonato Inglês. Tevez, que se mudou para o rival City está um gol atrás de Berbatov, que permanece no United. Além de estar na frente na lista dos goleadores, Berba leva vantagem na classificação do campeonato, com 10 pontos a mais que o City, de Tevez, que é o terceiro colocado. Entre os dois, está o Arsenal, que continua jogando o futebol mais bonito do país, e está quatro pontos atrás do Manchester.

Se o título está distante do City, a equipe de Balotelli, Dzeko e Tevez pode comemorar ao final da temporada uma vaga na Liga dos Campeões, mas precisa tomar cuidado com Chelsea e Tottenham. O Liverpool, que teve um péssimo início de campeonato está em sexto, mas bem distante da vaga.

1° Manchester United | 60 pontos
2° Arsenal | 56
3° Manchester City | 50
4° Chelsea | 48 
5° Tottenham | 47
6° Liverpool | 39
7° Bolton | 37
8° Sunderland | 37

Artilharia:
1° Berbatov | Manchester United | 19 gols
2° Carlitos Tevez | Manchester City | 18 gols
3° Nolan | Newcastle | 11 gols
3° Carroll | Liverpool/Newcastle | 11 gols
5° Darren Bent | Aston Villa/ Sunderland | 10 gols
5° Didier Drogba | Chelsea | 10 gols
5° Van Persie | Arsenal | 10 gols
5° Van der Vaart | Tottenham | 10 gols
9° Campbell | Blackpool | 9 gols
9° Fernando Torres | Chelsea/ Liverpool | 9 gols
9° Nasri | Arsenal | 9 gols
9° Asamoah Gyan | Sunderland | 9 gols

terça-feira, 1 de março de 2011

Raio-X do Campeonato Espanhol até o momento

A disputa pelo título na Espanha, para variar, está polarizada entre Barcelona e Real Madrid, com vantagem para o Barcelona, que está sete pontos à frente e tem uma regularidade que passa tranquilidade para a sua torcida. A polarização também se dá na disputa pela artilharia. Os dois maiores jogadores do mundo travam uma luta acirrada. O argentino Messi, do Barcelona, lidera com 26 gols contra 24 do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Os dois estão disparados na frente. Tanto que David Villa, do Barcelona, tem sete gols a menos que Cristiano Ronaldo.

As vagas na Liga dos Campeões estão bem encaminhadas. Valencia e Villarreal já abriram vantagem para seus concorrentes, Espanyol, Athletic e Sevilla, que correm por fora.

1° Barcelona | 68 pontos
2° Real Madrid | 61 pontos
3° Valencia | 51 pontos
4° Villarreal | 47 pontos
5° Espanyol | 40 pontos
6° Athletic Bilbao | 38 pontos
7° Sevilla | 38 pontos
8° Atlético de Madrid | 34 pontos


Artilheiros:
1° Lionel Messi | Barcelona | 26 gols
2° Cristiano Ronaldo | Real Madrid | 24 gols
3° David Villa | Barcelona | 17 gols
4° Fernando Llorente | Athletic Bilbao | 14 gols
5° Pedro | Barcelona | 13 gols
6° Giuseppe Rossi | Villarreal | 12 gols
7° Nilmar | Villarreal | 11 gols
8° David Trezeguet | Hércules | 10 gols
8° Álvaro Negredo | Sevilla | 10 gols
8° Luís Fabiano | Sevilla | 10 gols