quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bahia utilizou 31 jogadores no primeiro turno


Camisa 10, Zezinho ainda não jogou no Brasileiro
O Bahia utilizou 31 jogadores no primeiro turno do Brasileiro. Dois deles já deixaram o clube, Jobson e Boquita, enquanto sete jogadores do elenco ainda não entraram em campo, como Jair, Nen, Diego Jussani, Lenine, Maurício, Magno e Zezinho.

O goleiro Marcelo Lomba foi o jogador que mais entrou em campo no tricolor, participando de 18 jogos, ficando de fora apenas contra o Flamengo, por impedimento contratual. Omar atuou contra o rubro-negro carioca, enquanto Tiago defendeu no segundo tempo do jogo contra o Ceará, após a lesão do titular. Jair ainda não jogou.

Na zaga, Titi jogou 17 partidas desde o início, enquanto Paulo Miranda entrou no decorrer do jogo contra o Atlético Mineiro e ganhou a titularidade e começou jogando outras 14 vezes. Thiego jogou cinco vezes, enquanto Danny Morais jogou duas vezes. O curioso é que nenhum zagueiro começou a jogar com o jogo em andamento.

Na lateral-direita, teoricamente o titular seria Jancarlos, mas, perseguido por lesões, o camisa 54 jogou apenas sete vezes, enquanto Marcos começou jogando oito e saiu do banco outras sete vezes. Na esquerda, Ávine, que está lesionado, jogou 16 vezes, enquanto Dodô jogou duas.

Entre os volantes, Fahel, com 17 participações, foi quem mais jogou. Marcone, com 14 é o segundo. Diones, por sua vez, atuou em 11 jogos. Fabinho começou jogando cinco vezes e saiu do banco em outras duas. Hélder jogou três partidas, enquanto Boquita, que já deixou o clube, saiu do banco em um jogo.

Lulinha foi o meia mais utilizado durante a campanha. Começou jogando 10 vezes e entrou em campo outras cinco. Carlos Alberto foi o segundo que mais começou jogando, oito vezes, enquanto Ricardinho foi o segundo que mais jogou, com 14 partidas, sendo metade como titular e outra metade como suplente. Jones, Camacho, Maranhão e Nikão foram os outros que entraram em campo.

No ataque, Jobson, que já deixou o Fazendão, foi quem mais jogou, com 14 atuações. Júnior começou jogando nove vezes e entrou mais três vezes em campo. O curinga Gabriel começou jogando seis vezes e entrou no decorrer de outras sete partidas. Reinaldo atuou em cinco partidas como titular e outras quatro como suplente. Souza teve apenas cinco chances na competição, excluindo o jogo contra o Fluminense, em que ficou apenas um minuto em campo. Rafael e João Neto foram os outros atacantes utilizados.

Goleiros:
Marcelo Lomba 18
Tiago (1)
Omar 1
Laterais-direitos:
Marcos 8 (5)
Jancarlos 7
Zagueiros:
Titi 17
Paulo Miranda 14 (1)
Thiego 5
Danny Morais 2
Laterais-esquerdosÁvine 16
Dodô 2
Volantes:
Fahel 17
Marcone 14
Diones 11
Fabinho 5 (2)
Hélder 3
Boquita (1)
Meias: Lulinha 10 (5)
Carlos Alberto 8
Ricardinho 7(7)
Jones 2 (6)
Camacho 2 (1)
Maranhão (7)
Nikão (1)
Atacantes:Jobson 14
Júnior 9 (3)
Gabriel 6 (7)
Reinaldo 5 (4)
Souza 5
Rafael (3)
João Neto (1)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Embalou - Vila Nova 0x3 Vitória

O Vitória começou bem o segundo turno da Série B e goleou o Vila Nova, por 3 a 0, em Goiânia. O Leão continua sem encantar, jogando de forma pragmática e alcançando os resultados e embalando na competição, subindo para a sexta colocação e mantendo os três pontos de desvantagem para o quarto colocado, o Americana, que venceu o Duque de Caxias, também longe de casa.

O Vitória não jogou muito bem, mas aproveitou bem os vacilos do Vila Nova para garantir três pontos preciosos. Logo aos sete minutos de jogo, o o zagueiro Augusto presenteou o rubro-negro com uma falha e Marquinhos, que fez uma partida apagada, abriu o placar. Depois disso, o Vila Nova pressionou durante toda a primeira etapa, mas pecou nas finalizações, principalmente com o veterano Roni. Mais uma vez, Fernando fechou o gol.
No segundo tempo, o técnico Artur Neto matou o time do Vila Nova com as substituições. Ainda assim, o time goiano chegou a assustar em alguns lances, mas o Vitória matou  o jogo aos 11 minutos, quando Lúcio Flávio aproveitou mais um vacilo da defesa adversária para ampliar. O gol de Geovanni, que fechou o placar, aconteceu aos 33 minutos, quando o time da casa já estava entregue.

Vila Nova: Michel Alves; Luizinho, Henrique, Augusto e Victor Ferraz; Jairo, Paulo Cesar (Davi Ceará), David e Ricardinho (Adilson); Roni e Luiz Fernando (Wando).
Vitória: Fernando, Nino Paraíba, Alison, Maurício e Felipe; Neto Coruja, Uelliton, Mineiro e Lúcio Flávio; (Geraldo) Marquinhos (Geovanni) e Neto Baiano (Marcelo).

Com Carlos Alberto em campo, Bahia tem aproveitamento de sétimo colocado

Carlos Alberto é o segundo maior driblador do Brasileiro
O camisa 19 do Bahia, Carlos Alberto, retorna ao time contra o América Mineiro, na quinta-feira (1/9) depois de ficar de fora, por suspensão, na derrota diante do Ceará.  A volta do jogador é um motivo de comemoração para a torcida. Ele ainda não fez nenhum gol no tricolor, não conseguiu jogar tudo que sabe, mas a equipe sente muito a sua falta quando não pode jogar. E essa "dependência" pode ser comprovada por números. Com o "Predador" em campo, o aproveitamento do Bahia é de 50% dos pontos (ganhou 12 dos 24 disputados), superior aos 47,4% do Cruzeiro, sétimo colocado da Série A.

Segundo maior driblador do primeiro turno, com uma média de 5,9 dribles por jogo, superada apenas por Neymar, com 6,3, Carlos Alberto esteve em campo em três dos quatro triunfos do Bahia no campeonato (ficou de fora apenas contra o Atlético Goianiense). Com o camisa 19 oito vezes em campo, o tricolor conquistou 12 dos seus 20 pontos, mesmo tendo jogado três jogos a mais sem ele. Para finalizar, o desempenho do tricolor sem o jogador, de apenas 24,24% só é superior ao do América Mineiro, perdendo até para o do vice-lanterna Atlético Mineiro.

Por tudo isso, é nele que a torcida do Bahia confia, principalmente após a saída de Jobson, para tentar uma recuperação no Brasileiro. A começar pelo jogo contra o América.



Jogos com Carlos Alberto
Fluminense 0x1 Bahia
Atlético-PR 0x2 Bahia
Cruzeiro 2x1 Bahia
Bahia 0x0 Coritiba
Bahia 3x1 Figueirense
Bahia 1x1 Internacional
Palmeiras 1x1 Bahia
Bahia 1x2 Santos
12 de 24 pontos | 50% de aproveitamento
Jogos sem Carlos Alberto
América Mineiro 2x1 Bahia
Bahia 3x3 Flamengo
Grêmio 2x0 Bahia
Bahia 1x1 Atlético-MG
Bahia 0x1 Corinthians
Avaí 2x2 Bahia
Bahia 1x1 Botafogo
Vasco 1x1 Bahia
São Paulo 3x0 Bahia
Bahia 2x1 Atlético Goianiense
Ceará 3x0 Bahia
8 de 33 pontos | 24,24% de aproveitamento

Jogadores com idade olímpica

Goleiros:
Rafael, do Santos. É um dos nomes mais conhecidos com idade olímpica para a posição.Neto, da Fiorentina. Convocado por Mano Menezes para a seleção principal, tem chances de ser o dono do gol na equipe olímpica.
Renan
, do Corinthians. Já foi para a seleção principal mas teve um péssimo início no Corinthians. Isso pode pesar.
Renan Ribeiro, do Atlético Mineiro. Virou titular em 2010, desbancando medalhões como Fábio Costa. Segue evoluindo.
Rafael, do Cruzeiro. Bem na seleção sub-20, Rafael tem um problema: a reserva na Raposa. Precisaria mostrar serviço.
Gabriel, do Cruzeiro. Mesma situação do companheiro de clube. Foi muito bem no título mundial sub-20, mas carece de espaço na Raposa.
César, do Flamengo. Fez uma ótima Copa São Paulo de 2011. E esteve no grupo campeão mundial sub-20.
Renan, do Botafogo. A reserva para Jefferson pode pesar.


Zagueiros:
Mário Fernandes, do Grêmio. Joga na zaga e na lateral-direita, mostrando versatilidade.
Breno, Bayern de Munique. Ainda não foi na Europa o que se esperava dele no início da carreira, mas é um dos nomes mais experientes para a posição.
Juan, do Internacional. Foi bem no Mundial sub-20 e pode ser lembrado.
Manoel, , do Atlético-PR. Sempre cotado para se transferir para algum grande clube paulista, é um dos nomes mais conhecidos na posição para a equipe olímpica.
Bruno Uvini
, do São Paulo. Foi bem no título do Mundial sub-20. Buscar um espaço no tricolor paulista é seu desafio.
Fabrício Carioca, do Atlético Paranaense. É um dos nomes mais técnicos e mais promissores da nova geração.
Wellinton, do Flamengo. Muito criticado na época de Cuca, o beque conta com a confiança de Luxemburgo.
Rafael Tolói, do Goiás. Jogou o Mundial sub-20 passado e pode ser lembrado para a equipe olímpica.
Sidnei, do Benfica. É um nome experiente para a posição.
Dalton, do Internacional. Seus problemas na justiça para sair do tricolor carioca atrapalharam seu desenvolvimento.
Romário, do Internacional. Reserva no Sul-americano sub-20.
Saimon, do Grêmio. Também reserva no Sul-americano sub-20.

Laterais-direitos:
Rafael, do Manchester United. É convocado para a seleção principal e deve estar na Olimpíada.
Danilo, do Santos. Fez um ótimo Sul-americano sub-20 e um Mundial sub-20 e tem boas chances de ser chamado pela versatilidade.
Douglas
, do Goiás. Titular no último Mundial sub-20, Douglas pode estar na próxima Olimpíada.
Rafael Galhardo, do Flamengo. Reserva no Sul-americano sub-20, foibem quando foi utilizado.
Marcos, do Bahia. Irregular, mas com algumas qualidades, principalmente ofensivas.
Welder, do Corinthians.
Fagner, do Vasco. A concorrência é mais qualificada.


Laterais-esquerdos:
Alex Sandro, do Porto. Foi muito bem no Sul-americano sub-20.
Diego Renan, do Cruzeiro. O lateral destro pode ser lembrado.
Fábio, do Manchester United. É um bom nome para a seleção olímpica.
Gabriel Silva, do Palmeiras. Vem crescendo de produção. Campeão mundial sub-20.
Everton Ribeiro, do Coritiba. Atualmente joga como meia, mas teria mais chance de conseguir uma vaga na lateral.
Dodô, do Bahia. Jogava na Seleção sub-17. Não conseguiu se destacar ainda no Bahia.
Pablo, do Figueirense. Também joga na direita e como volante.

Volantes:

Sandro, do Tottenham. Bateu na trave para ir para a África do Sul. Deve ser aproveitado na equipe olímpica.
Casemiro, do São Paulo. Fez um ótimo Sul-americano sub-20, um ótimo Mundial sub-20. Vem se destacando no Brasileiro. Deve ir para a Olimpíada.
Rafael Carioca,do Spartak Moscou. Se jogar o que jogou no Grêmio, é nome importante para o elenco.
Fernando, do Grêmio. Ganhou a posição de titular e jogou muito no Sul-americano sub-20. Também foi bem no Mundial da categoria. Pode ser lembrado.
Possebon, do Santos. Ex-Manchester United, é experiente, mas perdeu espaço no Santos.
Souza, do Porto. Participou do Mundial sub-20 passado.
Fellipe Bastos, do Vasco. Ex-Benfica, é um bom jogador.
Alan, do Vasco. Tem jogado como lateral-direito no Vasco. A versatilidade ajuda.
Zé Eduardo, do Parma. Não foi bem no Sul-americano sub-20, mas pode se recuperar.
Lorran, do Flamengo. Jogou muito e foi campeão da Copa São Paulo em 2001.
Anderson, do Bahia. Fez uma grande Copa São Paulo em 2011. Mas ainda não jogou no profissional.


Meias:
Paulo Henrique Ganso, do Santos. Craque. Nome certo.
Lucas, do São Paulo. Jogou demais no Sul-americano sub-20. Já está na Seleção principal. Nome certo.
Oscar, do Internacional. Foi irregular no Sul-americano sub-20, mas jogou demais no Mundial sub-20 e vem crescendo no Inter. Está com moral.
Elkeson, do Botafogo. Um ótimo nome da nova geração.Um dos melhores jogadores do primeiro turno do Brasileiro.
Giuliano, Dnipro, ex-Internacional. Jogou o Mundial sub-20 passado e é um bom nome.
Dudu, do Dinamo de Kiev. Fez uma ótima Série B pelo Coritiba e um ótimo Mundial sub-20.
Alex Teixeira, do Shakthar Donetsk. Jogou bem o Mundial sub-20 passado e pode ser lembrado para a Seleção Olímpica.
Bernardo, do Vasco. Fez um bom Brasileiro pelo Goiás e demonstrou muita qualidade na base do Cruzeiro. Agora é reserva de luxo do Vasco.
Douglas Costa, do Shakthar Donetsk. Canhoto, jogou o Mundial sub-20 passado e pode ser testado na equipe olímpica.
Dudu, do Dinamo de Kiev. Fez uma ótima Série B pelo Coritiba e um ótimo Mundial sub-20.
Lulinha, do Bahia. Vem recuperando no Bahia, o espaço que perdeu quando saiu do Brasil cedo.Precisa ainda mostrar que é tudo aquilo que se esperava dele.
Vander, do Flamengo. A concorrência é grande. Tem que recuperar o espaço perdido no Flamengo após lesão.
Zezinho, do Bahia. Para mim, era nome certo na equipe olímpica. Perdeu espaço no Bahia e precisa recuperar.
Ananias, da Portuguesa. Bom nome para a equipe olímpica.
Tinga, do Palmeiras. Merece ser testado na equipe olímpica, precisa ganhar mais spaço no Palmeiras.
Alan Patrick, do Shakhtar Dontsk. Participou discretamente do Sul-americano e do Mundial sub-20.
Patrick, do Palmeiras. Ganhou a confiança de Felipão no Palmeiras e é um bom jogador.
Maylson, do Sport. Pode ter chances na seleção olímpica.
Marquinhos, do Vitória. Se repetir, algum dia, as atuações da primeira passagem pelo Vitória pode ter alguma chance.


Atacantes:
Neymar, do Santos. Nome certo na Olimpíada.
Alexandre Pato, do Milan. Tem tudo para disputar a sua segunda Olimpíada.
Leandro Damião, do Internacional. É o principal centroavante da nova geração. Sabe fazer gols. Deve ser chamado.
Phillipe Coutinho, da Internazionale de Milão. Nome forte para a Olimpíada.Campeão Mundial sub-20
Dentinho, do Shakhtar Donetsk. É um dos jogadores mais experientes da posição e tem chances de integrar a equipe olímpica.
André, do Atlético Mineiro. Não deu certo na Europa. precisa repetir no Atlético Mineiro a grande fase do Santos.
Henrique, do São Paulo. Foi eleito como melhor jogador do Mundial Ssub-20 e ganhou moral.
Willian José, do São Paulo. Disputou Mundial e Sul-americano sub-20.
Gabriel,
do Bahia. Xodó da torcida tricolor, Gabriel vem se destacando quando entra nas partidas do Bahia. A concorrência, entretanto, é desleal.
Leandro, do Grêmio.
É rápido e habilidoso.Um jogador de muito futuro.
Diego Maurício,
do Flamengo. Jogou o Sul-americano sub-20.
Wellington Silva
, do Levante. É um nome muito promissor. A troca do Fluminense pela Europa ainda não se mostrou proveitosa.
Maicon, do Lokomotiv Moscou. Disputou o Mundial sub-20 passado.
Walter, do Porto. Foi bem na seleção sub-20 e pode ser lembrado.
Ciro, do Fluminense. Participou do Mundial sub-20 passado.
Alan Kardec, do Santos. Jogou o Mundial sub-20 passado.
Alex, do Botafogo.
Caio, do Botafogo.
Vinícius, do Palmeiras
Alan, do Red Bull Salzburg.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A minha seleção do primeiro turno da Série A 2011

Goleiro:
Marcelo Lomba (Bahia) - Embora tenha cometido algumas falhas, como no jogo contra o Santos, salvou o Bahia na maioria das partidas. Tem surpreendido positivamente e nem lembra o inseguro goleiro do Flamengo no ano passado. Marcos, do Palmeiras, e Júlio César, do Corinthians, também merecem ser lembrados.

Lateral-direito: 
Cicinho (Palmeiras) - Com velocidade e jogadas de improvisação pura, Cicinho alavanca o time do Palmeiras em várias oportunidades. Mário Fernandes, do Grêmio, e Bruno, do Figueirense, que vem fazendo grandes partidas, são outros bons nomes na posição.

Zagueiros: 
Dedé (Vasco) - Vem jogando em alto nível há muito tempo e fez um ótimo primeiro turno. Mereceu a convocação para a Seleção Brasileira. Em sua melhor atuação, anulou Neymar completamente contra o Santos.
Titi (Bahia) - Não vem tendo o devdo destaque da imprensa nacional, muito por causa da imagem um tanto negativa que deixou quando jogava pelo Vasco, mas vem sendo um monstro nas partidas do Bahia, além de ser um líder para o grupo.
Anderson Martins, do Vasco, Rodholfo, do São Paulo, Paulo Miranda, do Bahia, e Antônio Carlos, do Botafogo, também merecem ser citados.

Lateral-esquerdo: 
Cortés (Botafogo) - a carência de laterais-esquerdos no Brasileiro é notória e pode ser comprovada pelas constantes improvisações no setor de várias equipes, mas o lateral do Botafogo é uma agradável novidade. Com raça e velocidade, Cortés vem se destacando. Júnior César, do Flamengo, e Juninho, do Figueirense, são outros destaques.

Volantes:
Willians (Flamengo) - foi um dos grandes nomes da grande campanha que o Flamengo vem fazendo no Brasileiro. Com a presença de tantos jogadores ofensivos no time, o trabalho de Willians é dobrado. E ele vai dando conta do recado.
Casemiro (São Paulo) - começou o Brasileiro voando antes de ir para o Mundial sub-20. A queda de rendimento do São Paulo na sua ausência reforçou a sua importância para o time.
Fahel, do Bahia, Paulinho, do Corinthians, Marcelo Mattos, do Botafogo, e Marcos Assunção, do Palmeiras, foram outros bons nomes.

Meias:
Elkeson (Botafogo) - um dos grandes responsáveis pela grande campanha do Botafogo, que está na zona de classificação para a Libertadores, com dribles, passes e chutaços, Elkeson foi, sem dúvidas, um dos melhores jogadores do primeiro turno.
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) - começou brilhando contra o Avaí, dando a impressão de que seria o grande nome do Brasileiro. Depois sumiu, mas também quando despertou!!! Está jogando demais e o Flamengo depende demais dos seus gols e assistências para se manter na briga pelo título. De quebra, voltou a ser chamado para a Seleção. É vice-artilheiro do primeiro turno, com 10 gols.
Montillo, do Cruzeiro, Danilo, do Corinthians, Oscar, do Internacional, e Thiago Neves, do Flamengo, foram outros destaques.

Atacantes:
Borges (Santos) - é o artilheiro do campeonato, com 12 gols, e vai se destacando, mesmo com a campanha ruim do Santos. O Santos ganhou a Libertadores sem um centroavante tão bom quanto Borges.
Liedson (Corinthians) - assim como Casemiro, a importância de Liedson foi mais sentida quando esteve ausente, por causa de uma cirurgia. Enquanto esteve em campo, se destacou e já marcou seis vezes. Precisa retomar o ritmo do início do Brasileiro para lutar pela artilharia.
Leandro Damião, do Internacional, Neymar, do Santos, Jobson, ex-Bahia, e William, do Corinthians, foram outros destaques.

Guia do segundo turno da Série A do Brasileiro de 2011

Corinthians:
Liedson voltou ao time depois de cirurgia
Classificação no primeiro turno:  colocado, com 37 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Liedson, 6 gols
Goleiros: 1
Julio César, 30 Renan, Danilo Fernandes
Laterais-direitos: 2 Alessandro, 18 Welder
Laterais-esquerdos: 6 Fabio Santos, 33 Ramon
Zagueiros: 3 Chicão, 13 Paulo André, 4 Leandro Castan, 25 Wallace
Volantes: 8 Paulinho, 5 Ralf, 21 Edenilson, 27 Nenê Bonilha, 15 Moradei
Meias: 20 Danilo, 12 Alex, 17 Morais, 14 Luis Ramirez 
Atacantes: 9 Liedson, 11 Emerson, 10 Adriano, 23 Jorge Henrique, 7 Willian
Time-base: Julio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique; Emerson e Liedson. Técnico: Tite
Chegaram: Renan (Avaí), Ramon (Vasco)
Saíram: Rafael Santos (Avaí), Bruno César (Benfica)
Baianos: Liedson (Cairu), Wallace (Conceição do Coité)
Flamengo
Ronaldinho é a principal estrela do Brasileirão
Classificação no primeiro turno: colocado, com 36 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Ronaldinho, 10 gols, vice-artilheiro do campeonato
Goleiros:
1 Felipe, 27 Paulo Victor, 28 Vinicius
Laterais-direitos: 2 Leonardo Moura 22 Rafael Galhardo
Laterais-esquerdos: 6 Júnior César 21 Rodrigo Alvim
Zagueiros: 3 Wellinton, 4 Ronaldo Angelim, 44 Alex Silva, 14 David Braz, 13 Jean
Volantes: 8 Willians, 55 Airton, 35 Luiz Antônio, 5 Maldonado, 17 Fernando Gomes, 31 Muralha
Meias: 10 Ronaldinho Gaúcho, 7 Thiago Neves, 11 Renato, 18 Dario Botinelli, 20 Vander, 16 Fierro
Atacantes: 9 Deivid, 26 Jael, 15 Diego Maurício, 19 Negueba
Time-base:  Felipe, Leonardo Moura, Wellinton, Ronaldo Angelim e Júnior César; Airton, Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Chegaram: Jael (Portuguesa), Alex Silva (São Paulo), Airton (Benfica)
Saíram: Marquinhos (Vitória), Egídio (Ceará), Wanderley
Baianos: Vander (Salvador), Jean (Feira de Santana)
São Paulo
A esperança da torcida é que Luis Fabiano estreie no segundo turno
Classificação no primeiro turno: colocado, com 35 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Lucas, 6 gols
Goleiros:
1 Rogério Ceni, 33 Dênis e 24 Fabiano
Laterais-direitos: 23 Ivan Piris
Laterais-esquerdos: 16 Juan 38 Henrique Miranda,
Zagueiros: 4 Rodholfo, 13 Xandão, João Felipe, 34 Bruno Uvini, 30 Luiz Eduardo
Volantes: 2 Jean, 8 Casemiro, 15 Denilson, 16 Cícero, 5 Wellington, 36 Rodrigo Caio.
Meias: 7 Lucas, 10 Rivaldo, 20 Carlinhos Paraíba, 11 Marlos, 14 Cañete
Atacantes: 12 Fernandinho, 25 Dagoberto, 9 Luis Fabiano, 17 Henrique,19 Willian José 39 Lucas Gaúcho
Time-base: Rogério Ceni, Piris, Rodholfo, Xandão e Juan; Casemiro, Denilson, Carlinhos Paraíba e Rivaldo e Lucas; Dagoberto. Técnico: Adilson Batista.
Chegaram: Denilson (Arsenal), Cícero (Wolfsburg), Ivan Piris (Cerro Porteño), João Felipe (Botafogo), Cañete
Saíram: Edson Ratinho, Ilsinho (Internacional), Rodrigo Souto, Alex Silva (Flamengo), Miranda (Atlético de Madrid), Junior César (Flamengo)
 Baianos: Fabiano (Mundo Novo)
Vasco
Juninho Pernambucano foi mais um ídolo que retornou ao Brasil
Classificação no primeiro turno: colocado, com 35 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Bernardo, 5 gols
Goleiros:
1 Fernando Prass, 24 Diogo Silva, 12 Alessandro,
Laterais-direitos: 23 Fagner 22 Irrazabal 43 Max
Laterais-esquerdos: 17 Julinho, 32 Marcio Careca
Zagueiros: 26 Dedé 25 Anderson Martins 3 Cesinha 13 Victor Ramos, 33 Renato Silva 16 Douglas
Volantes: 21 Fellipe Bastos, 37 Rômulo, 28 Eduardo Costa, 5 Nilton, 18 Jumar, 35 Allan
Meias: 6 Felipe, 8 Juninho Pernambucano, 10 Diego Souza, 31 Bernardo, 45 Leandro Chaparro,
Atacantes:  7 Éder Luís 9 Alecsandro, 39 Elton, 19 Leandro, 29 Kim, 15 Jonathan, 30 Patrick
Time-base: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Julinho; Rômulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes.
Chegaram: Julinho (Avaí), Renato Silva, Victor Ramos
Saíram: Ramon (Corinthians), Enrico (Ceará), Jefferson, Fernando, Misael
Baianos: Élton (Iramaia), Victor Ramos (Salvador)
Botafogo
Loco Abreu é a maior arma ofensiva do Fogão
Classificação no primeiro turno: colocado, com 34 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Elkeson, 8 gols
Goleiros:
Jeferson, Renan
Laterais-direitos: Alessandro e Lucas
Laterais-esquerdos: Bruno Cortés e Márcio Azevedo
Zagueiros: Antônio Carlos, Fabio Ferreira, Gustavo
Volantes: Renato, Marcelo Mattos, Somália, Lucas Zen, Araruama, Léo
Meias: Elkeson, Maicosuel, Everton,Cidinho, Thiago Galhardo, Bruno Tiago
Atacantes: Loco Abreu, German Herrera, Caio, Alex, Alexandre Oliveira, Willian
Time-base: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fabio Ferreira e Cortés; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; German Herrera e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
Chegaram: Elkeson (Vitória), Renato (Sevilla), Gustavo (Lecce), Alexandre Oliveira
Saíram: João Felipe (São Paulo), Arévalo Rios, Rodrigo Mancha (Vitória),
Baianos: Não tem
Palmeiras
Depois de definir permanência, Kléber é esperança de gols palmeirenses
Classificação no primeiro turno: colocado, com 32 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Luan, 6 gols
Goleiros:
12 Marcos, 22 Deola,
Laterais-direitos: 2 Cicinho 14 Paulo Henrique
Laterais-esquerdos: 6 Gabriel Silva, 18 Gerley
Zagueiros: 4 Thiago Heleno 3 Henrique 15 Maurício Ramos 36 Leandro Amaro
Volantes: 8 Marcio Araújo, 20 Marcos Assunção, 13 Rivaldo, 23 Chico, 16 João Victor
Meias: 10 Valdivia, 17 Tinga, 40 Patrick
Atacantes: 7 Maikon Leite, 30 Kléber, 19 Fernandão, 21 Luan, 25 Vinicius, 29 Dinei
Time-base: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Danilo e Gabriel Silva; Marcio Araújo, Marcos Assunção, Valdívia e Luan; Kléber e Maikon Leite Técnico: Felipão.
Chegaram: Henrique (Barcelona), Fernandão (Guarani)
Saíram: Adriano Michael Jackson, Pierre (Atlético Mineiro) , Bruno (Portuguesa), Danilo (Udinese), Lincoln (Avaí), Wellington Paulista (Cruzeiro)
Baianos: Não tem


Cruzeiro:
Montillo já fez 10 gols neste Brasileiro
Classificação no primeiro turno: colocado, com 27 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Montillo, 10 gols, vice-artilheiro do campeonato
Goleiros:
Fábio, Rafael, Gabriel
Laterais-direitos: Vitor, Gil Bahia
Laterais-esquerdos: Diego Renan, Gabriel Araújo
Zagueiros: Victorino, Gil, Léo, Naldo, Emilson Cribari,
Volantes: Fabrício, Charles, Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro
Meias: Montillo, Roger, Gilberto, Everton, Bruninho
Atacantes: Keirrison, Bobô, Anselmo Ramon, Wallyson, Ortigoza, Reis. Sebá
Time-base: Fabio, Vitor, Victorino, Gil e Diego Renan;Charles, Fabrício, Gilberto, Montillo e Roger; Keirrison. Técnico: Joel Santana
Chegaram: Emilson Cribari, Bobô (Besiktas), Keirrison (Santos), Charles (Santos)
Saíram: Pablo (Figueirense), Thiago Ribeiro (Cagliari), Dudu (Dinamo de Kiev), Brandão (Grêmio), Henrique (Santos)
Baianos: Anselmo Ramon (Camaçari), Bruninho (Feira de Santana) Gil Bahia (Salvador), Gabriel Araújo (Salvador)

Internacional:
Leandro Damião é o artilheiro do Inter em 2011
Classificação no primeiro turno: colocado, com 27 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Leandro Damião, 8 gols
Goleiros:
Muriel, Renan, Lauro,
Laterais-direitos: Nei, Alison
Laterais-esquerdos: Kléber, Fabrício, Zé Mário
Zagueiros: Bolívar, Índio, Juan,Rodrigo, Sorondo,  Dalton
Volantes: Bolatti, Guiñazu, Wilson Mathias, Glaydson
Meias: D’Alessandro, Tinga, Oscar, Andrezinho, Ricardo Goulart, Eduardo Sasha, Marquinhos Gabriel
Atacantes: Leandro Damião, Jô, Zé Roberto, Gilberto e Alex
Time-base: Muriel, Nei, Bolívar, Juan e Kléber; Bolatti, Guiñazu, D’Alessandro e Oscar; Zé Roberto e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Chegaram: Jô (Manchester City), Alison (Caxias), Sandro Silva
Saíram: Daniel (Avaí), Rafael Sóbis (Fluminense), Cavenaghi
Baianos: Alex (Teixeira de Freitas)

Coritiba
Marcos Aurélio é um dos destaques do Coxa
Classificação no primeiro turno: colocado, com 26 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Bill, 6 gols
Goleiros:
Edson Bastos, Vanderlei
Laterais-direitos: Jonas, Maranhão,
Laterais-esquerdos:, Eltinho,
Zagueiros: Emerson, Jéci, Pereira, Lucas Mendes, Demerson
Volantes: Leandro Donizete, Léo Gago, Gil, Willian
Meias: Rafinha, Davi, Tcheco, Everton Ribeiro, Geraldo, William Leandro
Atacantes: Marcos Aurélio, Bill, Everton Avatar, Anderson Aquino, Leonardo, Wilson Junior
Time-base: Edson Bastos, Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha, Davi; Marcos Aurélio e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira
Saíram: Triguinho (Atlético Mineiro)
Baianos: Não tem
Figueirense:
Elias retornou ao Brasil e é um dos destaques do Figueirense
Classificação no primeiro turno: 10º colocado, com 26 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Aloísio e Edson Silva, 3 gols
Goleiros:
Wilson, Ricardo
Laterais-direitos: Bruno Vieira e Pablo
Laterais-esquerdos: Helder, Juninho
Zagueiros: Edson Silva, Roger Carvalho e João Paulo e Sandro Silva
Volantes: Jonatas, Túlio, Ygor, Coutinho, Jackson
Meias: Elias, Fernandes, Maicon, Pittoni, Wellington Nem e Leandro Chaves
Atacantes:Somália, Júlio César, Aloísio, Rhayner, Heber
Time-base: Wilson, Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Elias; Júlio César e Somália. Técnico: Jorginho
Chegaram: Elias, Júlio César, Somália
Saíram: Reinaldo (Bahia), Lenny, Joilson (Atlético Goianiense), Edson Henrique, Renato, Breitner, Eduardo, Wellington
Baianos: Não tem

Fluminense
Quando está em campo, Fred leva perigo às defesas adversárias
Classificação no primeiro turno: 11º colocado, com 25 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Rafael Moura, 8 gols
Goleiros:
12 Diego Cavalieri, 1 Ricardo Berna
Laterais-direitos: 2 Mariano, 44 Marquinhos
Laterais-esquerdos: 6 Carlinhos
Zagueiros: 3 Gum 85 Leandro Euzébio 4 Marcio Rozário, 13 Digão 32 André Luis
Volantes: 8 Diguinho 5 Edinho 17 Edwin Valencia 88 Fernando Bob 55 Diogo 30 Rodrigo
Meias: 25 Martinuccio, 11 Lanzini, 20 Deco 21 Souza 7 Marquinho
Atacantes: 9 Fred 10 Rafael Moura 23 Rafael Sóbis, 18 Ciro, 70 Araújo, 19 Matheus Carvalho
Time-base: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diguinho, Edinho, Souza e Lanzini; Rafael Sóbis e Fred. Técnico: Abel Braga
Chegaram: Martinuccio (Peñarol), Lanzini (River Plate), Ciro (Sport), Rafael Sóbis (Internacional), Márcio Rozário (Botafogo)
Saíram: Conca, Rodriguinho (Atlético Paranaense), Júlio César (Grêmio), Willans (Sport), Tartá
Baianos: Carlinhos (Vitória da Conquista)
Atlético Goianiense:
Márcio foi um dos destaques do time no primeiro turno
Classificação no primeiro turno: 12º colocado, com 25 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Anselmo, 6 gols
Goleiros:
Márcio, Rafael, Roberto
Laterais-direitos: Rafael Cruz, Adriano,
Laterais-esquerdos: Thiago Feltri, Gerson
Zagueiros: Gilson, Leonardo, Paulo Henrique, Anderson
Volantes: Bida, Pituca, Agenor, Ramalho,
Meias: Thiaguinho, Adriano Pimenta, Anailson, Vítor Junior, Felipe Brisola
Atacantes: Marcão, Felipe, Juninho, Diogo Campos, Anselmo
Time-base: Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson, Thiago Feltri; Pituca, Agenor, Bida, Thiaguinho; Juninho e Anselmo Técnico: Hélio dos Anjos
Chegaram: Rafael Cruz (Atlético Mineiro), Joilson, Ernandes, Adriano Pimenta
Saíram: Victor Ferraz, Preto (Vitória), Josiel, Rômulo
Baianos: Bida (Itajuípe) Marcão (Camaçari) 
Ceará
Marcelo Nicácio é um dos maiores artilheiros do ano
Classificação no primeiro turno: 13º colocado, com 25 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Marcelo Nicácio e Washington, 5 gols
Goleiros:
Fernando Henrique, Diego e Adilson
Laterais-direitos: Boiadeiro, Patrick
Laterais-esquerdos: Egídio, Vicente, Eusébio
Zagueiros: Erivelton, Fabrício, Diego Saccoman, Anderson Luís e Cléber
Volantes: Michel, João Marcos, Edmilson, Rudnei, Heleno, Careca
Meias: Thiago Humberto, Enrico, Luizinho,
Atacantes: Marcelo Nicácio, Osvaldo, Washington, Felipe Azevedo, Roger, Sinho
Time-base: Diego, Boiadeiro, Erivelton, Fabrício e Egídio; Michel, João Marcos, Rudei e Thiago Humberto; Osvaldo e Marcelo Nicácio. Técnico: Vagner Mancini
Chegaram: Egídio (Flamengo), Edmilson, Felipe Azevedo, Roger, Patrick, Enrico
Saíram: Júnior (Bahia), Iarley (Goiás), Geraldo (Vitória), Diego Macedo, Murilo, Ernandes, Diguinho, Derley
Baianos: Marcelo Nicácio (Salvador), Sinho (Salvador)
 
Santos
Neymar continua encantando nos gramados brasileiros
Classificação no primeiro turno: 14º colocado, com 22 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Borges, 12 gols, artilheiro do campeonato
Goleiros:
Rafael, Aranha, Vladimir
Laterais-direitos: Danilo, Pará, Leandro Silva
Laterais-esquerdos: Léo
Zagueiros: Edu Dracena, Durval, Bruno Rodrigo, Bruno Aguiar, Vinicius Simon
Volantes: Adriano, Arouca, Henrique, Possebon, Anderson Carvalho
Meias: Ganso, Elano, Ibson, Felipe Anderson
Atacantes: Neymar, Borges, Alan Kardec, Tiago Alves, Diogo
Time-base: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Henrique, Elano e Ganso; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.
Chegaram: Borges (Grêmio), Ibson (Spartak Moscou), Henrique (Cruzeiro), Alan Kardec
Saíram: Jonathan (Internazionale), Alex Sandro, Charles (Cruzeiro), Roger, Rychelly, Felipe (Avaí), Alan Patrick (Shakhtar Donetsk), Zé Eduardo (Genoa), Keirrison (Cruzeiro), Maikon Leite (Palmeiras)
Baianos: Borges (Salvador), Vladimir (Ipiaú)

Grêmio
Douglas é o maestro do Grêmio desde o ano passado
Classificação no primeiro turno: 15º colocado, com 21 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Douglas e Marquinhos, 3 gols
Goleiros:
1 Victor,12 Marcelo Grohe
Laterais-direitos:  2 Gabriel, 38 Edilson
Laterais-esquerdos: 15 Júlio César 11 Lúcio, 23 Bruno Collaço
Zagueiros: 4 Rafael Marques, 25 Rodolfo, 6 Edcarlos, 26 Saimon, 14 Vilson, 13 Mario Fernandes,  39 Romário
Volantes: 3 Gilberto Silva, 5 Fabio Rochemback, 8 Adilson, 17 Fernando, 27 William Magrão, Emerson
Meias: 10 Douglas, 19 Marquinhos, 24 Escudero, 33 Mithyuê, 31 Roberson
Atacantes: 21 Leandro, 18Miralles, 9 Brandão, 16 Diego Clementino, 99 André Lima,
Time-base: Victor, Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Fabio Rochemback, Gilberto Silva, Marquinhos e Douglas; Leandro e Miralles. Técnico: Celso Roth.
Chegaram: Júlio César (Fluminense), Gilberto Silva, Edcarlos
Saíram: Junior Viçosa, Lins, Neuton, Gilson, Vinicius Pacheco, Borges, Edilson
Baianos: Edcarlos (Lauro de Freitas), Emerson (Feira de Santana)

Bahia
Carlos Alberto é a principal esperança para recuperação do Bahia no segundo turno
Classificação no primeiro turno: 16º colocado, com 20 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno: Jobson, 6 gols (já deixou o clube. Entre os que ficaram, Fahel, Reinaldo, Júnior e Souza têm dois)
Goleiros:
31 Marcelo Lomba, 41 Jair, 12 Omar, 1 Tiago
Laterais-direitos: 54 Jancarlos, 2 Marcos,
Laterais-esquerdos: 6 Ávine e 27 Dodô
Zagueiros: 22 Titi, 28 Paulo Miranda, 25 Thiego, 14 Danny Morais, 4 Nen, 33 Diego
Volantes: 7 Fahel, 5 Marcone, 17 Diones, 55 Fabinho, 8 Hélder, 35 Mosquera,
Meias: 19 Carlos Alberto, 80 Ricardinho, 19 Jones, 77 Lulinha, 16 Camacho,  87 Maranhão, 10 Zezinho, 20 Magno, 70 Maurício
Atacantes: 79 Reinaldo, 99 Júnior, 9 Souza, 18 João Neto, 26 Rafael, 21 Gabriel
Time-base: Marcelo Lomba, Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Ávine; Fahel, Marcone, Diones, e Carlos Alberto; Lulinha e Júnior. Técnico: René Simões
Chegaram: Carlos Alberto (Vasco), Ricardinho (Atlético Mineiro), Paulo Miranda (Oeste), Fabinho, Júnior (Ceará), Reinaldo (Figueirense)
Saíram:  Boquita, Jobson, Tressor Moreno
Baianos: Marcone (Jussari), Jair (Salvador), Marcos (Souto Soares), Magno (Salvador), Maurício (Sapeaçu), Gabriel (Salvador)

Atlético Paranaense:
O veterano Paulo Baier é uma das armas do Furacão
Classificação no primeiro turno: 17º colocado, com 18 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno:
Cléber Santana, Edigar Junio e Marcinho, 3 gols
Goleiros:
Márcio, Renan Rocha
Laterais-direitos: Edilson, Wagner Diniz
Laterais-esquerdos: Paulinho, Marcelo Oliveira
Zagueiros: Manoel, Fabrício Carioca, Rafael Santos, Gustavo, Bruno Costa, Bruno Pires
Volantes: Deivid,Kléberson, Robston, Wendell,  Fransérgio, Renan, Paulo Roberto,
Meias: Paulo Baier, Cléber Santana,  Marciho, Madson, Branquinho,
Atacantes: Morro Garcia, Guerrón, Nieto e Adailton, Edigar Junio, Rodriguinho
Time-base: Renan Rocha, Edilson, Manoel, Fabrício Carioca e Paulinho; Deivid, Kléberson, Cléber Santana, Marcinho; Madson e Morro Garcia. Técnico: Renato Gaúcho
Chegaram: Morro Garcia, Edilson (Grêmio), Marcinho,
Saíram: Edson, Rômulo, Gabriel, Dalton, Héverton
Baianos: Marcelo Oliveira (Salvador), Adailton (Camaçari), Bruno Costa (Salvador), Wendell (Itapetinga), 
Avaí
Avaí aposta em Lincoln para fugir do rebaixamento
Classificação no primeiro turno: 18º colocado, com 17 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno:
William, 7 gols
Goleiros:
1 Felipe, 37 Rafael Santos, 23 Aleks, 50 Fernando
Laterais-direitos: 13 Daniel, 15Arlan, 14 Gustavo
Laterais-esquerdos: 6 Romano, 16 Pará
Zagueiros: 44 Gustavo Bastos, 30 Welton Felipe, 5 Cláudio Caçapa, 34 Cássio, 49 Dirceu, 4 Gian, 27 Thiago Salles
Volantes: 28 Bruno Silva, 8 Acleisson, 22 Batista, 7 Diogo Orlando, 35 Fabiano Costa, 39 Marcos Paulo
Meias: 99 Lincoln, 20 Pedro Ken, 19 Leandro Lima, 43 Robinho, 10 Dinelson, 18 Cléverson, 21 Estrada, 32 Caíque
Atacantes: 9 Willian, 11 Rafael Coelho, 17 Maurício Alves 40 Anderson Lessa
Time-base: Felipe, Daniel, Welton Felipe, Gustavo Bastos e Romano; Bruno Silva, Acleisson, Cléverson e Lincoln; Rafael Coelho e William. Técnico: Toninho Cecílio.
Chegaram: Lincoln, Pedro Ken, Leandro Lima, Felipe, Arlan, Daniel, Welton Felipe, Cláudio Caçapa
Saíram: George Lucas, Renan, Emerson Nunes, Marcinho Guerreiro, Revson, Felipe, Marquinhos, Marquinhos Gabriel, Evando, Fabio Santos, Julinho,  
Baianos: Batista (Anguera/BA), Caíque (Salvador)
Atlético Mineiro
O baiano Neto Berola dá trabalho às defesas adversárias
Classificação no primeiro turno: 19º colocado, com 15 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno:
Magno Alves ( 4 gols)
Goleiros:
Renan Ribeiro, Giovanni e Lee
Laterais-esquerdos: Leandro, Triguinho, Eron,
Zagueiros: Leonardo Silva, Réver, Werley, Lima,
Volantes: Dudu Cearense, Richarlyson, Serginho, Fillipe Soutto, Gilberto
Meias: Renan Oliveira, Caio, Mancini, Daniel Carvalho
Atacantes: Neto Berola, André, Guilherme, Magno Alves, Marquinhos Cambalhota, Wesley,  Jonatas Obina
Time-base: Renan Ribeiro, Serginho, Leonardo Silva, Réver e Leandro; Pierre, Dudu Cearense, Richarlyson e Caio; André e Guilherme. Técnico: Cuca.
Chegaram: André (Bordeaux), Pierre (Palmeiras), Triguinho (Coritiba), Caio
Saíram: Rafael Cruz, Patric, Toró, Guilherme Santos, Giovanni Augusto
Baianos: Magno Alves (Aporá) , Neto Berola (Buerarema), Pierre(Itororó)
América Mineiro
Alessandro já fez sete gols no Brasileiro
Classificação no primeiro turno: 20º colocado, com 13 pontos
Artilheiro do time no primeiro turno:
Alessandro, 7 gols
Goleiros:
Flávio, Neneca
Laterais-direitos: Marcos Rocha, Sheslon
Laterais-esquerdos: Carleto, Gilson, Rodrigo, Ulisses
Zagueiros: Micão , Anderson Cléber, Preto, Gabriel Santos, Willian Rocha, Otávio
Volantes: Amaral, Dudu, Leandro Ferreira, Glauber, Luiz Ricardo
Meias: Irênio, Fabrício, Netinho, Caleb, Luciano, Rodriguinho
Atacantes: Kempes, Alessandro, Fabio Júnior, Eliandro, Daniel Lovinho, Léo, André Dias
Time-base: Neneca, Marcos Rocha, Micão, Gabriel Santos, Otávio e Carleto; (Gilson) Amaral, Dudu, Rodriguinho; Kempes e Alessandro. Técnico: Givanildo de Oliveira
Chegaram: Gilson (Grêmio)
Saíram: Davi Ceará, camilo
Baianos: Não tem

domingo, 28 de agosto de 2011

Sem Jobson, Bahia só conquistou dois pontos de quinze possíveis

A partida contra o Ceará marcava o primeiro compromisso do Bahia após a oficialização da dispensa do atacante Jobson, artilheiro e destaque do time durante todo o primeiro turno. A expectativa era que o tricolor pudesse vencer, pela primeira vez nesta Série A, sem contar com o futebol do antigo camisa 11. Não deu.

O tricolor levou 3 a 0 e manteve apenas dois pontos ganhos sem o Jobson em campo, agora em cinco jogos ou 15 pontos disputados. O aproveitamento precisa melhorar muito no segundo turno. Confira os resultados das partidas deste primeiro turno em que o atacante, que deixou o clube nesta semana, não jogou.

Jogos do Bahia sem Jobson no primeiro turno:
Bahia 0x1 Corinthians
Bahia 1x1 Botafogo
Vasco 1x1 Bahia
Bahia 1x2 Santos
Ceará 3x0 Bahia

Preocupante - Ceará 3x0 Bahia

No futebol, quando as coisas ruins começam a se repetir, obedecendo a um padrão conhecido, é hora de se preocupar. E é o que está acontecendo com o Bahia. Neste domingo, o time voltou a pecar nas finalizações, perdendo gols feitos, jogou melhor do que o adversário em grande parte da partida, mais uma vez e a arbitragem prejudicou o tricolor, outra vez, em um lance capital. No final, o placar de 3 a 0 em favor do Ceará não disse o que foi o jogo, mas diz o que está sendo o Esquadrão neste Brasileiro: um time que domina, mas não nocauteia seus adversários.

Com o resultado, o Bahia encerra o primeiro turno na incômoda 16ª colocação, a uma distância assustadora de apenas dois pontos para a zona de rebaixamento. Agora sem o artilheiro e jogador que tinha mais condições de desequilibrar as partidas em favor do tricolor.

A arbitragem voltou a ser decisiva contra o Bahia neste Brasileiro ao validar o primeiro gol do Ceará, em que o meia Thiago Humberto estava claramente impedido. Depois daí, o tricolor que estava desorganizado passou a jogar melhor, ter o domínio territorial, mas pecar nas finalizações ou quando se aproximava da área alvinegra. Para completar, depois de Júlio César, do Corinthians, Muriel, do Inter, e Rafael, do Santos, entre outros, fecharem o gol contra o Esquadrão, foi a vez de Diego salvar tudo. Na melhor chance do jogo Jones perdeu e o arqueiro fez uma defesa incrível na cabeçada de Júnior, que aproveitou o rebote.
 
Quando tudo caminhava para mais uma derrota do Bahia com placar apertado, o Ceará repetiu o São Paulo e fez 3 a 0, com gols de Felipe Azevedo, aproveitando cruzamento depois de jogada incrível do atacante Osvaldo, e de Edmilson, cobrando falta. Os dois gols foram sofridos por Tiago, que substituiu o lesionado Lomba no início do segundo tempo. 

Ceará: Diego, Boiadeiro (Patric), Fabrício, Erivelton, Cléber e Vicente; Michel, Eusébio, Thiago Humberto (Felipe Azevedo); Osvaldo e Marcelo Nicácio (Edmilson)
Bahia: Marcelo Lomba (Tiago), Marcos, Paulo Miranda, Titi e Dodô (Maranhão); Fabinho, Marcone, Diones (Reinaldo) e Jones; Lulinha e Júnior.

Massacres de Manchester

Sempre deveriam passar grandes jogos na TV quando você está de repouso em casa por causa de uma gripe. E hoje eu dei muita sorte. A gripe piorou logo no dia da rodada dos clássicos do Campeonato Brasileiro, que acontecerão mais tarde, mas acho até difícil que superem os confrontos da manhã deste domingo pelo Campeonato Inglês. Quando acordei, já me preparei para assistir aos jogos do Manchester City, contra o Tottenham, e do Manchester United, contra o Arsenal. Imaginei que seriam dois jogões equilibrados, embora as equipes de Manchester fossem superiores. Não foi o que aconteceu. Mas valeu a pena ver duas atuações fantásticas e verdadeiros massacres. Primeiro, o City goleou o Tottenham por 2 a 1, e parecia ser o grande destaque da rodada. No entanto, o United humilhou o Arsenal, vencendo por 8 a 2.

O Manchester City me surpreendeu positivamente. Ainda não tinha assistido a uma partida inteira do time neste temporada e as tabelas e trocas de posições entre David Silva, Aguero e o estreante Nasri fora empolgantes. A atuação de Dzeko também foi memorável. Lembrando a época em que brincava de fazer gol pelo Wolfsburg, da Alemanha, o centroavante fez três gols de exímio finalizador e mais um gol, o quarto, este sim um golaço, de fora da área. Aguero marcou o outro gol do City, enquanto Kaboul marcou o único do Tottenham.

No jogo seguinte, o Manchester United precisou de 22 minutos para abrir o placar, com Welbeck. Depois aconteceu um lance chave para a partida. O Arsenal teve um pênalti a seu favor, Van Persie cobrou e o goleiro De Gea, que já vinha sendo questionado pelas primeiras atuações como substituto de Van der Sar defendeu. Logo em seguida, Ashley Young fez um golaço, chutando colocado de fora da área, ampliando para 2 a 0. Depois, Rooney, em cobrança de falta ensaiada, fez o terceiro. No final do primeiro tempo, Walcott diminuiu para o Arsenal.

A vantagem,entretanto, voltou a ser ampliada na segunda etapa, quando Rooney voltou a cobrar falta depois com a bola rolada e acertou no outro canto do goleiro, ampliando. Na sequencia, Nani deu uma cavadinha, emcobriu o arqueiro e ampliou para 5 a 1. Depois, foi a vez de Park marcar o sexto. Foi quando o Arsenal voltou a dar sinais de vida com o gol de Van Persie.

O placar de 6 a 2 já era humilhante, mas dois dos protagonistas do jogo ainda não tinham saciado a fome de gols. Primeiro, Rooney, bateu pênalti e fez o terceiro na partida. Por fim, Ashley Young marcou o segundo dele e o oitavo do Manchester e o placar ficou definido com um 8 a 2.

Os dois times de Manchester dividem a liderança do Campeonato Inglês, com nove pontos e 100% de aproveitamento. Pelo que andam fazendo e pelos jogadores que têm no elenco, mostram que o troféu tem boas chances de continuar em Manchester. Resta saber se com o United ou com o City.
Tottenham: Friedel, Corluka, Dawson, Kaboul e Assou Ekotto; Modric (Livermore), Kranjcar (Huddlestone), Aaron Lennon (Defoe) e Bale; Van der Vaart; Peter Crouch.
Manchester City: Hart, Zabaleta (Micah Richards), Lescott, Kompany e Clichy; Yaya Touré, Barry, David Silva, Nasri; Aguero (Savic) e Dzeko.

Manchester United: De Gea, Smalling, Jones, Evans e Evra; Cleverley, Anderson (Ji Sung Park), Nani (Ryan Giggs) e Ashley Young; Wayne Rooney e Wellbeck (Javier Hernandez).
Arsenal: Szczesny, Jenkinson, Djourou, Koscielny e Traore; Ramsey, Coquelin (Oxlade-Charmberlain), Rosicky, Walcott (Lansburry); Ashavin e Van Persie (Chamakh). 

sábado, 27 de agosto de 2011

A um triunfo do G-4 - Vitória 1x0 Asa

O Vitória venceu o Asa de Arapiraca, por 1 a 0, neste domingo, no Barradão, e encerrou o primeiro turno da Série B na nona colocação, com 27 pontos, mesma pontuação dos alagoanos, e está a apenas três pontos do G-4, já que o Americana, quarto colocado, chegou aos 30 nesta rodada. Se os desempenhos forem mantidos no segundo turno, além do Americana, a Portuguesa, a Ponte Preta e o Náutico subirão para a Série A O rubro-negro terminou essa primeira metade da competição seis pontos à frente da zona de rebaixamento.

No jogo, o Vitória conseguiu abrir o placar aos 19 minutos do primeiro tempo, com um bonito gol de Neto Baiano, que já tinha acertado a trave e reclamado da anulação de um gol nos minutos anteriores.Depois do gol, o rubro-negro continuou melhor, voltou a ter um gol anulado, dessa vez com o zagueiro Maurício, mas não conseguiu mais mexer no placar. O Asa se contentou em se defender, mesmo perdendo desde os 19 minutos do primeiro tempo.

Vitória: Fernando, Nino Paraíba, Alison, Maurício e Fernandinho; Neto Coruja, Uelliton, Preto (Mineiro) e Lúcio Flávio (Geraldo); Marquinhos (Geovanni) e Neto Baiano.
Asa: Gílson, Tiago, Toninho, Emerson e Raulen (Vitinha); Cal, Sérgio (Francismar), Didira e Raul; Alexsandro e Reinaldo Alagoano (Marielson)