sábado, 24 de novembro de 2012

Demorou, mas subiu - Vitória 1x1 Ceará

Com a campanha que fez no primeiro turno, era esperado que o Vitória garantisse o acesso sem qualquer dificuldade o mais cedo possível, mas não foi o que aconteceu. A equipe no segundo turno não lembrou em nada aquela do primeiro, virou quase inofensiva fora de casa e já não colocava tanto medo nos adversários que vinham ao Barradão. Com apenas a oitava melhor campanha do segundo turno, o Vitória fez 10 pontos a menos que o São Caetano, que ainda conseguiu terminar a competição empatado com o rubro-negro baiano, perdendo nos critérios de desempate. o Atlético Paranaense também terminou com a mesma pontuação, tirando 12 pontos de diferença para o Leão. Era para ser um acesso memorável, mas, pelo menos, o empate, em 1 a 1, com o Ceará serviu para colocar o rubro-negro na Série A de 2013.

O retorno foi sempre ensaiado nas últimas rodadas, mas foi sendo adiado para a rodada final. E, se em 2011, o São Caetano atrapalhou os planos da subida rubro-negra, dessa vez ficou de fora da festa do acesso, que teve apenas quatro convidados: Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense e Vitória. 

E o acesso teve vários destaques. No primeiro turno, enquanto tudo dava certo, Pedro Ken, Deola, Victor Ramos e Uelliton foram alguns dos destaques. No segundo, quando o time caiu de produção, dois jogadores foram fundamentais: o goleiro Deola e o atacante Elton, que salvaram o rubro-negro em diversas ocasiões, como no triunfo contra o CRB, longe de casa, que acabou sendo decisivo. Deola pegou tudo e Elton fez o gol solitário. Os dois foram contratados durante a competição e foram fundamentais. 

Vitória 1x1 Ceará - William e Heleno
VitóriaDeola, Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Mansur; Michel (Rodrigo Mancha), Fernando Bob (Marcelo Nicácio), Pedro Ken e Willie; Dinei e William
CearáDionantan, Apodi, Heleno, Jaílton e Vicente (Eusébio); Éverton (Luiz Henrique), Leandro Chaves, João Marcos e Magno (Régis); Mota e Robert

domingo, 18 de novembro de 2012

Empurrado pela torcida - Bahia 1x0 Ponte Preta

A atuação do Bahia no primeiro tempo contra a Ponte Preta foi uma das piores em uma etapa neste Brasileiro. Os jogadores pareciam estar dormindo e erravam tudo. Dois dos jogadores mais apagados eram Hélder e Neto. Péssimo, já que os dois são fundamentais para o time e foram peças decisivas no melhor momento do Esquadrão na competição, no início do turno. No segundo tempo, a entrada de Zé Roberto contribuiu para a melhora, mas o apoio da torcida, com o tradicional grito "Bahêa, Bahêa, Bahêa", quando a equipe estava mal parece ter empurrado muito mais o tricolor, que passou a pressionar. Foi aí que Hélder e Neto despertaram. Bastou Hélder melhorar um pouco para o time melhorar.Ele até desperdiçou uma boa chance depois de passe de Zé Roberto. Souza também perdeu uma grande oportunidade depois de jogada de Diones, mas quando a bola voltou a cair nos pés de Hélder dentro da área, ele tocou para Neto decidir o jogo com um bonito chute. 

O triunfo por 1 a 0 foi o bastante para acrescentar mais três pontos na luta contra o rebaixamento. Com a queda do Palmeiras, do Figueirense e do Atlético Goianiense, ainda resta uma vaga. O Sport está ocupando, mas vem em uma recuperação incrível e segue três pontos atrás do Bahia. Entre os dois nordestinos está a Portuguesa, em pior momento, que tem um ponto a mais que o rubro-negro pernambucano. Um triunfo na próxima rodada, em Pituaçu, contra o Náutico, garante a permanência tricolor independente de qualquer outro resultado.Que a torcida seja novamente decisiva, mas que o time resolva empolgar antes. 

Bahia 1x0 Ponte Preta - Neto
Bahia: Marcelo Lomba, Neto, Fabinho, Alysson e Romário (Victor Lemos); Fahel, Diones, Hélder; Gabriel (Kleberson), Jones Carioca (Zé Roberto) e Souza.
Ponte Preta: Edson Bastos, Wendel Santos, Cléber, Ferron e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Cicinho e Nikão (Marcinho); Luan (Rossi) e Roger (Giancarlo).

domingo, 11 de novembro de 2012

Argentino complicou o tricolor - Cruzeiro 3x1 Bahia

Quando o argentino Montillo levou o terceiro cartão amarelo e ficou impossibilitado de encarar o Bahia, muitos torcedores tricolores devem ter comemorado. Mesmo assim, o tricolor não escapou de perder para o Cruzeiro com uma grande atuação de um argentino. O compatriota de Montillo, Martinuccio, que chegou a ser especulado como reforço do Esquadrão para o Brasileiro, jogou muito e fez dois gols, o segundo foi um golaço. Assim como o lindo gol de William Magrão, que fechou o placar em 3 a 1. 

Antes, Fahel tinha dado esperanças ao tricolor de fugir do sufoco, ao abrir o placar, mas a virada do time mineiro deixou o Bahia ainda em situação complicada e seria pior caso o Figueirense não tivesse buscado o empate contra o Sport, que vencia e reduzia a distância para o Bahia para apenas um ponto. Agora são três, restando três rodadas. O que complica um pouco mais a situação é que o rubro-negro leva vantagem no primeiro critério de desempate caso se iguale ao Esquadrão. Ponte Preta, Náutico e Atlético Goianiense são os três adversários que restam.

Cruzeiro 3x1 Bahia - Martinuccio (2), William Magrão - Fahel
Cruzeiro: Fábio, Diego Renan, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Everton; Sandro Silva, Tinga (Willian Magrão), Marcelo Oliveira e Martinuccio; Fabinho (Souza) e Anselmo Ramon (Wellington Paulista).
BahiaMarcelo Lomba, Neto, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Fahel, Fabinho (Elias), Hélder e Gabriel; Jones Carioca (Mancini) e Souza

sábado, 10 de novembro de 2012

Acabou a gordura - Guarantinguetá 1x0 Vitória

O Vitória vinha sobrevivendo nesta Série B graças à gordura acumulada durante a excelente campanha do primeiro turno, quando apenas o Criciúma seguia no mesmo ritmo. Com a alarmante queda de rendimento no segundo turno e o crescimento de Goiás, Atlético Paranaense e São Caetano, restava ao rubro-negro comemorar o bom desempenho nas primeiras 19 partidas, enquanto queimava a gordura, mas, faltando duas rodadas para o fim do campeonato, a gordura acabou. Depois da derrota, por 1 a 0, para o Guaratinguetá, o time baiano se vê apenas dois pontos à frente do quinto colocado, São Caetano. 

O Vitória novamente não jogou bem, mas, como o Guaratinguetá, que luta contra o rebaixamento, fez um gol logo no início, teve o campo inteiro para jogar, pressionando demais, principalmente no segundo tempo, devido ao recuo excessivo da equipe paulista. Virou ataque contra defesa e as impressionantes defesas do goleiro Saulo e a cera excessiva fizeram com que o rubro-negro não conseguisse chegar ao empate. Agora, para não depender de outros resultados, o rubro-negro precisa de um triunfo e um empate nos jogos restantes contra Joinville, fora, e Ceará, no Barradão.

Guaratinguetá 1x0 Vitória - Jonatas Belusso
Guaratinguetá: Saulo, Leandro, Baggio, Igor e Renato Peixe; Bruno Formigoni, Júlio César, Danilo Gomes (Marlon) e Marcinho (Pimenta); Jonatas Belusso (Rocha) e Alemão.
Vitória: Deola, Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Gilson; Uelliton (Fernando Bob), Michel, Tartá (Artur Maia); Marquinhos, William (Dinei) e Elton.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Depois dos sustos, o acesso mais perto - Vitória 5x3 América Mineiro

O Vitória assustou a torcida ao perder um pênalti, ao ceder o empate, depois de estar vencendo por 1 a 0, e ao permitir a reação do América, depois de estar goleando por 4 a 1 e diminuir para 4 a 3. Mas o segundo gol de Nino Paraíba na partida, o oitavo do jogo, fechou o placar em 5 a 3, e deixou o rubro-negro, mais uma vez, próximo do acesso e até do título, já que quase todos os resultados da rodada ajudaram. 

Faltam três rodadas e a diferença para o quinto colocado, São Caetano, é de cinco pontos.Além de Nino Paraíba, Willie também balançou as redes duas vezes, enquanto o centroavante William fez um gol. Pelo lado do América Mineiro, Fábio Júnior fez dois e Rodriguinho, um. Na estreia do técnico Paulo César Gusmão, o rubro-negro parece ter conseguido acalmar a torcida.

Vitória 5x3 América Mineiro - Nino Paraíba (2), Willie (2), William - Fábio Júnior (2) e Rodriguinho
Vitória: Deola, Nino Paraíba, Victor Ramos, Rodrigo Mancha e Gilson; Uelliton (Fernando Bob), Michel, Willie (Arthur Maia), Tartá; William (Marquinhos) e Elton.
América: Neneca, Patrick (Lula), Dirceu, Gabriel Santos e Bryan; Dudu, Marquinhos Paraná, Rodriguinho e Gilberto (Júnior Timbó); Ewerthon (Rodrigo Pimpão) e Fábio Júnior.

domingo, 4 de novembro de 2012

Um pouco de alívio - Portuguesa 0x1 Bahia

O triunfo do Sport jogou toda a pressão para cima do Bahia, que jogaria mais tarde contra a Portuguesa. A diferença para a zona de rebaixamento tinha diminuído para apenas um ponto, mas o gol de Souza, após chute forte de Diones, que fez com que Dida proporcionasse o rebote, deixou o tricolor novamente quatro pontos à frente dos pernambucanos e ainda fez com que o tricolor alcançasse a Lusa. Perde apenas nos critérios de desempate. 

Portuguesa 0x1 Bahia - Souza
Portuguesa: Dida, Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro (Rodriguinho); Ferdinando (Heverton), Léo Silva (Willian Xavier), Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro.
Bahia: Marcelo Lomba, Neto, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro (Fabinho); Fahel, Diones e Hélder; Jones Carioca (Elias), Gabriel (Victor Lemos) e Souza.

sábado, 3 de novembro de 2012

Juntando os cacos - Bragantino 3x0 Vitória

O Vitória parecia estar tentando juntar os cacos depois do embate com alguns dos seus torcedores no aeroporto em Salvador, mas o Bragantino não deu nem tempo para isso e saiu logo na frente do placar, aproveitando falha terrível do zagueiro Gabriel Paulista, que cometeu pênalti para tentar consertar o erro e acabou piorando, pois deixou o time ainda com um a menos. Diego Macedo cobrou o pênalti e abriu o placar.

Na segunda etapa, ao invés de conseguir uma reação, o rubro-negro continuou entregue e ainda sofreu mais dois gols provenientes de cruzamentos. No primeiro, Uelliton tentou cortar para trás e fez contra. No segundo, ninguém cortou e a bola entrou direto. Se o clima com a torcida já estava ruim, a tendência é piorar e o rubro-negro precisa continuar a tentar juntar os cacos.

Bragantino 3x0 Vitória - Diego Macedo, Uelliton (contra) e Bruno Iotti
Bragantino: Gilvan; Diego Macedo, André Astorga, André Vinicius e Bruno Iotti; Kadu, Carlinhos e Glauber; Tiago Luis (Preto), Caion (Diego Barbosa) e Malaquias (Léo Jaime). 
Vitória: Deola, Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Gilson (Mansur); Uellinton, Michel, Rodrigo Mancha e Eduardo Ramos (Willie); Tartá (Marquinhos) e Elton.