quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Críticas exageradas para Lyoto


Tenho acompanhado pelos fóruns especializados em lutas pesadas críticas para Lyoto Machida após a vitória, por pontos, sobre Dan Henderson, no UFC 157, na California. Se a luta não empolgou a um espectador isento, a tensão e a dramaticidade do duelo foram o bastante para aumentar a adrenalina de quem torce por um dos envolvidos. Eu, como fã declarado do Dragão, fiquei tenso e comemorei muito o resultado. 

Afinal, não se pode esquecer as qualidades do adversário. Dan Henderson não era qualquer um. Muitos diziam que ele iria atropelar o brasileiro, mas bastou o resultado para parecer que o triunfo era certo e faltou esforço por parte de Lyoto para dar show. Se a luta não foi mais empolgante, entendo que teve muito mais responsabilidade de Henderson do que de Machida - e também entendo o estadunidense. O jogo de Lyoto é baseado no contra-ataque e todo mundo sabe disso, mas o adversário não foi o mesmo cara explosivo que costuma ser para dar oportunidade para que os contra-ataques de Lyoto fossem mais frequentes. Ainda assim, foi mais preciso em seus golpes e mereceu a vitória. Se seguir na mesma linha e tomar o cinturão de Jones, não irei reclamar.

Sou fã de Lyoto pelo estilo singular, por ser conterrâneo, afinal é baiano, mesmo se considerando paraense, e por defender a bandeira do karatê, arte marcial que eu pratiquei e que meu irmão, Lucas, é faixa preta. E karatê é defesa pessoal, baseada no contra-ataque.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Artilheiro de fé - Hernane


O baiano Hernane, da cidade de Bom Jesus da Lapa, a capital baiana da fé, vem dando esperanças para que a torcida do Flamengo sonhe com um ano melhor do que os anteriores, desde que conquistou o Brasileiro em 2009. De seus pés, cabeça e canelas já saíram oito gols que dão ao rubro-negro a melhor campanha da primeira fase da Taça Guanabara e colocam o atacante como artilheiro isolado do estadual. 
Mais importante é que três desses gols foram marcados nos dois clássicos que disputou na temporada, contra Vasco (2) e Botafogo. Além disso, não teve o chamado gol fácil, todos os oito gols marcados por ele foram decisivos, tanto que em quatro partidas ele marcou os únicos gols do rubro-negro e em outras duas abriu o placar para goleadas. Na única partida que passou em branco, contra o Madureira, o Flamengo empatou. Ele fez oito dos 14 gols marcados pelo rubro-negro no ano.
Tratado com desconfiança após um semestre de estreia discreto no Flamengo, Hernane chegou a ser cotado para jogar a Série B pelo Avaí, em troca do experiente Cléber Santana e do zagueiro Renato Santos, mas teve personalidade para peitar a diretoria e dizer que iria ficar e dar certo no rubro-negro. Mais do que personalidade, foi um ato de fé desse católico, de família religiosa, nascido e criado em um município onde as manifestações mais genuínas de fé estão espalhadas por todos os cantos, principalmente na época das romarias do Senhor Bom Jesus.
É interessante ver como as pessoas de Bom Jesus da Lapa estão na torcida pelo sucesso do conterrâneo e vibram a cada gol, lembrando dos seus tempos com a camisa do Real Formoso, no campeonato municipal. Muitos relatavam, mesmo antes de ele fazer os dois gols na abertura do Carioca, contra o Quissamã, a confiança e a obstinação do atacante quando esteve na cidade, nas férias, dizendo que iria se firmar no Flamengo em 2013 e, por isso, estava descartando qualquer proposta de fora.
O caminho para o sucesso atual foi aberto com a volta de Vagner Love para o CSKA Moscou. Sem concorrência, por ser o único atacante de área do elenco rubro-negro, o antigo camisa 22 se agigantou com o número 9 às costas e caiu nas graças da torcida rubro-negra, que já o chama de Hernane Brocador.
Ainda alvo de críticas por causa da falta de técnica e habilidade, Hernane compensa com determinação, vontade, entrega, garra e um faro de gol típico dos clássicos centroavantes trombadores. Com ele, como diria o ex-atacante do Bahia, Atlético Mineiro e Seleção, Dadá Maravilha, não existe gol feio, feio é não fazer gol.  
Aos 26 anos, nascido no dia 4 de agosto, em pleno período forte de romaria no município, do ano de 1986, dois dias antes da Festa do Bom Jesus da Lapa, Hernane vive uma fase iluminada, a melhor da sua carreira, e é recompensado com a renovação de contrato com o Flamengo até 2016. Está dando passos largos para realizar o sonho de ser ídolo do rubro-negro.
Gols de Hernane em 2013 
Flamengo 2x0 Quissamã – 19/01/2013 – dois únicos gols
Flamengo 1x0 Volta Redonda – 27/01/2013 – único gol 
Vasco 2x4 Flamengo – 31/01/2013 – dois primeiros gols
Flamengo 1x0 Nova Iguaçu – 03/02/2013 – único gol
Friburguense 0x4 Flamengo – 06/02/2013 – primeiro gol
Flamengo 1x0 Botafogo  - 17/02/2013 – único gol

Maior conquista esportiva do Nordeste completa 24 anos


Em 19 de fevereiro de 1989, verdadeiros heróis tricolores, como Bobô, Zé Carlos, Charles, Ronaldo e Paulo Rodrigues, seguraram o poderoso Internacional no Beira-Rio, arrancaram um empate e deram a Volta Olímpica em Porto Alegre, garantindo a maior conquista esportiva da história do Nordeste. Naquele momento, assim como agora, o carnaval tinha terminado recentemente, mas aquele grupo comandado por Evaristo de Macedo fez recomeçar a folia momesca em Salvador. Era a conquista da segunda estrela que tanto orgulha os torcedores do Esquadrão de Aço.

Essa é uma história que me emociona tanto que escrevi um livro para reunir todas as informações que pude encontrar sobre esse momento inigualável. E as declarações emocionadas de muitos que já leram é a maior recompensa que um escritor pode ter. Agora, em comemoração aos 24 anos desse feito que me proporcionou tanta felicidade, estou disponibilizando, para download, um trecho da obra chamada A União de uma Nação. Comece a ler e tente parar. Já adianto que muitos disseram que não conseguiram. Quando terminar, entre em contato pelo e-mail leandrosilva81@hotmail.com ou ainda pelo twitter, para adquirir o seu exemplar e não perder nenhum detalhe desta história emocionante. Presença obrigatória na estante de casa de todo verdadeiro tricolor do Esquadrão de Aço.

Clique aqui para baixar o trecho de divulgação do livro e deixe seu comentário. Divulgue para toda a Nação tricolor.