sábado, 22 de junho de 2013

Ótica Santa Luzia conquista título do Campeonato Lapense


Aos 17 anos, o faro de gol apurado chamou a atenção do Esporte Clube Vitória, mas o sonho de ser um jogador profissional de futebol acabou logo em seguida, nos exames médicos, que detectaram um problema cardíaco (prolapso da válvula mitral) e decretaram que Tatá não teria condições de suportar o ritmo no esporte de alto rendimento. Exames posteriores apontaram que no futebol amador ele poderia continuar deitando e rolando. E nove anos atrás, outro Vitória, do Projeto Formoso, foi que pagou o pato, terminando como vice. Na final do Campeonato Lapense de 2013, o camisa 9 fez um golaço já no segundo tempo de um jogo tenso e deu o título da competição ao time da Ótica Santa Luzia, que ficou com a taça Hernane Vidal.

"Esse gol foi muito importante porque passamos por muitas dificuldades durante o campeonato e, mesmo assim, conseguimos conquistar o título de forma invicta. Foi uma campanha maravilhosa coroada com um belo gol na final", disse o atacante, que chegou ao sétimo gol na competição, tornando-se artilheiro isolado e ganhando um prêmio de quinhentos reais e uma chuteira do atacante lapense Hernane, artilheiro carioca em 2013 pelo Flamengo.

"Foi a quinta vez que disputei o Campeonato Lapense, joguei dois anos pelo Lagoa Grande e foi o terceiro pela Ótica e foi o meu primeiro título e a primeira vez que fui artilheiro. Já tinha sido artilheiro em Ibotirama e em Paratinga e agora consigo aqui", disse o camisa 9, de 26 anos, nascido em Paratinga.

Mesmo com o final da competição, o torcedor deverá continuar vendo o atacante em ação este ano no estádio Benjamin Farah, já que ele deverá defender a seleção de Bom Jesus da Lapa no Campeonato Intermunicipal que deve começar no dia 21 de julho. A base da seleção será formada pelo time campeão municipal. Tatá deverá continuar jogando ao lado do goleiro Matheus, do lateral-direito Cebolinha, dos zagueiros Júnior Baiano e Márcio, e do volante Lezão, entre outros.


Seleção do Campeonato:
Goleiro: Matheus (Ótica Santa Luzia)
Lateral-direito: Cebolinha (Ótica Santa Luzia)
Zagueiro: Ezequiel (Vitória)
Zagueiro: Márcio (Ótica Santa Luzia)
Lateral-esquerdo: Luisinho (Nova Brasília)
Volante: Neuran (Vitória) 
Volante: Lezão (Ótica Santa Luzia)


Meia: Juliano (Ótica Santa Luzia)
Meia-atacante: Tinha (Ótica Santa Luzia)
Atacante: Bismarck (Nova Brasília)
Atacante: Tatá (Ótica Santa Luzia)

Artilheiro: Tatá (Ótica Santa Luzia) 7 gols

Tabela e classificação do Campeonato Lapense de 2013


Times:
Grupo A
Ótica Santa Luzia 13PG | 5J
Real Formoso 7PG | 5J
Nova Brasília 7PG | 5J
Vitória 5 PG | 5J
Juventus 5PG | 5J
Cidade Nova 3PG | 5J
Grupo B
Flamengo 10 PG | 5J
Amopa 8 PG | 5J
Magalhães Neto 7PG | 5J
Favelândia 7PG | 5J
América 5PG | 5J
Vila Real 3PG | 5J

Tabela Completa:
Primeira fase:
9/3 - Sábado - Real Formoso 1x1 Juventus
13/3 - Quarta-feira - Favelândia 2x1 Flamengo
14/3 - Quinta-feira - Nova Brasília 0x2 Ótica Santa Luzia
16/3 - Sábado - Amopa 0x4 América
20/3 - Quarta-feira - Vitória 3x3 Cidade Nova
21/3 - Quinta-feira - Vila Real 1x2 Magalhães Neto
23/3 - Sábado - Nova Brasília 2x3 Real Formoso
27/3 - Quarta-feira - Amopa 3x1 Favelândia
28/3 - Quinta-feira - Ótica Santa Luzia 2x2 Vitória
30/3 - Sábado - América 1x1 Vila Real
3/4 - Quarta-feira - Juventus 1x1 Cidade Nova
4/4 - Quinta-feira - Flamengo 2x0 Magalhães Neto
6/4 - Sábado - Real Formoso 0x1 Ótica Santa Luzia
10/4 - Quarta-feira - Favelândia 3x1 América
11/4 - Quinta-feira - Juventus 2x1 Vitória
13/4 - Sábado - Flamengo 3x1 Vila Real
17/4 - Quarta-feira - Nova Brasília 0x0 Cidade Nova
18/4 - Quinta-feira - Amopa 2x1 Magalhães Neto
20/4 - Sábado - Vitória 2x1 Real Formoso
24/4 - Quarta-feira - América 0x1 Flamengo
25/4 - Quinta-feira - Ótica Santa Luzia 2x1 Juventus
27/4 - Sábado - Vila Real 1x1 Amopa
1/5 - Quarta-feira - Vitória 1x2 Nova Brasília
2/5 - Quinta-feira - Magalhães Neto 2x2 América
4/5 - Sábado - Cidade Nova 1x2 Ótica Santa Luzia
8/5 - Quarta-feira - Favelândia 1x1 Vila Real
9/5 - Quinta-feira - Flamengo 5x5 Amopa
11/5 - Sábado - Juventus 0x2 Nova Brasília
15/5 - Quarta-feira - Magalhães Neto 3x0 Favelândia
16/5 - Quinta-feira - Cidade Nova 0x3 Real Formoso
Quartas-de-final
18/5 - Sábado - Ótica Santa Luzia (1A) 2x0 Favelândia (4B) -  Jogo 31
22/5 - Quarta-feira - Flamengo (1B) 0x1 Vitória (4A) - Jogo 32
23/5 - Quinta-feira - Real Formoso (2A) 2x2 Magalhães Neto (3B) - Jogo 33
25/5 - Sábado - Amopa (2B) 0x3 Nova Brasília (3A) - Jogo 34
Semifinais
29/5 - Quarta-feira - Ótica Santa Luzia 0x0 Real Formoso
5/6 - Quarta-feira - Vitória 2x1 Nova Brasília
6/6 - Quinta-feira - Real Formoso 0x5 Ótica Santa Luzia
8/6 - Sábado - Nova Brasília 0x0 Vitória
Final
15/6 - Sábado - Vitória 1x1 Ótica Santa Luzia
22/6 - Sábado - Ótica Santa Luzia 1x0 Vitória

CAMPEÃO: Ótica Santa Luzia - 24 pontos 7 vitórias e 3 empates

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Mogi na Série A

O Mogi-Mirim está disputando a Série C, mas quase todos os destaques da surpreendente campanha de semifinalista do Paulista, estão dois degraus acima, na Série A. Foi como se conseguissem dois acessos de uma só vez através do estadual. Do time titular, apenas o lateral-esquerdo João Paulo tem destino desconhecido, mas já não faz perto do elenco do Sapão. No registro de atletas da CBF consta como atleta do Tombense, time de empresário de Minas Gerais. 

Dos outros dez titulares, oito se transferiram para a Série A, e outros dois para a Série B. Até dois reservas, que sempre eram utilizados conseguiram vaga na Primeira Divisão, no Atlético Paranaense. Muitos ainda buscam seu espaço, o meia Roger Gaúcho, por exemplo, já entrou no decorrer de três partidas da Ponte e foi titular na quinta rodada contra o Botafogo, mas seu companheiro Magal foi titular em todos os quatro primeiros jogos do Brasileiro.

Lucas Fonseca foi reserva na estreia do Bahia - única derrota até o momento no Brasileiro - mas ganhou a posição e foi titular e destaque nas quatro rodadas seguintes. O jogador já tinha atuado no Tricolor no ano passado, mas inexplicavelmente, ficou no banco, vendo Danny Morais jogar, atuando apenas na ausência do antigo companheiro de Titi. Mesmo assim, deixou ótima impressão, que garantiu uma assinatura de um pré-contrato, válido após a disputa do Paulistão. Documento providencial, pois a concorrência seria grande, após a participação do beque no estadual, quando atuou em 19 das 21 partidas do Sapão.

O zagueiro é o único titular da equipe comandada por Cristóvão, que chegou após o Baiano e está tendo papel fundamental na recuperação, contribuindo também para o crescimento de Titi, que não precisa mais se desdobrar para cobrir Danny Morais e está voltando a ser o mesmo dos dois últimos Brasileiros. 

No ano passado, os times da Série A também já tinha recorrido ao Mogi, como o Bahia, que tinha contratado Lucas Fonseca e o volante Val, hoje no Flamengo, que recrutou Hernane, enquanto a Ponte Preta havia contratado os serviços do lateral João Paulo, hoje no Flamengo, do zagueiro Tiago Alves, hoje no Palmeiras, e do volante Renê Junior, hoje no Santos. O clube do interior segue a tradição iniciada em 1993, quando reforçou o time do Corinthians, com Rivaldo, Válber, Leto e Admilson.


Destino dos jogadores do Mogi
Daniel - goleiro - Ponte Preta
Mateus Caramelo - lateral-direito - São Paulo
Lucas Fonseca - zagueiro - Bahia
Tiago Alves - zagueiro - Palmeiras - Série B
Magal - volante - Ponte Preta
Val - volante - Flamengo
Wagner Carioca - meia - São Caetano - Série B
Roger Gaúcho - meia - Ponte Preta
Roni - atacante - São Paulo
Henrique - atacante - Santos
Juninho - volante - Atlético/PR
Carlos Alberto - meia - Atlético/PR

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Termômetro tricolor

A primeira vez que eu ouvi alguém se referir a um jogador como o termômetro de um time foi em 1990, quando, em uma entrevista, o ex-presidente tricolor, Paulo Maracajá, afirmava que as atuações do volante Paulo Rodrigues ditavam as do próprio time, que contava com jogadores com mais destaque no País, como Luis Henrique e Charles. Não comparando qualidades, enxergo o meio-campista Hélder como o termômetro do Esquadrão desde que chegou em 2010.

Na chegada, por exemplo, depois de ser aprovado em testes - um dos poucos que chegou para ser observado que eu vi dar certo no clube - entrou no pior momento do time na campanha do acesso para a Série A. Formando dupla com Fábio Bahia, ele deixou claro que não funciona em um esquema com apenas um outro volante. Com a entrada de Bruno Octávio, e posteriormente Marcone, para jogar atrás dos dois, o trio funcionou e, com a ajuda na marcação, na saída de bola, e nos lançamentos para Ávine, foi peça fundamental para recolocar o tricolor na elite.

Em 2011, no meio de tantas contratações, não se encontrava em campo, assim como o time inteiro, que foi eliminado na semifinal do Baiano. Voltou a crescer de produção no segundo turno do Brasileiro, quando formou o trio com Fahel e Diones, que sustentou a recuperação da equipe e manutenção na elite.

No ano passado, foi coadjuvante no título Baiano, com Falcão, mas assumiu, pela primeira vez, a condição de protagonista na surpreendente campanha do segundo turno da Série A, com Jorginho. Quando não podia jogar, o time caía claramente de rendimento. E viveu até uma fase de artilheiro.

No início deste ano, entretanto, voltou a conviver com as críticas, cada vez mais pesadas. Displicente e sem criatividade, foi um dos destaques negativos da vexatória campanhas no Baiano. Com Cristovão, entretanto, atuando em um meio de campo mais organizado, ainda ao lado de Fahel e Diones, o camisa 8 cresceu de produção e foi fundamental nas três últimas partidas, apesar de ter sido muito vaiado contra o Coritiba. Foi bem contra o Inter e o melhor em campo contra o Botafogo.

Se mantiver a condição de termômetro, o Bahia depende muito que mantenha o nível das suas recentes atuações para que o clube continue realizando uma boa campanha no Brasileiro.