sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Alessandro Diamanti - Itália

 

O meia canhoto Alessandro Diamanti acertou hoje a sua transferência do Bologna para o Guangzhou Evergrande, da China. Em ano de Copa, parece ter sido uma movimentação de mercado perigosa para o jogador italiano, que pode comprometer a sua participação no Mundial, mesmo tendo deixado boa impressão na Copa das Confederações do ano passado, quando enfrentou a Seleção Brasileira na primeira fase e ainda marcou um golaço de falta na disputa de terceiro lugar contra o Uruguai.

Os bons chutes, tanto em bola parada quanto rolando, inclusive, representam um dos pontos fortes do jogo do italiano, que tem o bom passe e a boa chegada ao ataque como outras virtudes. Apesar de já ter completado 31 anos na época da Copa do Mundo, Diamanti não tem tanta experiência na seleção italiana, afinal só foi convocado pela primeira vez em 2010, depois do Mundial da África do Sul.

De lá para cá, entrou em campo 17 vezes com a camisa da Squadra Azzurra e se tornou um jogador importante para o elenco. Precisa torcer para se manter nos planos de Prandelli, mesmo com a mudança de continente. Sua decisão em mudar de clube também pode ter a ver com a péssima campanha do Bologna, que tem apenas 18 pontos em 22 rodadas, apenas um ponto à frente da zona de rebaixamento. 
Apesar disso, o seu desempenho continuava sendo satisfatório, tendo marcado cinco gols e estando entre os maiores garçons da competição. Em duas temporadas e meia foi ídolo da torcida do Bologna, graças aos seus gols e passes certeiros. A ida para a China faz aumentar a lista de destinos deste cigano. Antes do Bologna, já havia jogado profissionalmente por outras oito agremiações.

O início foi com a camisa do Prato, que o emprestou para outros quatro times (Empoli, Fucecchio, Fiorentina e AlbinoLeffe). A carreira começou a engrenar mesmo na temporada 2007/2008, quando chegou ao Livorno. Lá ele ficou duas temporadas e marcou 24 vezes. Com o desempenho, chamou a atenção do West Ham e atuou fora do país pela primeira vez, na temporada 2009/2010. 

A passagem pelo futebol inglês não demorou e ele retornou à Itália na temporada seguinte para defender as cores do Brescia. Mesmo sendo rebaixado, foi nessa temporada que Diamanti chegou à seleção italiana. Após o campeonato se transferiu para o Bologna, onde estava até hoje.

Nome: Alessandro Diamanti
Posição: meia
Clube: Guangzhou Evergrande - China
Clubes anteriores: Prato, Fiorentina, Livorno, West Ham, Brescia, Bologna
Data de nascimento: 02 de maio de 1983
Gols pela seleção:

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Paul Pogba - França

 

Filho de pais da República da Guiné, Paul Pogba nasceu na França e, embora jamais tenha entrado em campo com a equipe principal de algum clube do País, é esse o país que deverá defender na Copa deste ano. Vestir a camisa azul francesa, entretanto não é nenhuma novidade para ele que defende as seleções de base desde 2008, passando pela sub-16, sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20, sempre com destaque e papel de líder.

No ano passado, chegou ao título do Mundial sub-20, disputado na Turquia, com a seleção francesa. Marcou apenas um gol, mas foi o melhor jogador não só da França como do Mundial, vencendo a Bola de Ouro. Sua forte marcação, o poder de desarme, os ótimos chutes de fora da área e a chegada ao ataque chamaram a atenção.

O time contava com outros bons nomes como Kondogbia, Thauvin e Sanogo, mas Pogba deverá ser o único representante da equipe na Copa do Mundo deste ano. O excelente desempenho no Mundial sub-20, disputado entre junho e julho do ano passado, certamente aumentou o prestígio do volante, mas a sua chegada à seleção principal já tinha acontecido em março do mesmo ano, contra a Geórgia, pelas eliminatórias para a Copa. Ainda voltou a campo nos jogos contra Espanha, Bielorrússia e Finlândia pela primeira fase, além dos dois confrontos com a Ucrânia pela repescagem, que garantiu a presença francesa no Mundial deste ano.

Pogba representa uma esperança para os franceses no Mundial não só pelo que anda fazendo com a camisa da seleção, mas, principalmente, pelo que vem jogando com a camisa do seu clube, a Juventus de Turim, assombrando o mundo com atuações impressionantes. Depois de ser contratado, junto ao Le Havre (jogava na base ainda), pelo Manchester United, em 2009, Pogba jogou apenas três partidas pelo Manchester na temporada 2011/2012. 

Já na Juventus, a temporada 2012/2013 foi a da aparição de Pogba, que foi cavando seu espaço, substituindo um titular aqui, outro ali, Pirlo, Marchisio, Vidal, chegando a jogar 37 partidas e marcando cinco gols, sendo fundamental na conquista do título italiano. Na atual temporada, já consolidado como titular, seu desempenho está ainda melhor, e já marcou sete gols em 26 jogos, sendo um dos pilares da excelente campanha do time que segue na liderança do nacional.    

Nome: Paul Labile Pogba
Posição: volante
Clube: Juventus
Clubes anteriores: Manchester United
Data de nascimento: 15 de março de 1993
Gols pela seleção:

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Giovani dos Santos - México


Meia-atacante canhoto, veloz, habilidoso. Junte essas qualidades com o visual semelhante ao de Ronaldinho Gaúcho, que estava no auge, no próprio Barcelona, clube do garoto, e está aí uma receita infalível para que os holofotes se voltassem para ele: Giovani dos Santos, mexicano, filho de um ex-jogador brasileiro (Zizinho). Essa altíssima exposição gerou uma cobrança acelerada e, até mesmo exagerada. Talvez por isso, seja sempre chamado de "eterna promessa", mesmo sendo um dos melhores de sua geração.

A exposição começou quando, em 2005, a lado de Carlos Vela e de uma boa equipe, levou o México ao título do Mundial sub-17, vencendo a seleção brasileira na final, por 3 a 0. Não fez nenhum gol na competição, mas se destacou mais do que Vela, que fez cinco e foi o artilheiro da competição. Tanto que ganhou o prêmio de Bola de Prata como segundo melhor jogador do torneio, atrás do meia Anderson, da seleção brasileira, hoje na Fiorentina, e logo à frente do turco Nuri Sahin, hoje no Borussia Dortmund.

Em 2007, voltou a disputar um Mundial de base, dessa vez o sub-20, em que a seleção foi eliminada nas quartas-de-final, pela Argentina. Com três gols marcados e ótimas atuações, voltou a ser premiado. Ganhou a bola de bronze, como terceiro melhor jogador da competição, atrás dos argentinos Sergio Aguero e Maxi Moralez.

Desde o título do Mundial sub-17, foi acompanhado com muita expectativa no Barcelona. Na temporada 2006/2007, atuando pelo Barcelona B, fez seis gols em 27 partidas. Na temporada seguinte, efetivado no elenco principal, fez mais quatro gols em 28 jogos. Não foi suficiente, entretanto, para se firmar no clube, cheio de estrelas, e foi negociado com o Tottenham, onde começou a ser um cigano da bola.
Em quatro anos de contrato com o Tottenham, pouco atuou com a camisa do clube e foi seguidamente emprestado, primeiro para o Ipswich Town, onde marcou quatro gols em oito jogos. Depois, foi para o Galatasaray, onde jogou 14 vezes e não conseguiu se destacar. Depois voltou ao futebol espanhol, ao Racing Santander, onde fez cinco gols em 16 jogos e teve boas atuações.
Foi o bastante para chamar a atenção do Mallorca, também da Espanha. Em uma temporada completa, a 2012/2013, fez seis gols em 29 jogos e deixou boa impressão. O Villarreal, que estava retornando à primeira divisão do futebol espanhol, então, resolveu investir no mexicano, que recebeu a camisa 9 e já balançou as redes nove vezes na atual temporada, sendo titular absoluto e destaque da equipe.

Se o caminho nos clubes foi tortuoso, na seleção, foi mais rápido para Giovani se firmar. Depois de se destacar nos Mundiais sub-17 e sub-20, ele chegou à seleção sob o comando de Hugo Sanchez, em 2007 e estreou em um amistoso, que foi interrompido no intervalo, contra o Panamá. Jogou mais três partidas naquele ano.

No ano seguinte, ainda buscando espaço, fez mais seis jogos. No entanto, foi em 2009 que ganhou realmente destaque no selecionado, marcando, inclusive, seus dois primeiros gols, em um amistoso, em junho, contra a Venezuela. No mês seguinte, deu um grande passo para se consolidar como um destaque da seleção, ao ser escolhido como melhor jogador da Copa Ouro, conquistada pelos mexicanos. Ao todo, no ano, fez cinco gols em 12 partidas.

Em 2010, continuou como titular e destaque da equipe mexicana e disputou sua primeira Copa do Mundo. Junto com Vela, Chicharito e Blanco, passou para a segunda fase em um grupo que tinha os campeões mundiais, Uruguai e França, mas foi eliminado nas oitavas-de-final pela Argentina, em grande atuação de Tévez. No ano, fez apenas um gol em 12 jogos.

No ano seguinte, voltou a conquistar uma Copa Ouro com a seleção mexicana e fez, inclusive, o gol mais bonito da competição, na decisão contra os Estados Unidos. Ao todo, fez cinco gols em 19 partidas pela seleção. Em 2012, voltou a brilhar, agora na conquista da medalha de ouro olímpica, junto com Peralta e Javier Aquino. Começou a competição na reserva, mas logo na segunda partida saiu do banco para marcar os dois primeiros gols do time na competição, no triunfo, por 2 a 0, sobre o Gabão. Virou titular e destaque e ainda voltou a marcar nas quartas-de-final contra Senegal. Ficou de fora da decisão, mas pôde comemorar a conquista contra o Brasil, escrevendo o seu nome mais uma vez na história da sua seleção. Ao todo, fez três gols em seis jogos pela seleção principal.

No ano passado, disputou a Copa das Confederações, sendo titular nos três jogos da primeira fase, mas a seleção mexicana foi eliminada, após perder para Brasil e Itália e vencer o Japão. Não marcou gol em nenhuma das 14 partidas que disputou no ano. A seleção mexicana decepcionou nas eliminatórias e por pouco não ficou fora da Copa, mas tem material humano para dar trabalho para a Seleção Brasileira e passar de fase em um grupo que ainda tem Camarões e Croácia. E Giovani é a principal esperança para isso.
Nome: Giovani dos Santos Ramirez
Posição: meia-atacante
Clube:Villarreal
Clubes anteriores: Barcelona, Tottenham, Ipswich Town, Galatasaray, Racing Santander, Mallorca
Data de nascimento: 11 de maio de 1989
Gols pela seleção: 14

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - André Ayew - Gana

 

Em 2009, Gana conquistou o Mundial sub-20, vencendo, na final, na disputa de pênaltis, uma seleção brasileira que contava com jogadores como Ganso, Alex Teixeira e Alan Kardec. Nenhum dos brasileiros deve estar na Copa, mas o camisa 10 daquela equipe africana, Andre Ayew, confirmou as expectativas e se tornou um destaque também da seleção principal do seu país. 

Naquela campanha, ele fez dois gols, e teve atuações destacadas, mas chamou a atenção também por ser filho do lendário Abedi Pelé. E no ano seguinte ele já conseguiu algo que o pai não conseguiu, disputar uma Copa do Mundo. Com a camisa 13, Ayew foi um dos pilares da grande campanha de Gana, que chegou entre as oito melhores seleções do Mundial. Suspenso, não pôde jogar contra o Uruguai, na épica partida em que os uruguaios levaram a melhor nos pênaltis.

Praticamente quatro anos depois, seu nome é certo para a disputa da segunda Copa do Mundo. Seus poucos gols marcados com a camisa da seleção principal (4), não traduzem a sua importância para a equipe que já defendeu por 47 vezes. Jogando pelos lados do campo, principalmente o esquerdo, Ayew leva muito perigo com a sua velocidade e habilidade

No seu clube, o Olympique de Marselha, da França, sua importância não é menor. Antes de se destacar no Mundial sub-20 de 2009, Ayew já tinha jogado 15 partidas pela equipe principal francesa, na temporada 2007/2008. Depois, passou duas temporadas emprestado para equipes menores para pegar experiência. Fez três gols em 24 partidas pelo Lorient e mais quatro em 26, pelo Arles-Arvignon. 

Depois da Copa de 2010, mais experiente, ganhou a confiança para jogar na equipe principal do Olympique e vem se destacando desde então. Já fez 46 gols e deu 15 assistências em 150 jogos. Já foi campeão da Copa da Liga Francesa duas vezes, em 2011 e 2012. Em 2011, inclusive, ganhou o prêmio de jogador africano do ano da BBC.

Nome: André Morgan Rami Ayew
Posição: Atacante
Clube: Olympique Marseille
Clubes anteriores: Lorient (França), Arles-Arvignon (França)
Data de nascimento: 17 de dezembro de 1989
Gols pela seleção: 4

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Daniel Sturridge - Inglaterra

 Daniel Sturridge é uma das esperanças de gol dos ingleses que caíram em uma chave complicada na Copa, tendo a companhia dos tradicionais Uruguai e Itália. Apesar de só ter marcado dois gols com a camisa da seleção principal inglesa (todos pelas eliminatórias para a Copa, contra San Marino e Montenegro), em nove jogos, o atacante deixa a torcida otimista devido à espetacular temporada que vem fazendo, estando na terceira posição da artilharia do Campeonato Inglês, com 14 gols marcados, atrás apenas do parceiro de ataque Luis Suarez, que tem 23, e de Sergio Aguero, do Manchester City, que fez 15.

No Liverpool, onde chegou em janeiro de 2013, é que o atacante assumiu uma postura de protagonista, principalmente no início da temporada, quando Luis Suarez estava suspenso e ele aproveitou para fazer os gols que colocavam a equipe na liderança. Depois, com a volta do uruguaio, perdeu, naturalmente o status de goleador, mas continua em evidência, como titular e levando muito perigo com seus chutes de canhota. Na semana passada, por exemplo, no clássico contra o Everton, fez dois e só não fez mais porque perdeu um pênalti. Já balançou as redes adversárias 28 vezes em 35 partidas pelo clube.
Situação muito diferente de quando jogava por Manchester City e Chelsea, quando era apenas um jogador de elenco, útil, mas quase sempre ofuscado pelos companheiros. É esse protagonismo que precisa assumir para ganhar espaço na seleção inglesa, onde estreou em 2011 (também jogou a Olimpíada pela seleção britânica e marcou dois gols) e fazer uma grande Copa para coroar uma temporada iluminada para o camisa 15 do Liverpool.

Nome:
Daniel Andre Sturridge
Posição: atacante
Clube: Liverpool
Clubes anteriores: Manchester City, Bolton, Chelsea
Data de nascimento: 1 de setembro de 1989
Gols pela seleção: 2

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Igor Akinfeev - Rússia


Igor Akinfeev já foi considerado, com menos de 23 anos, o principal jogador russo em atividade, mesmo sendo goleiro, posição em que geralmente se exige uma maior experiência. Hoje, prestes a completar 28 anos, já é apontado como um legítimo sucessor de um dos maiores nomes da posição em todos os tempos, o compatriota Lev Yashin, o Aranha-Negra, que inclusive dava o nome para o prêmio de melhor goleiro das Copas do Mundo, de 1994 a 2006 (Michel Preud'homme, Fabien Barthez, Oliver Kahn e Gialuigi Buffon foram os vencedores).

Chamou a atenção precocemente. Na Eurocopa de Portugal, em 2004, com apenas 18 anos, já era titular no CSKA Moscou, um dos clubes mais fortes do país, e foi convocado como terceiro goleiro da equipe russa que não conseguiu passar da primeira fase.

Depois da Euro, na temporada 2004/2005, Akinfeev foi um dos nomes mais importantes na inédita conquista do CSKA Moscou na Copa da Uefa, em final contra o Sporting Lisboa. Ele já conquistou, também, quatro campeonatos russos, em 2003, 2005, 2006 e na temporada 2012/2013, e mais cinco  Copas da Rússia, em 2005, 2006 e 2008, 2009 e 2011.

A estreia pra valer com a camisa da seleção russa principal, porém, aconteceu em 30 de março de 2005, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, em partida contra a Estônia. Depois disso, Akinfeev foi titular nos cinco jogos restantes, inclusive em um empate em 0 x 0 diante de Portugal. A vaga para a Copa, porém, não veio. Os russos terminaram em terceiro lugar, atrás de Portugal e Eslováquia, que cairia na repescagem.

Na temporada 2007/2008, chamou a atenção por passar quatro jogos sem levar gols na Liga dos Campeões, caindo só diante do Porto na quinta rodada. Em 2008, voltou a ser convocado para uma Eurocopa. Dessa vez, não mais como coadjuvante, mas como um dos protagonistas, ao lado do atacante Arshavin, da excelente campanha russa que chegou à semifinal do torneio. Ainda participou da Euro de 2012.

Além da importância coletiva para o CSKA e para a Seleção, o goleiro também consegue repetir o sucesso em campo nas premiações individuais. Em 2006, por exemplo, foi considerado o ´Goleiro do Ano´ pelos leitores da revista ´Ogonek´, da Rússia. No mesmo ano, foi consagrado como o melhor goleiro jovem do continente pelo jornal italiano Tuttosport. Na temporada 2012/2013, foi o vencedor do prêmio de Jogador do Ano no Campeonato Russo.

Para esse ano, em seu primeiro Mundial, Akinfeev é um dos candidatos ao prêmio Luva de Ouro de melhor goleiro da Copa do Mundo, e busca ser o sucessor do espanhol Iker Casillas, vencedor em 2010.

Nome: Igor Vladimirovich Akinfeev
Posição: Goleiro
Clube: CSKA Moscou
Clubes anteriores: nenhum
Data de nascimento: 8 de abril de 1986

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Jackson Martinez - Colômbia



Este blog estreia um novo espaço que vai trazer informações sobre jogadores que já estão na área de embarque para a Copa do Mundo de 2014. O primeiro nome é o de Jackson Martinez, que está em evidência depois da lesão que ameaça a participação de Falcao Garcia no Mundial.

O colombiano Jackson Martinez pode ter a responsabilidade de substituir ao ídolo da seleção, Falcao Garcia, durante a Copa do Mundo. A enorme pressão não é novidade para o atacante, embora em proporções menores. Depois de chamar a atenção de todo o mundo na temporada 2010/2011 com a camisa do Porto, marcando 38 gols em 42 partidas, Falcao foi contratado pelo Atlético de Madrid. Na temporada 2012/2013, depois do intervalo de um ano, portanto, em que a camisa 9 ficou sem dono, ela foi parar com o compatriota recém chegado Martínez, que não decepcionou. Foi decisivo para a conquista do título português, marcando 26 gols em 30 partidas, com uma ótima média de 0,86. Ao todo, na temporada de estreia, fez 31 gols em 43 jogos (0,72 por jogo). Na atual temporada, já marcou 20 vezes, sendo 13 no nacional, justificando o fato de ter sido o atacante mais caro já contratado pela equipe.

Seu nome chamou a atenção no exterior em 2009, quando foi o artilheiro do Finalización, com 18 gols, quebrando o recorde de gols em um único torneio curto de Leicer Preciado, que, com a camisa do Deportivo Cali, havia marcado 17 em 2003. Seus gols foram fundamentais para a conquista do quinto título nacional conquistado pelo Independiente de Meddellín, que contava na equipe titular com duas figuras conhecidas: o goleiro paraguaio Bobadilla, e o meio-campista colombiano John Javier Restrepo.

Na final do campeonato daquele ano, o Independiente perdia para o Atlético Huila, o que levaria a decisão para os pênaltis, mas Martinez mostrou o seu poder de decisão, empatando aos 25 minutos, de esquerda, dando tranquilidade para a equipe chegar à virada, no final, o time ainda sofreu um gol, mas o empate por 2 a 2 garantiu o troféu. Ao todo, marcou 63 gols (média de 0,42) com a camisa do clube onde foi revelado.

Naquele momento, Martinez foi alvo do River Plate, da Argentina, e do Ulsan Hyunday, da Coreia do Sul, mas acabou acertando com o Jaguares, do México, onde o faro de gol não foi esquecido e a média até aumentou para 0,52, balançando as redes adversárias 36 vezes. Foi lá que chamou a atenção do Porto, garantindo a chegada ao Velho Continente.

Na seleção, Martínez sempre conviveu com a sombra de Falcao, e balançou as redes oito vezes, nenhuma durante as eliminatórias. Na campanha de classificação para a Copa, foi titular em apenas quatro partidas: contra a Venezuela (jogou ao lado de Teofilo Gutierrez, no empate em 1 a 1); nos dois jogos contra a Argentina (jogou ao lado de Dorlan Pabón, na derrota por 2 a 1, e ao lado de Falcao, no empate em 0 a 0); e na vitória por 2 a 1, contra o Paraguai (ao lado de Carlos Bacca).

Também entrou no segundo tempo contra o Equador (substituiu Gutierrez, no triunfo por 1 a 0), após os 40 minutos na derrota, por 2 a 0, para o Uruguai, e nos descontos do triunfo, por 1 a 0, sobre o Peru. Ainda ficou no banco de reservas em outros 8 jogos, ficando ausente da relação em apenas 1 jogo. Nas eliminatórias para a Copa de 2010, em 2009, quando começou a ter chances na seleção fez três gols em quatro jogos das eliminatórias. 

Na Copa deste ano, os colombianos, e todos que gostam de um Mundial com todas as estrelas possíveis, torcem pela recuperação de Falcao, mas sabem que, se o atacante do Monaco não for convocado, terão um grande goleador no comando do ataque.
 

Nome: Jackson Arley Martinez Valencia
Posição: atacante
Clube: Porto
Clubes anteriores: Independiente de Medellín (Colômbia) e Jaguares (México)
Data de nascimento: 3 de outubro de 1986
Gols pela seleção: 8