Segue a minha lista atual para a Copa:
Elias - Corinthians
Blog de jornalismo esportivo com muita informação e opinião. Escrito pelo jornalista esportivo Leandro Silva No Twitter: @leandrosilva81
Coritiba
Campeão paranaense / Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
O Coxa foi campeão paranaense com uma rodada de antecipação, abrindo quatro pontos de vantagem sobre o Atlético Paranaense, da primeira divisão, depois de liderar também a primeira fase. O argentino Ariel Nahuelpan é o artilheiro do time no estadual, com 10 gols, um a menos que Bruno Mineiro, do Atlético Paranaense.
Na Copa do Brasil, passou pelo Luverdense, mas saiu na segunda fase diante do Avaí
Santo André
Está na final do Paulista / Não disputou a Copa do Brasil
Depois do rebaixamento no Brasileiro, surpreendeu e chegou à decisão do badalado Campeonato Paulista, após terminar a primeira fase na segunda colocação e eliminar o Grêmio Prudente, da Série A, na semifinal. Na decisão, encara o poderoso Santos. Com 14 gols, o atacante Rodriguinho é o goleador do time e vice-artilheiro do estadual, com 12 gols, dois a menos que Ricardo Bueno, do Oeste, que não joga mais na competição.
Ipatinga
Finalista do Mineiro / Não disputou a Copa do Brasil
Terminou a primeira fase em quinto lugar, mas agora já possui a melhor campanha geral e irá decidir o Mineiro contra o Atlético, depois de despachar o Cruzeiro na semifinal, vencendo por
Sport
Está na semifinal do Pernambucano / Disputando oitavas-de-final da Copa do Brasil
Perdeu o clássico para o Náutico na última rodada, mas terminou a primeira fase na liderança, com oito pontos a mais que o rival. Na semifinal, pega o Central. Ciro é o artilheiro do estadual com 12 gols marcados.
Na Copa do Brasil, está disputando vaga entre os oito melhores contra o Atlético Mineiro. Já eliminou Brasília e Paraná.
Bahia
Finalista do Baiano / Saiu na segunda fase da Copa do Brasil
O time de Renato Gaúcho chegou à decisão contra o Vitória e terá que reverter a vantagem rubro-negra. Foi o melhor da segunda fase e passou pelo Bahia de Feira, adversário mais qualificado que o do Vitória na semifinal, o Camaçari. Rodrigo Gral é o artilheiro do time no estadual.
Na Copa do Brasil passou pelo Vitória do Espírito Santo, mas caiu diante do Atlético Goianiense.
Portuguesa
Sexto colocado no Paulista / Está na terceira fase da Copa do Brasil
Fez boa campanha no Paulista, mas foi eliminado com a sexta colocação. O meia Heverton foi o grande nome e artilheiro do time, com 11 gols.
Eliminou Roraima e Ponte Preta e está disputando vaga para as quartas-de-final contra o Fluminense, mas perdeu o primeiro jogo,
Brasiliense
Na decisão do Distrito Federal / Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil
No estadual, o Brasiliense está na decisão contra o Ceilândia. Tem a melhor campanha, com sete pontos a mais que o segundo colocado, o próprio Ceilândia. O artilheiro do estadual é o atacante Vanderlei. Outros jogadores conhecidos são os meias Iranildo, Adrianinho e Marcinho e os atacantes Beto (ex-Bahia), Aloísio (ex-São Paulo), Jean (ex-Flamengo e Vasco).
Na Copa do Brasil, foi eliminado pela Chapecoense na primeira fase.
Náutico
Está na semifinal do Pernambucano / Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
Terminou a primeira fase do estadual na segunda colocação, oito pontos atrás do líder Sport. Na semifinal, enfrenta o Santa Cruz, que terminou a primeira fase três pontos atrás. Carlinhos Bala é o artilheiro do time com 10 gols, dois a menos que Ciro, do Sport.
São Caetano
Oitavo colocado no Paulista / Não disputou a Copa do Brasil
Ficou com a oitava colocação no campeonato Paulista e o atacante Eduardo foi o artilheiro do time, com 10 gols marcados. Está disputando a final do campeonato do interior contra o Botafogo de Ribeirão Preto, depois de passar pelo Oeste.
Figueirense
Terminou o catarinense em terceiro/ Não disputou a Copa do Brasil
Foi apenas sexto colocado no primeiro turno e perdeu a decisão do segundo turno para o rival Avaí, terminando o estadual na terceira colocação. Verá a final entre Avaí e Joinville.
Willian é o artilheiro do estadual, com 13 tentos marcados. Tem outros destaques como Ernane e Marcelo Nicácio.
Paraná
Quarto colocado no Paranaense / Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
Está na quarta colocação do campeonato paranaense, atrás de Coritiba, Atlético e Iraty. Marcelo Toscano, com oito gols, é o artilheiro do time no estadual.
Na Copa do Brasil, passou pelo Cerâmica, mas foi eliminado pelo Sport, na segunda fase.
Vila Nova
Terceiro no Goiano / Não disputou a Copa do Brasil
O Vila Nova perdeu a semifinal do estadual para o Santa Helena e terminou em terceiro, à frente do Goiás. A decisão será disputada entre Atlético e Santa Helena. O veterano Roni, com seis gols, foi o artilheiro do clube na competição, nove a menos que Diogo Galvão, do Trindade. Outros jogadores conhecidos são o goleiro Max, o lateral Dida, o zagueiro Régis, o meia Joelson e os atacantes Gil e Moré.
Asa
Está na decisão da segunda fase do Alagoano/ Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
O Asa está na decisão do segundo turno do Alagoano, com a segunda melhor campanha da competição, e irá enfrentar o Murici. Precisa conquistar a segunda fase para poder decidir o título contra o próprio Murici. Cleiton é o artilheiro do time na competição, com 8 gols, seis a menos que o artilheiro Wellington, do CRB.
Na Copa do Brasil, passou pelo Nacional de amazonas, mas foi eliminado na segunda fase pelo Vasco.
América/MG
Sexto colocado no Mineiro / Não disputou a Copa do Brasil
O América terminou o Mineiro na sexta colocação, tendo sido eliminado pelo Atlético Mineiro nas quartas-de-final, depois de dois empates. O veterano Fabio Junior foi o artilheiro do time no estadual com cinco gols. A equipe conta com outros jogadores conhecidos como Gléguer, Evandilson, Wellington Paulo, Preto Costa, Zé Rodolfo Irênio, Euller, Laécio, Fábio Bala e Joãozinho.
Ponte Preta
Décimo colocado no Paulista / Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
A Ponte Preta terminou o Paulista na décima colocação e foi eliminada da disputa do título do interior pelo Botafogo. Finazzi foi o artilheiro do time, com seis gols. Tinga e Fabiano Gadelha são outros destaques.
Na Copa do Brasil, passou pelo JV Lideral, mas caiu diante da Portuguesa.
América/RN
Terceiro no Potiguar/ eliminado na primeira fase da Copa do Brasil
No ano passado, o América foi o último colocado entre os que se salvaram do rebaixamento. A julgar pelo início de temporada, este ano talvez não seja possível repetir a façanha. Mesmo sendo o clube do estado na divisão mais alta, ficou fora da decisão do Potiguar, disputada entre ABC e Corinthians. Ronny foi o artilheiro do time, com seis gols. João Paulo, do ABC, tem 17.
Na Copa do Brasil, foi eliminado na primeira fase pelo São José do Amapá.
Guaratinguetá
Próximo de acesso para a primeira divisão paulista / Não disputou a Copa do Brasil
Está na quinta colocação geral na Série A-2 do Paulista, mas está sem segundo de um quadrangular decisivo, faltando duas rodadas. Mantendo a posição, sobe para a primeira divisão. Lúcio Flávio é o artilheiro do time, com 12 gols,
Icasa
Subiu para a primeira divisão do Cearense /Não disputou a Copa do Brasil
Está liderando a segunda divisão do Cearense, com 13 pontos a mais que o segundo colocado e já garantiu o retorno à elite estadual.
Bragantino
13° colocado no Paulista / Não disputou a Copa do Brasil
Ficou a apenas um ponto da zona de rebaixamento no estadual, terminando na 13ª colocação. O artilheiro da equipe foi o volante Paulinho, com oito gols, mas ele já acertou a transferência para o Corinthians. Frontini fez sete.
Duque de Caxias
13° colocado no Carioca / Não disputou a Copa do Brasil
Foi o pior time do primeiro turno, com apenas dois pontos. No segundo turno, marcou 10 e terminou em sexto do grupo. No geral, ficou em 13° e teve que disputar o torneio do rebaixamento, superando Resende e Friburguense e escapando da degola. Marcelo foi o artilheiro do time com 5 gols. Dez a menos que Vagner Love.
Nos raros momentos de conquistas do atual século era sempre ele quem estava em evidência. Seja nas conquistas dos Campeonatos do Nordeste de 2001 e 2002 ou no Baiano de 2001, na grande campanha do Brasileiro de 2001, quando o tricolor chegou entre os oito primeiros, ou no acesso para a Série B, era sempre ele o goleador. Além de ser folclórico, com a sua barriguinha, suas farras, estilo boêmio ou rusgas com a torcida. Espero que retorne...e logo!
Entre os dois pequenos classificados para as semifinais, o Bahia de Feira parece ter mais condições de chegar à decisão do Baiano do que o Camaçari, que também tentará pregar uma peça no Vitória. De qualquer forma, os clubes da capital seguem favoritos para que dê novamente Ba-Vi na decisão.