Não sei se o Bahia subiria se Renato Gaúcho continuasse no comando do time, mas acredito que sim. O que eu tenho certeza é que ele foi tão responsável pelo acesso quanto o seu sucessor Márcio Araújo. A soma do trabalho dos dois é que resultou na vaga na Série A.
Na Série B, o Bahia, com Renato Gaúcho, teve aproveitamento de 58,97% dos pontos, enquanto com Márcio Araújo, o desempenho foi um pouco superior, com 60,86%. Mas vale lembrar que Renato não podia contar com alguns destaques futuros da equipe. Jael, por exemplo, fez a sua primeira partida como titular justamente na despedida do atual treinador gremista. Morais tinha jogado apenas sete das 13 partidas e ainda teve que se recuperar de uma lesão. Jancarlos ainda não havia estreado.
Por opção do treinador, entretanto, Adriano "Michael Jackson" ainda não era titular. Ele saiu do banco em quatro das seis vezes em que estava disponível e não começou jogando nenhuma partida. Márcio Araújo também só promoveu o atacante à titularidade depois de quatro vezes entrando no decorrer das partidas.
O que houve de mais louvável na passagem de Renato pelo clube foi a recuperação e a valorização de jogadores como Ávine, Marcone e Ananias, que eram muito criticados por parte da torcida e da imprensa baiana. Além do seu prestígio, fundamental para a vinda de um craque como Morais.
A montagem do elenco teve muito maior participação de Renato do que de Márcio, mas o atual treinador teve o mérito de encontrar uma formação mais consistente, mesmo abrindo mão de vários talentos ofensivos como Rogerinho, Vander e Ananias. O time de Portaluppi contava com três meias, dois volantes e um atacante.
Márcio tirou dois meias para reforçar o ataque e a marcação no meio. Hélder e Morais passaram a ser os grandes responsáveis pela boa troca de passes do time, principalmente fora de casa. Márcio também acabou com os recados para jogador através da imprensa, que caracterizaram o trabalho anterior.
Espero que Márcio Araújo continue e que mostre competência também para montar o elenco do Bahia para o próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário