O Ypiranga venceu o Galícia nos dois clássicos do ano |
O ano de 2011 está marcando o ressurgimento de dois aurinegros tradicionais: o Ypiranga e o Peñarol. Na Bahia, o Ypiranga, que já teve a maior torcida do Estado, está afastado da Primeira Divisão do estadual desde 1999 e tenta subir este ano. Ainda falta muito para o acesso, mas a onda amarela e preta já pode ser vista em Salvador e os jogos em Pituaçu viraram verdadeiras festas. No Uruguai, o Peñarol conquistou seu 48° título nacional no ano passado, mas este ano ressurgiu no cenário sul-americano e está na semifinal da Libertadores, competição que já conquistou cinco vezes (1960-61-66-82-87), mas desde 2004 não conseguia chegar nem à fase de grupos e agora já está entre os quatro melhores, eliminando, inclusive, o atual campeão: Internacional.
Na Bahia, o Ypiranga já conquistou o estadual 10 vezes, mas está fora da primeira divisão desde 1999 quando foi rebaixado. Contando com jogadores conhecidos como os volantes Fausto, Willames e Diogo, e o lateral Rogério Rios, que jogaram no Bahia, e o zagueiro Itamar, revelado pelo Vitória, o Ypiranga venceu o Camaçariense, por 3 a 2, na estreia, superou o Botafogo, por 3 a 0, na segunda rodada, depois foi derrotado pelo Juazeirense, por 1 a 0, mas deu a volta por cima, vencendo o Galícia, em dois clássicos, por 3 a 2, e 3 a 1, mas voltou a perder para o Juazeirense, por 1 a 0.
Agora, o Ypiranga, com 12 pontos, está fora da zona de classificação para a segunda fase da competição, mas está na briga, pois tem um jogo a menos que o Galícia, que tem um ponto a mais, e falta enfrentar apenas duas equipes eliminadas (o Botafogo e o Camaçariense). O Galícia é o líder, com 13, mas está na pior situação entre os três, pois falta enfrentar apenas o Juazeirense, que também tem 13. Enquanto o Juazeirense ainda tem um jogo contra o Camaçariense, já eliminado.
No outro grupo, o Itabuna já está classificado para a semifinal. Guanambi, Jequié e Jacuipense brigam pela outra vaga da chave na semifinal. Os dois finalistas da Segundona substituirão no próximo ano a Colo-Colo e Ipitanga, rebaixados.
O Peñarol tirou o Inter da Libertadores |
LEANDRO SILVA No twitter @leandrosilva81
Nenhum comentário:
Postar um comentário