quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Homenagem aos campeões brasileiros de 1988 - Sidmar


O Bahia esteve muito bem servido de goleiros em 1988. Ronaldo, depois Sidmar, e, novamente, Ronaldo, tiveram atuações destacadas enquanto foram titulares. Difícil até estabelecer uma comparação. Fato é que Sidmar teve participação fundamental na conquista tricolor, pois assumiu a titularidade no momento em que Ronaldo se lesionou. Sua saída antes das finais, deixou a torcida preocupada, pois havia incerteza quanto à recuperação de Ronaldo. Sorte que o o final foi feliz.

Sidmar
Nome: Sidmar Antônio Martins
Posição: Goleiro
Data de nascimento: 13/06/1962
Cidade natal: São José do Rio Preto/SP
Partidas disputadas na competição: 18
Gols sofridos: 12
Outros clubes: Portuguesa, Schimizu (Japão)

Para saber mais sobre todos eles e essa façanha que até hoje emociona os tricolores, leia A União de uma Nação, que conta a história da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 pelo Esporte Clube Bahia.

Foram 42 fontes entrevistadas entre jogadores que fizeram parte da competição, dirigente, treinador, ídolos de outras épocas, adversários e profissionais de imprensa. Foram quase dois anos de pesquisas, entrevistas, redação e edição. O livro conta toda a trajetória de um grupo de jogadores que colocou o Esporte Clube Bahia no topo do futebol nacional com o título brasileiro de 1988.

O livro conta:
- A preparação do clube durante o primeiro semestre de 1988;
- A formação do time;
- O título baiano;
- A análise da equipe feita por outros ídolos e por profissionais da imprensa;
- O relato de cada um dos 29 jogos da campanha;
- Participação do Bahia na Libertadores;
- Participação dos tricolores na Seleção Brasileira;
- Relatos dos personagens: Evaristo de Macedo, Bobô, Zé Carlos, Charles, Ronaldo, Marquinhos, Paulo Rodrigues, Paulo Robson, Dico Maradona, Edinho Jacaré e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário