quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Volta ao Brasil surtindo efeito


Na convocação de ontem da Seleção Brasileira para o amistoso contra a Irlanda, a derradeira antes da chamada para a Copa do Mundo, quatro dos 22 jogadores atuam no futebol brasileiro. O detalhe é que todos eles retornaram ao Brasil depois de passagens pelo exterior. Um dos exemplos de que a tática dá certo é a presença de Gilberto, meio-campista do Cruzeiro, para atuar como lateral. Além dele, foram chamados Kleberson e Adriano, do Flamengo, além de Robinho, do Santos. Na Copa de 2006, eram três representantes dos clubes nacionais: Rogério Ceni e Mineiro, do São Paulo, e Ricardinho, do Corinthians.

Reserva de Roberto Carlos no último mundial, Gilberto herdou a camisa 6 em vários momentos do início da Era Dunga, mas, sem empolgar em campo no selecionado, e fora dos planos do Tottenham, atuando na liga dos reservas, foi esquecido. Voltando ao Cruzeiro no ano passado, Gilberto recuperou os bons momentos no meio de campo e voltou a ser lembrado.

Kleberson, fundamental para o título mundial em 2002, não conseguiu se manter no grupo durante todo esse tempo, depois de passagens tumultuadas por Manchester United e Besiktas. Voltando ao País, no Flamengo, recuperou o bom futebol e a visibilidade e convenceu Dunga a chamá-lo ainda em 2009, mas uma lesão o afastou dos gramados e das convocações. Agora, reaparece em um momento importante, às vésperas do Mundial.

Robinho voltou ao Santos tendo a Copa como alvo, mas não parece que ficaria de fora, mesmo que permanecesse atuando sem tanta frequência no Manchester City. Já Adriano tinha voltado à Seleção quando ainda estava na Internazionale, mas foi depois da volta ao Flamengo que os questionamentos quanto às suas convocações fossem extintos.

Nenhum comentário: