segunda-feira, 27 de novembro de 2006

O melhor do mundo


Leandro Silva

Nesse dia de estréia, resolvi falar sobre o Melhor Jogador do Mundo. Sim, apesar de cada vez mais pessoas contestarem este título, na minha opinião, ninguém merece mais ser conhecido desta maneira que o brasileiro Ronaldinho Gaúcho. Ronaldinho não ficou, nem, entre os três melhores da Bola de Ouro da France Footbal - Cannavaro, Buffon e Henry, foram os três melhores, nesta ordem - mas a cada jogo parece recuperar o melhor da sua forma.

Nesta temporada, talvez motivado pela falta do camaronês no ataque do Barcelona, o brasileiro vem demonstrando uma característica diferenciada, a intimidade com a quantidade de gols, já que a qualidade - beleza - dos seus gols sempre foi reconhecida, mas o próprio craque já afirmou que o seu maior prazer e objetivo jogando futebol é poder dar passes para gol. Hoje é o artilheiro do espanhol.

Apesar de ter aumentado a quantidade, seus gols não perderam qualidade, como pôde ser visto no jogo deste final de semana contra o Villareal, quando, além de um gol de pênalti, o Gaúcho marcou um dos dois gols mais bonitos de bicicleta que eu já vi - o outro gol foi marcado por Sérgio Alves pelo Bahia contra o Fortaleza - e aos poucos parece estar afastando os argumentos de que não é mais o mesmo grande craque.

O prêmio da France Footbal e as constantes críticas a Ronaldinho, por parte principalmente de muitos brasileiros, ainda parece ser ser reflexo da Copa do Mundo da Alemanha, quando ele não conseguiu jogar tudo que se esperava dele, que foi atrapalhado por vários problemas existentes naquela seleção como, por exemplo, a má condição física de seus companheiros de frente que lhe tirava uma grande arma que são os seus lançamentos em profundidade.

Na seleção de Dunga, acredito que Ronaldinho só conseguirá se destacar se conseguir se sentir valorizado, como se sente no Barcelona onde a confiança e a admiração dos torcedores por ele superam, em muito, as cobranças. Não vejo Ronaldinho como um jogador que possa crescer por ser colocado na reserva como o que está acontecendo na seleção e sim quando ele se sente à vontade para fazer o que sabe: brincar de jogar bola.

Veja o gol de Sérgio Alves: http://www.youtube.com/watch?v=QzsasPWCFeU
Veja o gol de Ronaldinho: http://www.youtube.com/watch?v=8DmtvLyhOP4

OBS:O gol de Sérgio ALves faz parte do acervo de grandes momentos do Esporte Clube Bahia de Albino Brandão, grande torcedor tricolor

Nenhum comentário: