sexta-feira, 24 de abril de 2009

Deu a lógica: Ba-Vi na final

Leandro Silva

Depois de dois anos com quadrangulares finais decidindo o campeonato e mais um em que a final foi entre Vitória e Colo-Colo, volta a ter Ba-Vi decidindo o Estadual. Tricolores e rubro-negros passaram por Fluminense de Feira e Atlético com placares idênticos: 2 a 1, no interior, e 3 a 1 na capital.

Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Vitória tem a vantagem dos dois empates nas decisões. A primeira já acontece domingo, em Pituaçu e a segunda, no outro domingo, no Barradão. Apesar de o Leão ter a melhor campanha, não há um favoritismo para os confrontos. Não só pela máxima de que em clássicos não existem favoritos, mas também porque os dois times têm um nível muito parecido - melhores do que do Baiano de 2008.

O que pode desequilibrar a balança a favor do Bahia é o fato de que o tricolor foi melhor nos dois clássicos da temporada. Venceu por 2 a 0, no Barradão, e empatou em 0 a 0, em Pituaçu, com um a menos desde o início do jogo por causa da expulsão do goleiro Marcelo.

O Bahia começou a temporada de maneira empolgante com grandes atuações e goleadas, mas depois irritou a torcida com alguns resultados ruins atuando com a equipe reserva. O time principal perdeu apenas uma vez na temporada, para o Feirense, em Feira. Desde que o time principal voltou a jogar, contra o Coritiba, no empate, no Paraná, que eliminou o time na Copa do Brasil, e nas duas semifinais foram três boas atuações, que devolveram a confiança.

Para as finais, os destaques são o zagueiro Nen, sempre seguro, seu companheiro Evaldo, que vem subindo de produção, o cabeça de área Leandro, também. E o atacante Beto. Mas o time depende muito da volta à boa fase de dois meio-campistas: Elton e Léo Medeiros. Se jogarem o que já jogaram poderão ser muito importantes para um triunfo. No último jogo, as entradas de Alex Maranhão, Ávine e Alex Terra deram outras opções para Gallo.

No Vitória, a campanha foi boa, o time eliminou o Juventude na Copa do Brasil, masa torcida parece sempre com um pé atrás com o time, talvez pelas más atuações justamente nos confrontos contra o maior rival. Fato é que, depois de uma queda de rendimento no tempo de Mauro Fernandes, o time cresceu sob o comando do interino Ricardo Silva e vem se mantendo com Paulo César Carpegiani.

Apesar de a torcida rubro-negra continuar pegando no pé, uma das principais armas do time é o atacante Neto Baiano, artilheiro do estadual. O lateral-direito Apodi sempre representa muito perigo e costuma atuar bem contra o rival. Na zaga, a entrada de Marcos Aurélio pode representar um aumento na segurança. No meio, a volta de Vanderson também é importante e os veteranos Jackson e Ramon podem ser fundamentais para tentarem manter a vantagem nos jogos finais.

Com muita rivalidade e equilíbrio, os Ba-vis prometem!!!

Nenhum comentário: