quinta-feira, 23 de abril de 2009

Unificação dos títulos brasileiros

Leandro Silva

A polêmica quanto à unificação dos títulos brasileiros conquistados antes e depois de 1971 é muito complexa. Existem argumentos para quem quer defender ou atacar a unificação dos títulos. Por exemplo, PVC tem alguns argumentos para que não se unifique pois, para ele, seria até desnecessário já que reconhece como competições de importâncias semelhantes. O problema é que justamente por não serem unificados muita gente tenta desvalorizar as conquistas anteriores a 1971. E os próprios rankings valorizam menos ou até desvalorizam a história anterior a essa data.

Para o torcedor do Santos (ou do Bahia) os títulos valem a mesma coisa. Afinal, para os tricolores a Taça Brasil de 1959 vale o mesmo que a Copa União de 1988 e são representadas com a mesma importância pelas estrelas acima do distintivo do clube.

Mas a CBF não equipara e isso serve para torcedores rivais tentarem menosprezar os títulos. O que, para mim, importa e caracteriza as conquistas anteriores a 1971 exatamente iguais às posteriores é que eram as disputas mais importantes do País, assim como os atuais brasileiros e os vencedores eram chamados e reverenciados por imprensa e por torcida como campeões brasileiros.

Por exemplo, na Europa, a atual Liga dos Campeões antes era chamada de Copa dos Campeões. A forma de disputa e de classificação para a competição mudou. Nem por isso, os campeões anteriores são separados dos atuais. São os campeões europeus porque se tratava e continua sendo a competição mais importante do continente. Seria o mesmo se, de uma hora para outra, a Libertadores mudasse de nome para Liga da América do Sul. Os atuais campeões teriam importância menor do que os que venham a ganhar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito justa esta unificação, coloquem no google "sabatina sobre a taça brasil" vejam as repercussões da imprensa da época que prova a importancia da taça brasil e taça roberto gomes pedrosa/taça de prata eram campeonatos brasileiros.