domingo, 18 de dezembro de 2011

Aula de futebol

Uma aula de futebol. A goleada de 4 a 0 do Barcelona sobre o Santos pode ser utilizada como vídeo demonstrativo em escolinhas de futebol para mostrar às crianças que não basta correr, driblar e pedalar. É necessário trabalhar um dos fundamentos mais importantes do esporte: o passe. Neymar, grande esperança para o futuro da Seleção Brasileira, deu uma entrevista muito lúcida ao final do jogo, ainda em campo e também disse que o time espanhol ensinou o que é jogar futebol. O atacante não escondia o abatimento e parecia estar despertando para uma realidade diferente. Nessa realidade, ele não tinha direito à companhia da sua grande amiga bola para fazer o que quisesse com ela. Apenas viu o Barcelona jogar.

Um dos grandes exemplos de que a forma como o o Barcelona joga, com o toque de bola envolvente, destruiu o time do Santos é que Arouca, que rouba muita bola no Brasil, quase não pôde fazer nada durante o jogo. Se no Brasil, ele pode correr atrás do adversário e tomar a bola, com o time espanhol isso não funcionava. Quando ele chegava perto, a bola já estava bem longe. E em outra entrevista marcante após o jogo o técnico Guardiola fez questão de lembrar: os brasileiros jogavam dessa forma antes. Messi fez dois gols, Xavi e Fábregas marcaram os outros e o título do Mundial de Clubes ficou com o Barcelona. E a comemoração foi discreta. Como em uma premiação em que o premiado já sabe que ganhou e abre um sorriso amarelo tentando dar importância para aquele feito. Afinal, já era de conhecimento público que o Barcelona é hoje o melhor time do mundo.

Barcelona: Valdés, Puyol (Fontás), Piqué (Mascherano) e Abidal; Busquets, Xavi, Fábregas e Iniesta; Daniel Alves, Thiago Alcântara (Pedro) e Messi
Santos: Rafael, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Danilo (Elano), Arouca, Elano, Paulo Henrique Ganso (Ibson) e Léo; Neymar e Borges (Alan Kardec)

Nenhum comentário: