terça-feira, 4 de setembro de 2007

Fim de Liquidação - como ficam os clubes brasileiros depois da janela de transferências


Leandro Silva

Você torce por algum time da Série A e seu ídolo continua no seu clube? Pode respirar aliviado. A janela de transferências de jogadores para a Europa se encerrou na última sexta-feira e, com isso, se interrompe a saída desenfreada dos talentos brasileiros para os gramados europeus.

Diego, Ilsinho, Lima, Edcarlos, Lúcio, Josué, Lucas Leiva, Cléber Santana, Zé Roberto, Willian e Pato formam um bom time que foi todo exportado, para o Velho Continente, após o início do Brasileiro. Além de Carlos Alberto, Carlos Eduardo, Welliton, André Lima e outros.

Preocupação- Se o seu time está nas Séries B e C, como o Vitória e Bahia, ainda não é o momento de ficar tranqüilo quanto à permanência dos seus destaques. Na realidade, esta agora é a época mais perigosa.

Como os times da Série A perderam peças importantes para o exterior e não podem mais buscar substitutos fora do país o jeito é garimpar talentos na segunda e até na terceira divisão.

Por isso, Danilo Rios, destaque do Bahia na Série C, pode ir para o Grêmio, e clubes como o Cruzeiro estão de olho em destaques do Vitória como Apodi, Bida e Índio.

Favoritos- O São Paulo, líder do Brasileiro perdeu dois titulares importantes como Ilsinho e Josué para Ucrânia e Alemanha, respectivamente. Para o lugar de Josué, chegou o volante Zé Luís, revelado pelo Bahia, que estava no Japão. O atacante Diego Tardelli também voltou depois de passagem pelo PSV. Apesar das perdas, o São Paulo manteve o nível do elenco depois das transferências.

O Cruzeiro, principal adversário do São Paulo na luta pelo título, perdeu Araújo, que foi para o Oriente Médio. Em compensação, conta com a volta de alguns ex-jogadores do clube. Como o artilheiro Alecsandro, que estava no Sporting Lisboa, o zagueiro Emerson, que estava em Portugal, e o meia Wagner que estava no Oriente Médio.

Da mesma região, ainda trouxe o lateral Ângelo, que foi um dos destaques do último brasileiro pelo Paraná. Ainda contratou os destaques do São Caetano, Thiago Martinelli e Luis Alberto.

A Raposa termina a janela de transferências para a Europa mais forte do que no início da Série A.

Correndo por fora- Os cariocas Vasco e Botafogo estão em momentos bem distintos. O Vasco em crescimento constante e o Botafogo em queda livre. Mas não se pode responsabilizar somente as transferências pela fase dos clubes.

O Vasco perdeu Abedi, Renato, André Dias e Martin Garcia, mas trouxe, de fora do país, Xavier, Andrade, Leandro Bomfim, Abuda e Enilton. Além de Luizão, do Cruzeiro, e Perdigão, do Inter. Com isso, o clube fica com um elenco melhor em quantidade e qualidade.

O Fogão perdeu apenas o reserva de luxo André Lima e trouxe de volta o atacante Reinaldo destaque do clube na última temporada. De fora do país, ainda chegaram Athirson e Alberoni. Rafael, Coutinho e Marcos Leandro já estavam no Brasil. Teoricamente o clube deveria estar ainda mais forte.

O Santos perdeu Zé Roberto e Cléber Santana, mas o time não estava bem quando eles jogavam. Apesar do inegável prejuízo técnico que a saída deles causou, o time se acertou depois.

Poucas contratações na temporada foram tão corretas quanto a chegada do atacante Kléber Pereira, que estava no México. Ainda contratou Petkovic, que estava sem clube.

O Palmeiras mudou pouco. Perdeu Michael para a Ucrânia e trouxe reforços pouco expressivos como Luis Henrique, Deyvid e Rodrigão. O Grêmio foi um dos times que mais mudou. Perdeu Lucas, Carlos Eduardo, Cássio, Lúcio e Schiavi. Se reforçou com Eduardo Costa, Marcel, Ruben Bustos, Rodrigo Mendes e Hidalgo. Não parece o suficiente para compensar as perdas.

O rival Inter perdeu Pato, Ceará e Vargas. E se reforçou com Sorondo, Orozco, Magrão, Guinazu e Gil.

Bons reforços- O Flamengo talvez tenha sido o time que mais saiu ganhando ao final da janela de transferências. É bem verdade que ainda está na zona de rebaixamento, mas é inegável a ascensão do time. Perdeu o ídolo Renato mas soube buscar no exterior peças importantes como Fábio Luciano, Ibson, Maxi, além de Roger, que estava encostado no Corinthians.

O Timão perdeu Willian, Marcelo Mattos, Pedro Silva e Eduardo Ratinho. Se reforçou com a volta de Gustavo Nery, a chegada do meia Aílton, do futebol mexicano, e Ricardinho, ex-Cruzeiro.

Outros - O Goiás perdeu apenas um jogador para o exterior, Welliton. Foi o bastante para cair o rendimento. Se reforçou com o lateral Chiquinho e os atacantes Cristiano e Rinaldo. O Figueirense perdeu apenas Victor Simões e Henrique.

O Atlético Mineiro perdeu Lima, Diego e Paulo Henrique para a Europa. Não contratou ninguém de fora do país. O xará paranaense perdeu o goleiro Guilherme para a Rússia e Dênis Marques para o Japão. Contratou Antônio Carlos, do futebol francês, e Geilson, do Santos e três ex-jogadores do Bahia, Claiton, Ramon e Tailson.

O Náutico perdeu apenas o zagueiro Alysson, ex-jogador do Bahia. Do rival Sport, o exterior levou Washington, Weldon, Fumagalli e Gabriel Santos.
O Fluminense perdeu apenas Carlos Alberto e Rafael Moura. Paraná e América não tiveram perdas para o exterior.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 04/09/2007

Um comentário:

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Muito bom, cara!

Te convido para dar uma olhada em um especial da Trivela sobre o assunto (mais especificamente, a exportação). Textos meus e dos amigos Dassler Marques e Roberto Piantino: http://www.trivela.com.br/index.asp?Fuseaction=Especiais&id_secao=45&id_codigo=14842

Abraço!