quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Por que não antes?




Leandro Silva

Por que o Flamengo não fez certas contratações no início da temporada? Essa é uma pergunta recorrente nas últimas temporadas do clube de maior torcida do Brasil. Por que deixar para se reforçar depois que a briga pelo título de Campeão Brasileiro já não existe mais?

Tudo bem que muitos planejamentos vão por água abaixo porque o futebol não é uma ciência exata e muitos grandes jogadores acabam não dando certo em seus novos clubes, principalmente no Flamengo onde a pressão é muito grande. Mas é difícil de imaginar que alguém acreditasse que uma zaga formada por Irineu e Moisés ou Thiago Gossling seria adequada para um time pentacampeão brasileiro iniciar o ano.

E o ano não era qualquer um. O Flamengo disputava a Libertadores. Por que não investir em contratar um jogador como Fábio Luciano desde o início? Talvez até Irineu ou Moisés tivessem se saído melhor caso tivessem do lado um zagueiro com maior qualidade como o ex-corinthiano.

Alguns contratados têm importância mesmo quando não estão em campo. Como na grande vitória sobre o Cruzeiro. A contratação de Ibson, um jogador com grande identificação com o clube é importante até para a confiança de outros garotos que estão começando agora como o bom volante Rômulo. Méritos para Joel Santana em explorar melhor alguns jogadores esquecidos no elenco rubro-negro como Toró e o próprio Rômulo.

Um outro ponto a se destacar é que a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro por pontos corridos tirou uma importante característica do Flamengo. O fato de crescer nas horas decisivas. Era natural o Flamengo até capengar nas fases classificatórias, muitas vezes acertando o time durante a disputa e crescer na hora da decisão.

Como a fórmula de disputa não parece que vai mudar mais, pelo menos por um bom tempo, cabe ao Flamengo perceber que não dá mais para ficar mais forte apenas no meio ou no final do Campeonato. Caso ainda sonhe com o sexto título brasileiro da sua história.

Um time com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Juan, Ibson, Maxi e Obina jogando apenas para evitar o rebaixamento é um grande desperdício. Pode não ter, hoje, a mesma consistência que o São Paulo, mas se Ney Franco ou o próprio Joel Santana tivessem em suas mãos esse elenco desde o início do ano poderiam alcançar a mesma regularidade do tricolor paulista. Por que não?

Um comentário:

Dassler Marques disse...

Acho que o time do início do ano, com algumas exceções, era também muito bom. Mas sem Renato, o time caiu bastante. Por fim, contratações que eu considerava boas (como Gosling, Roni, Juninho Paulista, Claiton e Gerson Magrão) não vingaram.

Aproveitando o que há de bom agora, dá pra se construir um time forte para 2008.

[]'ss