terça-feira, 11 de setembro de 2007

Fuga dos ídolos



Leandro Silva

Na semana passada, li um ótimo texto, de Ivan Marques, para o ecbahia.com.br, sobre a saída precoce dos ídolos do Bahia, motivada pela transferência do xodó da torcida tricolor Danilo Rios para o Grêmio.

O texto está muito bem escrito, mas não podemos tirar o Bahia do contexto do futebol brasileiro. Esse não é um fenômeno isolado. Basta ver que o próprio Grêmio contratou Danilo Rios para tentar suprir a ausência de Carlos Eduardo, jovem revelação gremista, que já foi negociada para um clube da 2ª divisão alemã.

O que se pode questionar são os valores das transferências. Mas aí, também, vale uma outra lembrança. O Bahia está na Série C. Claro que ninguém garante que seria diferente caso o Baia estivesse na Primeira Divisão, já que a venda de Daniel Alves para o Sevilla aconteceu quando o Bahia ainda estava na elite do futebol nacional.

Um exercício de futurologia nos leva a crer que essa saída dos ídolos da torcida tricolor seriam ainda maiores com o Bahia na primeira divisão, pois estariam muito mais expostos.

Para os torcedores do Bahia, resta a alternativa de torcer por seus antigos ídolos, mesmo que passageiros, em seus novos clubes.

Vale torcer por Danilo Rios, no Grêmio, Jorge Wagner, no São Paulo, Luís Alberto, no Cruzeiro, Daniel Alves, no Sevilla, Fabão, no Kashima Antlers, Uéslei, no Sanfrecce Hiroshima e Marcelo Ramos, rumo ao 400º gol da carreira, no Santa Cruz, entre outros.

Veja lista de ex-jogadores do Bahia no post abaixo

Um comentário:

Dassler Marques disse...

Essa é a realidade: O Grêmio vende um craque, como Carlos Eduardo. Contrata um que pode vir a ser, como o Danilo Rios, e outro que já foi (ok, exagerando) como o Rodrigo Mendes.

Estou curioso pra ver o Danilo jogar. Marcus me falou muito bem dele.

abraço cara!