quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Orkut serve como termômetro de torcidas adversárias do Bahia

Leandro Silva

Assim como o ambiente virtual serve para analisar as opiniões da torcida do Bahia, pode também ser usado para saber as expectativas dos torcedores dos sete adversários no caminho de volta à Série B do Brasileirão.

Se a torcida do Bahia se divide entre os eufóricos com a classificação e os insatisfeitos com o desempenho do time, a bronca da torcida do Atlético Goianiense é contra a escalação de três volantes, principalmente nos jogos em casa.

Na principal comunidade do clube no Orkut, os defensores do técnico Sérgio Alexandre lembram que a equipe está há nove jogos sem perder. Mas seus críticos se apegam aos cinco empates nas últimas seis partidas. O goleiro Márcio, revelado pelo Bahia, é quase unanimidade no Dragão.

Já no Bragantino o clima no ambiente virtual mistura apreensão e confiança. O clube também pode ser chamado de fênix, assim como o Bahia, por ter conseguido a classificação mesmo perdendo as três primeiras partidas da 3ª fase.

Na maior comunidade relacionada ao Braga, com mais de 3.000 pessoas, muitos torcedores acreditam que as classificações dramáticas nas últimas fases podem ser um combustível na etapa final. A apreensão se deve ao fato de estrear contra o ABC com portões fechados, por punição imposta pelo STJD.

O primeiro adversário do Bahia é o Crac. Na maior comunidade do Orkut relacionada ao clube de Catalão, com pouco mais de 1.700 pessoas, torcedores se mostram empolgados com a melhor campanha da 3ª fase. E, assim como nas comunidades de todos os outros times, há quem acredite que uma das vagas será do Bahia, pela tradição e suposta ajuda da CBF. Entre os jogadores, o goleiro Dênis é muito elogiado.

Túlio – Na comunidade do Vila Nova, com mais de 7.600 pessoas, chegam a se referir ao Bahia como "Bah-juiz-ia". Alguns torcedores mostram-se preocupados com a busca do atacante Túlio pelo gol de número 800 da carreira. Essa obsessão poderia prejudicar o clube na reta final da Série C. A exemplo de Nonato, seu rival na briga pela artilharia, Túlio, também divide a torcida goiana.

Outra preocupação de alguns torcedores do Vila é quanto à possibilidade do Crac continuar jogando em Catalão. Segundo os internautas, os jogos na cidade costumam ter muita violência.

A torcida do ABC, na maior comunidade do clube, com mais de 13.600 pessoas, está na bronca pela ajuda à classificação do Bahia. Mas estão todos eufóricos com o time potiguar.

A maior preocupação dos torcedores do Nacional é com a impossibilidade de jogar em Patos. O clube deve mandar seus jogos no estádio Amigão, em Campina Grande. Já na comunidade do Barras, do Piauí, o maior tema também é relacionado ao mando de campo. O time piauiense deve jogar na capital Teresina e alguns torcedores de River e Flamengo prometem apoio rumo à Série B.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 10/10/2007

Nenhum comentário: