segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Conheça a história do campeão da Fórmula 1 em 2007

Leandro Silva

Kimi Matias Raikkonen nasceu na Finlândia em 17 de outubro de 1979 e conquistou o seu primeiro título mundial de Fórmula 1, ontem, quatro dias depois de completar 28 anos de idade. Foi a 15ª vitória de Kimi na mais famosa categoria do automobilismo mundial.

Este é o ápice da carreira do ´Ice man´, o Homem de Gelo, como é conhecido o atual campeão pelo seu estilo discreto na vida e nas pistas.

A história de Raikkonen no mundo da velocidade começou cedo, quando o então garoto de oito anos começou a guiar um Kart por diversão.

No ano seguinte, já passou a competir. Em 1995, estreava na principal categoria do kart e venceu sua primeira prova.

Em 1996, 1997 e 1998 se tornou campeão finlandês adulto da categoria.

Mas o caminho para a Fórmula 1 começou a ser traçado quando Raikkonen foi morar na Inglaterra, em 1999, e passou a correr na Fórmula Renault inglesa.

Kimi conseguiu quatro vitórias na primeira temporada. O desempenho melhorou na temporada seguinte, quando venceu sete das dez corridas. Assim, ele se tornou campeão britânico de Fórmula Renault.

Ele chegou ao pódio nas dez provas. Nesse mesmo ano, participou de três provas do Campeonato Europeu da categoria e venceu duas. Além de conseguir duas pole positions.

DESCONFIANÇA – Os resultados expressivos deram a Kimi a chance de fazer testes na equipe Sauber e ele não decepcionou. Chamou a atenção de Peter Sauber, dono da escuderia, que o contratou para a temporada seguinte.

Ele foi contratado mesmo tendo disputado apenas 23 provas nos chamados carros de ´Fórmula´ o que gerou muita desconfiança sobre o desempenho do finlandês na Fórmula 1.

A estréia de Haikkonen na F-1 aconteceu em 2001, com um surpreendente sexto lugar na primeira corrida, o GP da Austrália. Ele terminou o ano com 9 pontos. Na temporada seguinte, já estava ao volante de uma McLaren/Mercedes.

Foi contratado para substituir o bicampeão mundial Mika Hakkinen, também finlandês.

Na temporada seguinte, chegou ao primeiro pódio no mesmo GP da Austrália.

Em 2003, começou a roubar a cena na categoria, mas já começava a levar a fama de ´pé-frio´ depois de terminar a temporada a apenas 2 pontos do alemão Michael Schumacher, que conquistou o sexto título mundial. Foi nessa temporada que venceu uma corrida pela primeira vez, no GP da Malásia, em Sepang.

Na temporada 2005, o finlandês voltou a brigar pelo título com toda a condição de conquistá-lo, mas novamente deixou escapar o título, dessa vez para o espanhol Fernando Alonso, da Renault. Mesmo vencendo sete provas e marcando 112 pontos, ficou sem o sonhado troféu.

Mas o desempenho de Raikkonen caiu no ano passado. O finlandês não venceu nenhuma prova e ficou apenas com a quinta colocação, o que motivou a sua saída da McLaren e a sua chegada na Ferrari para a atual temporada, dessa vez, para substituir o heptacampeão mundial Michael Schumacher. E o final dessa história todos já conhecem. A fama de Homem de Gelo deve continuar, mas a de pé-frio pode ter sido aposentada depois da recuperação impressionante do finlandês no Mundial, que deixou o ex-patrão Ron Dennis triste.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 22/10/2007

Nenhum comentário: