segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Dia de coroação no reino do futebol

Leandro Silva

Hoje é dia de coroar o novo rei do futebol mundial da atualidade e o brasileiro Kaká é o principal favorito para chegar ao trono e colocar a ‘dinastia do R’ de volta ao poder no Planeta Bola.

Não entendeu? É que todos os brasileiros que já chegaram a esse status tinham a letra ‘R’ como inicial do nome: Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho. Além de Roberto Carlos que foi vice.

E Kaká começa com R? Não. Mas Ricardo, seu nome de batismo, começa com a letra que parece mágica para os brasileiros.

A FIFA entrega hoje, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, o prêmio de melhor jogador do ano de 2007.

Vale lembrar que o vencedor já está definido. A votação para eleger o melhor do mundo acontece em turno único, a FIFA divulga os três melhores e mantém o mistério. Portanto, não há uma eleição apenas entre os três melhores.

Além do camisa 22 do Milan, outros dois se candidatam ao trono ocupado pelo zagueiro italiano Fabio Cannavaro. O argentino Lionel Messi, que vai desfalcar o Barcelona por pelo menos cinco semanas por causa de um problema muscular (nem vai à cerimônia de hoje) e o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United. Os três são meias-atacantes. Outra coincidência é que eles são estreantes nessa premiação.

Favoritismo– Kaká já ganhou nesse ano os prêmios da FIFPRO, Federação Internacional dos jogadores profissionais, e também a Bola de Ouro da revista France Football. Só falta o prêmio oficial da FIFA para fechar a tríplice coroa.

O favoritismo de Kaká se deve ao fato de ter sido o melhor jogador, e artilheiro, da principal competição do ano, a Liga dos Campeões, que também foi conquistada pelo Milan.

Geralmente, o premiado é destaque da seleção campeã do mundo ou, nos anos sem Copa, do time campeão da Liga dos Campeões.

Essa é a 17ª edição do prêmio e o Brasil já teve o melhor jogador do mundo por 7 vezes. Apenas em quatro anos o País não teve nenhum jogador entre os três finalistas. Foi em 1991,1992, 1995, 2001.

Mulheres – Se o Brasil tem Kaká como favorito para ser o Rei, tem ainda duas opções de Rainha do Futebol Feminino em 2007: Marta e Cristiane.

Apenas uma estrangeira ameaça o reinado. É a alemã Birgit Prinz que ficou com o título da Copa do Mundo desse ano.

Apesar de jogar mal e perder um pênalti na final da Copa contra a Alemanha, Marta teve um grande ano, com as brilhantes atuações no Pan e na Copa, principalmente na semifinal contra os Estados Unidos, e tem boas chances de receber o prêmio de melhor jogadora do ano. Prêmio que já levou em 2006.

Outros prêmios – O brasileiro Buru já tem o seu prêmio garantido. Ele foi o melhor jogador do Mundial de Futebol de Areia e receberá o prêmio na cerimônia.

O alemão Kroos e o argentino Agüero também receberão os prêmios de melhor jogador dos Mundiais Sub-17 e Sub-20, respectivamente.

Texto publicado originalmente no Jornal A Tarde do dia 17/12/2007

Nenhum comentário: