segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Novo Alberoni ou Sorato segundo?

Leandro Silva

O torcedor do Bahia que já viu os gols do novo contratado do clube Anderson Costa no youtube e sabe que ele já defendeu o Brasil em um Mundial Sub-17 deve estar empolgado com a chegada do novo matador do clube.

O que pode deixá-lo com uma pulga atrás da orelha são as semelhanças com uma das contratações mais malfadadas da história recente do clube: Alberoni.

O meia foi revelado junto com Anderson, no Vasco, e os dois disputaram o Mundial Sub-17 de 2001, ao lado do meia Diego, do Werder Bremen e da Seleção, e do goleiro Felipe, do Corinthians, ex-Vitória.

Alberoni se transferiu para a Internazionale de Milão antes de se tornar profissional no Vasco. Nesse ponto, a história de Anderson se diferencia. Ele só foi para a Europa depois de chamar a atenção com seus gols no profissional.

Anderson marcou até contra o Vitória, no Brasileiro de 2004, mas o rubro-negro goleou o Vasco por 4 a 1, no Barradão.

Naquele mesmo ano, Alberoni foi contratado pelo Bahia cercado de muita expectativa por causa da sua passagem pela seleção e por estar na Internazionale.

Mas não convenceu a torcida nem ao técnico Vadão e não conseguiu se firmar em nenhum dos clubes que atuou depois, incluindo Vasco, Paraná e Botafogo.

Referência melhor – Espera-se que o desfecho da história de Anderson tenha um enredo completamente diferente do seu ex-companheiro.

Se ele mostrar no Bahia o mesmo faro de gol da última prata da casa do Vasco que comandou o ataque tricolor, o veterano Sorato, o clube estará bem servido.
Revelado pelo Vasco na década de 80, Sorato foi artilheiro da Série C de 2006 pelo Bahia.

Mas ele foi a exceção que confirma a regra. Pelo menos nos últimos dez anos, o Bahia já contou com três atacantes revelados pelo Vasco da Gama e os outros dois não deixaram saudade.

Foram Luís Cláudio, em 99, que era considerado o novo Jardel, e teve passagem apagadíssima na Série B daquele ano. Não fosse o seu famoso gol anulado, injustamente, contra o Vila Nova no início do quadrangular final, e muitos torcedores do Bahia nem lembrariam do grandalhão.

No ano seguinte, o Bahia voltou a apostar em uma cria do clube cruzmaltino, o jovem Dedé, que chegou ao clube junto com o lateral Filipe Alvim trocados pelo lateral Clébson. Dedé formou a dupla de ataque com Jajá, mas quem fazia os gols era o meia prata-da-casa Jorge Wagner.

Dados – Anderson marcou um gol no Mundial Sub-17, mas o Brasil parou nas quartas-de-final diante da França. Antes, ele tinha sido vice-artilheiro do Sul-Americano da categoria, no mesmo ano, com 6 gols. Ele tem 23 anos e se destaca pela altura, 1,88 m. O estilo de jogo lembra o do centroavante Washington, ex-Atlético Paranaense e, atualmente, no Urawa Red Diamonds, do Japão.

Opções – Anderson foi a segunda contratação do Bahia. Antes dele, apenas o goleiro Darci acertou o seu retorno à equipe. No Brasileiro da Série C, o Bahia tinha sete atacantes no elenco: Nonato, Moré, Neto Potiguar, Charles, Harley, Ednei e Amauri. Até o momento, para a próxima temporada, o Bahia tem apenas Neto Potiguar, Anderson e Charles.

Para ver os gols do atacante, procure no www.youtube.com por Anderson Costa. Tem gols no Vasco, na seleção e em clubes do exterior

Texto publicado originalmente no A Tarde do dia 16/12/2007

Nenhum comentário: