quinta-feira, 29 de novembro de 2007

As finais de infantil e juvenil

Leandro Silva

O Vitória ontem ganhou o título Baiano das duas categorias que faltavam na temporada. Nos juniores, perdeu o Baiano para o Bahia, mas conquistou a Super Copa. Os dois Ba-vis decisivos das categorias infantil e juvenil foram disputados na tarde de ontem no Barradão.

No juvenil, houve empate por 2 a 2, mas o Vitória ficou com o título pois empatou a primeira partida, por 0 a 0, e fez a melhor campanha. Já no infantil, o Vitória venceu os dois jogos da final. Na primeira por 1 a 0, em Pituaçu, e ontem por 2 a 1.
Os títulos confirmaram a hegemonia do Vitória nas duas categorias. O rubro-negro venceu 12 dos últimos 14 Campeonatos Baianos Infantis: 1994 a 96, 98 a 2004, 2006 e 2007.

E os leõezinhos juvenis conquistaram 14 dos últimos 16 títulos estaduais, 1992 a 2002, 2004, 2006 e 2007.

A premiação dos campeões não aconteceu ontem, em respeito ao luto pela tragédia do último domingo na Fonte Nova.

Juvenil– Os dois times entraram de luto, a primeira partida do juvenil aconteceu na preliminar do trágico Bahia e Vila Nova.

Ontem, no banco de reservas, como treinadores, estavam dois jogadores que já defenderam as cores dos clubes rivais. João Marcelo, campeão brasileiro de 88, e Rodrigo foram reveladospelo Bahia mas estiveram juntos na Campanha da 2ª colocação no Brasileiro de 93, pelo Vitória.

Ontem, João Marcelo comandava o Bahia e Rodrigo Chagas, o Vitória. Os estilos são diferentes. Rodrigo mais sereno, e o ex-zagueiro mais exaltado. “Deixa ele aqui, pra conversar comigo senão eu enfarto”, João Marcelo pedia ao quarto árbitro para permitir que seu auxiliar ficasse junto a ele na área técnica.

O jogo foi muito disputado e o time do Vitória pareceu mais técnico enquanto o time tricolor pareceu mais guerreiro, bem ao estilo do seu treinador.

O jogo estava morno até que, aos 37 minutos, o volante Ramon do Bahia, cobrou uma falta de longe de maneira perfeita e fez um golaço que levantou os poucos torcedores presentes.

Aos 41 minutos, Waldson fez uma defesa importante depois de uma cabeçada perigosa, mas aos 46 não deu para evitar o empate rubro-negro depois de um chute certeiro do perigoso lateral Ruan.

O Vitória conseguiu a virada aos 9 minutos do segundo tempo, com gol do volante Mutombo, destaque do time rubro-negro. João Marcelo lançou o time totalmente ao ataque colocando atacantes no lugar de defensores.

O Vitória começou a tocar a bola como senha para os gritos de olé da torcida. Mas o Bahia acertou uma cabeçada na trave aos 39. Aos 46 minutos, o gol do empate do Bahia saiu com Luan Carlos. Mas não houve mais tempo para a virada.

Infantil– Na preliminar, o Vitória não teve a mínima dificuldadepara vencer a equipe do Bahia, 2 a 1 ficou barato diante da superioridade rubro-negra. Os gols foram de Nadson e Flávio para o Vitória e Jailson para o Bahia.

O outro Nadson, que atua na Coréia do Sul, é o maior artilheiro das divisões de base do Leão. O Nadson atual segue os mesmos passos, foi o artilheiro da competição com 15 gols. “Me espelho nele sempre, é muito gratificante quando me chamam de ‘Novo Nadson’”, diz o atacante rubro-negro, que tem o camaronês Eto´o, do Barcelona, como ídolo.

Colaborou Eliano Jorge

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 29/11/2007

Nenhum comentário: