sábado, 17 de novembro de 2007

Os 21 forasteiros

Leandro Silva

Da Seleção Brasileira convocada para o jogo de hoje contra o Peru e o de quarta-feira contra o Uruguai, apenas um jogador atua no futebol brasileiro, o lateral-esquerdo Kléber do Santos.

Todos os outros 21 desfilam suas qualidades nos gramados do Velho Continente. Até os goleiros, que costumavam permanecer no futebol brasileiro não escaparam do êxodo.

Julio César, dono da camisa 1 do Brasil, permanece com a 12 da Internazionale, da Itália. Mas só por inscrição, pois já barrou o camisa 1 Toldo, ex-seleção italiana.
Julio é o líder da defesa menos vazada do Italiano. Sofreu 7 gols em 11 jogos. A Inter é líder com 25 pontos.

De lá da Itália, vem também o goleiro reserva. O camisa 32 da Roma, Doni. Titular absoluto, o goleiro, que teve passagens criticadas por Corinthians e Santos, adquiriu respeito bem longe do Brasil.

Neste Italiano, a Roma já sofreu 16 gols na mesma quantidade de jogos da Inter. E está três pontos atrás. No início do mês, ele falhou nos gols do empate com o Empoli, mas segue com crédito pelas atuações da temporada passada.

O líder da defesa romana também está na seleção. É o ex-flamenguista Juan. Ele chegou à Roma nesta temporada depois de uma ótima Copa do Mundo e mais um bom ano em Leverkusen. Na Roma, tem tido atuações elogiadas, inclusive ofensivamente.

Esquentado– O companheiro de zaga dele é o experiente Lúcio. Ele comanda a defesa do Bayern de Munique, que levou apenas 7 gols em 13 rodadas do Alemão. Em apenas uma ele ficou de fora.

Lúcio é ídolo da torcida bávara. Na semana passada, ele deu uma cotovelada no suíço Magnin e pegou uma suspensão de 4 jogos.

No Alemão, o Bayern é líder e está um ponto a frente do Werder Bremen, do zagueiro Naldo e do meia Diego. A defesa do Werder já levou 10 gols a mais que a do Bayern. Pior para Naldo que não está tão bem quanto nas últimas temporadas. Apesar de ter atuado em todas as partidas da equipe.

Já Diego é mais ídolo do que nunca no Werder depois da saída de Klose. Ele alimenta o ataque mais positivo do alemão e é o vice-artilheiro do time com 6 gols.

Quem completa a zaga é Alex do Chelsea. O brasileiro depois de ótimas temporadas pelo PSV chegou neste ano ao clube inglês. A defesa do Chelsea levou 9 gols em 13 jogos. Mas Alex ainda tenta se firmar. Atuou em apenas 6 jogos, menos da metade do total do clube.

Laterais – Maicon permanece com regularidade na Internazionale. E cresce defensivamente a cada temporada na Europa. Muito questionado, o lateral não costuma comprometer na Inter, assim como na Seleção.

O reserva é o baiano Daniel Alves, ídolo do Sevilla e um dos maiores símbolos do crescimento do clube nas últimas temporadas. Está entre os 50 melhores do mundo para a France Football.

Depois da transferência frustrada para o Chelsea, Daniel passou pela primeira vez por momentos conturbados no clube com queda de rendimento, mas está recuperando o bom futebol.

Na esquerda, Gilberto é um dos pilares do Hertha Berlim, 8° colocado no Alemão. Ficou de fora de apenas uma partida e marcou um gol. Mas lá ele atua no meio de campo. O volante Mineiro também atua no meio de campo do time alemão. Mas ficou de fora de 4 partidas. Em outras três, entrou apenas durante o jogo.

Josué ficou de fora de apenas 3 partidas do Wolfsburg, 11° colocado do Campeonato Alemão. E está se adaptando ao futebol alemão.

Decadência – Já Gilberto Silva atravessa o pior momento desde que chegou à Europa. Cotado para se tornar capitão do Arsenal depois da saída de Henry, Gilberto acabou perdendo até mesmo a posição de titular no surpreendente Arsenal, líder do Campeonato Inglês. Ele atuou em apenas 3 jogos.

Fernando Menegazzo é um dos maiores mistérios entre os convocados. Ele tem apenas participação regular no Bordeuax, terceiro colocado do Francês.

Por outro lado, Elano tem sido cada vez mais importante para o Manchester City, terceiro colocado no Inglês. Ele já fez quatro gols e atuou em todos os jogos do time.

Júlio Baptista trocou a Inglaterra pela Espanha mas não conseguiu recuperar o futebol da época do Sevilla. Acabou trocando apenas o banco do Arsenal pelo do Real Madrid, líder do Espanhol.

Melhor momento– O grande destaque do time é Robinho. Ele teve grande importância no título da temporada passada com Fabio Capello, mas foi agora, depois da última atuação contra o Equador no Maracanã, que ele passou a encantar regularmente no Real. Assumindo o papel de principal craque do time.

Além dele, quem está em ótima fase na Espanha é Luis Fabiano, do Sevilla. Finalmente, ele está conseguindo mostrar na Europa o bom futebol dos tempos do São Paulo.

Artilheiro do Campeonato Espanhol com 8 gols, ele já marcou 13 em número igual de partidas na temporada.

Ronaldinho está em momento inverso. Outrora intocável no Barcelona, o Gaúcho já teve atuações e o comportamento questionados durante a atual temporada.

Muito questionado na Seleção, na Rússia Vagner Love é ídolo. Ele foi terceiro colocado na artilharia do Campeonato Russo encerrado na semana passada. Fez 13 gols, um a menos que Adamov e Pavlyuchenko. CSKA ficou em terceiro.

Matéria publicada originalmente na primeira edição do Jornal A Tarde do dia 18/11/2007

Nenhum comentário: