sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Primeiro Penta?

Leandro Silva

No meio da onda de festa pelo quinto título brasileiro, merecido, do São Paulo, muitas pessoas, inclusive do próprio São Paulo passaram a considerar o Tricolor Paulista como o primeiro pentacampeão brasileiro. Muitas por terem a memória traída e outras tantas por pura picuinha contra o Flamengo.

A confusão toda remete a 1987, à Copa União. Campeonato que contou com as 16 equipes mais tradicionais do país (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Bahia, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Coritiba, Santa Cruz, Goiás, Grêmio e Internacional).

Esse campeonato existiu e foi organizado pelo recém-formado clube dos 13 porque a CBF anunciou que não teria condições financeiras de organizar o campeonato. Contando principalmente com os apoios da Coca-Cola, varig e Rede Globo, os clubes tornaram o campeonato viável.

Foi aí que a CBF resolveu aparecer. E, com 5 rodadas já disputadas do Brasileiro, resolveu iniciar uma espécie de segunda divisão (o Módulo Amarelo) para acabar com a irritação dos clubes que ficaram de fora do campeonato. Nada mais justo. Até para manter os clubes em atividade.

O grande problema é que a CBF impôs que deveria haver um quadrangular entre os dois melhores do módulo verde (1ª divisão) e do módulo amarelo (2ª divisão) para decidir o campeão brasileiro. Mas, desde já, os clubes da primeira divisão afirmaram que não iriam participar desse quadrangular (com exceção do Vasco) porque quebrava um princípio básico de qualquer competição esportiva: o regulamento não pode mudar depois do ínicio.

Por sinal, o presidente do Clube dos 13 também era presidente do São Paulo, que hoje tenta valorizar a própria conquista menosprezando o título carioca. Vale lembrar, para quem compara à Copa João Havelange de 2000, que o São Caetano chegou até a final contra o Vasco vindo da 2ª divisão, que neste ano, o cruzamento já estava previsto antes da bola rolar. E que se o Vasco não entrasse em campo estaria rasgando o regulamento.

Aconteceria o mesmo se Flamengo e Internacional entrassem em campo para o tal quadrangular contra Sport e Guarani. Por isso, não é justo dizer que o Flamengo ficou com medo ou correu dos jogos contra Sport e Guarani.

O Internacional que tinha sido vice da Copa União poderia se aproveitar da situação e tentar ser campeão superando o Flamengo no quadrangular. Não teria nada a perder. Mas teve uma posição honrosa e cumpriu o que estava acordado. Não disputar esse cruzamento.

Para terminar, será que o São Paulo toparia disputar um quadrangular para decidir o título brasileiro de 2007 com Santos, Coritiba e Vitória?

Nenhum comentário: