quinta-feira, 8 de novembro de 2007

E o baiano resolve, de novo

Leandro Silva

Já virou clichê dizer que a torcida do Sporting Lisboa sempre espera que o baiano Liedson, da cidade de Cairu, resolva as situações mais complicadas a favor dos Leões.

Ontem, mais uma vez, eles mostraram que têm razão. O Levezinho, como é conhecido por causa do seu físico franzino, pouco comum para um atacante de área, fez os dois gols do empate do clube português contra a Roma, em 2 a 2.

Os gols mantiveram acesas as chances de classificação dos portugueses. Se tivesse perdido a partida, os lusos dariam adeus às chances de permanência na Liga.

Na outra partida do Grupo F, o Manchester United não teve dificuldades em aplicar 4 a 0 no Dynamo Kiev, com gols de Piqué, Cristiano Ronaldo, Rooney e Tevez, e garantir sua vaga nas oitavas.

Pelo Grupo C, os brasileiros Vagner Love e Jô marcaram contra a Internazionale, mas não conseguiram evitar a virada sobre o CSKA Moscou. O abrasileirado Fenerbahçe venceu o PSV, por 2 a 0.

Outro clube que também assegurou a classificação, ontem, foi o Arsenal, apesar do decepcionante empate em 0 a 0 com o Slavia Praga – depois de aplicar 7 a 0 no jogo de ida, em casa –, com 10 pontos. O Sevilla chegou aos nove, ao vencer o Steaua, por 2 a 0, com dois gols do volante brasileiro Renato, e ficou muito próximo da vaga.

FUTEBOL ALEGRE – A julgar pela apresentação de ontem, do Barcelona contra o Rangers, pode-se dizer que o futebol alegre do clube catalão está voltando. O resultado de 2 a 0 não refletiu a superioridade técnica do clube espanhol. E a alegria estava estampada no rosto dos jogadores depois de cada lance, principalmente no sorriso largo de Ronaldinho Gaúcho.

O meia-atacante participou dos dois gols da partida. Logo aos seis minutos, fez um lançamento longo, perfeito, para a lateral da área. Lionel Messi aproveitou bem e cabeceou cruzado para o gol e o francês Thierry Henry, de carrinho, empurrou para as redes.

E o brasileiro voltou a brilhar aos 42 minutos, em uma tabelinha envolvente com Messi, que resultou no gol do argentino no rebote de um chute de Ronaldinho.

O Barça chegou aos 10 pontos e se isolou na liderança. Com a vitória de 4 a 2 em cima do Stuttgart, o Lyon chegou aos seis pontos e se aproximou do Rangers, com sete.

MARCAS HISTÓRICAS – A rodada encerrada ontem foi marcada por dois recordes expressivos. De um time e de um jogador.

Na terça-feira, o Liverpool, que ainda não havia vencido na fase de grupos da competição, mandou para muito longe a má fase ao golear, impiedosamente, o Besiktas, da Turquia, por 8 a 0. É a maior goleada da competição desde que foi adotado o formato atual, em 92.

O israelense Benayoun foi o grande nome do jogo e deixou sua marca três vezes. Peter Crouch e o holandês Babel fizeram dois, e o ídolo Gerrard marcou um.

No mesmo dia, o veterano atacante ´Pipo´ Inzaghi, do Milan, marcou dois gols na vitória do seu time contra o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, e chegou aos 62 gols em competições européias. Ele se igualou ao alemão Gerd Müller.

Quem também balançou as redes no jogo foi o brasileiro Kaká. O Milan, com a vitória, assumiu a liderança do Grupo D e garante a vaga com um empate na próxima rodada, contra o Celtic.

O time escocês venceu o Benfica e está empatado no segundo lugar do grupo com o Shakthar. Os portugueses seguram a lanterna.

BALANÇO – Vale lembrar que os dois primeiros de cada grupo garantem classificação nas oitavasde-finais da tradicional competição. O terceiro colocado ainda se classifica para a Copa da Uefa.

No momento do sorteio dos grupos, o espanhol Valencia foi considerado favorito a uma das vagas do Grupo B, mas continua decepcionando.

Na terça, perdeu, em casa, para o Rosenborg, por 2 a 0, tem três pontos, e se complicou. Chelsea, com oito pontos, e Rosenborg, com sete, são favoritos à classificação. O Schalke tem quatro.

No Grupo C, com o empate em 0 a 0 com o Olympiakos, o Real Madrid manteve a ponta, agora com oito pontos. A Lazio venceu o Werder e está em segundo, empatado com o time grego, com cinco.

No Grupo A, com a goleada, o Liverpool ressurgiu e chegou aos quatro pontos. O Olympique, com sete, foi ultrapassado pelo Porto.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 8 de novembro de 2007

Nenhum comentário: