sábado, 24 de novembro de 2007

Obrigados a ganhar para sonhar

Leandro Silva

Dois times gaúchos, Grêmio e Juventude, têm ambições muito diferentes a duas rodadas do final da Série A do Brasileirão 2007.
No entanto, hoje, todos dois têm a mesma obrigação: vencer fora de casa para manter vivos seus objetivos da temporada. Do outro lado, adversários sem nenhuma preocupação com resultados.

O Grêmio visita o lanterna – e único rebaixado até o momento –, América de Natal. Finalista da edição da Libertadores deste ano, o tricolor gaúcho só terá chances de repetir a façanha no próximo ano se vencer, hoje, o time potiguar.
Uma derrota enterra as pretensões do time e um empate transformaria em uma ´verdadeira missão impossível´.

O técnico Mano Menezes deve deixar o clube no final do campeonato. O lateral Ruben Dario Bustos foi essencial para a recuperação colombiana nas Eliminatórias. Fez dois gols de falta, um contra a Venezuela e outro contra a Argentina, mas não tem lugar garantido no time do Grêmio. O criticado Patrício pode ficar com a vaga na lateral.

Opostos – O alvi-verde gaúcho visita o Fluminense. O tricolor carioca jogará sem responsabilidade alguma, pois já tem vaga na Libertadores do próximo ano por ter conquistado o título da Copa do Brasil deste ano.
O time vai cumprindo tabela e testando os jogadores que poderão ser mantidos no grupo para a próxima temporada.

Enquanto isso, o Juventude é o vice-lanterna e luta desesperadamente por uma ínfima chance de permanecer na Série A, onde está desde 1995. Em 1999, chegou a ser rebaixado, mas foi salvo pela virada de mesa que deu origem à Copa João Havelange do ano 2000.

Para piorar a situação, o técnico Beto Almeida não poderá contar com os suspensos Bruno, Renato e Fábio Baiano, e os machucados Camazzola, Barão e Tadeu. Além disso, Alex Alves é dúvida.

Em vão? – O maior problema é que mesmo que consigam vencer hoje, as duas equipes gaúchas poderão terminar a rodada sem chances de alcançarem seus objetivos. É que, amanhã, o Santos visita o Paraná, o Palmeiras enfrenta o Inter, fora de casa; o Cruzeiro visita o Sport e o Flamengo recebe o Atlético Paranaense.Se três destes times vencerem, acaba o sonho de Libertadores para o Grêmio.

Já o Juventude tem que torcer contra o Paraná, que recebe o Santos, amanhã; o Goiás, que visita o Atlético Mineiro, quarta-feira, e o Corinthians, que recebe o Vasco, no mesmo dia. Se qualquer uma desta equipes vencer, o Juventude garante permanência na Série B do Brasileirão do próximo ano.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 24/11/2007

Nenhum comentário: