quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Caminho Montañoso


Leandro Silva

Na Argentina, existe uma tentativa incessante de descobrir um novo Maradona. Ortega, Gallardo, Riquelme, Messi, todos esses já foram comparados ao maior ídolo do futebol platino. A Colômbia não tem Maradona, mas os colombianos vivem tentando descobrir um novo Valderrama. E, em 1999, o novo Valderrama da vez foi o meia Johnier Montaño, de 16 anos.

Não, Montaño não ostentava uma folclórica cabeleira como o ex-camisa 10 da seleção do seu país, tampouco o estilo era parecido. As semelhanças se baseavam apenas na qualidade do futebol. Depois de um começo avassalador, hoje Montaño joga no Sport Boys do Peru e já não parece ter mais fôlego para confirmar o que se esperava dele.

Em 1999, já atuando pelo Quilmes, da Argentina, Johnier tinha 15 anos quando foi convocado para o Sul-americano sub-17, disputado no Uruguai. Ele se salvou da péssima participação da Colômbia, última do grupo na primeira fase do torneio, e ainda conseguiu marcar um golaço de falta contra o Brasil.

Nesse mesmo ano, depois de completar 16 anos, Johnier disputou o Torneio de Toulon, da categoria sub-21. A Colômbia foi campeã e Montaño foi eleito melhor jogador da competição. A tradicional competição disputada na França era um prato cheio para os caça-talentos e as boas atuações de Johnier lhe valeram uma transferência para o Parma, da Itália, por aproximadamente 1 milhão de dólares. Mas a expectativa era de que esse fosse um investimento para o futuro e que ele não fosse imediatamente aproveitado pelo clube italiano.

Copa América

No mesmo ano de 1999, Ronaldinho, que ainda atuava no Grêmio, foi chamado para a Copa América, do Paraguai, graças às polêmicas embaixadinhas de Edilson na final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, e, depois de um golaço contra a Venezuela, lançou seu nome para o futebol mundial. Johnier Montaño também foi convocado para essa competição em virtude do corte de um jogador consagrado, o atacante Faustino Asprilla, contundido.

Com a camisa 17, Montaño fez um grande campeonato e o ponto alto foi o confronto contra a Argentina, pela segunda rodada. O jogo vencido pela Colômbia por 3 a 0, ficou famoso por causa dos três pênaltis perdidos pelo atacante argentino Martín Palermo. Montaño, por sua vez, marcou mais um golaço.

Foi o bastante para começar a ser tratado como uma jóia preciosa pelos colombianos. E o Parma, que provavelmente emprestaria Johnier para um clube menor, acabou inscrevendo o jovem jogador na equipe principal com a camisa 26, junto com Buffon, Crespo, Ortega, Thuram, Cannavaro e Amoroso. Ao invés de um novo Valderrama, talvez eles buscassem um novo Asprilla, que tinha sido ídolo do clube.

Naquela época, ainda com a força da Parmalat, o Parma tinha um elenco talentoso e a concorrência por vaga no time era desleal para o menino de 16 anos. Na temporada 1999/2000, Montaño jogou pouco, como era de se esperar. Talvez fosse melhor para o futuro dele ter sido emprestado para uma equipe em que pudesse atuar com frequência e ser integrado ao Parma apenas quando estivesse mais maduro e adaptado ao futebol italiano.

Declínio

Mas a situação não melhorou na temporada seguinte e ele continuou atuando raramente. Na temporada 2001/2002, em busca de espaço para jogar, Montaño foi emprestado para o Verona. Foi inscrito com a camisa 11 e chegou com moral, mas não vingou. No final da temporada, já tinha perdido a condição de titular também.

A solução foi tentar um novo espaço, e mais uma rápida passagem pelo Piacenza na primeira metade da temporada 2002/2003. No início de 2003, porém, retornou ao Parma, já com 20 anos, inscrito com a camisa 11. O time já estava muito modificado. Adriano tinha chegado ao clube. Quem estava por lá também era Taffarell.

Johnier continuou sem espaço no Parma, as poucas apresentações não justificavam a expectativa criada em torno do seu futebol e a paciência já ia se esgotando. Em todo esse tempo, continuava atuando pelas seleções de base da Colômbia e o nível estava cada vez mais baixo.

Além do fraco desempenho em campo, o comportamento fora dele pode ser apontado como um dos principais fatores responsáveis pelo insucesso da carreira de Johnier Montaño. Sua presença nas seleções de base já era considerada prejudicial para o grupo e seus excessos nas férias de final de ano, na Colômbia, irritavam ao Parma. Todos os anos, ele costumava se atrasar na reapresentação ao clube.

O que pode explicar também a decadência de Montaño foi a perda de sua mãe quando ainda estava na Itália. O próprio Johnier assume que esqueceu o futebol por causa desse motivo e passou a não se interessar mais em treinar, jogar ou manter a disciplina.

Fim do sonho europeu

A paciência do Parma se esgotou no início de 2004, quando a equipe, cansada de esperar que a promessa se concretizasse, repassou Montaño para o América de Cali. Mas a terra natal não recuperou o futebol perdido de Johnier e ele também atuou muito pouco em 2004.

Uma nova transferência aconteceu em 2005, dessa vez para o Santa Fé. O time estava bem antes da chegada de Montaño, com 5 vitórias nas primeiras 5 partidas do campeonato. Posteriomente, no entanto, a equipe nem sequer se classificou para a fase final. E Johnier ainda ficou marcado por uma expulsão boba em um jogo decisivo contra o América de Cali.

Depois de jogar também no Qatar e em outras equipes menores da Colômbia, Montaño tenta reconstruir a carreira no Sport Boys, do Peru, e recuperar o tempo perdido. Tem sido considerado um dos principais destaques do futebol peruano. Bom para um recomeço, mas muito longe da expectativa criada com o seu início de carreira.

Ficha técnica

Nome completo: Johnier Esteiner Montaño Caicedo
Data de nascimento: 14/1/1983
Local de nascimento: Cali, Colômbia
Clube atual: Sport Boys
Clubes que defendeu: América de Cáli, Santa Fé, Cortúlua, Huilla (Colômbia) , Quilmes (Argentina), Parma, Piacenza, Verona e Lecce (Italia) e Al Wakra (Qatar)

Texto postado originalmente no site Olheiros.net no dia 22/11/2007

Nenhum comentário: