quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Minha Seleção da Europa em 2006

Leandro Silva
Seguindo a série de seleções de final de ano, resolvi publicar a seleção que eu votei no site da UEFA - www.uefa.com - para ajudar a escolher a seleção do ano no futebol europeu. Diante das opções e das concorrências disponibilizadas, o meu time ficou assim: Petr Cech(Chelsea), Daniel Alves(Sevilla), Kolo Touré(Arsenal), Carles Puyol(Barcelona), Phillip Lahm(Bayern de Munique), Cesc Fabregas (Arsenal), Juan Román Riquelme(Villarreal), Ronaldinho Gaúcho(Barcelona), Didier Drogba(Chelsea), Samuel Eto´o (Barcelona).

Goleiro: Petr Cech(Chelsea - República Tcheca)
Votei no goleiro tcheco pelo que fez no primeiro semestre do ano e por ser o melhor goleiro dos disponibilizados, na minha opinião, além de ter feito uma boa Copa, mesmo com o fracasso da Républica Tcheca. O melhor ano, por completo, para mim foi de Lehman do Arsenal que fez uma UCL da temporada passada perfeita, e fez também uma excelente Copa, e vem mantendo o nível. Buffon fez uma Copa fantástica, mas não o acompanhei muito na Juventus e resolvi não votar. Coupet e Palop também tiveram um grande ano e mereceram a indicação.

Lateral-Direito: Daniel Alves (Sevilla - Brasil)
Apesar do bom nível de concorrência, este voto eu não tive a menor dúvida, Daniel Alves, fácil. Mas gosto muito do futebol de Eboué. E Zambrotta teve um grande ano, e uma grande Copa. Não admiro muito o futebol de Sagnol e Beletti.

Zagueiros: Kolo Touré (Arsenal - Costa do Marfim) e Carles Puyol(Barcelona - Espanha)
Votei nos dois zagueiros que eu gosto muito de ver jogar, principalmente pela disposição e pelo estilo aguerrido dos dois. Sempre fui fã de Cannavaro, e acredito que ele mereça o prêmio de melhor zagueiro pela fantástica Copa que ele fez, no Real Madrid, nas partidas que eu pude assistir, o achei muito inseguro ainda. Gosto muito também do futebol de Rafael Marquez, Thuram, John Terry e Ayala. Quanto à Materazzi, antes da Copa eu só via violência no seu futebol e não conseguia entender porque ele continuava sendo convocado para seleção italiana. Mas na Copa consegui ver qualidades no seu futebol. Não acho que Cris e Gallas estejam no mesmo nível dos demais. Senti falta de Lúcio, principalmente, apesar de não ser um de seus maiores admiradores, e também de Alex, Naldo e Juan.

Lateral-Esquerdo: Phillip Lahm (Bayern de Munique - Alemanha)
Para mim, o destro Lahm é o melhor lateral-esquerdo do Mundo, e fez uma ótima Copa. Grosso, Van Bronkhorst, Abidal e Arruabarrena, nesta ordem, para mim, estão um degrau abaixo. Acho que Ashley Cole e Riise poderiam ter sido indicados e Adriano do Sevilla teria mais chances como lateral-esquerdo.

Volante Central: Cesc Fábregas (Arsenal - Espanha)
Diante dos indicados o espanhol é o que mais gosto de ver jogar. Não sei se essa seria a posição mais indicada mas o trocaria por Essien. Também gosto dos outros indicados: Makelele, Pirlo, Torsten Frings e Mahamadou Diarra. Pirlo e Frings foram muito bem na Copa do Mundo.

Meia-Direita: Cristiano Ronaldo (Manchester United - Portugal)
Fez um grande ano, ótima Copa do Mundo, e talvez, o melhor segundo semestre do ano. Gerrard, Messi, Ribery deram azar de ter um concorrente como esse. Gattuso apesar de jogar mais pela direita é totalmente o oposto dos outros indicados. Deveria ter sido deslocado para volante central, onde foram indicados volantes mais marcadores como ele.

Meia-Esquerda: Ronaldinho Gaúcho (Barcelona - Brasil)
É o melhor. Está muito acima dos outros indicados Malouda, Schweinsteiger e ainda mais de Sorin e Adriano do Sevilla.

Meia Ofensivo: Riquelme (Villarreal - Argentina)
Talvez seja a posição mais concorrida e com o melhor nível dos concorrentes. Kaká, Ballack, Juninho Pernambucano e Deco são ótimos, e todos, merecem a indicação e até o prêmio. Votei em Riquelme por ser um daqueles jogadores que vou ter orgulho de poder falar para os meus filhos, quando os tiver, que eu vi jogar. As vezes dizem que ele se apaga, mas para quem presta atenção nele, ele nunca está apagado, sempre com simplicidade e elegância em todos os passes.

Atacantes: Didier Drogba(Chelsea - Costa do Marfim) e Samuel Eto´o (Barcelona - Camarões)
Sei que estou cometendo a mesma injustiça que a FIFA que não colocou Thierry Henry entre os três melhores do mundo, mas acredito que se deixasse os africanos Eto´o e Drogba de fora, também estaria cometendo uma injustiça. Os dois me encheram os olhos neste ano. Os outros indicados também tiveram merecimento principalmente Klose, Luca Toni, Huntelaar e David Villa. Kanouté está numa ótima fase. Trocaria Shevchenko e Larson por Fred e Crespo.

4 comentários:

Anônimo disse...

leandro vei, vou repetir oq eu disse anteriormente, o blog ta sensacional! li de uma sentada so todos os posts. Vc tem um conhecimento incrivel do futebol nacional e internacional, ta no nivel dos melhores comentaristas do brasil sem duvida!
Grande abraço!

Anônimo disse...

ah, um comentario sobre sua seleção da europa: concordo com a maioria dos jogadores escolhidos por vc, inclusive Lahm, q joga muito msm! Acho q John Terry tem uma vaga nessa zaga ai, mas, no geral, fez uma ótima seleção.

Tribuna dos Esportes disse...

Parabéns pelo blog.

Equipe Tribuna.

Anônimo disse...

Faltou o craque Henry