sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

O Brasileiro não teve revelações?

Leandro Silva

Nesse post não estou propondo nenhuma escolha da revelação do brasileiro ou algo parecido, porque esse tipo de escolha eu acho muito relativo. Por exemplo, para muitos, Cícero é uma grande revelação do Brasileiro deste ano, mas eu já conhecia. Para outros, Lucas Leiva é a grande novidade da competição, mas para quem acompanhou a Série B do ano passado esse ano foi apenas da sua afirmação. Por outro lado, para mim o atacante Soares foi uma grata surpresa, mas para os torcedores do Londrina, por exemplo, ele já deveria ser uma realidade.

Na verdade, esse post foi inspirado em uma declaração do técnico Luxemburgo de que o baixo nível técnico do campeonato brasileiro poderia ser medido pelo fato da atual competição não ter revelado nenhum grande jogador, ao contrário dos últimos anos. Ele disse que se alguém fizesse a pergunta de qual tinha sido a grande revelação do campeonato, ninguém conseguiria citar qualquer nome. O técnico santista pode ter se expressado mal, mas não concordo com a sua declaração.

Acho que o que ocorre, no momento, no futebol brasileiro é justamente o contrário. O êxodo dos grandes craques para outros países cria um cenário propício para o surgimento de novas promessas. O grande problema é que as revelações atuais já precisam assumir papel decisivo, não podem mais ser meros coadjuvantes. Precisam estrelar o grande campeonato brasileiro. Por exemplo, o jogador Soares, que considero a grande revelação, esteve em várias seleções do brasileiro, inclusive na eleição feita com notáveis por este blog. Lucas citado por muitos como revelação do campeonato também foi considerado melhor jogador da competição pela revista Placar e a sua Bola de Prata.

Outro problema é que muitos não conseguem ser mantidos nem até o fim do campeonato, como o lateral Marcelo que sofreu um enorme assédio do Real Madrid, ou do volante Lucas que passou boa parte do campeonato envolvido em especulações de interesse de clubes europeus. Na Série C, o zagueiro David Luiz, do Vitória, se destacou e logo surgiu o boato de que o Real Madrid B, ou Castilla, estaria interessado no seu futebol. O diretor Sinval Vieira disse que teve trabalho para conseguir manter o jogador concentrado na Série C.

Nenhum comentário: