terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Libertadores

Leandro Silva

No final de semana, foi definida a última vaga brasileira para a Libertadores de América 2007, e o Vasco mais uma vez morreu na praia em 2006. O time repetiu o feito do co-irmão Fluminense que em 2005 perdeu a final da Copa do Brasil, para o Paulista, e depois perdeu a vaga para a competição na última rodada do brasileiro para o Palmeiras.

O Vasco perdeu a final da Copa do Brasil para o Flamengo e na última rodada do brasileiro perdeu a vaga para o Paraná Clube. Mas o que o técnico Renato Gaúcho conseguiu com o seu time não merece críticas. Ele conseguiu fazer com que os jogadores dessem sempre a impressão de estarem acima do seu limite. Conseguiu fazer com que a defesa do Vasco jogasse sempre de maneira séria, destacou o volante Andrade que se destacou, principalmente pelas cobranças de falta, contava com a raça de Ygor, a habilidade e o talento de Morais e a experiência e qualidade de Ramon no meio, e fez a dupla de ataque - Jean e Leandro Amaral - render além do esperado.

O Paraná Clube se juntou a Flamengo, Internacional, São Paulo, Grêmio e Santos como representantes brasileiros na Libertadores. O Paraná foi apontado por muitos no começo do brasileiro como favorito ao rebaixamento, mas a melhora do clube em âmbito estadual já mostrava que o time possuía melhores condições do que nas últimas temporadas, quando a equipe lutou contra o rebaixamento no estadual e fez boas campanhas no Brasileiro.

O Paraná tem um ótimo trabalho de descoberta de novos talentos, não na base, mas em times de menor expressão. Jogadores que vêem o Paraná como a grande chance da carreira e procuram se empenhar ao máximo. Neste ano o time contou com ótimos meias como Maicossuel e Sandro, um excelente lateral-direito, Angelo, que acabou não continuando no clube, o bom zagueiro Edmilson, e o bom atacante Cristiano, além do atacante Leonardo, que parecia muito fraco no Vitória da Bahia e fez uma boa competição.

Nos últimos anos o Paraná conseguiu descobrir os meias Cristhian, Fernandinho, Caio e Marquinhos que depois de deixarem o clube não conseguiram ainda demonstrar todo o futebol além dos atacantes Borges e Galvão. O atacante Wellington Paulista foi descoberto pelo Paraná mas não conseguiu jogar no clube o que vem jogando no Santos. O talento de achar talentos foi recompensado.

Nenhum comentário: