segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Brasil soube confirmar o favoritismo


Leandro Silva
A seleção brasileira de vôlei masculino conquistou o bi-campeonato do Campeonato Mundial de Vôlei Masculino ontem ao vencer a Polônia. O título já era muito esperado por todos que acompanham a trajetória desse grupo que faz história no vôlei mundial. O fato mais comemorado, não só para aqueles que gostam de vôlei, mas por todos brasileiros que gostam de esporte, é que o Brasil soube administrar o favoritismo, coisa que é dificil de acontecer com os times brasileiros.
E o maior responsável por isso acredito que seja o técnico Bernardinho, que sabe trabalhar o emocional dos jogadores, procurar retirar as suas vaidades pessoais, e fazê-los conviver bem com a pressão de serem os favoritos, o time a ser batido. No futebol a seleção e os times brasileiros demonstram uma certa dificuldade de conviver com o favoritismo, os ensinamentos do mestre Bernardinho deveriam ser melhor aproveitados nos outros esportes do Brasil.
Quanto ao grupo de jogadores, a qualidade técnica dos jogadores é indiscutível para os especialistas em vôlei, e é um grupo coeso, em que todos já convivem há muito tempo. A briga que se tornou pública entre os jogadores na partida contra a Bulgária foi exaltada por muitos como símbolo da vontade de vencer. Mas se o Brasil não se tornasse campeão, com certeza, essa briga deveria ser responsabilizada como causadora da derrota, e apareceriam várias evidências de que haveria um "racha no grupo".

Nenhum comentário: