domingo, 31 de dezembro de 2006

Quando as especulações enfraquecem

Leandro Silva

Todo final de ano surgem nomes de impacto que estão ´por detalhes' para reforçar o Flamengo. Geralmente isso acontece com o intuito de abafar crises e apaziguar os ânimos dos torcedores revoltados com anos pífios do Flamengo. Mas nesse ano não havia necessidade para isso, já que depois de muito tempo o Mengão conseguiu voltar a conquistar um título nacional e também depois de muito tempo conseguiu terminar o ano sem correr riscos de rebaixamento.

O ano tranqüilo deixou a torcida em paz com o time, e a classificação para a Libertadores já teria um efeito motivador por si só. Por isso, não haveria motivo para que nesse ano novas especulações surgissem com o intuito de apagar incêndio. Mas começaram a surgir os nomes de Adailton, Jorge Wagner, Mascherano, Maicossuel, Carlos Alberto, Tevez, Nilmar e até mesmo Seedorf. Esses nomes de peso ofuscam os reais contratados do clube e fazem com que os verdadeiros contratados pareçam piores do que a realidade.

Dos jogadores especulados apenas o atacante Nilmar parece ainda ter chances de vestir a camisa rubro-negra em 2007. E seria realmente uma ótima contratação. Acho que apenas Claiton e Juninho Paulista além de dois dos três zagueiros contratados - Irineu, Thiago e Moisés - chegam para ser titulares. Mas, para mim, apenas Claiton será um verdadeiro reforço para a equipe titular. Para mim, nenhum dos três zagueiros é melhor do que Renato Silva, mas são melhores do que Fernando. E Juninho Paulista não é mais o mesmo e pode barrar o promissor Renato Augusto apenas no nome o que seria prejudicial para o Flamengo.

Uma das melhores contratações, para mim, foi do lateral Luisinho do Ipatinga, pena que ele chega para uma posição em que o Flamengo está muito bem servido com Leonardo Moura. Jailton e Leandro Salino são bons volantes do Ipatinga e têm a vantagem de serem conhecidos do técnico Ney Franco. Eu não conheço Gerson Magrão. O meia Advaldo era muito promissor quando surgiu no Vitória e pode ser um bom reserva. O atacante Leonardo fez um bom Brasileiro pelo Paraná, mas eu ainda acho um jogador limitado para o Flamengo, pelo que conheço dele nos tempos do Vitória e pelos jogos que vi no Paraná.

Acho que a força do Flamengo em 2007 será baseada na manutenção de vários excelentes jogadores como Bruno, Leonado Moura, Paulinho, Renato Augusto, Sávio, Obina e principalmente Renato. Time-Base: Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Thiago, Juan, Paulinho, Claiton, Juninho Paulista, Renato, Sávio e Obina.

Nenhum comentário: