terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Hoje começa o ano de 2007 para o Bahia

Leandro Silva

O ano de 2007 começa hoje, no Fazendão, para o Bahia, com a reapresentação do grupo profissional e o primeiro contato com o novo comandante Arthurzinho. Sobraram poucos remanescentes do último campeonato brasileiro da Série C. A renovação com o zagueiro Emerson deverá ser de fundamental importância para o novo time tricolor, já que poderá contribuir com sua experiência e com a sua qualidade.

O zagueiro Josemar que fez um bom campeonato baiano no ano de 2006 caindo de produção na Série C permanece no grupo e espera-se que recupere seu bom futebol. Para a zaga chega também o zagueiro baiano Hebert com passagem pela seleção da Guiné Equatoriana. A contratação de Hebert já causou polêmica depois das informações de que o atleta estaria disputando um campeonato interno de um clube social de Salvador. O que, para mim, não representa nem a sua qualidade nem mesmo a sua falta de qualidade. Só vendo em campo.

Para o gol, chegou Gessé do Ipitanga. Consegui algumas informações sobre a sua passagem pelo Passo Fundo, com o assessor de imprensa do clube, e fiquei com uma boa impressão. Espero que seja titular e que corresponda às minhas expectativas. O clube estaria trazendo, também, o goleiro Luis Muller que estava no Vila Nova de Goiás, lembro dele no Internacional e no Paysandu e acredito que pode ser um bom reserva para Gessé, talvez desnecessário. Poderia ser contratado algum outro goleiro do futebol baiano ou da própria divisão de base tricolor.

Nas laterais as disputas parecem abertas. A melhor contratação até o momento, para mim, foi do lateral-direito Carlos Alberto do Atlético-PR, que fez um grande campeonato baiano em 2006 pelo Itabuna. Mas o ala deverá ter uma disputa acirrada com Maricá que estava no Brasiliense e foi revelado pelo Vasco. Só o acompanhei no Vasco e o achava muito limitado, se não tiver evoluído não deve ser titular. Na esquerda a briga será entre o novo contratado Célio, ex-Ipitanga, que eu não conheço, e o criticado Ávine que espera-se que consiga melhor aproveitar o seu potencial em 2007.

No meio de campo chegam dois "cães de guarda", o baiano Fausto que era pretendido pelo América-RN, clube da primeira divisão, e Jairo, com passagem pelo Vitória, jogador que Arthurzinho gosta muito. Além deles, dois volantes da base esperam se firmar na equipe profissional no próximo ano, Williames e Marcone que demonstraram um bom potencial na base. Para as meias ofensivas ficam dois "pratas-da-casa" que carregam grande parte da esperança da torcida tricolor: Rafael Bastos e Danilo Rios. E o meia Gil que ainda deverá ficar algum tempo afastado dos campos.

No ataque, até o momento, permanecem Charles e Ednei. Achei muito acertada a manutenção desses dois atacantes que fizeram um grande campeonato baiano em 2006 e que não tiveram uma continuidade na equipe tricolor na Série C. O único reforço confirmado para o setor, até o momento, é Fábio Saci, ex-jogador do Vitória, que tem a confiança do técnico Arthurzinho. O atacante Deon que fez grandes campeonatos pela equipe B e sub-20 também deveria ter uma chance na equipe principal.

Estou achando as contratações para a próxima temporada mais criteriosas do que nos últimos anos no clube. Os próximos possíveis reforços, os atacantes Diogo e Caboré e o volante Rogério também me agradam. Espero que tudo dê certo. Gostaria que o clube apostasse na volta de Paulo Cezar. Se não for possível, tentaria a volta de Neto Potiguar, agora mais experiente, ou tentaria buscar Renna que já acertou com o Atlético de Alagoinhas.

2 comentários:

Tribuna dos Esportes disse...

Léo um Feliz 2007 para vc e familiares.

Abraços.

Tribuna dos Esportes disse...

Olá Léo, parabéns pelo trabalho e que em 2007 a paz e o sucesso sejam palavras constantes como foi em 2006 para você. Abraços.

Equipe Tribuna