quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Liga dos Campeões - Que venha o mata-mata

Leandro Silva


Ontem aconteceu o encerramento da última rodada da fase de grupos da UCL - Liga dos Campeões da Europa - e eu, como convicto defensor dos campeonatos com mata-mata, já fico na expectativa da fase de oitavas de final, quando começa a fase eliminatória em que a emoção assume o papel principal.

A grande surpresa, para mim, foi a classificação do Lille, não pelo seu time, que era realmente a segunda força do grupo, mas pelos tropeços que os colocaram nesta última rodada a depender de uma vitória contra o Milan na Itália e de um tropeço do AEK contra o Anderlecht, e deu tudo certo para os franceses que venceram o Milan por 2 a 0 com gols de Kader Keita(foto) e Odemwingie). E o empate entre gregos e belgas garantiu a segunda colocação do grupo H ao Lille, atrás do líder Milan.

No grupo G, o resultado de empate entre Porto e Arsenal, que classificaria os dois times, já era esperado, mas a derrota do CSKA Moscou para o Hamburgo evitou com que houvesse uma polêmica de um possível "empate arranjado" entre ingleses e portugueses. Com isso o Arsenal terminou em primeiro e o Porto em segundo. O CSKA Moscou, dos brasileiros Vagner Love, Daniel Carvalho, Dudu Cearense e Jô terá que se contentar com a Copa da UEFA, pois os jogadores, que tinham tudo para levar o CSKA mais longe na UCL depois de um bom início de competição, parece que entraram de férias após o título russo e perderam os dois jogos seguintes. Uma pena!

No grupo F, o Manchester conseguiu, além da classificação, o primeiro lugar do grupo após a virada contra o Benfica. O Celtic que já estava classificado perdeu para o Copenhagem e terminou em segundo. O grupo E já estava definido, e terminou com 2 empates. O Lyon terminou em primeiro e o Real Madrid, com Ronaldo marcando 2 gols, em segundo.

No Grupo D, a Roma venceu o desfalcadíssimo Valencia por 1 a 0, em casa, e se garantiu na próxima fase em segundo. O Valencia terminou em primeiro. No outro jogo do grupo o Shakthar Donetsk se classificou para a Copa da UEFA com gol do brasileiro Matuzalém, revelado pelo Vitória, no empate com o Olympiakos, em 1 a 1.

O grupo C já estava definido e os dois times classificados, Liverpool e PSV, perderam para o Galatasaray e o Bordeaux, respectivamente. O Liverpool terminou em primeiro. No grupo B, o Bayern de Munique confirmou a primeira colocação com um empate com a Internazionale que terminou em segundo. Outra zebra foi a eliminação do Sporting Lisboa da Copa da UEFA, ao perder em casa por 3 a 1 para o Spartak Moscou.

No grupo A, o Chelsea classificado jogou para o gasto e venceu o Levski Sofia, garantindo a primeira colocação. No grande mata-mata da rodada, o Barcelona conseguiu a classificação ao vencer o Werder Bremen, por 2 a 0. Ronaldinho foi o grande destaque da partida, para variar, com um gol de falta de muita inteligência, cobrando a falta por baixo da barreira, e enganando os jogadores e o goleiro Tim Wiese, e descobrindo Giuly livre, com um lindo lançamento, no segundo gol do time quando Giuly completou o lancçamento cruzando na medida para Gudjohnsen soube finalizar.

O Barcelona entrou em campo em um ritmo alucinante, pressionando desde o início. Um dos grandes momentos da partida foi a arrancada que o meia Deco deu do seu campo de defesa até pouco antes da intermediária adversária quando tocou para Gudjohnsen que fez uma jogada maravilhosa driblando os adversários e chutando na trave, na volta Giuly perdeu um gol incrível. Esse lance merecia gol!

Confira o lance de Deco e Gudjohnsen: http://www.youtube.com/watch?v=PkJkQ_3c9-0

Nenhum comentário: