terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Liga dos Campeões - Rodada final da fase de grupos

Leandro Silva

Hoje começa a última rodada da fase de grupos da UCL, a Liga dos Campeões da Europa, o torneio mais rico do futebol mundial, repleto das maiores estrelas do planeta, e a maior delas, Ronaldinho Gaúcho, corre o risco de se despedir da competição prematuramente na partida de hoje, em que o Barcelona, em casa, precisa vencer o Werder Bremen, na partida mais esperada da rodada.

Do confronto entre o Barcelona, de Ronaldinho e Deco, e o Werder, de Diego e Klose, apenas um sairá vivo. Qualquer um que seja eliminado deveria estar classificado se tivesse caído em qualquer outro grupo. Mas as duas equipes caíram no grupo da morte junto com o Chelsea que já garantiu a passagem para a próxima fase. O eliminado, é, desde já, o maior favorito ao título da Copa da Uefa.

O grupo B tem jogos apenas para definir o primeiro lugar do grupo e a vaga para Copa da Uefa. A Inter, fora de casa, precisa vencer o Bayern de Munique para ficar com o primeiro lugar, a tarefa é dificil e o time alemão deve confirmar a liderança. O Sporting joga em casa contra o Spartak Moscou e deve confirmar a vaga na Copa da Uefa, basta um empate.


No grupo D o Valencia, que vai mal no Campeonato Espanhol, já garantiu o primeiro lugar do grupo e jogará fora de casa contra a Roma, um dos times mais interessantes de se assistir seus jogos na atual temporada. A Roma precisa de um empate para garantir vaga na próxima fase sem depender do outro jogo do grupo. Acredito numa vitória da equipe de Totti e Mancini. No outro jogo o Shakhtar Donetsk, de Elano, Jadson e Fernandinho, vai à Grécia tentar a classificação improvável para a próxima fase da UCL, ou pelo menos classificar para a UEFA, contra o Olympiakos de Rivaldo que precisa da vitória para classificar para UEFA.

O grupo C já está totalmente definido com o Liverpool do gigante Crouch em primeiro e o PSV, do zagueiro Alex, em segundo. O grupo E que termina amanhã também já está definido. O Lyon, de Fred e Juninho, termina em primeiro, com o Real Madrid, de Robinho que vai se firmando no futebol europeu, ficando em segundo. A vaga para a UEFA fica com o Steua Bucareste.

O grupo F está disputado, o Celtic, de Nakamura e Venegoor, já está classificado. A outra vaga do grupo será decidida entre o Manchester United, de Cristiano Ronaldo, e o Benfica. O Benfica precisa vencer o Manchester na Inglaterra, o que seria uma zebra incrível diante do que a equipe inglesa vem jogando na atual temporada.

O grupo G corre o risco de ter na sua última rodada um autêntico "jogo de compadres", já que o empate entre Arsenal e Porto classificaria as duas equipes. O CSKA Moscou de Vagner Love, Dudu Cearense e Daniel Carvalho, precisa vencer o Hamburgo na Alemanha e torcer para que a partida em Portugal não termine empatada. No grupo H o Milan já é o primeiro e a briga fica pela segunda vaga entre Lille e AEK. O Lille precisaria vencer o Milan na Itália e torcer para que o AEK não vença o Anderlecht na Bélgica.

Nenhum comentário: