domingo, 31 de dezembro de 2006

Contratações para 2007 - Rio de Janeiro

Leandro Silva

Fluminense
O time do Rio de Janeiro que tem mais motivos para torcer pela chegada do ano novo é o Fluminense que fez um péssimo campeonato brasileiro escapando do rebaixamento por pouco e, além disso, “no papel” parece ser o time carioca que melhor vem se reforçando. Apesar de que em 2006 o time “no papel” também parecia ser o melhor do Rio e naufragou. O Flu abriu mão de um símbolo, o volante Marcão que acompanha o clube desde a Série C.

O time deve ficar praticamente todo renovado. A zaga do tricolor, para mim, será uma das melhores do país, com os ex-flamenguistas Renato Silva e Luis Alberto. Para a lateral-esquerda veio Junior César, que para mim, está abaixo do nível dos outros contratados e não substitui Marcelo à altura. O time ainda deve contratar um bom lateral-direito. Para a cabeça de área o time mantém o excelente Arouca e contrata o campeão mundial pelo Inter Fabinho que substituirá Marcão.

Para as meias o Flu contratou dois canhotos, Thiago Neves, que surgiu como grande promessa no Paraná e estava bem no Japão e o ex-Bahia Cícero que teve um grande ano no Figueirense. Não acredito que o sérvio Petkovic continue no clube. Para o ataque o tricolor mantém o garoto Lenny e ainda fez três grandes contratações, Rafael Moura, o He-Man, que é um bom jogador para o elenco. Alex Dias, que se apagou no seu clube do coração, o São Paulo, mas de volta ao Rio tem tudo para retornar aos seus bons momentos e a revelação do campeonato brasileiro Soares que fez um grande campeonato pelo Figueirense. Time-Base: Ricardo Berna, Rissut*, Renato Silva, Luis Alberto, Junior César, Fabinho, Arouca, Cícero, Soares, Alex Dias, Rafael Moura.

Vasco
O Vasco que bateu na trave duas vezes em 2006 para chegar à Libertadores precisa contratar pois já perdeu o volante Andrade e ainda pode perder o meia Morais e o atacante Jean. Três peças fundamentais do time. Até agora, a única contratação de impacto é do argentino Darío Conca que deve chegar para tomar conta do meio-campo Vascaíno. A contratação mais esperada é o gênio veterano Romário.

As outras contratações já concretizadas parecem ser apenas para compor o elenco. O lateral-direito Eduardo do CRB e o atacante Marcelo do Ajjaccio, que eu não conheço, e os atacantes Alessandro, ex-Juventude, e André Dias, ex-Paraná, que eu considero muito limitados para o Vasco. Além do meia canhoto Elias do Bahia que tem uma técnica apurada mas que é muito inconstante e que no Bahia nunca conseguiu uma seqüência de partidas em decorrência das suas freqüentes contusões. Time-base: Cássio, Wagner Diniz, Fábio Brás, Dudar*, Diego, Ygor, Abedi, Darío Conca, Morais*, Jean* e Leandro Amaral.

Botafogo
A torcida do Botafogo também tem motivos para otimismo com relação a 2007, quando o clube defende o título carioca. O time que cresceu na reta final do Brasileiro fazendo um espetacular segundo turno está sendo bem reforçado e tem tudo para brilhar no novo ano. A principal contratação do clube foi do artilheiro Dodô. Um dos melhores jogadores disponíveis para a atual situação do mercado brasileiro. O problema é conseguir mantê-lo por pelo menos uma temporada completa.

Apesar da perda do volante Claiton, o alvi-negro conseguiu a grande contratação do volante, e ídolo do clube, Túlio. O lateral-esquerdo Iran também é um bom reforço, assim como o volante Leandro Guerreiro que fez uma grande Série C pelo Criciúma. Os atacantes Jorge Henrique e Luis Mário são boas opções para o elenco. Os outros contratados – os zagueiros Rogério Correia e Igor, o lateral Xavier e o atacante André Lima - devem ser apenas para compor elenco.

A manutenção do zagueiro Juninho, dos meias Lúcio Flávio e Zé Roberto também são grandes notícias. Se o atacante Reinaldo permanecer no clube também será um grande reforço. Time-base: Lopes, Joilson, Rafael Marques, Juninho, Iran, Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio, Zé Roberto, Reinaldo* e Dodô.

Falarei do Flamengo em outro texto.

*Os jogadores com situação ainda indefinida.

Nenhum comentário: