sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

J-League - Campeonato Japonês

Leandro Silva

No dia 2 desse mês, encerrou-se a J-League, o campeonato japonês, com o título do Urawa Red Diamonds dos brasileiros Nenê, ex-Corinthians e Bahia, Alex Santos, da seleção japonesa, Robson Ponte, ex-Bayer Leverkusen e Washington, ex-Atlético-PR. Washington foi o artilheiro da primeira divisão com 26 gols ao lado de Magno Alves. Na segunda divisão, o artilheiro também é brasileiro, Borges, ex-Paraná.

Comecei a gostar e acompanhar o campeonato japonês na época em que a TVE/Cultura transmitia os tapes dos jogos. As pessoas não acreditavam que eu realmente gostasse daqueles jogos do desconhecido Kashima Antlers, mas eu assistia a todos, para ver o ídolo Zico ensinando os japoneses a arte do futebol. Gostava de ver também Alcindo do próprio Kashima, o zagueiro Pereira do Verdy e o goleiro Sidmar do Schimizu que haviam sido campeões brasileiros com o Bahia. Se o campeonato ainda fosse transmitido teria um telespectador garantido em Salvador.

O campeonato conta com muitos brasileiros. Na atual temporada, apenas dois times da primeira divisão não contavam com nenhum brasileiro em seus elencos. Um dos melhores jogadores do campeonato foi o meia-atacante Juninho, revelado pelo Bahia, e com passagem pelo Palmeiras. Juninho é irmão do meia Zé Carlos, Campeão Brasileiro pelo Bahia. Na próxima temporada outros jogadores como Fabão e Danilo jogarão pelo campeonato que deverá perder jogadores que devem voltar ao Brasil.

Contando com o goleiro japonês Kawaguchi, já que não há goleiro brasileiro na primeira divisão do país, e com poucas improvisações daria para juntar um bom time de brasileiros que disputam a J-League. Kawaguchi, Bruno Quadros, Jean Witte, Nenê, Alex Santos, Fabrício, Túlio, Fernando, Juninho, Uéslei, Washington(ex-atlético-PR).

Nenhum comentário: