quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Liga desequilibrada




A Liga dos Campeões da Europa começou de uma maneira muito promissora, com grandes jogos, e destacadas atuações individuais. Barcelona, Arsenal, Valencia e Chelsea foram autores de verdadeiros massacres, mas Panathinaikos, Braga, Bursaspor e Zilina não possuem qualidade suficiente para servir como referência. A presença de várias equipes sem tanta expressão continental devem causar uma enxurrada de goleadas como as desses quatro clubes. Um quarto das partidas dessa primeira rodada terminou com goleada.


Grupo A
O equilíbrio no Grupo A destoa da média da competição. Mesmo fora de casa, se esperava que a Internazionale vencesse o Twente, mas o clube holandês surpreendeu e ficou com um empate em 2 a 2. Jansen, com cobranças de falta perigosas, foi um dos destaques da partida. Pelo lado italiano, Sneidjer, depois de uma ótima Copa, mostrou que continua sendo um dos melhores jogadores em atividade na Europa, enquanto Eto´o está ainda melhor, com mais liberdade do que na época de Mourinho. Na Alemanha, em um confronto que pode ter sido decisivo para a definição das vagas do grupo, o Tottenham chegou a colocar dois gols de vantagem, mas cedeu o empate em 2 a 2 para o Werder Bremen.


Grupo B
No Grupo B, não houve surpresas: os mandantes venceram. O Lyon venceu o Schalke 04, por 1 a 0, com gol de Michel Bastos, enquanto o Benfica passou pelo Hapoel Tel Aviv, com um 2 a 0. Luisão e Oscar Cardozo marcaram para os portugueses. Acho que o time alemão derrotado pelo Lyon ainda pode ficar com uma das vagas do grupo, mesmo com uma estreia ruim.


Grupo C
A expectativa é de que o Manchester United passeie pela primeira fase, mas nesta primeira rodada, o time não saiu do zero diante do Rangers, mesmo em casa. Já o Valencia foi muito bem, goleando, fora de casa, o Bursaspor, por 4 a 0.


Grupo D
Outro passeio espanhol foi protagonizado pelo Barcelona, que venceu o Panathinaikos, de virada, por 5 a 1, com uma excelente atuação coletiva. Messi jogou demais. Daniel marcou o primeiro. Em casa, o Copenhagen derrotou o Rubin Kazan. Imagino que no sorteio das oitavas-de-final, todos os primeiros colocados sonharão em enfrentar o segundo dessa chave.


Grupo E
Na Alemanha, em um confronto muito importante para a definição do primeiro classificado da chave, o Bayern de Munique venceu a Roma, por 2 a 0. Destaque para o golaço de Thomas Müller, que cresce a cada jogo, e o oportunismo incrível de Klose. Já o Cluj, de Rafael Bastos e Anselmo Ramon (ainda não inscrito), venceu o Basel, por 2 a 1. Passo importante para brigar por uma vaga na Liga Europa.


Grupo F
O Chelsea passeou, longe de casa, com uma goleada, por 4 a 1, sobre o fraco Zilina, da Eslováquia. Anelka mostrou seu faro de gol, marcando dois, enquanto Essien demonstrou que fez uma falta imensa a Gana e à Copa do Mundo, por estar lesionado. Na briga por uma segunda vaga do grupo, o Spartak Moscou, dos brasileiros Ibson, Alex, Ari e Welliton, deu um passo muito importante ao vencer, na França, o Olympique de Marselha, por 1 a 0.


Grupo G
Os dois clubes mais poderosos do Grupo G largaram de modo igual. O Real Madrid passou pelo Ajax, com um triunfo, por 2 a 0, enquanto o Milan passou pelo Auxerre, pelo mesmo placar. O sueco Ibrahimovic marcou seus dois primeiros gols pelo time italiano, mas o grande destaque do triunfo da equipe de Milão foi Ronaldinho Gaúcho, com uma atuação promissora.


Grupo H
Não deu zebra no Grupo H. O Arsenal massacrou o Braga, do goleiro Felipe, com um triunfo por 6 a 0, o mais elástico da primeira rodada. Fábregas jogou demais, o que já é frequente. Destaque também para Chamakh, Arshavin, Wilshere e Vela. No outro jogo, o Shakhtar Donetsk derrotou o Partizan, por 1 a 0.

Nenhum comentário: