domingo, 5 de agosto de 2012

Inadmissível - Grêmio 3x1 Bahia

O Bahia, na zona de rebaixamento, foi a Porto Alegre para encarar o Grêmio, que está entre os quatro melhores do Brasileiro. Além disso, o retrospecto contra o clube gaúcho fora de casa sempre foi desfavorável. Seria normal perder, mas o tricolor baiano, indiscutivelmente mereceu deixar o campo com os três improváveis pontos. E só não o fez por causa do árbitro sergipano Cláudio Francisco Lima e Silva e seus companheiros que construíram o placar de 3 a 1 a favor do time gaúcho. Uma vergonha.

No primeiro tempo, reconhecendo a inegável superioridade do adversário, o Bahia entrou marcando bastante, indo somente na boa. E estava surtindo efeito. O Grêmio pouco assustava até que Kléber Gladiador recebeu, em posição de impedimento, um lançamento e caiu na área, em lance confuso. O árbitro não teve dúvida e marcou o pênalti. Primeiro erro.

Ao contrário do que poderia parecer, a porteira não abriu com o gol. O Bahia mudou a postura e passou a pressionar em busca do empate. A entrada de Lulinha foi decisiva (que Caio Júnior continue utilizando o camisa 77 no decorrer das partidas e não o promova à condição de titular; é assim que ele rende melhor), e até Mancini, que fez um péssimo primeiro tempo, passou a jogar melhor. Foi dele o cruzamento para o gol de Fahel, de cabeça.

Mesmo com o empate, o Bahia não recuou. Continuou melhor na partida e chegaria à virada com Fahel, mais uma vez. Lulinha fez uma ótima jogada, chutou e o goleiro largou. No rebote, o camisa 7 empurrou para as redes. Chegaria, não fosse a arbitragem que anulou, alegando impedimento inexistente. A linha da pequena área não permitia dúvida. Estava claro. 

Para completar o show de erros, uma jogada emblemática. A bola sai pela linha de fundo. Era tiro de meta, próximo ao final do jogo, mas o árbitro resolveu marcar escanteio. O erro foi tão absurdo que Mancini ficou indignado. Após a cobrança, que não deveria ter acontecido, a bola toca decisivamente em Kléber, impedido, e cai dentro das redes. Gol ilegal, mas a arbitragem resolveu ignorar. Assim como permitiu a presença do atacante Kléber até o final da partida, mesmo tendo merecido a expulsão por vários motivos. 

Depois de tudo isso, o boliviano Marcelo Moreno ainda fez o terceiro gol gremista, aproveitando-se da situação do Bahia, que estava destroçado após tantos erros. Outro episódio emblemático da partida foi quando os gandulas do estádio jogaram três bolas ao mesmo tempo em campo, quando o jogo estava empatado. E o árbitro ainda foi dar uma bronca no goleiro Marcelo Lomba, como se ele tivesse responsabilidade sobre os gandulas. Má vontade pura.

De positivo, apenas a ótima atuação do Bahia e a força de vontade dos jogadores em cada dividida. Além da evolução do time nas três partidas com Caio Júnior no Brasileiro, com exceção do confronto contra o São Paulo, pela Sul-americana. Que alguma providência seja tomada para que o tricolor não volte a ser tão prejudicado. A situação do Bahia é terrível, mas com os seis pontos dos jogos contra Grêmio e Flamengo em que a arbitragem interferiu claramente, o time poderia estar na décima colocação, muito mais confortável.

Grêmio 3x1 Bahia - Elano, Kléber e Marcelo Moreno - Fahel
Grêmio: Marcelo Grohe, Edilson (Léo Gago), Gilberto Silva, Werley e Pará (Tony); Fernando (Marquinhos), Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno.
Bahia: Marcelo Lomba, Diones, Danny Morais, Titi e Ávine (Lulinha); Fabinho, Fahel, Hélder e Mancini, Zé Roberto (Ciro) e Júnior (Magno).

Nenhum comentário: