sábado, 1 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Jackson Martinez - Colômbia



Este blog estreia um novo espaço que vai trazer informações sobre jogadores que já estão na área de embarque para a Copa do Mundo de 2014. O primeiro nome é o de Jackson Martinez, que está em evidência depois da lesão que ameaça a participação de Falcao Garcia no Mundial.

O colombiano Jackson Martinez pode ter a responsabilidade de substituir ao ídolo da seleção, Falcao Garcia, durante a Copa do Mundo. A enorme pressão não é novidade para o atacante, embora em proporções menores. Depois de chamar a atenção de todo o mundo na temporada 2010/2011 com a camisa do Porto, marcando 38 gols em 42 partidas, Falcao foi contratado pelo Atlético de Madrid. Na temporada 2012/2013, depois do intervalo de um ano, portanto, em que a camisa 9 ficou sem dono, ela foi parar com o compatriota recém chegado Martínez, que não decepcionou. Foi decisivo para a conquista do título português, marcando 26 gols em 30 partidas, com uma ótima média de 0,86. Ao todo, na temporada de estreia, fez 31 gols em 43 jogos (0,72 por jogo). Na atual temporada, já marcou 20 vezes, sendo 13 no nacional, justificando o fato de ter sido o atacante mais caro já contratado pela equipe.

Seu nome chamou a atenção no exterior em 2009, quando foi o artilheiro do Finalización, com 18 gols, quebrando o recorde de gols em um único torneio curto de Leicer Preciado, que, com a camisa do Deportivo Cali, havia marcado 17 em 2003. Seus gols foram fundamentais para a conquista do quinto título nacional conquistado pelo Independiente de Meddellín, que contava na equipe titular com duas figuras conhecidas: o goleiro paraguaio Bobadilla, e o meio-campista colombiano John Javier Restrepo.

Na final do campeonato daquele ano, o Independiente perdia para o Atlético Huila, o que levaria a decisão para os pênaltis, mas Martinez mostrou o seu poder de decisão, empatando aos 25 minutos, de esquerda, dando tranquilidade para a equipe chegar à virada, no final, o time ainda sofreu um gol, mas o empate por 2 a 2 garantiu o troféu. Ao todo, marcou 63 gols (média de 0,42) com a camisa do clube onde foi revelado.

Naquele momento, Martinez foi alvo do River Plate, da Argentina, e do Ulsan Hyunday, da Coreia do Sul, mas acabou acertando com o Jaguares, do México, onde o faro de gol não foi esquecido e a média até aumentou para 0,52, balançando as redes adversárias 36 vezes. Foi lá que chamou a atenção do Porto, garantindo a chegada ao Velho Continente.

Na seleção, Martínez sempre conviveu com a sombra de Falcao, e balançou as redes oito vezes, nenhuma durante as eliminatórias. Na campanha de classificação para a Copa, foi titular em apenas quatro partidas: contra a Venezuela (jogou ao lado de Teofilo Gutierrez, no empate em 1 a 1); nos dois jogos contra a Argentina (jogou ao lado de Dorlan Pabón, na derrota por 2 a 1, e ao lado de Falcao, no empate em 0 a 0); e na vitória por 2 a 1, contra o Paraguai (ao lado de Carlos Bacca).

Também entrou no segundo tempo contra o Equador (substituiu Gutierrez, no triunfo por 1 a 0), após os 40 minutos na derrota, por 2 a 0, para o Uruguai, e nos descontos do triunfo, por 1 a 0, sobre o Peru. Ainda ficou no banco de reservas em outros 8 jogos, ficando ausente da relação em apenas 1 jogo. Nas eliminatórias para a Copa de 2010, em 2009, quando começou a ter chances na seleção fez três gols em quatro jogos das eliminatórias. 

Na Copa deste ano, os colombianos, e todos que gostam de um Mundial com todas as estrelas possíveis, torcem pela recuperação de Falcao, mas sabem que, se o atacante do Monaco não for convocado, terão um grande goleador no comando do ataque.
 

Nome: Jackson Arley Martinez Valencia
Posição: atacante
Clube: Porto
Clubes anteriores: Independiente de Medellín (Colômbia) e Jaguares (México)
Data de nascimento: 3 de outubro de 1986
Gols pela seleção: 8

Nenhum comentário: