terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - André Ayew - Gana

 

Em 2009, Gana conquistou o Mundial sub-20, vencendo, na final, na disputa de pênaltis, uma seleção brasileira que contava com jogadores como Ganso, Alex Teixeira e Alan Kardec. Nenhum dos brasileiros deve estar na Copa, mas o camisa 10 daquela equipe africana, Andre Ayew, confirmou as expectativas e se tornou um destaque também da seleção principal do seu país. 

Naquela campanha, ele fez dois gols, e teve atuações destacadas, mas chamou a atenção também por ser filho do lendário Abedi Pelé. E no ano seguinte ele já conseguiu algo que o pai não conseguiu, disputar uma Copa do Mundo. Com a camisa 13, Ayew foi um dos pilares da grande campanha de Gana, que chegou entre as oito melhores seleções do Mundial. Suspenso, não pôde jogar contra o Uruguai, na épica partida em que os uruguaios levaram a melhor nos pênaltis.

Praticamente quatro anos depois, seu nome é certo para a disputa da segunda Copa do Mundo. Seus poucos gols marcados com a camisa da seleção principal (4), não traduzem a sua importância para a equipe que já defendeu por 47 vezes. Jogando pelos lados do campo, principalmente o esquerdo, Ayew leva muito perigo com a sua velocidade e habilidade

No seu clube, o Olympique de Marselha, da França, sua importância não é menor. Antes de se destacar no Mundial sub-20 de 2009, Ayew já tinha jogado 15 partidas pela equipe principal francesa, na temporada 2007/2008. Depois, passou duas temporadas emprestado para equipes menores para pegar experiência. Fez três gols em 24 partidas pelo Lorient e mais quatro em 26, pelo Arles-Arvignon. 

Depois da Copa de 2010, mais experiente, ganhou a confiança para jogar na equipe principal do Olympique e vem se destacando desde então. Já fez 46 gols e deu 15 assistências em 150 jogos. Já foi campeão da Copa da Liga Francesa duas vezes, em 2011 e 2012. Em 2011, inclusive, ganhou o prêmio de jogador africano do ano da BBC.

Nome: André Morgan Rami Ayew
Posição: Atacante
Clube: Olympique Marseille
Clubes anteriores: Lorient (França), Arles-Arvignon (França)
Data de nascimento: 17 de dezembro de 1989
Gols pela seleção: 4

Nenhum comentário: