sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Setor de embarque para a Copa - Alessandro Diamanti - Itália

 

O meia canhoto Alessandro Diamanti acertou hoje a sua transferência do Bologna para o Guangzhou Evergrande, da China. Em ano de Copa, parece ter sido uma movimentação de mercado perigosa para o jogador italiano, que pode comprometer a sua participação no Mundial, mesmo tendo deixado boa impressão na Copa das Confederações do ano passado, quando enfrentou a Seleção Brasileira na primeira fase e ainda marcou um golaço de falta na disputa de terceiro lugar contra o Uruguai.

Os bons chutes, tanto em bola parada quanto rolando, inclusive, representam um dos pontos fortes do jogo do italiano, que tem o bom passe e a boa chegada ao ataque como outras virtudes. Apesar de já ter completado 31 anos na época da Copa do Mundo, Diamanti não tem tanta experiência na seleção italiana, afinal só foi convocado pela primeira vez em 2010, depois do Mundial da África do Sul.

De lá para cá, entrou em campo 17 vezes com a camisa da Squadra Azzurra e se tornou um jogador importante para o elenco. Precisa torcer para se manter nos planos de Prandelli, mesmo com a mudança de continente. Sua decisão em mudar de clube também pode ter a ver com a péssima campanha do Bologna, que tem apenas 18 pontos em 22 rodadas, apenas um ponto à frente da zona de rebaixamento. 
Apesar disso, o seu desempenho continuava sendo satisfatório, tendo marcado cinco gols e estando entre os maiores garçons da competição. Em duas temporadas e meia foi ídolo da torcida do Bologna, graças aos seus gols e passes certeiros. A ida para a China faz aumentar a lista de destinos deste cigano. Antes do Bologna, já havia jogado profissionalmente por outras oito agremiações.

O início foi com a camisa do Prato, que o emprestou para outros quatro times (Empoli, Fucecchio, Fiorentina e AlbinoLeffe). A carreira começou a engrenar mesmo na temporada 2007/2008, quando chegou ao Livorno. Lá ele ficou duas temporadas e marcou 24 vezes. Com o desempenho, chamou a atenção do West Ham e atuou fora do país pela primeira vez, na temporada 2009/2010. 

A passagem pelo futebol inglês não demorou e ele retornou à Itália na temporada seguinte para defender as cores do Brescia. Mesmo sendo rebaixado, foi nessa temporada que Diamanti chegou à seleção italiana. Após o campeonato se transferiu para o Bologna, onde estava até hoje.

Nome: Alessandro Diamanti
Posição: meia
Clube: Guangzhou Evergrande - China
Clubes anteriores: Prato, Fiorentina, Livorno, West Ham, Brescia, Bologna
Data de nascimento: 02 de maio de 1983
Gols pela seleção:

Nenhum comentário: