sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Da primeira lista de Mano, quem estará na Copa?

Estava olhando a primeira lista feita por Mano Menezes após a Copa de 2010 para analisar quem ainda está na briga para disputar a Copa.


Goleiros:
Victor (Hoje, no Atlético Mineiro. À época, no Grêmio): Depois de bater na trave para ir para a Copa de 2010 foi convocado por Mano com status de titular. Depois caiu de rendimento e se afastou da Seleção até que recuperou o bom momento com atuações memoráveis na campanha do título da Libertadores pelo Atlético e hoje deve disputar vaga com Diego Cavaliei, como terceiro goleiro da Seleção.
Jefferson (Botafogo): Foi convocado por Mano depois de ser decisivo na conquista do Carioca de 2010 e por já ter um histórico na seleção sub-20. Consolidou-se durante todo esse período e chega forte para ser o segundo goleiro da Seleção na Copa. Com a falta de ritmo de Júlio César, pode ser alçado à condição de titular.
Renan (Hoje, no Botafogo/SP. À época, no Avaí): o tempo mostrou ter sido a pior aposta de Mano. Mas Renan atravessava ótimo momento no Avaí quando foi convocado e largava como favorito para a seleção olímpica. Depois, não deu certo no Corinthians e passou a ser emprestado para equipes menores como Vitória, Guarani e Botafogo de Ribeirão Preto.

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona): um dos poucos remanescentes da Copa naquela primeira convocação devido ao clima de caça às bruxas implantado após a eliminação contra a Holanda. Continua firme com Felipão e deve ser o dono da camisa 2 na Copa.
Rafael (Manchester United): a sua convocação tinha cara de servir como preparação para a Olimpíada. Hoje, teria condições de lutar por vaga no grupo da Copa, mas justamente a péssima imagem deixada nos Jogos Olímpicos deve pesar para que não seja lembrado. Maicon deve ser beneficiado por isso.
André Santos (Hoje no Flamengo. À época, no Fenerbahçe): voltava à Seleção depois de cair no esquecimento com Dunga. O passado com Mano contava a seu favor, mas seu tempo de Seleção parece ter chegado ao fim e o jogador do Flamengo não tem sido lembrado para a Seleção.
Marcelo (Real Madrid): também voltava à Seleção depois de ser preterido por Dunga. Titular absoluto com Felipão.

Zagueiros:
Thiago Silva (Hoje, no PSG. À época, no Milan): Foi convocado para ser o novo líder da zaga da Seleção depois das saídas de Juan e Lúcio. Cumpre muito bem o papel e é titular absoluto com Felipão.
David Luiz (Hoje no Chelsea. À época, no Benfica): Foi convocado pela primeira vez para a Seleção principal, depois  de ótimas temporadas com a camisa do Benfica. Firmou-se rapidamente como titular da Seleção e foi para o Chelsea. Titular ao lado de Thiago Silva.
Henrique (Hoje no Napoli. À época, no Barcelona): Felipão o comandou no Palmeiras e gosta do seu estilo. É convocado de vez em quando e, como Dante já está garantido como terceiro beque, ainda está na briga pela quarta vaga, junto com Réver, Dedé e Marquinhos.
Réver (Atlético-MG): Ótimo jogador. Foi muito bem no título da Libertadores pelo Galo e segue na luta pela quarta na zaga.

Volantes:

Ramires (Hoje no Chelsea. À época, no Benfica): Depois de uma boa Copa de 2010, foi mantido por Mano. Chegou a perder espaço com Felipão, mas voltou forte e deve ser um dos volantes convocados para o Mundial.
Lucas Leiva (Liverpool): Voltava à Seleção sob comando do treinador que o revelou no Grêmio.Está na briga por uma das vagas.
Jucilei (Hoje no Al Jazira, dos Emirados Árabes. À época, no Corinthians): Sua convocação causou surpresa na época, pois era reserva no Corinthians. Chegou a se destacar bastante depois disso, mas optou por jogar na Rússia e agora nos Emirados Árabes e não tem chances de ir ao Mundial.
Hernanes (Hoje na Internazionale. À época, no São Paulo): sua presença na Seleção era muito cobrada na época de Dunga. Mano deu chance e ele segue com chances de disputar a Copa.
Sandro (Hoje no Tottenham. À época, no Inter): era um nome forte para a seleção olímpica quando foi convocado, depois de quase ir para a Copa de 2010. Parece estar fora da briga por vaga.

Meias:
Ganso (Hoje no São Paulo. À época, no Santos): quando foi convocado parecia nome certo para a Copa. A seleção parecia que seria montada tendo ele e Neymar como bases. Lesões, polêmicas e queda no futebol fazem com que esteja praticamente fora da Copa. Precisa correr contra o tempo.
Carlos Eduardo (Hoje no Flamengo. À época, no Hoffenheim): era uma aposta de Mano Menezes que não deu certo. Vive tentando agradar a torcida do Flamengo e muito longe da Seleção.
Ederson (Hoje na Lazio. À época no Lyon): outra aposta de Mano. Fora do radar da Copa.

Atacantes:
Neymar (Hoje no Barcelona. À época, no Santos): foi convocado por Mano depois de toda a pressão para que fosse à Copa de 2010. Na próxima, deve estar garantido com a camisa 10.
Robinho (Hoje no Milan. À época, no Santos): mantido depois da Copa, estava afastado da Seleção, mas voltou jogando muito bem. Ainda tem chance de jogar o terceiro Mundial.
André (Hoje no Atlético-MG. À época, no Santos): estava em destaque por causa daquele time do Santos com Neymar, Robinho e Ganso. A carruagem virou abóbora e foi esquecido.
Alexandre Pato (Hoje no Corinthians. À época, no Milan): tinha muito mais cartaz do que hoje. Sua eterna crise com a torcida do Corinthians atrapalha para que seja lembrado na Copa.
Diego Tardelli (Atlético-MG):tem mais destaque hoje do que quando foi convocado. Sua convocação foi muito pedida no ano passado após o título da Libertadores. Corre por fora.

Nenhum comentário: