domingo, 1 de fevereiro de 2015

Homenagem aos campeões brasileiros de 1988 - Ronaldo


Ronaldo é um dos maiores ídolos da história tricolor e muito desse respeito foi conquistado por ter uma personalidade muito forte. Ele representava toda a vontade de vencer de todos os tricolores nas arquibancadas. Revelado pelo Esquadrão, foi decisivo na conquista do título de 1988, em várias partidas, principalmente nas decisivas contra o Sport e na final contra o Inter, no Beira-Rio, depois de se recuperar de lesão e retornar depois da saída do substituto Sidmar. Suas entrevistas para mim durante o processo de criação do meu livro foram divertidíssimas.

Ronaldo
Nome: Ronaldo Vieira Passos
Posição: Goleiro
Data de nascimento: 26/11/1959
Cidade natal: Salvador/BA
Partidas disputadas na competição: 11
Gols sofridos: 9
Outros clubes: Vitória e Ferroviária/SP


Para saber mais sobre todos eles e essa façanha que até hoje emociona os tricolores, leia A União de uma Nação, que conta a história da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 pelo Esporte Clube Bahia.

Foram 42 fontes entrevistadas entre jogadores que fizeram parte da competição, dirigente, treinador, ídolos de outras épocas, adversários e profissionais de imprensa. Foram quase dois anos de pesquisas, entrevistas, redação e edição. O livro conta toda a trajetória de um grupo de jogadores que colocou o Esporte Clube Bahia no topo do futebol nacional com o título brasileiro de 1988.

O livro conta:
- A preparação do clube durante o primeiro semestre de 1988;
- A formação do time;
- O título baiano;
- A análise da equipe feita por outros ídolos e por profissionais da imprensa;
- O relato de cada um dos 29 jogos da campanha;
- Participação do Bahia na Libertadores;
- Participação dos tricolores na Seleção Brasileira;
- Relatos dos personagens: Evaristo de Macedo, Bobô, Zé Carlos, Charles, Ronaldo, Marquinhos, Paulo Rodrigues, Paulo Robson, Dico Maradona, Edinho Jacaré e muito mais.



Nenhum comentário: